Notícias

Paulo recebe alunos de Santa Cruz do Capibaribe que participarão de festival de Artes Cênicas, na Itália‏

Por Nill Júnior

RPIG8153RETRATISTA-ROBERTOPEREIRAO governador Paulo Câmara recebeu, na tarde desta terça-feira (26.04), um grupo de dez estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) José Nivaldo Pereira Ramos, do município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, que participarão da 9ª Reunião Internacional do Teatro da Juventude Sapperlot, em Bresseanone, na Itália. Com embarque previsto para esta noite, o grupo apresentará o espetáculo “Memórias da Vida”, permanecendo no continente europeu por uma semana.

Essa será a primeira vez que uma escola brasileira participa do evento, que contará com apenas 14 entidades de ensino de todo o mundo. A viagem está sendo financiada com recursos do Governo do Estado, através de emenda parlamentar apresentada pelo deputado estadual Diogo Moraes.

“Ficamos felizes de contribuir com a realização dos sonhos dos nossos jovens. Espero que eles saibam aproveitar ao máximo essa experiência e voltem com ainda mais entusiasmo para colocar em prática tudo o que aprenderam”, destacou Paulo Câmara. O gestor pernambucano ressalta que a experiência é mais um resultado positivo do método de Ensino Integral aplicado nas escolas estaduais. “Trabalhamos o aluno em sua intelectualidade, mas também buscamos oferecer condições para a descoberta e aperfeiçoamento de outros talentos. Uma proposta de educação que está dando mais do que certo em Pernambuco”, sublinhou.

Participaram também do encontro o secretário estadual de Educação, Frederico Amancio, e o deputado estadual Diogo Moraes.

Outras Notícias

Senador saiu de cara amarrada de evento do PTB em Serra Talhada

Por Anchieta Santos ao blog Os poucos gatos pingados que compareceram no último sábado ao Recanto do Matuto, em Serra Talhada, para assistirem a apresentação do Dr. Nena como pré-candidato do partido à sucessão do Prefeito Luciano Duque, não deixaram o senador Armando Monteiro satisfeito. A cara amarrada durante todo evento do ex-auxiliar da Presidente […]

Foto: Farol de Notícias/Alejandro Garcia
Foto: Farol de Notícias/Alejandro Garcia

Por Anchieta Santos ao blog

Os poucos gatos pingados que compareceram no último sábado ao Recanto do Matuto, em Serra Talhada, para assistirem a apresentação do Dr. Nena como pré-candidato do partido à sucessão do Prefeito Luciano Duque, não deixaram o senador Armando Monteiro satisfeito.

A cara amarrada durante todo evento do ex-auxiliar da Presidente afastada Dilma Rousseff, foi uma clara demonstração que ele não gostou do que viu. Dr. Nena e o Deputado Augusto César não mobilizaram os aliados e o senador não achou graça nenhuma.

Iraquianas refugiadas em PE solicitam Carteira de Trabalho

Elas pretendem aprender a língua portuguesa, conseguir emprego e, assim, darem continuidade a um novo projeto de vida aqui no Estado Mais um capítulo da história das iraquianas Magida Darwish (20), Ida Aman Heji (24) e do menino Lavan Dawud (4) teve início nesta segunda-feira (29/01). Acompanhadas do secretário de Justiça e Direitos Humanos de […]

Elas pretendem aprender a língua portuguesa, conseguir emprego e, assim, darem continuidade a um novo projeto de vida aqui no Estado

Mais um capítulo da história das iraquianas Magida Darwish (20), Ida Aman Heji (24) e do menino Lavan Dawud (4) teve início nesta segunda-feira (29/01).

Acompanhadas do secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, e do executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo, as estrangeiras foram até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, no Recife, para solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A intenção é que portando o documento elas possam conseguir um emprego e alcançarem a estabilidade aqui mesmo no Brasil.

A dupla foi interceptada com passaportes falsos no Aeroporto Internacional do Recife Gilberto Freyre, na madrugada de 30 de dezembro do ano passado. O caso imediatamente passou a ser tratado pelo Governo de Pernambuco como causa humanitária, visto que a localidade de origem dos três, a região autônoma do Curdistão, no Oriente Médio, encontra-se em guerra civil.

“Qualquer refugiado que chegar aqui no Estado terá toda a assistência da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Essa é uma determinação do governador Paulo Câmara, que tem acompanhado diretamente essa questão. O Brasil é um País aberto às comunidades internacionais e Pernambuco tem o mesmo entendimento”, ressalta o secretário Pedro Eurico.

Os passaportes oficiais dos três já foram entregues às iraquianas, o pedido de refúgio no Brasil também já foi oficializado junto ao Comitê Nacional para Refugiados (Conare), que já expediu o protocolo que servirá como documento que garante provisoriamente a legalidade deles no País. Além da CTPS, Magida e Ida também já têm registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

As iraquianas pretendem aprender a língua portuguesa, conseguir emprego e, assim, darem continuidade a um novo projeto de vida aqui no Estado. O garoto Lavan está frequentando a escolinha e já pronuncia algumas palavras em português, como: obrigado, bom dia e mosquito. “Diferente de onde estávamos, a vida aqui tem sido tranquila e agradecemos a todos os envolvidos pelo que vêm nos proporcionando. Estamos nos estabelecendo aos poucos, mas não é uma situação fácil. Estamos longe das nossas famílias. Isso é muito doloroso” explica Magida.

Magida, Ida e Lavan permanecerão abrigados na Comunidade Obra de Maria, em São Lourenço da Mata, até que consigam se manter financeiramente no Estado. De acordo com o Conare, enquanto os trâmites processuais para legalização das iraquianas no país estão em andamento elas não poderão ser extraditadas. O órgão possui cerca de 50 mil pedidos de refúgio e o prazo para julgamento é de, pelo menos, dois anos.

Raquel Dodge ingressa com ação contra decreto de indulto de Temer

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o decreto presidencial que concedeu indulto de natal e comutação de penas a condenados de todo o país. No documento, que foi encaminhado de forma eletrônica na tarde desta quarta-feira (27), Raquel Dodge pede a concessão de […]

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o decreto presidencial que concedeu indulto de natal e comutação de penas a condenados de todo o país.

No documento, que foi encaminhado de forma eletrônica na tarde desta quarta-feira (27), Raquel Dodge pede a concessão de liminar para suspender, de forma imediata, os artigos 8º, 10 e 11, além de parte dos artigos 1º e 2º da norma editada pelo presidente Michel Temer na última sexta-feira (22).

Entre os argumentos apresentados na ação  estão o de que a norma fere a Constituição Federal ao prever a possibilidade de  exonerar o acusado de penas patrimoniais e não apenas das relativas à prisão, além de permitir a paralisação de processos e recursos em andamento.

Prerrogativa do presidente da República, o decreto de indulto permite que o Estado conceda benefícios ou perdoe a pena de condenados que atendam a alguns critérios, como o cumprimento parcial da pena, por exemplo. No caso do Decreto 9.246, contestado na ADI, a lista de exigências inclui o cumprimento mínimo de um quinto da punição para os não reincidentes e de um terço para os reincidentes.

Na edição anterior do decreto era preciso comprovar o cumprimento de,  no mínimo, 25% da sanção prisional imposta na sentença judicial.

Artigos inconstitucionais – Na avaliação da procuradora-geral, ao estabelecer que o condenado tenha cumprido um quinto da pena, o decreto viola, entre os outros princípios, o da separação dos poderes, da individualização da pena, da vedação constitucional para que o Poder Executivo legisle sobre direito penal.

Como o STF está em recesso, a ADI deverá ser analisada pela presidente da Corte, ministra Carmem Lúcia.

Carnaibano assume maior agência do BNB no Estado

O carnaibano de Ibitiranga Tomé Neto foi designado para gerenciar a maior agência do Estado de Pernambuco em volume de negócios e uma das maiores do Nordeste: a agência Recife centro, no formato Corporate. Tomé é funcionário do Banco do Nordeste há 15 anos. Iniciou sua carreira em Souza, Paraíba, em 2005. Em  2007 foi Gerente […]

O carnaibano de Ibitiranga Tomé Neto foi designado para gerenciar a maior agência do Estado de Pernambuco em volume de negócios e uma das maiores do Nordeste: a agência Recife centro, no formato Corporate.

Tomé é funcionário do Banco do Nordeste há 15 anos. Iniciou sua carreira em Souza, Paraíba, em 2005.

Em  2007 foi Gerente Executivo Estadual na área rural. No ano seguinte assumiu a Gerência Geral da agência de Sertânia.

Em 2014 gerenciou a agência de Garanhuns. Antes de ser designado para o novo desafio, estava a frente da unidade de Petrolina.

Vereador de Tupanatinga morre de AVC aos 36 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (6), em Tupanatinga, o vereador José Áureo Avelino, mais conhecido como Áureo de Dadá. Ele tinha 36 anos e foi vítima de acidente vascular cerebral hemorrágico. Áureo chegou a ser transferido para uma unidade hospitalar da capital Recife, mas não resistiu. Áureo de Dadá era conhecido por ser um parlamentar […]

Morreu na tarde desta quinta-feira (6), em Tupanatinga, o vereador José Áureo Avelino, mais conhecido como Áureo de Dadá.

Ele tinha 36 anos e foi vítima de acidente vascular cerebral hemorrágico.

Áureo chegou a ser transferido para uma unidade hospitalar da capital Recife, mas não resistiu.

Áureo de Dadá era conhecido por ser um parlamentar atuante na Câmara e estava no exercício do seu segundo mandato pelo partido Progressistas (PP).

Em 2020, ele foi o terceiro vereador mais votado do município, quando obteve 5,41% dos votos válidos.