Notícias

O sangue da insensibilidade

Por Nill Júnior

A foto é forte, mas serve para alertar a população do Pajeú que coloca o lixo para coleta nas cidades da região todos os dias.

Ontem a tarde, um dos garis que faz a coleta de lixo em Afogados da Ingazeira, identificado como Sérgio Silva, idade não informada, ficou ferido ao ser atingido por um vidro arremessado pelo compactador do caminhão do lixo.

Segundo ele, algum morador colocou um espelho que, jogado no equipamento que tritura o lixo teve um fragmento arremessado na perna do gari. Por pouco o acidente não foi mais grave. “Fosse mais acima ele seria ferido muito gravemente”, disse um colega dele à Rádio Pajeú.

Sérgio está em casa e se recupera do susto. “Não façam isso com a gente não que somos seres humanos. Eu também já levei um corte na perna e fiquei 90 dias sem trabalhar nem botar a perna no chão”.

Ele foi amparado por moradores da rua, como a professora Leila Albuquerque. “Foram vários cortes menores. Esse foi o maior”, disse.

Coleta seletiva: o episódio ainda puxa o debate sobre a necessidade de coleta seletiva de lixo em nossas cidades. Os aterros sanitários tem prazo para receber apenas materiais sólidos, sem mistura de material orgânico. Mas o processo ainda não foi iniciado.

Outras Notícias

As maiores vitórias do Pajeú

Em toda a região do Pajeú, vencedores e vencidos se revezam entre comemorações e declarações de vitória política a depender do percentual, ou “luta desigual contra a máquina” para derrotas mais consistentes. O campeão de votos válidos era óbvio: Mayco da Farmácia teve 100% dos votos válidos por não ter havido candidato oposicionista, fruto da […]

Em toda a região do Pajeú, vencedores e vencidos se revezam entre comemorações e declarações de vitória política a depender do percentual, ou “luta desigual contra a máquina” para derrotas mais consistentes.

O campeão de votos válidos era óbvio: Mayco da Farmácia teve 100% dos votos válidos por não ter havido candidato oposicionista, fruto da articulação do prefeito Djalma Alves. Uma curiosidade, o fato não aumentou muito a abstenção. Em 2020, foram 4.575 votos válidos. Agora, 4.207, número muito bom para uma eleição de um só candidato.

No voto disputado mesmo, Delson Lustosa teve 85,61% dos votos válidos contra Neguinho de Danda, com 14,39%. Além dele, alguns nomes podem ser incluídos no time dos que disputaram de maneira honrosa, sabendo que não teriam chances, mas colocando o nome à disputa. Some-se a ele, Neudiran Rodrigues (Quixaba), batido por Zé Pretinho de 74,63% a 25,37%, e a Professora Alcineide de Ingazeira, que teve 23,17% contra o fortíssimo Luciano Torrs, que alcançou 76,86%.

Os outros nomes, como Dr Cícero em Calumbi, Anderson Torres em Itapetim e Dr Tulio Vanderley em Brejinho sentiram que não é fácil enfrentar a máquina e gestões vem avaliadas, perdendo par a Joelson, Gilson Bento e Aline Karina, apoiada por Adelmo Moura.

Em Flores, Marconi Santana mostrou-se uma liderança imbatível. Qualquer nome que lançasse teria sucesso eleitoral. Escolheu Giba Ribeiro e lhe transferiu 66,3%¨dos votos válidos.

Veja agora a relação dos campeões de votos válidos no Pajeú:

Cidade Eleito Percentual Não eleito Percentual Diferença 
Solidão Mayco Farmácia 100%          –          – 100%
Sta Terezinha Delson  85,61% Neguinho  14,39%  71,22%
Ingazeira Luciano Torres  76,86% Prof. Alcineide  23,17%  53,69%
Quixaba Zé Pretinho  74,63% Neudiran  25,37%  49,26%
Calumbi Joelson  74,47% Dr Cícero  25,53%  49,94%
Brejinho Gilson Bento  72,23% Tulyo Vanderley  27,77%  44,46%
Flores Giba Ribeiro  66,3% Adeilton Patriota  33,52%  32,78%
Itapetim Aline Karina  62,12% Anderson Torres  37,88%  24,24%
IFPE contrata professores para o Pronatec

O IFPE – Campus Abreu e Lima lançou um novo edital para seleção de profissionais que desejam atuar como professores nos cursos do Pronatec.  As inscrições são abertas ao público externo e deverão ser feitas, exclusivamente, pelo site http://pronatec.ifpe.edu.br, até esta quinta-feira (08). São oferecidas 19 vagas, além de 46 cadastro reserva, para docentes das áreas […]

O IFPE – Campus Abreu e Lima lançou um novo edital para seleção de profissionais que desejam atuar como professores nos cursos do Pronatec.  As inscrições são abertas ao público externo e deverão ser feitas, exclusivamente, pelo site http://pronatec.ifpe.edu.br, até esta quinta-feira (08).

São oferecidas 19 vagas, além de 46 cadastro reserva, para docentes das áreas de Matemática, Estatística, Contabilidade, Economia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Informática, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, Biologia, Geografia, Técnico em Gestão Ambiental, Técnico em Meio Ambiente, Agronomia, Ciências Agrárias, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Tecnólogo em Irrigação.

Os selecionados devem ter disponibilidade para uma carga-horária de até 16 horas semanais. A remuneração será de R$ 50 por hora-aula. O resultado preliminar será divulgado dia 14 de fevereiro.

LIBRAS – O IFPE também abriu um processo processo seletivo simplificado para contratação temporária de Tradutor e Intérprete de Libras. São oferecidas três vagas para o cargo e os selecionados irão atuar auxiliando estudantes surdos ou com deficiência auditiva no processo de ensino-aprendizagem em cursos técnicos e superiores.  As inscrições seguem até o dia 16 de fevereiro.

A remuneração básica será de R$4.182,66 por mês, além de benefícios, para um regime de trabalho de 40 horas semanais. Para participar da seleção, é preciso ter Bacharelado ou Licenciatura em Letras com habilitação em Libras ou curso superior com certificado de proficiência em Libras. A seleção será feita em duas etapas, sendo a primeira uma análise curricular classificatória e a segunda uma prova prática.  O edital se encontra disponível no site da Comissão de Vestibulares e Concursos (cvest.ifpe.edu.br). O valor da taxa de inscrição é R$ 80

Militância causa aglomerações nas ruas de Tabira durante convenção liderada por PT/PSB

Por Anchieta Santos Com chapa fechada entre o petista Flávio Marques e o new socialista Aldo Santana, que se não fosse escalado, teria pulado de palanque, PT e PSB lideraram a convenção governista ontem em Tabira, somando 13 partidos. Além do Prefeito Sebastião Dias, estiveram presentes os deputados Carlos Veras (Federal), Doriel Barros (Estadual), vereadores […]

Por Anchieta Santos

Com chapa fechada entre o petista Flávio Marques e o new socialista Aldo Santana, que se não fosse escalado, teria pulado de palanque, PT e PSB lideraram a convenção governista ontem em Tabira, somando 13 partidos.

Além do Prefeito Sebastião Dias, estiveram presentes os deputados Carlos Veras (Federal), Doriel Barros (Estadual), vereadores e pré-candidatos a Câmara Municipal.

A coordenação da convenção garante que todo protocolo de saúde foi respeitado no espaço Garden Recepções. De lamentável, as aglomerações provocadas pela militância nas ruas de Tabira.

MP e PM tiveram que interferir em alguns momentos. Em cidades como Tuparetama na Convenção de Deva Pessoa e em Água Branca/PB na Convenção do Prefeito Tom Firmino até se pediu a militância para não ir a rua.  Não deu resultado: carreata e muitos fogos foram observados nas cidades.

Chamou a atenção a posição dúbia do Ministério Público em Tuparetama, ao proibir a transmissão da Convenção nas redes sociais, ao contrário do que faz o mesmo MP em outras cidades.

Guardas municipais miram bons exemplos e buscam fortalecimento no Pajeú

Estive na Rádio Pajeú colhendo as experiências das guardas municipais da região do Pajeú. Em suma, elas estão reforçando a importância da sociedade entender o papel da guarda à luz da Lei 13022, que trata das prerrogativas e do papel junto à sociedade com o Estatuto Geral das Guardas Municipais. “É equivocada a visão de que […]

Estive na Rádio Pajeú colhendo as experiências das guardas municipais da região do Pajeú.

Em suma, elas estão reforçando a importância da sociedade entender o papel da guarda à luz da Lei 13022, que trata das prerrogativas e do papel junto à sociedade com o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

“É equivocada a visão de que guarda é pra apenas vigiar patrimônio público “, destaca André Marques dos Santos, Comandante da Guarda Municipal de Tabira, uma referência graças à sua moderna Central de Monitoramento e atividades como as da ROMU, que auxiliam diretamente no combate à criminalidade.

Para que se tenha a ideia, dentre as missões estão a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, patrulhamento preventivo, compromisso com a evolução social da comunidade e uso progressivo da força.

Na competência geral, a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município. “Os bens mencionados no caput abrangem os de uso comum, os de uso especial e os dominiais”.

Em Afogados da Ingazeira, com 70 homens, a guarda promete se modernizar, ampliar os quadros e também ter uma Central de Monitoramento, diz o chefe Marcos Galdino. “Podem se preparar porque vem aí novo Concurso para guarda”.

Em Iguaracy, o guarda municipal Josenildo Bertozo diz haver necessidade de mais reconhecimento e respeito da sociedade. A guarda conta com vinte homens e ainda não tem comando, a necessidade, segundo ele.

E em Carnaíba, uma exceção, a guarda comandada por uma mulher, Tainara Alice Queiroz. Ela destaca que esse é um tabu que precisa ser quebrado. A guarda de Carnaíba é uma das mais novas da região, com contingente inicial de nove membros e perspectiva futura de ampliação.

Ficou evidente de que com apoio do poder público é importantíssimo o papel desempenhado e colaboração no combate à violência e crimes de trânsito, por exemplo.

A população inclusive em pesquisa apoia a guarda armada, desde que devidamente capacitada. Para isso, é necessária formação e acompanhamento da PF. “Não é um processo simples. A formação é rigorosa, inclusive com revisão periódica”, diz Marques.

Revoltados, sertanejos cobram promessa de restauro da PE 292

Ao vivo na Pajeú, motoristas que circulam pela PE criticaram na Rádio Pajeú a promessa não cumprida até agora pela Secretaria de Transportes. Houve quem chamasse autoridades de “sem vergonha” e “safadas” Ouvintes da Rádio Pajeú que circulam pelas PEs sertanejas desabafaram contra o Governo do Estado e Secretaria de Transportes pela demora na retomada […]

buracos-pe292

Ao vivo na Pajeú, motoristas que circulam pela PE criticaram na Rádio Pajeú a promessa não cumprida até agora pela Secretaria de Transportes. Houve quem chamasse autoridades de “sem vergonha” e “safadas”

Ouvintes da Rádio Pajeú que circulam pelas PEs sertanejas desabafaram contra o Governo do Estado e Secretaria de Transportes pela demora na retomada das obras de restauro da PE 292, que liga Afogados da Ingazeira a ligação com a PE 275, até Albuquerque-Né, em Sertânia.

As críticas foram pesadas. O primeiro a ligar, Neco Ramos, de Afogados da Ingazeira, chegou a afirmar que as autoridades do Estado como o Govenador Paulo Câmara e o Secretário de Transportes Sebastião Oliveira eram “safadas” por não cumprir o compromisso de retomar a obra com a força que ela exige.

“Isso é uma vergonha! O povo pagando tanto imposto e as estradas desse jeito! Devia pegar esse governador e por numa ambulância para circular nessa estrada a 120 quilômetros por hora”, desabafou. Sobre Sebastião Oliveira, disse ter sido um erro que ele novamente tenha sido escolhido como titular da pasta de Transportes. “O povo de Serra Talhada vota nesse homem pra Deputado e ele não assume. É um péssimo Secretário”.

Outros ouvintes reforçaram a cobrança. Dentre os relatos, chamou a atenção a comparação feita por ouvintes entre cidades sertanejas da Paraíba e de Pernambuco. “Se você vier da Paraíba de olhos fechados, vai saber que chegou em Pernambuco por conta dos buracos”, relatou o ouvinte Wellington Silva. “O Governador veio aqui, assinou ordem de serviço e depois ficou como vimos aí”, questionou Pedro Araújo. “Ando por vários estados e posso assegurar que aqui estão as piores estradas”, denuncia Jadson Liberato.

Não faltaram questionamentos a autoridades ligadas ao Governo do Estado e que são da região como José Patriota, Anchieta Patriota, Ângelo Ferreira, Adelmo Moura e o próprio Sebastião Oliveira. Também houve críticas a outras PEs, como a 320, cujo recapeamento em alguns trechos é mal feito, e da PE entre Cruzeiro do Nordeste e serrania, um retão cheio de imperfeições e buracos.

O governador Paulo Câmara autorizou o recapeamento da pista  no dia 4 de janeiro, três dias após a posse. Decorridos quase dois meses,  não há um só sinal de que a estrada vire uma realidade. A última promessa foi de que logo após o carnaval haveria retomada do recapeamento.

Ouça o desabafo forte de ouvintes esta manhã, no quadro Repórter Popular. O quadro diário, é uma tribuna aberta para ouvintes da Rádio Pajeú, dentro do programa Manhã Total: