Notícias

O Blog e a História: prefeito oferece caixão e vestido de noiva

Por Nill Júnior

Em 6 de julho de 1998: 

“Minha filha, saiu algum caixão hoje? “, pergunta o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Newton Carneiro (PPB) aos funcionários de uma funerária que mantém para fazer enterro de parentes de eleitores da periferia da cidade.

“Infelizmente não, seu Newton”, responde uma funcionária, demonstrando uma certa tristeza por não ter atendido a clientela que assegura, há 42 anos, mandatos para Carneiro.

O diálogo foi acompanhado pela Folha na tarde da última quinta-feira, quando o prefeito procurava mostrar as suas realizações no município, localizado na região metropolitana de Recife.

Folclórico, Newton Carneiro, de 73 anos, tem um estilo que lembra o modo de governar de Jânio Quadros, seu ídolo na política. Adora fazer “visitas surpresas” a obras e repartições e também transmite ordens por bilhetes aos auxiliares.

No comando do segundo maior município do Estado, com uma população de 529.966, o prefeito diz que o chamam até de “louco”, devido ao seu comportamento e a certas atitudes, como andar com os bolsos cheios de bolachas.

“Não tenho tempo para fazer uma refeição, então vou comendo as bolachas enquanto percorro a cidade todos os dias”, diz. “Meu gabinete é a rua.”

O prefeito patrocina uma média de 40 enterros por mês. Ele fornece o caixão e providencia uma pequena cerimônia para a família.

Carneiro se orgulha de fornecer caixões “envernizados” aos eleitores: “Não é por ser pobre que o cidadão tem de ser enterrado enrolado apenas em um pedaço de plástico, como acontece por aí”.

Graças a esse trabalho, o político de Jaboatão dos Guararapes foi deputado estadual dez vezes.

E não se dedica apenas à morte. Na mesma casa onde funciona a funerária, mantém um serviço de confecção de registros de nascimento e outro de empréstimo de vestidos de noiva para as eleitoras.

Segundo o prefeito, embora a prefeitura ajude, a “casa de caridade” é sustentada também com dinheiro do seu bolso.

Devido à elevada taxa de mortalidade infantil do Nordeste, a maioria dos caixões doados por Carneiro é para crianças ou “anjinhos”, como chamam na região.

Outras Notícias

Zé Antonio cabelereiro foi mais uma vítima da impunidade no trânsito

A família do querido cabelereiro Zé Antonio, figura conhecida com anos de atuação no seu salão no início da Antônio Rafael de Freitas, Afogados da Ingazeira, enviou nota esclarecendo o acidente que o matou há uma semana. José  Antonio de Queiroz, seu nome completo, foi a única vítima fatal da imprudência, na PE 320, entre […]

A família do querido cabelereiro Zé Antonio, figura conhecida com anos de atuação no seu salão no início da Antônio Rafael de Freitas, Afogados da Ingazeira, enviou nota esclarecendo o acidente que o matou há uma semana.

José  Antonio de Queiroz, seu nome completo, foi a única vítima fatal da imprudência, na PE 320, entre Carnaíba e Afogados.

Em contato com o blog, a sobrinha Michelli Gabriela esclareceu que José Antonio dirigia um Gol com a esposa, dois filhos e uma amiga da família.  Eles vinham da comunidade da Itã, Carnaíba.

“O ocupante do Pálio vinha fazendo zig zag na pista. Meu tio tentou livrar e não conseguiu, pois não tinha acostamento. Mesmo fazendo de tudo para evitar o choque foi frontal”.

O absurdo, o Pálio vinha em altíssima velocidade e o seu ocupante estava bebado. “Meu tio morreu no hospital”, lamentou.

Infelizmente uma legislação frágil ainda endossada por medidas como aumento na pontuação para perda de carteira, falta de interpretação de homicídio com dolo eventual por quem apura esses absurdos nos priva da companhia de pessoas boa praça como Zé Antonio.

À familia, a certeza de que era um cidadão do bem, cheio de sorrisos, que amava o que fazia, sua família e seus amigos. Que Deus conforte filhos, esposa e familiares.

Almir Reis e Fernanda Resende inauguram comitê da chapa “Renova OAB “

Evento reuniu advogados e advogadas de todo o estado em espaço na Zona Sul do Recife, nesta quinta-feira (24) A noite desta quinta-feira (24) aconteceu a inauguração do comitê de campanha de Almir Reis e Fernanda Resende, candidatos pela chapa “Renova OAB” para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE).  […]

Evento reuniu advogados e advogadas de todo o estado em espaço na Zona Sul do Recife, nesta quinta-feira (24)

A noite desta quinta-feira (24) aconteceu a inauguração do comitê de campanha de Almir Reis e Fernanda Resende, candidatos pela chapa “Renova OAB” para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). 

Segundo a assessoria: O evento, realizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, reuniu mais de 1200 advogados e advogadas de todas as regiões do estado, evidenciando a onda de renovação que tem ganhado força do Litoral ao Sertão. 

O tema central nas conversas durante o encontro era a necessidade de renovação da OAB-PE, que há quase 20 anos está sob a liderança de um mesmo grupo político. “Muitas pessoas expressaram insatisfação com a atual gestão, criticando a falta de atuação efetiva da OAB em defesa da advocacia e o impacto negativo dessa omissão no trabalho de quem está no balcão enfrentando as dificuldades do fórum e a burocracia do poder judiciário”, afirmou a assessoria.

Fernanda Resende, candidata a vice-presidente, abriu os discursos com uma saudação aos advogados de todas as regiões do estado e destacou os compromissos da chapa. “O nosso compromisso é com a renovação real. Não basta falar de igualdade de gênero, é preciso que isso exista na prática dentro da OAB.. Vamos lutar por isso”. Fernanda também criticou a morosidade da Justiça e a postura omissa da atual gestão na defesa da classe. 

Almir Reis, em seu discurso, ressaltou a prioridade da chapa no combate à morosidade da Justiça. “Vamos mapear e cobrar onde o sistema não está funcionando. Esse será nosso foco principal assim que assumirmos em 1º de janeiro”, disse o candidato. Ele também destacou a importância da transparência na gestão da OAB. “Nós vamos mostrar, em tempo real, as contas da OAB. Também vamos criar um orçamento participativo para que a advocacia pernambucana seja consultada sobre cada projeto. Além disso, todas as contas passarão por auditoria. Se alguém errou, a auditoria vai mostrar”, afirmou.

No campo da educação, Almir apresentou um projeto inovador. “Vamos oferecer imersões práticas de até quatro meses para que advogados e advogadas possam conhecer novas áreas nas quais queiram atuar”, disse.

Em tom mais crítico, Almir abordou a omissão da OAB durante o período de tratativas para implementação das diretorias de processamento remoto. 

Almir, por fim, convocou os advogados e as advogadas presentes no evento a se engajarem ainda mais em prol da mudança. “Este time que está aqui no palco é a representação momentânea da voz de cada um de vocês, da coragem de não desistir nunca. Do Cais ao Sertão, a vitória se avizinha, mas isso só será possível se cada um fizer a sua parte. Nós estamos aqui hoje porque temos vontade e o propósito de trazer de volta a dignidade da advocacia pernambucana. E isso não é possível com as mesmas pessoas que estão há quase 20 anos à frente da OAB”, concluiu.

“A presença de representantes das 29 subseccionais da OAB-PE reforçou a força da candidatura de Almir Reis, que concorre com o número 200 nas eleições do próximo dia 18 de novembro. Entre os apoiadores de sua campanha, estavam advogados e grupos que, até recentemente, faziam parte da base de apoio à atual gestão, mas que agora acreditam na necessidade de mudança. A chapa “Renova OAB”, a cada dia, continua ganhando mais força e novos apoios, o que reflete o desejo por uma nova era na advocacia da OAB-PE”, afirmou a assessoria.

“Algozes”. Luciano diz ter prints que mostram como grupo de Márcia tratava Marília

Durante entrevista à Rádio Folha 96.7 o deputado estadual e pré-candidato a prefeito Luciano Duque afirmou que os governistas aliados de Márcia Conrado fizeram “a política mais suja de Serra Talhada em relação à Marília Arraes”. Ele também argumentou ter prints que mostram como Marília era tratada por Márcia e pelo bloco governista em Serra. […]

Durante entrevista à Rádio Folha 96.7 o deputado estadual e pré-candidato a prefeito Luciano Duque afirmou que os governistas aliados de Márcia Conrado fizeram “a política mais suja de Serra Talhada em relação à Marília Arraes”.

Ele também argumentou ter prints que mostram como Marília era tratada por Márcia e pelo bloco governista em Serra.

“Dia primeiro,  quando ela se juntar aos seus algozes, vou construir me caminho e vou debater Serra Talhada”, disse.

Como o blog analisou,  Marília tomou uma decisão pela macro política, no alinhamento com Sebastião Oliveira,  o PSB de João Campos, o PT e o bloco alinhado ao Solidariedade no estado.

Prefeitura entrega tablets aos agentes de saúde em Ingazeira

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ingazeira efetivou nesta segunda-feira (03.08), o Sistema, MAS – Multitoky Agentes de Saúde.  Com a implantação os Agentes Comunitários de Saúde foram treinados para usar e operar o sistema e receberam um Tablet que passará a ser utilizado para o registro das visitas domiciliares realizadas.  A secretária Fabiana […]

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ingazeira efetivou nesta segunda-feira (03.08), o Sistema, MAS – Multitoky Agentes de Saúde. 

Com a implantação os Agentes Comunitários de Saúde foram treinados para usar e operar o sistema e receberam um Tablet que passará a ser utilizado para o registro das visitas domiciliares realizadas. 

A secretária Fabiana Torres, informou a Produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta que a iniciativa trará inúmeros benefícios, seja para melhorar o processo de trabalho dos ACSs, assim como para qualificar o registro das visitas domiciliares e subsidiar a gestão com relatórios e dados em tempo real que servirão para o planejamento das ações em todo o território municipal.

Carnaibanos são medalhistas de ouro em Campeonato Regional de Judô

Os atletas são alunos da rede municipal de ensino. A Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, garantiu a participação de alunos e alunas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do munícipio, no 3° Festival de Judô, realizado na cidade de Serra Talhada. Os alunos, das Escolas Municipais, Complexo […]

Os atletas são alunos da rede municipal de ensino.

A Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, garantiu a participação de alunos e alunas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do munícipio, no 3° Festival de Judô, realizado na cidade de Serra Talhada.

Os alunos, das Escolas Municipais, Complexo Educacional Governador Miguel Arraes de Alencar e Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo, participam dos treinamentos com a Professora Socorro Ramalho, do serviço de convivência e fortalecimento de Carnaíba.

Nesta edição do Campeonato, os carnaibanos levaram 09 (nove) medalhas. Destas, 07(sete) de ouro e 02(duas) de prata.

Representaram Carnaíba, os alunos: Fernanda, Jean, Isaac, Yasmin, Mateus, Clara Iasmin e Gabriel.

Dentre os destaques, a jovem Clara Iasmin encantou a todos com sua garra, persistência, e muita força de vontade. Moradora do bairro Santa Luzia, Clara tem dez anos, e é estudante do 5° ano da Escola Complexo Educacional Governador Miguel Arraes de Alencar.

Segundo a assessoria de comunicação de Carnaíba, o município tem hoje a 3ª melhor educação do Estado de Pernambuco, com escolas bem equipadas, inclusive com piscinas. O prefeito, Anchieta Patriota e a secretária de educação, Cecília Patriota, diariamente engendram esforços para que a educação do município transforme a vida dessas crianças.

Desde 2018, Anchieta autorizou a implantação da prática esportiva do Judô nas fases do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, fazendo com que essas crianças tenham mais disciplina, responsabilidade e se tornem agentes de transformação social do meio em que vivem.