Notícias

Paulo quer ampliar parcerias do Estado com o Sistema S

Por Nill Júnior

Foto Aluísio Moreira_5

Na tarde desta terça-feira (29), o candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), fez uma visita ao presidente do Conselho Regional do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Josias Albuquerque, e sua diretoria.

Aos dirigentes, o socialista garantiu a continuidade e a ampliação das parcerias exitosas que o Governo do Estado vem mantendo com o chamado Sistema S. “Ao longo dos últimos anos, fizemos muitas ações conjuntas, sempre com ótimos resultados. A gente quer ampliá-las, para que possamos ter um Estado referência em relação à qualificação profissional dos nossos jovens e de nossos trabalhadores”, explicou o postulante.

Durante o encontro, Paulo – acompanhado de seu candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB) – apresentou à diretoria da Fecomércio as suas diretrizes para o fortalecimento dos pequenos negócios no Estado. “Ouvimos do professor Josias o compromisso de, num prazo rápido, formular contribuições, dentro dessas diretrizes, para o nosso Programa de Governo. A gente espera incorporá-las e, a partir de 2015, como governador de Pernambuco, já ter condições de tirá-las do papel”, previu o socialista.

Entre as prioridades das diretrizes já anunciadas pelo socialista, e apresentadas à Fecomércio, está a integração dos pequenos e médios negócios aos grandes empreendimentos que estão em gestação no Estado. Outros compromissos são, também, o incentivo aos arranjos produtivos locais, o fortalecimento do crédito e das exportações, a desburocratização dos serviços que atendem os pequenos e médios negócios, a ênfase na educação e na qualificação profissional.

Outras Notícias

Tuparetama reforça saúde bucal nas escolas municipais

A equipe odontológica da Atenção Básica de Tuparetama promoveu uma dia de atividades para orientar os alunos da rede municipal de ensino sobre os cuidados com a saúde bucal. Participaram da ação as crianças matriculadas nas escolas Francisco Zeferino, Padre Adelmo e Anchieta Torres. Durante a semana, os alunos das escolas Francisco Zeferino Pessoa e […]

A equipe odontológica da Atenção Básica de Tuparetama promoveu uma dia de atividades para orientar os alunos da rede municipal de ensino sobre os cuidados com a saúde bucal. Participaram da ação as crianças matriculadas nas escolas Francisco Zeferino, Padre Adelmo e Anchieta Torres.

Durante a semana, os alunos das escolas Francisco Zeferino Pessoa e Padre Adelmo Santos Simões, localizadas na cidade, e da Escola Anchieta Torres, no distrito de Santa Rita, receberam a visita das equipes que realizaram diversas atividades, a exemplo de palestra educativa, escovação supervisionada e aplicação de flúor.

As demais escolas também vão receber a ação, que faz parte do projeto “Saúde Bucal na Escola”, através de uma importante parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, onde os profissionais realizam atividades educativas para prevenir os riscos causados pelo descuido com os dentes. Durante os encontros, os dentistas avaliam os alunos e em casos de necessidade, encaminham para tratamento nas unidades básicas de saúde.

Temer volta atrás e revoga decreto que autorizava forças armadas

O Presidente Michel Temer revogou nesta quinta-feira (25), por meio de uma edição extraordinária do “Diário Oficial da União”, o decreto que autorizou o uso de tropas das Forças Armadas na Esplanada dos Ministérios. Militares haviam sido enviados para as ruas de Brasília após protesto de centrais sindicais terminar em atos de vandalismo. Presidente decidiu […]

Brasilia,DF,Brasil 18.05.2017 pronunciamento do Presidente Michel Temer. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress COD. 4847

O Presidente Michel Temer revogou nesta quinta-feira (25), por meio de uma edição extraordinária do “Diário Oficial da União”, o decreto que autorizou o uso de tropas das Forças Armadas na Esplanada dos Ministérios.

Militares haviam sido enviados para as ruas de Brasília após protesto de centrais sindicais terminar em atos de vandalismo. Presidente decidiu retirar as tropas após se reunir com ministros.

A decisão havia sido tomada ontem para “ação de garantia da lei e da ordem”. Tropas federais passaram a reforçar a segurança na região da Esplanada dos Ministérios.

Logo após o pronunciamento de Raul Jungmann, deputados da oposição começaram a criticar no plenário da Câmara a convocação das Forças Armadas. Houve confusão e um empurra-empurra generalizado. A sessão chegou a ser suspensa.

Então, o presidente da Câmara decidiu falar sobre o assunto no plenário e chamar líderes ao seu gabinete para explicar o que ocorreu. O decreto também repercutiu no Supremo Tribunal Federal.

“Voto um pouco preocupado com o contexto, e espero que a notícia não seja verdadeira. O chefe do Poder Executivo teria editado decreto autorizando uso das Forças Armadas no Distrito Federal no período de 24 a 31 de maio”, disse o ministro do STF Marco Aurélio Mello.

Polícia Federal investiga desvios de Fundo Eleitoral na Paraíba

Foi cumprido um Mandado de Busca e Apreensão expedido ela Justiça Eleitoral. Na tarde desta segunda-feira (13), a Polícia Federal cumpriu, em Campina Grande, um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Eleitoral, em investigação que apura desvio e apropriação de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha de um candidato a deputado […]

Foi cumprido um Mandado de Busca e Apreensão expedido ela Justiça Eleitoral.

Na tarde desta segunda-feira (13), a Polícia Federal cumpriu, em Campina Grande, um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Eleitoral, em investigação que apura desvio e apropriação de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha de um candidato a deputado estadual na Paraíba.

Foram apreendidos documentos, anotações e o aparelho celular do alvo da busca.

Na última terça-feira (7), em uma outra investigação também no município de Campina Grande, a Polícia Federal deflagrou a Operação Talir, que mira a prática de compra de votos, lavagem de dinheiro e outros ilícitos eleitorais.

Adelmo Moura não descarta disputar vaga na Alepe

A região do Pajeú se encontra sem representatividade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) após a morte do deputado estadual José Patriota, deixando um vazio político significativo, especialmente na defesa do municipalismo, uma de suas bandeiras mais marcantes. O sentimento é compartilhado pelas principais lideranças locais, que já começam a discutir a necessidade de eleger […]

A região do Pajeú se encontra sem representatividade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) após a morte do deputado estadual José Patriota, deixando um vazio político significativo, especialmente na defesa do municipalismo, uma de suas bandeiras mais marcantes. O sentimento é compartilhado pelas principais lideranças locais, que já começam a discutir a necessidade de eleger um novo representante regional nas próximas eleições.

Em entrevista ao programa Cidade Alerta, o prefeito de Solidão, Djalma Alves, reforçou a importância de eleger um nome do Pajeú para defender os interesses da região na Alepe. “É uma unanimidade entre nós, prefeitos e lideranças, que precisamos de uma nova representatividade para continuar o trabalho em defesa dos municípios, algo que Patriota sempre fez com muita dedicação”, declarou Djalma.

Adelmo Moura, prefeito de Itapetim, também se pronunciou sobre o tema durante o programa. Segundo ele, já existe uma orientação por parte do prefeito do Recife, João Campos, para que as lideranças do PSB construam um consenso em torno de um nome que possa disputar a vaga de deputado estadual nas próximas eleições. “O prefeito João Campos já nos indicou que deve haver entendimento para escolher um candidato do PSB que represente o Pajeú”, afirmou Adelmo.

Questionado se ele próprio poderia ser esse nome, Adelmo não descartou a possibilidade. “O Pajeú tem muitos nomes bons, e o meu também está à disposição para ser analisado pelas lideranças”, disse, destacando que a escolha deverá ser feita com base na união de forças políticas em torno de um projeto que continue a fortalecer a região na política estadual.

Com a ausência de Patriota, o desafio agora é encontrar um nome que mantenha viva a voz do Pajeú na Alepe e que possa lutar por causas essenciais, como a defesa do municipalismo e o desenvolvimento regional.

Agreste de Pernambuco forma mais 36 Especialistas em Saúde Pública

Aconteceu  em Garanhuns, Agreste do estado, a formatura da primeira turma do curso de Especialização em Saúde Pública na V Regional de Saúde. Ao todo foram 36 formandos vindos de diversos municípios. A realização é da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco. “Trata-se de um investimento humano eficaz que aumenta a capacidade regional […]

Aconteceu  em Garanhuns, Agreste do estado, a formatura da primeira turma do curso de Especialização em Saúde Pública na V Regional de Saúde. Ao todo foram 36 formandos vindos de diversos municípios. A realização é da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco.

“Trata-se de um investimento humano eficaz que aumenta a capacidade regional de enfrentar os desafios, com pessoal mais qualificado, motivado e comprometido com a saúde pública da nossa região”, afirmou Catarina Tenório, Gestora Regional de Saúde e escolhida como Oradora Oficial da turma.

A diretora da ESPPE, Célia Borges, presidiu a mesa de trabalhos. A Secretaria Estadual de Saúde esteve presente com a Secretária Executiva de Coordenação Geral, Ana Callou, a Secretária Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara, entre outras coordenações.

O Secretário de Saúde de Caetés, Marco Calado Filho (COSEMS), Rosa Maria Gomes, representando o CES, e Rosa Maria Souza, vice-diretora da Escola de Governo em Saúde da ENSP / FIOCRUZ e coordenadora da secretaria técnica e executiva da REDESCOLA, também formaram a mesa de trabalhos.