Patriota e a biografia que ainda não saiu
Em junho de 2024, fui apresentado à capa do livro “Patriota, política como paixão pela humanidade”, do escritor, jornalista e poeta Eugênio Jerônimo.
Ele me cedia em primeira mão também autorização de Patriota o material para uma Coluna do Domingão, depois de perguntar-lhe a quantas andava a detalhada biografia do líder político e sindical. Patriota já dava alguns sinais de maior debilidade na saúde e eu imaginava o quão importante seria lançar o livro com ele em vida.
Infelizmente minha percepção de “lançamento ideal” com o biografado vivo não se concretizou. Depois da morte de Patriota, aqui acolá eu perguntava pelo livro. Ouvi que havia uma discussão com a família sobre o melhor momento para lançamento.
Que estava na fase final para ir à impressão, mas que restavam alguns detalhes.
Segundo a filha Marília, o projeto da biografia não foi perdido de vista. “Pelo contrário, defendo e concordo que o livro seja publicado, por entender a relevância de registrar a trajetória de José Patriota e por reconhecer a dedicação e o zelo do escritor Eugênio Jerônimo. Estamos nas tratativas do livro, fazendo alguns ajustes pertinentes”, diz.
O autor e responsável pela biografia, Eugênio Jerônimo, faleceu dia 26 de abril desse ano, de infarto fulminante. Dada a fatídica situação, não havia mais perguntado a ninguém sobre a biografia que era dada como praticamente pronta. Bom que, como informa a filha, o projeto está caminhando.
Documentar a história é trabalhoso, mas necessário. Registrar a vida de Patriota, dado seu exemplo de vida e de luta, fundamental. Assim, que se juntem as pontas desse projeto, que perdeu biografado e aquele que o biografou com tanto zelo e detalhes, para que esse registro não se perca. Essa aliás, seria uma data perfeita para seu lançamento, mas a morte de Eugênio embaralhou a ciranda do tempo.
Que não percamos a oportunidade de retomar o projeto e lançar o livro. Devemos isso a Patriota e a Eugênio. E que bom que o projeto vai sair do papel.















