Opinião: a farsa da ESSE Engenharia e o jogo de empurra
Prezado Nill Júnior,
Após superar tantas dificuldades, conquistamos a tão sonhada Estrada de Ibitiranga, construída com o nosso dinheiro.
Agora, os trabalhadores da região (Carnaíba e Afogados da Ingazeira) são vítimas de calote. A promessa de pagamento indefinidamente não resolve o problema e não garante o recebimento.
São muitas as contradições dos diversos setores envolvidos. Há muita falácia, descaso, jogo do empurra.
O senhor Ricardo, Engenheiro responsável da obra, que representa a ESSE Engenharia, vai diversificando justificativas para não honrar o compromisso. Diz que não existe a mínima possibilidade da ESSE honrar compromissos que não são delas. Este anúncio foi feito no inicio do mês de março com a saída da CONSTRUPAV .
Hoje a ESSE aceita negociar com a CONSTRUPAV uma maneira de quitar os devedores, sem nenhum tipo de acordo formal com os envolvidos.
Segundo Ricardo da ESSE e Bruno Silva, da CONSTRUPAV, havia uma medição concluída e aprovada pelo DER para pagar parte da dívida com os funcionários. Depois de diversas alterações nas datas informadas para pagamentos iniciados em 08 de março, entramos num total descrédito.
A nova justificativa, o senhor Ricardo informa que a medição aprovada estava parada na diretoria do DER e eles não efetuaram o pagamento porque a obra estava parada. Após conversação acertaram pagar de imediato. Assim a diretoria da DER teria encaminhado para o financeiro, mas até agora não saiu nada.
Em paralelo, com base em declarações do governador Paulo Câmara e da Secretária Fernandha Batista, seu blog informou que a ESSE honraria as dívidas da Construpav, já que foi a ganhadora da licitação e sublocou o serviço. O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, também disse ter ouvido essa garantia do governador.
Todos que garantem o pagamento devem demonstrar como farão isso. Há mais de 80 envolvidos que são os mais vulneráveis e prejudicados. Pedimos que possa cobrar um posicionamento para a situação. Estamos cansados de enrolação e enganação.
Atenciosamente,
Manoel Tadeu N. Lima – Contador
Funcionário contratado pela Construpav, responsável do Setor Administrativo da obra PE 380