O Blog e a História: o pioneirismo no jornalismo on line
Revirando arquivos, encontramos uma impressão do blog em seu formato original, pouco mais de um ano após sua criação.
Foi em uma notícia do encontro dos prefeitos eleitos com a Diocese de Afogados da Ingazeira, para firmar compromisso com a sociedade civil. Foi em 1 de fevereiro de 2005.
Formalmente, o blog iniciou suas atividades em 2003, através de uma velha ferramenta, rústica e com poucos recursos, chamada HPG.
Como havia grande produção local e regional no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que começou em 2001, uma ideia foi a de municiar uma página com algumas notícias fruto desse conteúdo .
A expressão “blog” era pouquíssimo usada, motivo pelo qual o Blog Nill Júnior nasceu como “Site Nil Júnior”.
Em 2004, com o avanço da ferramenta, o blog buscou pareceria com Clécio Ferreira, hoje Clécio Rimas, para desenvolver o blog e a primeira página da Rádio Pajeú, a primeira a ter um site próprio na região. Nascia também o Portal Pajeú Radioweb.
A primeira versão mais profissional do blog tinha um formato que hoje se assemelharia mais a um portal do que blog, pois as informações não eram postadas uma abaixo das outras como aqui, por exemplo.
Havia um campo rotativo de destaques e outros para as notícias menos impactantes. O espaço para destaques tinha as manchetes “rodando” uma a uma, aguardando o clique de quem se interessasse.
Algum tempo depois, o carnaibano Romildo Mendes, hoje atuando na área de direito como advogado, ofereceu um novo formato, relativamente similar ao de hoje, com os recursos da época.
Em 2013, a página passou a ser administrada pelo Web Designer André Luiz, que também cuida do Portal Pajeú Radioweb e se mantém até hoje.
Em 2011, a mídia on line do Pajeú homenageou o blog pelo pioneirismo na região. Foi na confraternização da imprensa on line do Pajeú.
Em janeiro de 2017, o blog foi premiado pela AblogPE com o troféu Blogueiros do Ano na categoria Longevidade.
O resto da história você conhece. O blog tem vida editorial própria, Departamento Comercial e audiência espalhada pelo estado e fora dele. Viva!