Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Orquestra Criança Cidadã celebra neste sábado os 40 anos do Maria do Carmo Diagnósticos

Publicado em Notícias por em 9 de setembro de 2022

É este sábado o grande dia que ficará registrado na história de Afogados da Ingazeira.

A Orquestra Criança Cidadã, grupo musical que já encantou o Papa Francisco em uma emocionante apresentação no Vaticano (Itália), em outubro de 2014, vem pela primeira vez ao Vale do Pajeú para prestigiar os moradores de Afogados e de outros municípios da região.

A apresentação, marcada para este sábado, dia 10 de setembro, a partir das 19 horas e 30 minutos, faz parte das ações comemorativas dos 40 anos do laboratório Maria do Carmo Diagnósticos.

O concerto, sob a regência do maestro titular da orquestra José Renato Accioly, será na Praça Monsenhor Arruda Câmara, no centro de Afogados da Ingazeira. É gratuito e para toda a família.

A empresária Maria do Carmo explica o motivo pelo qual resolveu agradecer à população de Afogados da Ingazeira nas festividades de aniversário do laboratório.

“A apresentação da Orquestra Criança Cidadã é um presente nosso para toda a população de Afogados da Ingazeira e região, que durante essas quatro décadas entendeu nossa proposta, confiou no nosso trabalho e reconheceu a dedicação e qualidade daquilo que eu e minha equipe fazemos. E foi uma escolha muito feliz trazer a Orquestra Criança Cidadã, que é reconhecida mundialmente, inclusive pelo Papa, mas que Afogados da Ingazeira nunca havia tido o privilégio de recebê-la. Em uma data tão importante para a nossa empresa e com o coração cheio de gratidão, sentimos a necessidade de retribuir toda a confiança que nos foi dada”, destaca a Bioquímica.

Pouco antes da apresentação da orquestra, haverá também a exibição do documentário sobre os 40 anos do Maria do Carmo Diagnósticos para toda a população.

 

Em 31/10/2014, na Sala Paulo VI, Cidade do Vaticano, a Orquestra Criança Cidadã se apresentou para o Papa Francisco durante a 16a. Conferência Internacional da Fraternidade Catolica

A orquestra se apresentará com 35 músicos, todos adolescentes e jovens com idades entre 14 e 21 anos. Eles serão regidos pelo maestro José Renato Accioly. “A Orquestra Criança Cidadã se sente muito orgulhosa e prestigiada por ter recebido o convite para participar das atividades de comemoração dos 40 anos do laboratório Maria do Carmo Diagnósticos. E é uma alegria poder levar nosso trabalho para Afogados da Ingazeira, para o Vale do Pajeú, uma região tão importante para Pernambuco e para a cultura do nosso estado”, afirma o maestro.

O concerto contará com instrumentos de corda e percussão e um repertório que passeia por músicas clássicas e populares. “Os instrumentos de corda são o coração da orquestra, o que caracteriza uma orquestra sinfônica”, explica Acioly. A apresentação está prevista para ter uma hora e meia de duração.

O setlist inclui canções de Mozart, Villa Lobos, Carlos Gardel, Vivaldi, Gilberto Gil, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Ary Barroso, entre outros. Algumas das músicas são bastante conhecidas do público, como Lamento Sertanejo, Aquarela do Brasil e Sabiá.

HISTÓRIA – A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social pernambucano que atua há 16 anos na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social para a construção da cidadania através da música. Inicialmente atendia os jovens da comunidade do Coque, na época um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Recife.

Hoje, a Orquestra Criança Cidadã atende gratuitamente a mais de 400 jovens, entre 7 e 21 anos, não apenas no Coque, mas também no distrito de Camelo (Ipojuca) e na Zona Rural de Igarassu, ambos na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Os alunos matriculados recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, percussão, além de teoria e percepção musical, solfejo, flauta doce e canto coral. Durante esses 16 anos, mais de 700 alunos já passaram pela orquestra.

O projeto conta com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento. Os alunos permanecem no projeto por um período de quatro horas por dia, no contraturno escolar.

A Orquestra Criança Cidadã também garante a profissionalização dos alunos através da Escola de Formação de Luthier e Archetier, onde os alunos aprendem a arte da construção e reparo dos instrumentos de cordas e seus respectivos arcos.

Entre as atividades extracurriculares oferecidas, estão, além de cursos em parceria com universidades, intercâmbios para a Europa e América do Norte, direcionados aos alunos de destaque. A Orquestra já enviou alunos para estudar música na Polônia, Áustria, República Tcheca, Alemanha, México, Canadá e Espanha.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: