Notícias

Paulo Câmara recebe relatório da primeira etapa de trabalho do Memorial da Democracia

Por André Luis

Em encontro no Palácio do Campo das Princesas, representantes do grupo apresentaram um balanço de atividades dos primeiros meses do ano

O governador Paulo Câmara recebeu, na manhã desta terça-feira (24), no Palácio do Campo das Princesas, integrantes do grupo de trabalho do Memorial da Democracia, para discutir as ações realizadas até o momento. 

Em fevereiro passado, um protocolo assinado com a Prefeitura do Recife, que assegurou sua instalação no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, marcou o início das atividades do ano da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, instituída pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Além de conversar sobre as ações do primeiro ciclo de trabalho, que contribuem para a valorização dos direitos humanos e para o exercício da democracia, também foi debatida a necessidade da contratação de um curador para integrar o grupo.

“Entramos em uma nova fase de funcionamento do Memorial da Democracia, com a entrega do relatório e a definição dos responsáveis pela curadoria do espaço. Em breve, o nosso Estado contará com um local que será utilizado por estudantes, professores e pesquisadores interessados em conhecer uma parte importante da nossa história”, afirmou Paulo Câmara.

Participaram da reunião a vice-governadora Luciana Santos e o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto, além do coordenador do grupo de trabalho do Memorial da Democracia, Manoel Moraes, e outros integrantes do colegiado.

Outras Notícias

Prefeito de Flores comemora a chegada de 9 mil sementes de milho

O prefeito de Flores, Marconi Santana, acompanhou nesta segunda-feira (7), o recebimento de 9 mil quilos de semente de milho, que chegam para dar continuidade ao calendário de ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar no município, que manteve uma agenda de arações de terras em diversas comunidades rurais, logo no início das primeiras […]

O prefeito de Flores, Marconi Santana, acompanhou nesta segunda-feira (7), o recebimento de 9 mil quilos de semente de milho, que chegam para dar continuidade ao calendário de ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar no município, que manteve uma agenda de arações de terras em diversas comunidades rurais, logo no início das primeiras chuvas caídas na região.

“Quero agradecer de forma muito especial ao nosso governador Paulo Câmara pelo envio, em tempo hábil, das sementes que já vão ser distribuídas aos nossos produtores rurais através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a miga Rita de Cássia, presidente do COMDRESF – Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Flores-PE, presente neste ato”, registrou Marconi Santana. 

O prefeito esteve acompanhado de Ulisses Ferreira – Secretário de Agricultura, Tereza  Cristina – Agente de Extensão Rural e os agricultores: Zé Antônio, Adão, Edielson e Júlio César.

Dr Vital mostra foto com a família e diz estar bem, apesar do susto

O candidato a prefeito de São José do Belmonte, pela coligação Juntos Somos Fortes, Vital Maria dos Santos Sobreira Machado, o Dr Vital, divulgou foto com esposa, filhos e netos, na Clínica São Vicente, em Serra Talhada, onde está internado, para mostrar que está bem, depois do susto da noite deste sábado. Ele sofreu um […]

img-20160925-wa0011

O candidato a prefeito de São José do Belmonte, pela coligação Juntos Somos Fortes, Vital Maria dos Santos Sobreira Machado, o Dr Vital, divulgou foto com esposa, filhos e netos, na Clínica São Vicente, em Serra Talhada, onde está internado, para mostrar que está bem, depois do susto da noite deste sábado.

Ele sofreu um mal súbito, com  o indicativo de que poderia ter sofrido um infarto.

Vital estava fazendo um porta-a-porta, quando uma dor inesperada lhe tomou e foi às pressas para a unidade mista Alta Magalhães, depois transferido para a clínica São Vicente em Serra Talhada.

Exames de enzimas e outros procedimentos estão sendo feitos para confirmar o infarto ou quadro angina.

Dr. Vital se encontra fora de perigo, aguardando o resultado dos exames, como atesta a imagem. As atividades políticas por hora, foram suspensas.

Assessor de vereador é contratado por prefeitura e Câmara, diz blog

Blog Juliana Lima Um caso de acúmulo de função envolvendo servidores públicos chama a atenção em Afogados da Ingazeira. Documentos referentes à folha de pagamento do mês de setembro revelam que há servidores contratados pela Câmara de Vereadores e pela Prefeitura, ao mesmo tempo. Entre os casos identificados está o de Alexandre Hélio Gomes de […]

Blog Juliana Lima

Um caso de acúmulo de função envolvendo servidores públicos chama a atenção em Afogados da Ingazeira.

Documentos referentes à folha de pagamento do mês de setembro revelam que há servidores contratados pela Câmara de Vereadores e pela Prefeitura, ao mesmo tempo.

Entre os casos identificados está o de Alexandre Hélio Gomes de Queiroz, que aparece como contratado da Prefeitura Municipal na função de Auxiliar de Serviços Gerais e, simultaneamente, na Câmara de Vereadores, onde atua como assessor parlamentar do vereador Raimundo Lima.

De acordo com a folha de pagamento da Prefeitura, Alexandre Hélio recebe R$ 3.518,00 pelo cargo de Auxiliar de Serviços Gerais. O valor que ele recebe na Câmara de Vereadores como assessor parlamentar é R$ 4.900,00. Ele está na Câmara desde o dia dois de janeiro de 2025.

A situação levanta questionamentos sobre a legalidade da acumulação de cargos e sobre os critérios adotados para contratações no município. O caso precisa ser investigado pelo Ministério Público.

Defesa de servidor diz não haver irregularidade. “Não há incompatibilidade de horário”

A defesa de Alexandre diz estar analisando o caso juridicamente, mas, que não há qualquer irregularidade, já que ele é servidor concursado da Prefeitura e exerce, além disso, uma função gratificada que não apresenta incompatibilidade de horário.

PT já sonha com candidatura de Lula à Presidência em 2018

O segundo mandato da presidente Dilma Rousseff tem apenas seis meses e já existe uma ala do PT que torce para que o ex-presidente Lula volte a disputar o Palácio do Planalto em 2018. O movimento, conhecido como “Volta Lula”, ganhou destaque na última semana quando o ex-presidente disse que Dilma está no “volume morto” […]

907f8d3296580c04194c08d9532101cb

O segundo mandato da presidente Dilma Rousseff tem apenas seis meses e já existe uma ala do PT que torce para que o ex-presidente Lula volte a disputar o Palácio do Planalto em 2018. O movimento, conhecido como “Volta Lula”, ganhou destaque na última semana quando o ex-presidente disse que Dilma está no “volume morto” e que o PT só pensa em cargos.

“Hoje, Lula é o nome que tem mais força dentro do PT”, afirma a deputada estadual Teresa Leitão, presidente do partido em Pernambuco. “Se ele vai ser o candidato ou não, eu não sei. Existe dentro do PT uma tendência forte a isso. Mas não é uma coisa pronta e acabada. De qualquer maneira, ele vai ser uma peça fundamental (para as eleições de 2018), sendo candidato ou não”, explica.

Para o cientista político Túlio Velho Barreto, da Fundação Joaquim Nabuco, o PT tem uma dificuldade enorme de construir uma liderança competitiva. “Ele não tem uma liderança alternativa em relação ao ex-presidente Lula. Por isso o nome dele é tão lembrado. E o tempo é muito curto. Até a próxima eleição, você construir uma candidatura presidencial é muito difícil”, afirma.

Lula também enfrenta dificuldades. Pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 17 e 18 de julho mostra o petista com 25% das intenções de voto, contra 35% do senador Aécio Neves (PSDB-MG). “É óbvio que o desgaste que o governo e que o PT está sofrendo termina se refletindo sobre o presidente. Afinal, ele é o grande fiador do governo Dilma e a liderança mais importante que o PT tem”, admite o senador Humberto Costa. Ele acredita, porém, que o ex-presidente continua sendo um candidato forte ao Planalto.

Para o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio, os principais fatores que podem atrapalhar uma possível candidatura de Lula em 2018 são o desenrolar da Operação Lava Jato e a crise econômica que o governo federal está enfrentando. Para o pesquisador, as críticas são uma forma de o ex-presidente ocupar espaço no debate político e se descolar do governo e do PT. “Ao meu ver, ele fala como um candidato a presidência e tenta se aproximar daquilo o que a opinião pública pensa e se distanciar dos erros de Dilma e do PT”, avalia.

Por enquanto, o PT trata com cuidado a eventual candidatura para evitar que o clima de campanha antecipada acabe prejudicando Lula. “Esse debate sobre a eleição de 2018 é totalmente extemporâneo. Há uma especulação e uma tentativa de desgastar o presidente caso ele seja candidato”, adverte Humberto.

Desde a redemocratização, em 1989, Lula só não foi o candidato do PT a presidência em 2010, quando legalmente não podia concorrer, e no ano passado, quando Dilma foi reeleita. (JC On Line)

Expocose 2022: Camarote da Acessibilidade apresentou novidades 

Em 2022, o Camarote da Acessibilidade, que é um diferencial da Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia, apresentou uma novidade. Este ano, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, os beneficiados tiveram acesso ao PE Conduz, um serviço de transporte que levou essas pessoas e seus acompanhantes ao local da festa […]

Em 2022, o Camarote da Acessibilidade, que é um diferencial da Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia, apresentou uma novidade.

Este ano, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, os beneficiados tiveram acesso ao PE Conduz, um serviço de transporte que levou essas pessoas e seus acompanhantes ao local da festa e depois de volta às suas casas. Além disso, foi disponibilizado Buffet no local.

O espaço é destinado, de forma gratuita, às pessoas com deficiência física que desejaram aproveitar a Expocose. Estiveram presentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, acompanhados pelo CRAS, dentre outros públicos, inclusive, de outros municípios, como Caruaru, Riacho das Almas e Itapetim.

A ação é promovida pelo Governo Municipal de Sertânia para garantir inclusão durante a principal festa do município. O evento aconteceu de 3 a 7 de agosto, no Parque de Exposições Professor Renato Moraes.

A parceria do Governo do Estado de Pernambuco com a Prefeitura aconteceu através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia também promoveu uma importante ação com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Eles fizeram um passeio pelo Parque de Exposições Professor Renato Moraes e tiveram um momento com música, dança, lanche e diversão.