Notícias

Paulo Bernardo era ‘líder de organização criminosa’, avalia força-tarefa

Por Nill Júnior

pol_23106-516573Por: AE

São Paulo – A força-tarefa da Operação Custo Brasil – missão integrada da Procuradoria da República e da Polícia Federal em São Paulo – afirma que o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo era o “líder” de organização criminosa que supostamente desviou R$ 102 milhões de empréstimos consignados no âmbito daquela Pasta durante o governo Lula. O ex-ministro teria recebido R$ 7,1 milhões em propinas.

Denúncia de 140 páginas levada à Justiça Federal em São Paulo sustenta que Paulo Bernardo estava no “ápice” da organização. “Sua participação era tão relevante que, mesmo saindo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em 2011, continuou a receber vantagens indevidas, para si e para outrem, até 2015”, sustenta a acusação, subscrita pelos procuradores da República Andrey Borges de Mendonça, Silvio Luís Martins de Oliveira, Rodrigo de Grandis e Vicente Solari Mandetta.

“Paulo Bernardo tinha ciência e agia sempre por intermédio de outros agentes, para não se envolver e não aparecer diretamente”, afirmam. “O então ministro era de tudo cientificado e suas decisões eram executadas sobretudo por intermédio de Duvanier Paiva, secretário de Recursos Humanos no Ministério do Planejamento, seu subordinado.”

“Paulo Bernardo era, nas palavras de um dos integrantes da organização criminosa, o ‘patrono’ do esquema criminoso, mesmo após a sua saída do Ministério do Planejamento”, dizem os procuradores.

“Após a morte de Duvanier, os pagamentos para Paulo Bernardo, embora diminuídos, era ainda pela influência que possuía no Ministério do Planejamento, como ex-ministro, e atual ministro das Comunicações. Paulo Bernardo estava de tudo ciente e, inclusive, tratou da divisão de propinas com João Vaccari Neto (ex-tesoureiro do PT).”

Outras Notícias

Itapuama FM estreia programação repaginada nesta segunda

Destaque para o novo Jornal Itapuama, mais interação na grade e estreia do comentário de Nill Júnior  A Rádio Itapuama FM estreia nesta segunda-feira, dia 6, uma programação repaginada, com nova proposta dentro dos programas da grade. Uma das principais alterações é a do Jornal Itapuama, apresentado de segunda a sexta-feira das 8h às 9h. O programa passará […]

Destaque para o novo Jornal Itapuama, mais interação na grade e estreia do comentário de Nill Júnior 

A Rádio Itapuama FM estreia nesta segunda-feira, dia 6, uma programação repaginada, com nova proposta dentro dos programas da grade.

Uma das principais alterações é a do Jornal Itapuama, apresentado de segunda a sexta-feira das 8h às 9h. O programa passará a ter três apresentadores e maior participação da população de Arcoverde e entorno.

A condução será dos comunicadores Vitor Lima, João Filho e Zalxijoane Ferreira, com reportagens de Micael Lima, Thyago Rezende, Renê Macedo e participações especiais. A principal mudança é no formato – que terá foco nas informações de Arcoverde e região – e participação dos ouvintes, que poderão apresentar suas demandas pelo WhatsApp 87 9-9952-5260. O compromisso da emissora é de encaminhar as demandas que surgirem no programa, buscando as respostas, com independência editorial e respeito à pauta da comunidade.

Os programas Bom Dia na Itapuama, com Vitor Lima, Sucessos Itapuama, com Thyago Rezende e o Pé de Serra Forró do Bom, com Fernando Silva, ganham mais interação. Os dois primeiros trazem novos quadros, mais espaços para as informações do cotidiano e espaço aberto para a participação dos ouvintes.

Outra novidade é a estreia do comentário de Nill Júnior, com a sua análise dos fatos da região, de Pernambuco e do Brasil, em cinco minutos diários, sempre ao meio dia. O jornalista também terá entradas comentando os temas mais importantes no Jornal Itapuama.

Aos sábados, a programação ganha o Balanço das Notícias Itapuama, com meia hora de duração, e o Sábado Itapuama, direto da Feira do CECORA, pegando a movimentação, os negócios e os elementos presentes em uma feira popular, também com música ao vivo até às dez da manhã.

Programas consagrados como o Frente a Frente, com o jornalista Magno Martins, Flashback Itapuama,  com João Ferreira, De Noite na Itapuama, com Elilson Góis, De Primeira Categoria, com Zalxijoane (nas tardes das terças e quintas-feiras) e as Mais Sempre Mais do Brega (aos sábados), seguem com o seu espaço e protagonismo.

Uma reunião de alinhamento na última sexta-feira (03) tratou dessas mudanças e nivelou os principais pontos da nova programação com toda a equipe.

Com direção geral de João Ferreira e coordenações comercial e de jornalismo de João Filho e Zalxijoane Ferreira, a Rádio Itapuama FM foi fundada no dia 8 de dezembro de 1988, pelo radiodifusor João Ferreira Correia. É tida como uma das mais importantes emissoras de Pernambuco e do Nordeste do país, com força e protagonismo também nas plataformas digitais.

Carro de empresário afogadense pega fogo na BR 232, em Pesqueira

Um veículo Ranger de propriedade do comerciante Alessandro Queiroz, da Rede Avistão, pegou fogo na BR 232, na área de Pesqueira. Segundo informações do próprio Alessandro, próximo ao Motel Prelúdio ele sentiu o carro esquentando. Alessandro vinha só no veículo a trabalho. “Encostei no acostamento. Tentei apagar mas não consegui. Chamei os bombeiros que vieram […]

Um veículo Ranger de propriedade do comerciante Alessandro Queiroz, da Rede Avistão, pegou fogo na BR 232, na área de Pesqueira.

Segundo informações do próprio Alessandro, próximo ao Motel Prelúdio ele sentiu o carro esquentando. Alessandro vinha só no veículo a trabalho.

“Encostei no acostamento. Tentei apagar mas não consegui. Chamei os bombeiros que vieram apagar o fogo”. Ele disse que houve perda total, mas saiu apenas com ferimentos leves nos braços.

Outra informação, menos importante, mas sempre levantada, é de que o veículo possuía seguro.

Veja o vídeo gravado por Alessandro, no Instagram do blog:

Em Itapetim, Raquel Lyra vai apoiar Anderson Lopes

Nesta quinta-feira (18), o pré-candidato à prefeitura de Itapetim pela oposição, Anderson Lopes, anunciou o apoio recebido da governadora Raquel Lyra ao seu projeto para o município. A divulgação foi feita através das redes sociais de Anderson Lopes, onde ele compartilhou detalhes de uma reunião realizada em Recife, capital pernambucana. Na ocasião, Lopes esteve acompanhado […]

Nesta quinta-feira (18), o pré-candidato à prefeitura de Itapetim pela oposição, Anderson Lopes, anunciou o apoio recebido da governadora Raquel Lyra ao seu projeto para o município.

A divulgação foi feita através das redes sociais de Anderson Lopes, onde ele compartilhou detalhes de uma reunião realizada em Recife, capital pernambucana.

Na ocasião, Lopes esteve acompanhado do deputado estadual Romero Sales Filho, consolidando laços políticos e discutindo questões para o futuro de Itapetim.

Durante o encontro, Anderson Lopes teve a oportunidade de apresentar pessoalmente à governadora alguns dos principais problemas enfrentados pelo povo de Itapetim.

Entre as demandas abordadas estão o recapeamento da PE – 263, que liga Ambó a Itapetim, e a finalização da pavimentação de São Vicente até a divisa com o estado da Paraíba. Além disso, questões relacionadas ao abastecimento de água nos distritos de Piedade e São Vicente, bem como investimentos para a agricultura local, foram discutidas.

“Recebemos também o apoio da governadora ao nosso projeto de pré-candidatura a prefeito de Itapetim. E assim, continuamos mais fortes na caminhada por um futuro melhor para nosso município”, destacou Anderson Lopes em sua publicação nas redes sociais.

Prefeitura de Tuparetama também adere a paralisação

O Prefeito Sávio Torres anunciou que o Governo de Tuparetama adere hoje à Mobilização Nacional contra a queda de arrecadação e recursos do FPM. Ela acontece hoje em todo o país. O objetivo do ato, denominado “Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar”, é cobrar do Governo Federal o compromisso de aumentar os repasses às […]

O Prefeito Sávio Torres anunciou que o Governo de Tuparetama adere hoje à Mobilização Nacional contra a queda de arrecadação e recursos do FPM.

Ela acontece hoje em todo o país. O objetivo do ato, denominado “Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar”, é cobrar do Governo Federal o compromisso de aumentar os repasses às administrações municipais que sofrem com as oscilações negativas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A paralisação foi proposta pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Tanto a Prefeitura como as secretarias funcionam com expediente interno. Os serviços essenciais de limpeza urbana, Bolsa Família, UBS, Hospital e Escolas da rede municipal de ensino funcionam normalmente.

Serra Talhada prepara atividades do Outubro Rosa contra o câncer de mama

Nesta terça-feira (01) começa o mês de outubro, mês dedicado à conscientização e intensificação das ações de combate ao câncer de mama através da campanha Outubro Rosa. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de […]

Nesta terça-feira (01) começa o mês de outubro, mês dedicado à conscientização e intensificação das ações de combate ao câncer de mama através da campanha Outubro Rosa. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.

Em Serra Talhada, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando uma série de ações que serão realizadas durante todo o mês nas unidades de saúde da família, praças do Academia para Todos, escolas e Centro Municipal de Saúde. A campanha vai reforçar a importância da conscientização e prevenção através de palestras, marcação de mamografias e intervenções da equipe multidisciplinar da Secretaria.

Reforçando a campanha, no dia 10/09, às 08h, haverá um café da manhã no Centro Municipal de Saúde, com palestra ministrada pela médica ginecologista Monique Leite Sampaio. Na ocasião, serão atendidas 50 pacientes agendadas pelo Setor de Regulação do Município.

Mamografia

Fundamental para diagnosticar o câncer de mama, a mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o exame é recomendado na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. A mamografia permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres após a menopausa. Antes desse período, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida, gerando maior número de resultados falso-negativos e falso-positivos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a solicitação da mamografia é feita pelo médico da Unidade de Saúde e encaminhada à Regulação para marcação do exame.