Paulo pede audiência a Dilma para discutir os casos de microcefalia
Por Nill Júnior
O governador Paulo Câmara enviou, nesta quarta-feira (25.11), ofício à presidente Dilma Rousseff solicitando uma audiência “em caráter de urgência” para discutir o aumento no número de casos de microcefalia no Estado, “doença que tem acometido bebês nascidos em Pernambuco – já com 487 notificações entre os dias 27 de outubro e 22 de novembro”, explicou o governador no texto que foi encaminhado ao Palácio do Planalto na manhã de hoje. O gestor classificou a questão como uma “gravíssima situação”.
Paulo Câmara relatou para a presidente da República o aumento das notificações de dengue em 580% este ano, em comparação como o mesmo período de 2014, resultando em 117.250 notificações em 2015, com 61 municípios pernambucanos em situação de risco de epidemia de dengue e 78 em situação de alerta para a epidemia.
“Preocupa-nos, ainda, senhora presidente, o fato de que, tendo isolado o vírus chikungunya no Estado de Pernambuco, em agosto de 2015, já temos – hoje – 785 casos notificados, fato que nos aponta a urgente necessidade de discutimos a bases de um Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, para cuja implantação é imprescindível o apoio de Vossa Excelência”, defendeu o governador de Pernambuco. Arbovírus é um vírus transmitido por artrópodes, como os mosquitos, caso da dengue, chikungunya e zika.
Ao final do ofício, Paulo Câmara diz que está certo de contar com o “costumeiro apoio” da presidente da República, “na expectativa de que logo possamos dar consequência às soluções de que tanto necessita o povo pernambucano, neste momento”.
Um homem conhecido por “Beto de Seu Hélio”, de aproximadamente 40 anos, vinha em seu veículo, no centro de Solidão, por volta das 19h30, quando dois indivíduos em uma moto, chegaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingindo o mesmo em várias partes do corpo. “Beto” não resistiu e faleceu no local. A […]
Um homem conhecido por “Beto de Seu Hélio”, de aproximadamente 40 anos, vinha em seu veículo, no centro de Solidão, por volta das 19h30, quando dois indivíduos em uma moto, chegaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingindo o mesmo em várias partes do corpo.
“Beto” não resistiu e faleceu no local. A polícia investiga o crime, mas ainda não tem informações sobre os suspeitos. As informações são do Blog J Campos.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) alterou a agenda que tinha planejado para os dias 07 e 08 de agosto em Pernambuco. A informação foi divulgada pelo Blog do Mário Flávio. Inicialmente, Bolsonaro visitaria várias cidades do estado, incluindo Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Petrolina, Garanhuns e municípios da Região Metropolitana. No entanto, de acordo com fontes […]
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) alterou a agenda que tinha planejado para os dias 07 e 08 de agosto em Pernambuco. A informação foi divulgada pelo Blog do Mário Flávio.
Inicialmente, Bolsonaro visitaria várias cidades do estado, incluindo Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Petrolina, Garanhuns e municípios da Região Metropolitana.
No entanto, de acordo com fontes próximas, a agenda será reduzida e se concentrará em dois locais estratégicos: Recife e Caruaru.
Em Recife, Bolsonaro vai prestigiar a pré-candidatura de Gilson Machado Neto, enquanto em Caruaru, ele estará ao lado de Fernando Rodolfo, que também busca fortalecer sua posição para as eleições que se aproximam. A mudança na programação sugere um foco maior em cidades-chave, onde o ex-presidente busca consolidar apoio político.
Depois de uma manhã cheia de anúncios para Arcoverde, no Sertão, que conquistou a recuperação da PE-220, pavimentação de ruas, melhorias no Hospital Municipal, além da reforma do aeroporto, entre outros avanços, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) acompanhou de perto, nesta sexta-feira (10) agenda também para o Agreste. Nesta direção, foi anunciado, na cidade […]
Depois de uma manhã cheia de anúncios para Arcoverde, no Sertão, que conquistou a recuperação da PE-220, pavimentação de ruas, melhorias no Hospital Municipal, além da reforma do aeroporto, entre outros avanços, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) acompanhou de perto, nesta sexta-feira (10) agenda também para o Agreste.
Nesta direção, foi anunciado, na cidade de Buíque, o lançamento do certame para escolha da empresa que fará o projeto executivo da obra de implantação da Rodovia VPE-250, mais um compromisso do deputado pernambucano com o município se concretizando.
O trecho de 16 quilômetros, ligando a cidade ao distrito de Guanumbi, é um sonho antigo do prefeito Arquimedes Valença que foi abraçado e cumprido por Fernando Monteiro. A obra, autorizada pelo governador Paulo Câmara, tem orçamento previsto de R$ 480 mil e beneficiará mais de 60 mil habitantes da região. O edital deve ser publicado ainda este mês.
Fernando Monteiro fez questão de frisar seu apreço por Buíque e pelo prefeito Arquimedes.
“Que saudade ‘arretada’ que eu estava desse povo, de rever a todos. Hoje é um momento emocionante para mim, porque minha história política se confunde com a história de Arquimedes, que foi um dos primeiros apoios que tive quando eu comecei a galgar o sonho de me tornar um representante do povo pernambucano”, enfatizou o deputado.
“Ver esse tão esperado projeto, onde coloquei emenda, junto ao governador Paulo Câmara, saindo do papel, me enche de satisfação. Costumo dizer que a gratidão é a memória do coração e a única forma de retribuir aos que confiam em mim é trabalhar para transformar a vida do nosso povo. Quantas parcerias, emendas e obras em execução já concretizamos? Isso é minha obrigação. Promessa a gente só faz a Deus, com o povo a gente tem compromisso”, completou.
Em resposta, o prefeito Arquimedes destacou a amizade e união entre ambos. “Fernando Monteiro é uma pessoa responsável, que assumiu o município de Buíque para acompanhar de perto as nossas demandas e resolvê-las, ajudando-nos a driblar as adversidades. Saber que essa estrada será concluída fecha com chave de ouro as minhas conquistas enquanto homem público. Já sonho com esta estrada pronta e a sua conclusão será motivo para a maior festa que esta cidade já teve. É uma vitória do povo da nossa cidade”, ressaltou o gestor municipal.
A cidade de Salgueiro, no Sertão pernambucano, realiza a primeira edição da Bienal do Livro do Sertão. O evento é uma iniciativa da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) em parceria com a prefeitura da cidade. O evento, que segue até o dia 19 de outubro, acontece no Ginásio Poliesportivo da […]
Raimundo Carrero, o filho da terra, homenageado da Bienal
A cidade de Salgueiro, no Sertão pernambucano, realiza a primeira edição da Bienal do Livro do Sertão. O evento é uma iniciativa da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) em parceria com a prefeitura da cidade.
O evento, que segue até o dia 19 de outubro, acontece no Ginásio Poliesportivo da cidade. Serão 25 estandes ocupados por mais de cem editoras e distribuidoras. Entre as atrações da bienal estão palestras com a sexóloga, Laura Muller e o poeta Jessier Quirino.
A Secretária de Educação de Salgueiro, Fátima Monteiro, revela que é um avanço para a cidade receber um evento desse porte. “Nós tinhamos uma prática de mandar os professores para Recife e agora estamos realizando esse evento aqui na cidade. Os professores e estudantes vão ter como visitar a bienal. Um espaço que dá acesso às editoras, palestras, lançamento de livros”, destaca.
No primeiro dia de bienal, a programação começa às 16h com uma discussão mediada professor doutor em Educação e escritor Casemiro Campos sobre ‘Gestão Escolar e Docência’. Às 19h, o escritor Raimundo Carrero, homenageado na bienal, que é natural de Salgueiro, e o jornalista Marcelo Pereira, recebem leitores e admiradores para um bate-papo literário.
Durante os dias de bienal a programação é iniciada das 10h às 22h com entrada gratuita.
Confira programação:
14 de outubro
16:00 – Lançamento da Coletânea do Concurso de Poesia 2014, premiação dos vencedores e divulgação do edital 2015.
15 de outubro
15:00 – Palestra A Geografia do Amor – João di Carvalho.
16:00 – Cia Soul Dance.
16:30 – Ivanildo do Acordeom.
19:00 – O poeta Jessier Quirino conta ‘causos’ engraçados, recita poesias e lança o livro ‘Papel de Bodega’.
16 de outubro
11:00 – Lançamento do livro ‘Trânsgenicos’ – Dr. Paulo Paes.
15:00 – Lançamento do livro ‘A Teoria só tem Utilidade se Melhorar a Prática Educativa – “As práticas de Paulo Freire” – Professor Afonso Scolubria.
16:00 – Sarau Poético.
18:00 – O ex-secretário estadual de Imprensa, Evaldo Costa, e o jornalista Gilson Oliveira conversam sobre o livro que os dois publicaram este ano, pela segunda vez, ‘Palavra Acesa – Memórias da Luta Camponesa’.
17 de outubro
16:00 – Raimundo do Acordeom.
18:15 – Poeta Beto Brito – Cordelista declama cordel e lança livro.
19:00 – o jornalista e blogueiro, Magno Martins, além de proferir palestra, lançará a publicação ‘Reféns da seca’, quarto livro de sua autoria.
18 de outubro
16:00 – Cesar Souza (Voz e violão).
19:00 – Palestra “Altos Papos Sobre Sexo” – Laura Muller.
19 de outubro
16:00 – Cantadores e violeiros do Sertão do Pajeú.
19:00 – Palestra Ciência e Tecnologia – Professor Anderson Gomes.
A Bienal ainda contará com as seguintes atividades:
– Bodega de Poesia Sertão do Pajeú – estande com vasto acervo da produção contemporânea local para exposição e comercialização;
– Coletivo Clube do Verso – 12 poetas e/ou escritores e mais de 40 títulos entre CDs, DVDs, livros e cordéis;
– Caravana Clube do Verso – presença de grupo de poetas e escritores, durante todo o dia 18.10, com recitais, contos, cantos, lançamentos e sessões de autógrafos;
– Espaço do Professor – espaço para debates e apresentações de trabalhos;
– Casa do Escritor – local que irá divulgar os escritores da região;
– Vila da Criança – com atividades lúdicas, como contação de histórias;
– Espaço do Jovem – espaço que irá abordar assuntos de interesse dos adolescentes e praça de alimentação.
Local: Ginásio Poliesportivo que fica na BR 232 em Salgueiro, PE
Da Folhapress Em entrevista a blogueiros nesta quarta-feira (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que uma possível candidatura sua à Presidência em 2018 está condicionada ao cenário político. “Ser candidato ou não vai depender do que estiver acontecendo em 2018″, disse. “Se eu estiver com saúde e perceber que sou o único […]
Ex-presidente também afirmou que terá papel “ativo” nas eleições municipais
Da Folhapress
Em entrevista a blogueiros nesta quarta-feira (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que uma possível candidatura sua à Presidência em 2018 está condicionada ao cenário político. “Ser candidato ou não vai depender do que estiver acontecendo em 2018″, disse.
“Se eu estiver com saúde e perceber que sou o único que pode evitar que as conquistas do povo sejam tiradas, entrarei no jogo”, disse Lula em um encontro com cerca de dez blogueiros, no Instituto Lula, em São Paulo. “É importante que a gente não discuta candidato agora, que comece a discutir o fortalecimento do projeto.”
O ex-presidente também afirmou que terá um papel “ativo” nas eleições municipais deste ano. Ele também acrescentou que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad -que foi ministro da Educação em seu governo-, será reeleito na cidade.
Lula também falou sobre a Operação Lava Jato e a Operação Zelotes, em que um de seus filhos, Luís Cláudio Lula da Silva, é investigado. “O que fazem com meu filho é uma violência”, afirmou, acrescentando que muito do divulgado na internet em relação à investigação é falso.
“Não existe nenhuma ação penal contra mim. O próprio [juiz federal Sergio] Moro já disse que não sou investigado”, afirmou.
“Se tem uma coisa de que me orgulho é q não tem uma viva alma mais honesta do que eu”, disse. “Já ouvi que delação premiada tem que ter o nome do Lula, senão não adianta.”
O ex-presidente afirmou que sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, deve adotar “ousadia” para superar a crise econômica. Lula também criticou a imprensa, que, segundo ele, tem má vontade com o governo. “Sempre tive um tratamento diferenciado [da mídia] no Brasil, desde que fui dirigente sindical”, afirmou. “Que [os jornais] publiquem nos editoriais o que quiserem. A única coisa que não admito é mentira na informação.”
Você precisa fazer login para comentar.