O fato e a foto: chove no Pajeú
Como previsto pela APAC, chove em áreas do Sertão do Pajeú neste domingo.
Em Serra Talhada, o volume de chuvas é um dos maiores em relação às outras cidades. Neste domingo ela voltou, como mostra o belo registro de Wellington Júnior.
Em Afogados da Ingazeira, também há registro de precipitação pluviométrica desde o fim da tarde com mais intensidade. No Alto Pajeú, cidades como Itapetim e São José do Egito também registraram precipitações.
E deve vir mais. A previsão das chuvas para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2022 foi elaborada durante a Reunião de Previsão Climática para o Nordeste há poucos dias.
O evento foi coordenado pela equipe de meteorologia do Governo Estado e contou com a participação de meteorologistas de toda a região.
Após os estudos específicos sobre clima e tempo, meteorologistas elaboraram o Relatório de Análise e Previsão Climática e concluíram que a tendência é das chuvas ocorrerem de normais a acima da média histórica no semiárido.
O próximo inverno sertanejo em 2022 deve apresentar chuvas acima da média, devido ao fenômeno do La Niña, um esfriamento das águas superficiais do oceano Pacífico na parte equatorial e uma temperatura acima do normal no Oceano Atlântico.
Juntos, esses fatores favorecem as chuvas, principalmente no sertão.