Notícias

Operação Alastrado encontra armas, drogas e até um feto em Custódia

Por Nill Júnior

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), através da coordenação do Dr. Andrei Rocha, Delegado de Polícia Civil Titular da Delegacia de Custódia e do Major Aristóteles Cândido, Subcomandante do BEPI, deflagraram pela manhã desta segunda-feira a “Operação Alastrado”.

Foram cumpridos  mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, visando a redução de atividade de pistolagem e de tráfico na localidade.

Ainda de acordo com o coordenador da operação, Dr. Andrei Rocha, a operação policial objetivou, além de combater a criminalidade, o fortalecimento das instituições públicas locais como um todo, de modo que a cidade tenha conhecimento da presença da Polícia Judiciária, Polícia Militar, Ministério Público e Poder Judiciário. Frisou ainda que tal ação policial decorre também da orientação do delegado seccional da região, Dr. Israel Rubis, em massificar a atuação da polícia judiciária no âmbito do sertão, objetivando combater os homicídios e o tráfico.

Durante a operação foram articulados diversos pontos de bloqueios policiais na cidade de Custódia, através do BEPI e do BOPE como forma de controle durante a operação, bem como abordagens policiais em pontos estratégicos. Sessenta policiais da PCPE, BEPI e BOPE estão envolvidos na operação.

A operação apreendeu várias armas, drogas, balanças de precisão e até um feto em uma geladeira. Os detalhes da operação e o número de presos ainda não foi oficializado. Policiais apresentam detidos e material apreendido na Delegacia da cidade. A notícia de que um feto fora encontrado deixou a população da área e policiais envolvidos na operação estarrecidos.

Outras Notícias

Novo protesto cobra repasses do ProUPE a Autarquias

Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes Mais um protesto contra os atrasos nos repasses do Programa Universidade para Todos em Pernambuco – Proupe aconteceu em Afogados da Ingazeira, no Pajeú. Como já foi informado, desde dezembro de 2015, as 13 autarquias educacionais estão ameaçadas em Pernambuco. Uma manifestação pelas ruas da cidade de Afogados quis […]

IMG_7185

Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes

Mais um protesto contra os atrasos nos repasses do Programa Universidade para Todos em Pernambuco – Proupe aconteceu em Afogados da Ingazeira, no Pajeú. Como já foi informado, desde dezembro de 2015, as 13 autarquias educacionais estão ameaçadas em Pernambuco. Uma manifestação pelas ruas da cidade de Afogados quis chamar a atenção da sociedade para a dimensão do problema.

Desde 2015 as autarquias vem sofrendo com os constantes atrasos dos repasses por parte do estado, que além de reduzir a quantidade de bolsas ofertadas, não renovou novas matrículas esse ano. A AEDAI tinha 477 bolsas e atualmente conta apenas com 410.

IMG_7099

IMG_7197

IMG_7422

De acordo com a diretora da autarquia, professora Socorro Dias, 90% da receita da faculdade vem atualmente do Proupe, criado em 2011 após uma mobilização dos estudantes das autarquias estaduais. “O Proupe é um legado que não pode deixar de existir, pois representa a luta por cidadania e a democratização do acesso ao ensino superior, além de garantir receita para as autarquias”, disse ela.

A mobilização seguiu pelas ruas da cidade até a frente da Câmara de Vereadores, onde houve falas de defesa dos repasses e manutenção do programa feitas por alunos, professores, representantes da Autarquia e da própria Câmara.

IMG_7329

IMG_7224

IMG_7387

De acordo com a lei nº 14.430, de 30 de setembro de 2011, que instituiu o Proupe em Pernambuco, sob a gestão  da Secretaria de Ciência e Tecnologia – SECTEC, as bolsas já existentes tem que ser mantidas até o final. Além de cobrar agilidade nos pagamentos atrasados, as autarquias pedem a manutenção do programa que está previsto até esse ano e a ampliação do número de bolsas concedidas. O quadro é parecido nas demais Autarquias.

MP apresenta a Judiciário parecer sobre ação da União Pelo Povo Contra Frente Popular de 2012

Episódio foi registrado na corrida sucessória em Afogados da Ingazeira Faltando dois meses para completar dois anos, teve movimentação nesta segunda (27) o Processo sobre o torneio de futebol realizado durante a campanha eleitoral de 2012 na comunidade de Queimada Grande, Afogados da Ingazeira. A informação é do Afogados On Line. Diz o blog que […]

Ivanildo Valeriano, como representante da União Pelo Povo, quando protocolou em maio do ano passado as alegações finais do processo
Ivanildo Valeriano, como representante da União Pelo Povo, quando protocolou em maio do ano passado as alegações finais do processo

Episódio foi registrado na corrida sucessória em Afogados da Ingazeira

Faltando dois meses para completar dois anos, teve movimentação nesta segunda (27) o Processo sobre o torneio de futebol realizado durante a campanha eleitoral de 2012 na comunidade de Queimada Grande, Afogados da Ingazeira. A informação é do Afogados On Line.

Diz o blog que a semana passada, petista Emídio Vasconcelos, cobrou mais agilidade ao Ministério Público de Afogados da Ingazeira sobre o parecer. O fatídico torneio aconteceu em 2012 durante o período eleitoral, no dia 29 de setembro. De posse de áudio do evento, a Coligação União Pelo Povo acusou a Frente Popular de patrocinar o evento, para ter vantagem eleitoral, o que a legislação eleitoral não permite. As alegações finais foram protocoladas em maio pelo representante da coligação, Ivanildo Valeriano.

Testemunhas foram ouvidas pela Justiça Eleitoral e o Processo foi enviado no dia 26 de junho de 2013 ao Ministério Público para o seu parecer, enviado nesta segunda (27). O teor do parecer não é divulgado no sistema eletrônico que acompanha a movimentação. Isso geralmente  ocorre no bojo da decisão da Justiça, próximo passo.

Por motivo similar, em um torneio realizado no bairro da Ponte, a Frente Popular entrou com uma representação contra a União Pelo Povo. Depois de perderem em primeira instância com cassação de registro de suas candidaturas, Giza Simões, Diomedes Mariano, mais alguns candidatos à Câmara foram absolvidos, com exceção de Franklin Nazário e Igor Mariano, que tiveram que reverter a decisão no TSE.

Eraldo Moura confirma informações sobre pedindo de voto cruzado em Tabira

O vereador eleito pelo partido Rede, Eraldo Moura, foi o entrevistado dessa terça-feira (24) no Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, que excepcionalmente foi apresentado pelo comunicador Júnior Alves. Eraldo confidenciou que chegou a receber uma ligação do presidente do partido, José Caldas, lamentando o fato de não terem conseguido eleger nenhum vereador. Minutos […]

O vereador eleito pelo partido Rede, Eraldo Moura, foi o entrevistado dessa terça-feira (24) no Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, que excepcionalmente foi apresentado pelo comunicador Júnior Alves. Eraldo confidenciou que chegou a receber uma ligação do presidente do partido, José Caldas, lamentando o fato de não terem conseguido eleger nenhum vereador.

Minutos depois, chegou a ligação do alívio onde dava conta de que Eraldo estava eleito na décima vaga com 655 votos. A “matemática” do partido girava em torno dessa possibilidade, eleger pelo menos um representante que, segundo eles, ficaria entre o penúltimo ou o último eleito. “Nosso partido fez história e Eraldo é o único vereador do Rede eleito nessa eleição em todo o estado de Pernambuco”, comemorou José Caldas.

Como nem tudo são flores, o partido sai com a mancha de um de seus candidatos ter promovido o ato vergonhoso de pular durante o processo eleitoral para o palanque da candidata Nicinha de Dinca e, depois do arrependimento, ter feito o movimento de volta. 

“O partido não merecia sair arranhado desse jeito. Infelizmente o nosso candidato ficou nesse ‘pula pula’ e se desgastou”, lamentou o presidente da sigla.

Eraldo relatou que foi assediado e recebeu proposta financeira para deixar o palanque de Flávio Marques, mas acabou ignorando o convite. Perguntado se pediu voto casado ou cruzado, o vereador eleito disse que sempre pediu voto casado, mas confirmou que ouviu comentários de que havia candidato do palanque traindo a bandeira.

“Isso foi uma grande covardia porque a gente tem que estar com quem estar com a gente. Ninguém é obrigado a ficar onde não quer. Não vou citar nomes, mas quem escondeu a camisa que vestia com certeza a consciência deve estar pesando uma hora dessa. Eu estou de consciência limpa e tranquila”, disse Eraldo.

Oposição diz que “Pernambuco da TV” difere do “Pernambuco real”

Deputados estiveram no Debate das Dez. OS, segurança, estradas estiveram no foco das críticas Os Deputados da oposição que fazem a caravana “Pernambuco de Verdade” no interior trouxeram na bagagem um balaio de críticas ao governo Paulo Câmara, com frases de efeito e avaliação fruto de visitas a órgãos públicos  e obras inacabadas no interior. […]

Deputados estiveram no Debate das Dez. OS, segurança, estradas estiveram no foco das críticas

Os Deputados da oposição que fazem a caravana “Pernambuco de Verdade” no interior trouxeram na bagagem um balaio de críticas ao governo Paulo Câmara, com frases de efeito e avaliação fruto de visitas a órgãos públicos  e obras inacabadas no interior. As maiores críticas foram à saúde, após visitas aos hospitais Agamenon Magalhães e Emília Câmara, em Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. Eles estiveram no Debate das Dez, do Programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.

“No Emília Câmara faltam médicos, macas, lençóis para atender a população”, disse Sílvio Costa Filho. O Deputado Osséssio Silva chegou a dizer que faltava água para os servidores. “Quem quiser bebe da torneira ou traz de casa”. Já Júlio Cavalcanti acusou o governo de sucatear a saúde para promover o ingresso de Organizações Sociais – OS, na gestão das unidades. “Deixam cair a qualidade para deixar entrar as OS”. Ele disse reconhecer que a gestão da OS melhorou o Hospital Ruy de Barros, mas questionou o salto de recurso aplicado.”O Diretor disse que precisava de R$ 600 mil pra resolver. Hoje são 2,1 milhões”, acusou.   Álvaro Porto chegou a falar em “caixa preta das OS”.

Outra crítica tem relação com as estradas. Sílvio Costa Filho chegou a chamar a PE 380, estrada de Ibitiranga de “Estrada da Eleição”. Júlio acrescentou a PE entre Custódia e Iguaraci como outra obra que segundo ele não sai do papel. “Um promete e o outro desfaz”, disse, sobre a briga entre Sebastião Oliveira e Danilo Cabral. Ele acusou o hoje Deputado Isaltino Nascimento de prepotente, ao não ouvir queixas sobre a estrada quando Secretário.

A Deputada Priscila Krause destacou a plenária realizada em Serra Talhada. “Pernambuco não é o que passa na TV”, criticou. Ela fez referência às dificuldades das Autarquias como contingenciamento de repasses do programa ProUPE.

Segunda-feira, os Deputados apresentarão o resumo das visitas na ALEPE, com um relatório detalhado, com imagens e vídeos.

Nomes da oposição como Zé Negão, Emídio Vasconcelos e Jair Almeida (Afogados) e Mário Viana Filho (Ingazeira) acompanharam a comitiva em Afogados.

Sebastião “pavão”: O Deputado Álvaro Porto reiterou as críticas ao Secretário de Transportes Sebastião Oliveira.

“Ele veio aqui dizer que essa vinda era uma perua dos Deputados. Ele é que é pavão,  prepotente. É como mandacaru, como dizem lá em Serra, nem dá encosto nem dá sombra”.

Augusto César ainda confia em Duque: perguntado se as posições recentes tomadas por Luciano Duque – presença na agenda de Câmara, ausência na vinda da oposição e namoro com partidos governistas – significavam uma possibilidade de traição, Augusto César disse não acreditar na possibilidade.

“Ele está certo, dialogando com todos os entes, governador, Deputados, Governo Federal. Serra é um canteiro de obras. Não acredito nessa possibilidade. Vai se manter onde está”. Priscila Krause disse que o DEM reconhece o gesto de Duque ao receber cordialmente Mendonça Filho, mas disse não saber se ele fora convidado para ingressar no DEM. “Não participei desse debate”.

Polícia Federal abre inquérito para investigar crimes relacionados ao escândalo da Fifa

Do Correio Braziliense O Ministério da Justiça informou nesta tarde de quinta-feira que será aberto um inquérito pela Polícia Federal para investigar se foi praticado crime no Brasil relacionado ao suposto esquema de corrupção envolvendo a Fifa. A investigação será aberta ainda nesta quinta, a pedido do ministro José Eduardo Cardozo, e vai apurar possíveis […]

PF vai investigar irregularidades na CBF e na Fifa
PF vai investigar irregularidades na CBF e na Fifa

Do Correio Braziliense

O Ministério da Justiça informou nesta tarde de quinta-feira que será aberto um inquérito pela Polícia Federal para investigar se foi praticado crime no Brasil relacionado ao suposto esquema de corrupção envolvendo a Fifa. A investigação será aberta ainda nesta quinta, a pedido do ministro José Eduardo Cardozo, e vai apurar possíveis práticas de evasão de divisas e de lavagem de dinheiro.

Cardozo deve se encontrar nos próximos dias com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para conversar sobre o assunto. A investigação irá correr na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Mais cedo, antes de divulgar a solicitação de abertura de inquérito, Cardozo havia afirmado que a Polícia Federal iria analisar os fatos à luz da legislação brasileira e que a apuração seria feita. “É interesse do Brasil que tudo se esclareça”, afirmou.