O governador Paulo Câmara esteve acompanhando a agenda de Lula e Geraldo Alckmin em São Paulo. “O estabelecimento de uma frente ampla de oposição ao presidente Jair Bolsonaro teve mais um avanço importante na noite deste domingo, em São Paulo”, comemorou.
Os dois promoveram um jantar de fim de ano do grupo Prerrogativas, formado por advogados e juristas de todo o país, com as principais lideranças do campo progressista do Brasil. Além de Lula e Alckmin, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, a presidente nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, o prefeito do Recife, João Campos, entre outros.
“Tive ainda a satisfação de reencontrar o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Fomos colegas entre 2015 e 2018, sempre mantendo uma relação de diálogo e respeito”.
O Promotor de Justiça de Carnaíba, Ariano Tércio Silva de Aguiar, emitiu ofício com mais uma recomendação ao prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota. Na pauta, o processo de ampliação da Guarda Municipal. O promotor recomendou que a gestão realize concurso público para o preenchimento das vagas de guarda municipal, tendo em vista o projeto de […]
O Promotor de Justiça de Carnaíba, Ariano Tércio Silva de Aguiar, emitiu ofício com mais uma recomendação ao prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota. Na pauta, o processo de ampliação da Guarda Municipal.
O promotor recomendou que a gestão realize concurso público para o preenchimento das vagas de guarda municipal, tendo em vista o projeto de lei de autoria da municipalidade aprovado no ano de 2008.
Ariano diz ter sido comunicado de projeto de Lei 02/2018 que criava a Guarda através de Seleção Simplificada, o que desconsideraria a Lei vigente. “Cumpre informar a necessidade de realização de concurso público e de abster em realizar contratação por meio de seleção simplificada para a composição da Guarda Civil Municipal”.
O promotor deu cinco dias para que a prefeitura emita informações ao MP sore a realização de concurso para a guarda.
A bancada de oposição na Alepe começou nesta quinta-feira (30) a ação batizada como Pernambuco de Verdade, uma agenda que visitará os Sertões do Pajeú e do Moxotó, com a intenção de avaliar obras paradas e equipamentos públicos mantidos pelo Estado, fazendo um contra ponto ao “Pernambuco em Ação” realizado pelo governador Paulo Câmara há […]
A bancada de oposição na Alepe começou nesta quinta-feira (30) a ação batizada como Pernambuco de Verdade, uma agenda que visitará os Sertões do Pajeú e do Moxotó, com a intenção de avaliar obras paradas e equipamentos públicos mantidos pelo Estado, fazendo um contra ponto ao “Pernambuco em Ação” realizado pelo governador Paulo Câmara há alguns dias.
Nesta quinta, a bancada está em Serra Talhada. Nesta sexta (31) a agenda será em Afogados da Ingazeira e Arcoverde. Em Afogados, a bancada de oposição ganhará o reforço do grupo de oposição Movimento Democrático liderado por Emídio Vasconcelos, ex-candidato a prefeito do município.
Emídio recebeu convite da bancada para fazer parte da agenda na cidade, que entre outras ações, participará do Debate das Dez da Rádio Pajeú. “Recebemos o convite para acompanhar a agenda em Afogados e alguns integrantes do grupo irão participar, é uma boa oportunidade para mostrarmos que o “Pernambuco em Ação” do governador, não tem tantas ações efetivas assim como ele disse ter”, pontuou Emídio.
Emídio ainda chamou de desperdício a oportunidade que vereadores, lideranças locais e presidentes de associações tiveram de cobrar mais ações para os problemas do município. “Fiquei sabendo que foram só elogios ao governador, teve presidente de associação agradecendo algumas ações realizadas pelo governo. Veja, não discordo disso, mas da forma como foi feita é como se estivesse tudo as mil maravilhas e todos sabemos que a coisa não é bem assim”, disse Emídio.
O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, informa que enviou Ofício para o Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, solicitando a prorrogação da implantação das Placas Padrão Mercosul em Pernambuco para até o dia 31 de dezembro. O motivo à solicitação se dá porque as empresas prestadoras de […]
O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, informa que enviou Ofício para o Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, solicitando a prorrogação da implantação das Placas Padrão Mercosul em Pernambuco para até o dia 31 de dezembro.
O motivo à solicitação se dá porque as empresas prestadoras de serviços ainda não conseguiram adquirir a matéria prima para dar início a implantação da placa.
De acordo com Ribeiro, o DETRAN-PE não é só Recife, ele está presente em todo o Estado, e a prorrogação foi pedida para não prejudicar a população pernambucana, uma vez que, as Placas Padrão Mercosul irão contar com segurança contra clonagens e, também, um controle maior na produção, além da segurança que se dá porque os fabricantes precisam ser credenciados pelo Denatran, que também será responsável por liberar a nova combinação alfanumérica das placas.
Atualmente, a placa de um veículo tem três letras e quatro números. As novas placas terão três letras, um número, depois mais uma letra e mais dois números. Essa é apenas uma das mudanças previstas pelo projeto, que inclui ainda troca de cor, colocação de faixa holográfica, emblema do Mercosul.
O carnaval de Afogados da Ingazeira viveu uma virada depois da decisão do bloco A Onda em não descer a avenida, alegando problemas financeiros, diante da dificuldade de se fazer carnaval com venda de abadás. Isso acabou gerando a necessidade de a prefeitura local se mexer e encorpar a programação, contratando um trio elétrico para […]
O carnaval de Afogados da Ingazeira viveu uma virada depois da decisão do bloco A Onda em não descer a avenida, alegando problemas financeiros, diante da dificuldade de se fazer carnaval com venda de abadás.
Isso acabou gerando a necessidade de a prefeitura local se mexer e encorpar a programação, contratando um trio elétrico para os principais blocos e fortalecendo a programação noturna diante do vácuo criado.
Também gerou outros fenômenos, como o do bloco Mela Mela, que surpreendeu os foliões com um mar de pessoas no bairro São Francisco, se somando a outros campeões de público, como o bloco das Virgens.
Os blocos se apressaram em confirmar suas programações, a maioria com ingresso solidário ou por valor simbólico, quase para honrar os custos. O carnaval ganhou mais expressões populares, com aquela veia de realmente popular.
Das atrações no Trio, Fulô de mandacaru Elétrico e Banda Vizu merecem o destaque positivo. Foliões do Tô na Folia cobraram nos próximos anos a volta de atrações que casem com sua história. Nada contra o Cezinha Atrevido e sim, quanto ao estilo em relação ao perfil do bloco.
Quanto ao que falta para tirar nota dez, encontrar uma janela para a Orquestra Show de Frevo tocar no trio elétrico. Sexta e sábado de carnaval não havia programação de trio a noite. Dá pra mostrar que a Orquestra Show de Frevo tem talento pra esta em qualquer espaço desse estado, ainda mais em cima do trio, mostrando o mais belo do carnaval de Pernambuco. Fica a dica…
Foto: Reprodução/EPTV Resultados preliminares mostram também paladar e libido afetados. Neurologista diz que é cedo falar em ‘sequelas’, mas defende que mesmo quem desenvolveu forma mais leve da doença irá precisar de reabilitação. EPTV e G1 Pesquisadores da Unicamp vão mapear, pelos próximos três anos, alterações causadas pela Covid-19 em pacientes que desenvolveram quadros considerados […]
Resultados preliminares mostram também paladar e libido afetados. Neurologista diz que é cedo falar em ‘sequelas’, mas defende que mesmo quem desenvolveu forma mais leve da doença irá precisar de reabilitação.
EPTV e G1
Pesquisadores da Unicamp vão mapear, pelos próximos três anos, alterações causadas pela Covid-19 em pacientes que desenvolveram quadros considerados leves da doença. Um resultado preliminar do estudo com dados de 200 dos 1 mil voluntários mostra que, em 75% dos casos, os sintomas persistiram mesmo quando o diagnóstico havia sido feito há mais de dois meses. Entre os principais problemas relatados estão fadiga, dor de cabeça, alteração da memória e perda de olfato.
Para a neurologista Clarissa Yasuda, coordenadora da pesquisa, os dados sugerem que mesmo pacientes que não precisaram de internação após o diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus terão de passar por reabilitação.
“O sistema de saúde vai ter de se adaptar, a poder receber e ajudar essas pessoas que estão sofrendo tanto quanto os mais graves. As limitações de trabalho e de vida diária são bem intensas”, diz.
Sintomas que mais persistem, segundo entrevistados da pesquisa: Fadiga: 40%; Dor de cabeça: 20%; Alteração de memória: 20% e Alteração de paladar: 15%.
Para o trabalho, os pesquisadores do Departamento de Neurologia da Universidade Estadual de Campinas (SP) realizam uma bateria de exames, que inclui testes laboratoriais e de imagem, como ressonância magnética, além de questionário com os sintomas.
Segundo Clarissa, foram identificadas alterações cerebrais, com maior impacto na conectividade cerebral. Apesar isso, a coordenadora considera cedo tratar as mudanças e sintomas relatados como sequelas da Covid-19.
“Eu acho que sequela é muito forte, dá impressão que isso não vai passar, que é para sempre. Que eles estão muito sintomáticos e se queixam de várias coisas ao mesmo tempo, isso é fato. Quanto tempo isso vai durar, só o tempo pra gente dizer e só estudando para a gente saber”, diz.
“Se as alterações cerebrais são passageiras ou permanentes, também eu preciso repetir isso daqui um tempo, fazer os mesmos testes, e ver se isso sumiu”, complementa a cientista.
Sintomas
O encanador Milton Crispino Teixeira, de 43 anos, é um dos voluntários da pesquisa realizada pela Unicamp, e considera o trabalho importante não só para esclarecer suas dúvidas e problemas, mas para que outras pessoas entendam o impacto da doença.
Mesmo recuperado há mais de um mês, sofre com o cansaço e as dores, os principais sintomas relatados pelos voluntários da pesquisa.
“Dor de cabeça forte, dor nas pernas, principalmente na perna esquerda. Principalmente quando vai subir escadas”, conta Milton.
A relação de queixas, no entanto, é ainda maior. Em alguns casos, pacientes relataram, inclusive, alteração de libido.
“Eles se queixam principalmente de dor de cabeça, fadiga, estão se queixando muito de alteração de memória, dificuldade de fazer atividade que fazia anteriormente, e também alguns deles se queixam de alteração de olfato, de paladar, e além disso tem uma série de outras queixas menos frequentes, incluindo, por exemplo, alteração de libido”, relata Clarissa.
Para o trabalho, a Unicamp mantém o recrutamento de voluntários. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 9-9768-7517 (WhatsApp).
Você precisa fazer login para comentar.