O Blog e a História: o prêmio Microfone de Prata
Com a Rádio Pajeú, um dos momentos mais importantes da minha trajetória profissional foi a entrega do prêmio Microfone de Prata, da CNBB, em 2007.
Além dele, só o prêmio Ayrton Senna de jornalismo, que a Pajeú ganhou em 1999, junto com emissoras parceiras da Oboré, pela divulgação de informações na área de saúde, ajudando a informar e prevenir.
A escolha dos vencedores era feita através de uma gabaritada comissão nacional, o que valorizava ainda mais a premiação. Fizemos a inscrição e não havia muita pretensão de que o programa Manhã Total fosse vencedor. Eram rádios demais a serem analisadas. Mas o telefone tocou e o Antonio Celso Pinelli, que liderava a comissão, informou que o programa era vencedor na categoria entretenimento.
O prêmio, como destaca a CNBB até hoje valoriza trabalhos que destacam valores humanos e cristãos em trabalhos em diversas áreas da comunicação e da arte.
Uma das lembranças é que a data da ida a Belém, com inúmeras escalas, foi o fatídico dia do acidente do avião da TAM que caiu num angar da empresa a não conseguir pousar em São Paulo, matando 199 pessoas: 17 de julho. Lembro do semblante pesado das pessoas em Guarulhos, em uma das escalas. Só fui saber o que era em solo paraense.
Na foto o jornalista Emanuel Pierin, do Paraná, vencedor da categoria Programa Jornalístico e o Padre Rogério, da Rádio América de Belo Horizonte, vencedora da categoria Programa Religioso.
O programa Manhã Total remonta a abril de 2002 e naquela época tinha na equipe este jornalista, Aldo Vidal, Celso Brandão, Tito Barbosa e James Mendes. O programa está no ar até hoje.
Lembro que no discurso, que ganhou jornais do Pará e outras publicações à época, destaquei que aquela era uma homenagem ao papel transformador do rádio no interior do país. O troféu, símbolo dessa missão, está até hoje no Museu do Rádio.
O blog já existia e acompanhou a odisseia. Não era tão simples em 2007 o acesso à internet. Tinhamos que buscar lan houses para atualizar o que acontecia. Lembro das homenagens que a conta gotas e com a boa vontade da rede ia publicando no blog.
Outra curiosidade foi a de que quase não fui receber a premiação pelos custos de traslado, hospedagem, alimentação. O dinheiro da Rádio Pajeú e do Diretor era contado. Foram a palavra e atitude de Dom Luís Pepeu, diante da importância do prêmio, que garantiram a viagem. Não seria justo receber tão importante prêmio pelos Correios.