Notícias

Paulo Câmara participa de missa de reabertura da Igreja de Conceição dos Militares

Por André Luis

Acompanhado da primeira-dama, governador foi conhecer as obras de restauração da igreja, que ficou fechada por aproximadamente 15 anos

O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara participaram, nesta terça-feira (06.07), da primeira missa realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares após sua reabertura. 

A igreja, localizada na Rua Nova, no centro do Recife, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passou por um complexo processo de restauração, abrindo novamente as portas para visitação após aproximadamente 15 anos fechada. A missa foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Paulo Câmara ressaltou a importância da restauração da igreja, fundada em 1722 por sargentos e soldados do terço de infantaria da guarnição do Recife. Segundo ele, além de ser mais um ponto turístico, a reabertura da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, considerada a “Capela Sistina do Recife”, possibilitará o fortalecimento do turismo religioso no Estado.

“O Recife já tem igrejas tão tradicionais, com tanta beleza, e esta está totalmente recuperada, com um estilo diferente. Estão todos de parabéns, foi um trabalho com muita gente envolvida, que preservou toda a originalidade de um século”, destacou o governador. 

“É um presente para o povo pernambucano, para o povo recifense, ter uma igreja tão bonita, do século 18, totalmente recuperada, o que dá a todos nós mais um ambiente onde podemos pedir a Deus por dias melhores em um momento tão difícil que passa o mundo”, acrescentou.

A obra foi realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, geridos pelo Iphan-PE. Também presente à missa de reabertura, o prefeito do Recife, João Campos, fez um convite para que as pessoas conheçam a igreja, que começou a ser restaurada em 2014 e terá missas ao meio-dia, de terça a sexta-feira, e também aos domingos.

“É um importante patrimônio da nossa cidade que está completamente restaurado. Hoje, quem puder vir aqui na Rua Nova, bairro de Santo Antônio, conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, vai ver a beleza desse patrimônio e ainda ter um momento de fé e esperança, sobretudo em um cenário como esse da pandemia”, disse o prefeito.

Dom Fernando Saburido afirmou que foi um dia de emoção.  “Vamos retomar a caminhada pastoral aqui no centro da cidade, no coração do Recife. É um templo maravilhoso, com muito dourado, com peças belíssimas, e que as pessoas vão poder contemplar e estudar essa riqueza cultural”, finalizou.

Participaram também da missa o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico; a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; o secretário de Governo do Recife, Carlos Muniz; o deputado estadual Clodoaldo Magalhães; representantes do Iphan-PE e das Forças Armadas, além de fiéis.

Outras Notícias

Itapetim: Prefeitura responde crítica de vereador à má iluminação pública

Em nota enviada ao Blog o prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, esclarece a denúncia feita nesta segunda (10) pelo vereador Mário José (DEM), de que a Academia da Saúde, nas proximidades do Hospital do município, no distrito de São Vicente e o povoado de Piedade estariam às escuras. Leia a nota na integra: Prezado Blogueiro […]

DSC_0272

Em nota enviada ao Blog o prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, esclarece a denúncia feita nesta segunda (10) pelo vereador Mário José (DEM), de que a Academia da Saúde, nas proximidades do Hospital do município, no distrito de São Vicente e o povoado de Piedade estariam às escuras.

Leia a nota na integra:

Prezado Blogueiro Nill Jr,

Em referência a nota publicada em 10/11/2014, com o Título “Vereador denúncia precariedade de iluminação pública em Itapetim”:

01) Esclarecemos a bem da verdade que a manutenção da rede de iluminação pública de nossa Cidade, ainda PERTENCE E É DE OBRIGAÇÃO DO GRUPO-NEOENERGIA (antiga CELPE), os municípios de Pernambuco ainda não assumiram a Iluminação Pública, todavia, toda a iluminação da Posteação de cimento é da empresa de energia (ANTIGA CELPE);

02) Quanto a cobrança da Contribuição de Iluminação Pública ela é constitucional e devidamente cobrada na Conta de Energia;

03) Em relação as Praças Públicas já foram tomadas as medidas necessárias para o reparo da iluminação momentaneamente defeituosa.

Certos de sua especial atenção esperamos a divulgação desta Nota para esclarecimento da Verdade.

Atenciosamente,
Arquimedes Machado-

Prefeito de Itapetim-PE

DSC_0276

DSC_0277

Estudantes desenvolvem horta orgânica em creche de Calumbi

Estudantes do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental do IF Princesa Isabel estão desenvolvendo uma horta orgânica na Creche Elvira Cordeiro de Siqueira, em Calumbi-PE. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da direção da unidade escolar. O projeto tem como objetivo garantir alimentos livres de agrotóxicos para o consumo […]

Estudantes do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental do IF Princesa Isabel estão desenvolvendo uma horta orgânica na Creche Elvira Cordeiro de Siqueira, em Calumbi-PE. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da direção da unidade escolar.

O projeto tem como objetivo garantir alimentos livres de agrotóxicos para o consumo das crianças da creche, além de promover a educação ambiental desde a primeira infância.

Entre as hortaliças cultivadas estão coentro, tomate, rúcula, alface, cebolinha, cenoura e beterraba. As turmas participam ativamente do processo, com dias definidos para a rega e o plantio, sempre com a colaboração das próprias crianças.

De acordo com os organizadores, a horta busca despertar nas novas gerações o interesse pela preservação ambiental e a importância de práticas sustentáveis no dia a dia.

Triunfo recebe “Ledores do Breu” no projeto Palco Giratório

A Companhia do Tijolo apresenta o espetáculo dia 1º de agosto no Cine Teatro Guarany Nesta terça-feira (1º de agosto) Triunfo recebe mais uma etapa da 20ª edição do Palco Giratório do Sesc. A Companhia do Tijolo, de São Paulo, vai apresentar, às 20h, no Cine Teatro Guarany, o espetáculo “Ledores do Breu”. O acesso […]

A Companhia do Tijolo apresenta o espetáculo dia 1º de agosto no Cine Teatro Guarany

Nesta terça-feira (1º de agosto) Triunfo recebe mais uma etapa da 20ª edição do Palco Giratório do Sesc. A Companhia do Tijolo, de São Paulo, vai apresentar, às 20h, no Cine Teatro Guarany, o espetáculo “Ledores do Breu”. O acesso ao espetáculo é gratuito.

Inspirado na prática e pensamento do educador Paulo Freire, nas obras do poeta Zé da Luz e do escritor Guimarães Rosa, o espetáculo é um drama que aborda a relação entre o homem da leitura e o mundo ao seu redor. Com direção de Rodrigo Mercadante e atuação de Dinho Lima Flor, o solo aborda as diferenças sociais e os aspectos de parcela da população sem acesso a educação no País.

Na sua 20ª edição, o Palco Giratório é o maior projeto de artes cênicas em circulação no País. Até o mês de novembro, 11 grupos aportam em 17 unidades do Sesc em Pernambuco. Apresentam-se aqui companhias de oito estados: Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O Palco traz este ano 36 apresentações de espetáculos, sete a mais do que a edição do ano passado, um seminário, uma Mostra Comemorativa, 10 Pensamentos Giratórios, 13 oficinas, além de três intercâmbios, sendo dois na cidade do Recife e um em São Lourenço da Mata.

Serviço – Palco Giratório | Espetáculo “Leitores do Breu”

Local: Cine Teatro Guarany (Praça Carolino Campos, s/n, Centro)

Data 1º de agosto, às 20h

Acesso gratuito

Informações: (87) 3846-1341

Marconi Santana faz balanço de 2023 e evita falar sobre formação de chapa para 2024

Por André Luis Na noite desta terça-feira (12), durante um evento que reuniu diversos veículos de imprensa do Sertão do Pajeú, o prefeito de Flores, Marconi Santana, fez um balanço do ano de 2023. Em entrevista a redação do blog, Santana abordou os desafios enfrentados pelos gestores municipais e destacou as estratégias adotadas para superar […]

Por André Luis

Na noite desta terça-feira (12), durante um evento que reuniu diversos veículos de imprensa do Sertão do Pajeú, o prefeito de Flores, Marconi Santana, fez um balanço do ano de 2023. Em entrevista a redação do blog, Santana abordou os desafios enfrentados pelos gestores municipais e destacou as estratégias adotadas para superar as dificuldades econômicas.

O prefeito ressaltou que, embora tenha sido um ano difícil para todos os prefeitos brasileiros, a antecipação de ações desde os meses iniciais do ano permitiu que Flores enfrentasse os desafios com mais eficácia. Santana enfatizou a importância do planejamento, das reuniões estratégicas e das medidas de economia adotadas, incluindo a redução do próprio salário, dos secretários e funcionários contratados.

“A gente conseguiu consolidar os pagamentos de novembro e o décimo terceiro no início do mês de dezembro, e o pagamento da folha de dezembro será efetuado até o dia 19 deste mês”, afirmou Santana.

Quanto aos desafios enfrentados pelos municípios no cenário nacional, Santana abordou a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Ele alertou sobre as dificuldades em equalizar essas perdas, destacando a importância de ações planejadas desde os primeiros meses do ano.

Ao ser questionado sobre a avaliação do trabalho dos presidentes do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) e da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marconi Santana reconheceu o papel importante na defesa dos interesses municipais, especialmente em relação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele ressaltou a atuação do governo federal e expressou confiança de que os recursos necessários serão disponibilizados para garantir a funcionalidade do serviço.

Santana também destacou a importância de ações conjuntas para enfrentar a seca na região, mencionando a necessidade de celeridade no conserto de equipamentos para garantir a perfuração de poços.

No entanto, ao ser questionado sobre a formação de chapa para as eleições de 2024, Marconi Santana preferiu não entrar em detalhes. “Nosso foco é terminar o mandato com as ações que prometemos para a população. Vamos tratar de candidatura apenas em julho, e a população pode esperar um candidato competitivo para continuar o desenvolvimento de Flores”, afirmou o prefeito, deixando em aberto o cenário político para o próximo pleito municipal.

Assaltos a motos em Tuparetama desafiam autoridades

Para população,  bandidos agem como se fosse “terra sem lei” Moradores de Tuparetama recorreram ao blog querendo uma resposta das polícias na ação preventiva e investigação das ações contra donos de motos no município. Segundo os relatos, só nas últimas 48 horas, cinco ocorrências foram registradas. Os assaltos ocorrem a luz do dia. Mototaxistas estão […]

Para população,  bandidos agem como se fosse “terra sem lei”

Moradores de Tuparetama recorreram ao blog querendo uma resposta das polícias na ação preventiva e investigação das ações contra donos de motos no município.

Segundo os relatos, só nas últimas 48 horas, cinco ocorrências foram registradas.

Os assaltos ocorrem a luz do dia. Mototaxistas estão abandonando suas atividades, após as 19h.

“Tuparetama entra em estado de Sítio, ninguém mais sai com motos pra lugar algum. A moto do mototaxista Ailson Pessoa foi tomada de assalto as 6h da manhã, só para citar um exemplo de inúmeros aqui ocorridos”, diz um denunciante ao blog .

Assaltos estão ocorrendo na zona rural e urbana de motos e residências. Varios, todos os dias praticamente.

“Aqui, até a Rocam deve se prevenir, se vier a Tuparetama pra não voltar a pé ou de carona p o batalhão”, diz.

O apelo é para que a SDS através do 23° e da inteligência da Polícia Militar e a Polícia Civil montem maior esforço no sentido de tentar restabelecer a paz e a segurança em na cidade. “Os bandidos estão achando que aqui virou terra sem lei”.