Notícias

Parlamentares do Brasil ganham mais que em qualquer país da América Latina

Por Nill Júnior

09_20_35_138_fileEl País – Frederico Rivas

A crise econômica na América Latina atrai atenção para um problema antigo: a disparidade entre os ganhos dos parlamentares e o salário médio dos cidadãos que representam.

O Brasil tem o maior rendimento para deputados e senadores da região, seguido de Chile, Colômbia e México. A Argentina não está no primeiro pelotão, mas está no centro da polemica da vez. A inflação de 40% prevista para este ano no país de Mauricio Macri não é um problema para seus deputados e senadores.

Num momento em que o Governo se nega a discutir reajustes salariais com os sindicatos, os parlamentares ganharão 47% a mais por seu trabalho no mês de outubro. A elevação se soma a outra, de 31%, aplicada em março, resultante de um acordo salarial envolvendo todos os funcionários do Congresso. Desta vez, porém, os legisladores não mexeram no seu salário básico, preferindo em vez disso até duplicar as verbas extraordinárias – para passagens aéreas, auxílio-moradia e gastos de representação, por exemplo. As cifras, definidas por consenso entre

1478008374_095465_1479250090_sumario_normal_recorte1Somados o salário e as verbas adicionais, um legislador argentino pode ganhar o equivalente a até 26.240 reais, pouco mais de 15 salários mínimos de 8.060 pesos (1.718 reais). O salário mínimo foi fixado em maio deste ano e já ficou 3.000 pesos abaixo da cesta básica de alimentos calculada pelo INDEC (Instituto Nacional de Estatística e Censos) para medir o índice de pobreza.

A última medição oficial, divulgada no fim de setembro, apontou que 32% dos argentinos são pobres. Cálculos extraoficiais realizados pela Universidade Católica Argentina (UCA) estabeleceram que desde janeiro 1,4 milhão de pessoas caíram abaixo do limite da pobreza e não ganham o suficiente para comer. “O salário [dos servidores do Congresso] já aumentou 31% em março, e agora, sobre isso, subiram 100% os gastos de representação, passagens e auxílio-moradia. Isso num país onde a metade ganha menos de 8.000 pesos por mês”, queixou-se Pitrola.

Outras Notícias

Criança e adolescente: Conselheiros tomam posse em Afogados

Tomaram posse ontem (13) à noite, os integrantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes. A posse ocorreu no auditório da câmara municipal, com um auditório lotado, e as presenças do Prefeito José Patriota, Secretários Municipais, dos Vereadores Antonieta Guimarães, Augusto Martins, Luiz Besourão, Renaldo […]

conselho_afogados_posseTomaram posse ontem (13) à noite, os integrantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes. A posse ocorreu no auditório da câmara municipal, com um auditório lotado, e as presenças do Prefeito José Patriota, Secretários Municipais, dos Vereadores Antonieta Guimarães, Augusto Martins, Luiz Besourão, Renaldo Lima, Raimundo Lima e José Carlos, e do Promotor Lúcio Luiz de Almeida.

A abertura da solenidade ficou por conta do Coral Cantos e Encantos, formados por crianças do bairro Padre Pedro Pereira, sob a regência do Maestro Cícero Filho. Despedindo-se a Presidência do Conselho de Promoção e Defesa, o Secretário Municipal de Cultura, Alessandro Palmeira, passou o “bastão” para a professora Amara Araújo. “Fico feliz, pois tenho o sentimento do dever cumprido, com muita honradez, e por ter a certeza de que essa missão ficará em boas mãos,” declarou Alessandro.

a01a213e-3275-4f32-9e7c-3b9df79686d3

Em seguida, o Prefeito José Patriota, ao lado das demais autoridades presentes, entregaram os diplomas para os integrantes do Conselho Tutelar de Afogados da Ingazeira para o quadriênio 16-19, dando posse oficial aos mesmos. “Mais do que uma tarefa, essa é uma missão. Dura, espinhosa, ter que lhe dar com as incompreensões, ter que testemunhar inúmeros casos de violência e abandono contra quem é mais vulnerável em nossa sociedade que são as crianças. Desejo sucesso, garra e empenho a todos vocês,” afirmou o Prefeito Patriota.

Em sua fala, o Prefeito também destacou a importância de personalidades como o advogado Luiz Gonzaga e a militante feminista Lourdes Luna, ambos presentes ao evento, além do primeiro Presidente do Conselho, o Senhor Antônio Freitas. “Não há como viver o presente, pensar o futuro, sem olhar para o passado. Essas pessoas lutaram por direitos em uma época que era muito difícil lutar. Hoje é tudo mais fácil. Mas se hoje estamos aqui, nesse espaço conquistado pela democracia, é pela luta de pessoas como essas,” finalizou Patriota. Durante a solenidade, ele entregou aos integrantes do Conselho Tutelar, novos computadores, impressoras e mobiliário para a instituição.

Após a posse, foi lida uma carta em homenagem aos serviços prestados ao jovem Luciano Pires, pelos relevantes serviços prestados ao Conselho Tutelar de Afogados. Participaram do evento, representantes de diversas entidades, a exemplo da Diaconia, Rotary, Grupo Mulher Maravilha, CREAS Regional, Pastoral da Criança, dentre outras.

Depois de prestação de contas, gestão fiscal 2014 de Luciano Duque julgada irregular. Entenda:

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) esteve reunida nesta terça (30) e julgou a Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, relativa ao exercício financeiro de 2014, tendo por responsável o atual prefeito Luciano Duque. No julgamento, A Segunda Câmara acolhendo as razões do voto do Relator, Conselheiro Dirceu Rodolfo, […]

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) esteve reunida nesta terça (30) e julgou a Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, relativa ao exercício financeiro de 2014, tendo por responsável o atual prefeito Luciano Duque.

No julgamento, A Segunda Câmara acolhendo as razões do voto do Relator, Conselheiro Dirceu Rodolfo, à unanimidade, julgou irregular a documentação em análise, referente ao Relatório de Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, relativo ao 1º quadrimestre do exercício financeiro de 2014, aplicando ao prefeito Luciano Duque , multa. O valor da multa ainda será divulgado no Diário Oficial.

É a segunda decisão referente à gestão de Duque em 2014. Dia 12 a mesma Segunda Câmara julgou a Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, relativa ao mesmo exercício financeiro.

No julgamento, a Segunda Câmara da Corte de Contas, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Serra Talhada a rejeição das contas de Luciano Duque, relativas ao exercício financeiro de 2014.

O blog perguntou ao advogado Paulo Arruda Veras qual a diferença das decisões que condenam pelas contas de governo e pela gestão fiscal. “As contas se dividem em contas de governo e de gestão. As de governo analisam como o gestor atuou no tocante às suas metas de governo, lei orçamentária, considera gastos de ordem macro em licitações, transparência, controle interno, tudo enquanto gestor.

Já a análise das contas de gestão são menos minunciosas e estritamente de competência do TCE. “Analisam o prefeito como ordenador de despesas, sem  necessidade de encaminhar à Câmara”.

Já a Gestão Fiscal analisa metas fiscais, considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal. “É menos grave e não gera sequer inelegibilidade. Verifica de até 54% são usados com pessoal, analisa quadrimestralmente os relatórios enviados. Se por exemplo, aplicou 25% na educação, pelo menos 15% em saúde, etecétera.

Itamar França anuncia rompimento com Emídio e se lançará candidato

O policial militar e blogueiro Itamar França informou a pouco ao blog que decidiu lançar-se candidato a prefeito pelo Pros, poucos dias depois de, também ao blog, anunciar que apoiaria a candidatura do petista Emídio Vasconcelos, do PT. Itamar fala nesta sexta ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, onde confirmará a data e local […]

“Candidato!” Itamar garante que é a sua decisão final na campanha

O policial militar e blogueiro Itamar França informou a pouco ao blog que decidiu lançar-se candidato a prefeito pelo Pros, poucos dias depois de, também ao blog, anunciar que apoiaria a candidatura do petista Emídio Vasconcelos, do PT.

Itamar fala nesta sexta ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, onde confirmará a data e local da sua convenção, além de explicar a decisão.

Uma outra novidade é que há a possibilidade de o candidato a vice também ser militar. “Estamos vendo o nome. Gostaria que fosse uma mulher para compor a chapa”.

Itamar já chegou a conversar com o prefeito José Patriota, que teria oferecido uma diretoria em troca de apoio há meses, mas na reta final declinou o convite.

Após anunciar apoio a Emídio, ele teria externado descontentamento com a possibilidadede um chapão, que poderia por em terra sua candidatura a Câmara. Agora, anuncia candidatura própria.

Alheios à guerra de assessores, Márcia e Duque cumprem agenda juntos em Serra Talhada

Apesar dos rumores de separação entre os dois, a prefeita Márcia Conrado e o ex-prefeito Luciano Duque seguem cumprindo agendas juntos em Serra Talhada. Neste sábado (21) eles almoçaram juntos na comunidade da Extrema e à noite prestigiaram a vaquejada organizada pelos moradores da Cabana, na zona rural. Márcia estava acompanhada pelo esposo Breno Araújo […]

Apesar dos rumores de separação entre os dois, a prefeita Márcia Conrado e o ex-prefeito Luciano Duque seguem cumprindo agendas juntos em Serra Talhada.

Neste sábado (21) eles almoçaram juntos na comunidade da Extrema e à noite prestigiaram a vaquejada organizada pelos moradores da Cabana, na zona rural.

Márcia estava acompanhada pelo esposo Breno Araújo e Duque por Karina Rodrigues. Se combinaram as agendas juntos  ou se encontraram por coincidência no local não se sabe, o fato é que fizeram questão de posar juntos e sorridentes para várias fotos.

“Pense em uma noite animada, ao lado de gente querida, como o ex-prefeito, Luciano Duque, sua esposa e secretária, Karina Rodrigues; o vereador Romério do Carro de Som; e muitos amigos. Eu e meu esposo, Breno Araújo, agradecemos todos vocês por nos receberem com tanto carinho”, escreveu Márcia nas redes sociais, enfatizando a presença de Duque.

Duque, por outro lado, não fez referência à Márcia nas suas redes. “Hoje nosso almoço foi na zona rural de Serra Talhada, na comunidade Extrema, na casa do amigo Naldo, que está completando mais um ano de vida. Fiquei muito feliz em poder participar desse momento especial e com certeza quem ganhou o presente fomos nós, com esse carinho e a receptividade maravilhosa de vocês”, disse.

A relação que já estava estremecida ganhou mais combustível nos últimos dois meses com a saída de Marília Arraes do PT e lançamento de sua pré-candidatura à governadora pelo Solidariedade, o que colocou Márcia e Duque em palanques opostos. Embora ambos mantenham o discurso de que essa posição não afeta a relação dos dois em Serra Talhada, na prática já há um ringue armado por seus apoiadores e fiéis escudeiros.

Os debates calorosos são frequentes nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Apoiadores de Duque apontam as deficiências da gestão de Paulo Câmara no estado e questionam a aliança do PT com o PSB, relembrando constantemente o voto favorável de Danilo Cabral para derrubar Dilma Rousseff. Já apoiadores de Márcia insinuam que Marília traiu Lula por sair do PT e a apelidam pejorativamente de “Marília Arroz”.

Desde que não ultrapassem o campo democrático, os debates são absolutamente normais em ano eleitoral. O curioso, no entanto, é que a prefeita Márcia Conrado vem executando uma série de obras de pavimentação na cidade bancadas por emendas da deputada Marília Arraes. Parte das obras são da gestão de Duque e parte já foram autorizadas na gestão Márcia, em 2021.

Serra Talhada registra primeiro homicídio do ano

A cidade de Serra Talhada registrou o primeiro homicídio do ano na tarde deste domingo (12). Um homem de 45 anos, identificado como Marcos Antônio dos Santos, foi espancado e morto a facadas no bairro Borborema.  Segundo informações colhidas pela reportagem da Rádio Cultura FM, o homem chegou a ser socorrido para o Hospital Regional […]

A cidade de Serra Talhada registrou o primeiro homicídio do ano na tarde deste domingo (12). Um homem de 45 anos, identificado como Marcos Antônio dos Santos, foi espancado e morto a facadas no bairro Borborema. 

Segundo informações colhidas pela reportagem da Rádio Cultura FM, o homem chegou a ser socorrido para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

A Polícia Civil está realizando diligências para localizar os envolvidos no crime. Segundo o delegado Dr Assis Moreira, a vítima respondia por alguns delitos e havia saída da cadeia recentemente. As informações são do Sertão Notícias PE.