Notícias

O Blog e a História: quando Giza liderou pesquisa Afogados

Por Nill Júnior

Um dos desafios de Danilo Simões é reverter uma tendência que dura doze anos. Esse é o tempo que faz da última pesquisa do Instituto Múltipla com liderança da oposição de Afogados da Ingazeira.

Foi em 9 de julho de 2012. O blog divulgava: “Giza larga na frente, seguida de José Patriota. Jair Almeida não pontuou”. Destacou o blog:

Pesquisa do Instituto Múltipla para o nosso blog mostra como largam os candidatos à Prefeitura de Afogados da Ingazeira. De acordo com o Instituto, em consulta realizada junto à população dias 05 e 06 deste mês, na pesquisa estimulada, em que são citados os nomes dos candidatos, a pré candidata Giza Simões (PSDB) aparece com 48% das intenções de voto contra 30% do candidato socialista José Patriota (PSB).

O candidato do PT, Jair Almeida, não pontuou. Declararam que votam branco ou nulo 6% dos eleitores. Indecisos somam 13%. Não sabem ou não opinaram 3%. A pesquisa foi registrada sob o número PE-00040/2012.

A margem de erro foi de 5,7% para mais ou para menos. Na pesquisa espontânea, em que não são citados os nomes dos candidatos para o eleitor, Giza Simões (PSDB) apareceu com 40% contra 21% de José Patriota (PSB). Totonho Valadares (PSB), então atual prefeito, foi citado por 4%. Neste cenário, 35% não sabiam ou não responderam. Jair das Baterias (PT) não pontuou.

Pesquisa Blog/Múltipla : “A escolha das cidades teve critério meramente populacional. Junte-se a isso o fato de que, tradicionalmente, os pleitos municipais costumam ser acirrados” escreveu o blog.

Afogados da Ingazeira : “segundo colégio eleitoral do Pajeú e cidade pólo da região, a cidade tem tradição de disputas polarizadas e disputadas até o último dia de campanha. Este ano, a ex-prefeita Giza Simões (PSDB) tenta seu terceiro mandato como representante da oposição e enfrenta o governista José Patriota, até bem pouco tempo Diretor Geral do Prorural, do Governo do Estado. Se opondo aos dois projetos, o PT terá pela primeira vez um candidato : Jair Almeida, o Jair das Baterias”, escreveu.

O que aconteceu: No curso da campanha, a Frente Popular foi virando a eleição, que ao final teve Patriota com 52,22% dos votos válidos, contra 46,80% da ex-prefeita e 0,98% de Jair Almeida, que desidratou ainda mais na reta final depois de um comício em que a então esposa, Fatinha, pediu votos para a candidata do PSDB.

Na eleição para vereador, o majoritário foi Cícero Miguel, com 1.309 votos.Os demais eleitos foram Zé Negão (1.277), Vicentinho (1.267), Luiz Bizorão (1.134), Augusto Martins (1.073), Raimundo do Foto (1.055), Igor Mariano (974), Frankilin Nazário (961), Renaldo lima (825) Pedro  Raimundo (735) Antonieta da Caixa (661) e Zé Carlos da FETAPE (391).

Outras Notícias

Em Itapetim, Raquel Lyra vai apoiar Anderson Lopes

Nesta quinta-feira (18), o pré-candidato à prefeitura de Itapetim pela oposição, Anderson Lopes, anunciou o apoio recebido da governadora Raquel Lyra ao seu projeto para o município. A divulgação foi feita através das redes sociais de Anderson Lopes, onde ele compartilhou detalhes de uma reunião realizada em Recife, capital pernambucana. Na ocasião, Lopes esteve acompanhado […]

Nesta quinta-feira (18), o pré-candidato à prefeitura de Itapetim pela oposição, Anderson Lopes, anunciou o apoio recebido da governadora Raquel Lyra ao seu projeto para o município.

A divulgação foi feita através das redes sociais de Anderson Lopes, onde ele compartilhou detalhes de uma reunião realizada em Recife, capital pernambucana.

Na ocasião, Lopes esteve acompanhado do deputado estadual Romero Sales Filho, consolidando laços políticos e discutindo questões para o futuro de Itapetim.

Durante o encontro, Anderson Lopes teve a oportunidade de apresentar pessoalmente à governadora alguns dos principais problemas enfrentados pelo povo de Itapetim.

Entre as demandas abordadas estão o recapeamento da PE – 263, que liga Ambó a Itapetim, e a finalização da pavimentação de São Vicente até a divisa com o estado da Paraíba. Além disso, questões relacionadas ao abastecimento de água nos distritos de Piedade e São Vicente, bem como investimentos para a agricultura local, foram discutidas.

“Recebemos também o apoio da governadora ao nosso projeto de pré-candidatura a prefeito de Itapetim. E assim, continuamos mais fortes na caminhada por um futuro melhor para nosso município”, destacou Anderson Lopes em sua publicação nas redes sociais.

Sebastião Dias e Teobaldo param para ouvir entrevista bomba do vice Zé Amaral

No momento em que o deputado Ricardo Teobaldo (Podemos) chegava a Tabira para encontro com o Prefeito Sebastião Dias (PTB), o vice-prefeito José Amaral iniciava entrevista bomba a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. Logo no início de sua fala o vice tabirense dizia que fez questão de sair para não encontrar o deputado. “Amor […]

No momento em que o deputado Ricardo Teobaldo (Podemos) chegava a Tabira para encontro com o Prefeito Sebastião Dias (PTB), o vice-prefeito José Amaral iniciava entrevista bomba a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.

Logo no início de sua fala o vice tabirense dizia que fez questão de sair para não encontrar o deputado.

“Amor por mulher acaba, imagina por homem”, disse Amaral que não perdoa Teobaldo por este não ter lhe prestado solidariedade quando precisou no momento em que enfrentou recentemente problemas de saúde. Zé infartou em junho deste ano e precisou ser levado para o Recife em junho deste ano.

O Prefeito Sebastião Dias reunido com Teobaldo, chamou até Secretários para no gabinete escutarem a entrevista de mais de uma hora.  O recado mais leve de Amaral ao Prefeito Sebastião Dias foi: “Eu como aliado já não sou coisa muito boa, e como adversário aí é que eu sou ruim”.

Tabira: segundo advogado prefeito e vice assumem com um pé dentro e outro fora do governo

Por Anchieta Santos O advogado Cesar Pessoa que acompanha a ação de Recurso Contra a Expedição de Diploma do prefeito Sebastião Dias e do vice José Amaral em Tabira falou ontem a Rádio Cidade FM. Na oportunidade Cesar apresentou o recurso já protocolado junto a Justiça Eleitoral com a acusação de improbidade administrativa praticada pelo […]

sebastiao-e-amaralPor Anchieta Santos

O advogado Cesar Pessoa que acompanha a ação de Recurso Contra a Expedição de Diploma do prefeito Sebastião Dias e do vice José Amaral em Tabira falou ontem a Rádio Cidade FM.

Na oportunidade Cesar apresentou o recurso já protocolado junto a Justiça Eleitoral com a acusação de improbidade administrativa praticada pelo vice José Amaral na cidade paraibana de Santa Cruz. “José se tornou inelegível por 6 anos a contar da data de 26 de agosto de 2016,” disse.

De acordo com o advogado o juiz tem 48hs para fazer a autuação e os citados terão 3 dias para se defender. Ele reconheceu que a chapa será empossada tranquilamente em 1º de janeiro, mas que “Sebastião e José vão assumir com um pé dentro e outro fora do governo”.

Cesar falou esperar uma decisão da justiça por nova eleição até o mês de setembro, mas admitiu que o advogado titular da ação Solon Benevides está mais otimista e confia em solução até o mês de maio/17.

Em seguida por Telefone o Secretário Flávio Marques procurou tranquilizar os aliados da chapa vitoriosa Sebastião Dias e Zé Amaral: “Eles (a oposição), estão insatisfeitos pelas 3 derrotas seguidas e agora querem atrapalhar a boa administração do Prefeito Sebastião Dias. Quero tranquilizar o povo. E não estamos dormindo. Os nossos advogados Walber Agra e Roberto Morais estão atentos. E eles vão continuar perdendo. Em 2018 vamos dar no governador deles e em 2020 0 prefeito Sebastião Dias fará o sucessor”, completou o confiante Flávio Marques.

Estudo que avalia vulnerabilidade de municípios será apresentado à comissão da covid-19

A comissão temporária da covid-19 será apresentada nesta segunda-feira (20), a partir das 10h, a um estudo que classifica os municípios em relação ao seu grau de vulnerabilidade à pandemia.  A audiência pública será em caráter remoto e poderá ser acompanhada através dos canais da TV Senado, no Youtube. A pesquisa intitulada Índice de Vulnerabilidade […]

A comissão temporária da covid-19 será apresentada nesta segunda-feira (20), a partir das 10h, a um estudo que classifica os municípios em relação ao seu grau de vulnerabilidade à pandemia. 

A audiência pública será em caráter remoto e poderá ser acompanhada através dos canais da TV Senado, no Youtube.

A pesquisa intitulada Índice de Vulnerabilidade Municipal de 2021-COVID19 foi desenvolvida pelo Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o objetivo de apoiar municípios no gerenciamento e enfrentamento da crise relacionada à crise sanitária. 

Entre os dados, o estudo considera em sua composição o Índice de Eficácia no Enfrentamento da Pandemia de Covid (IEEP), que mensura o resultado das ações de cada cidade brasileira para combater o novo coronavírus.

O debate terá como participantes o gerente do Instituto Votorantim, Rafael Luis Pompeia Gioielli; o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), Esper Georges Kallas além de representantes do BNDES, da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. 

O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Vantagem de Lula oscila para cima em sete pesquisas e aponta tendência

Apesar da divergência sobre o tamanho da vantagem de Lula (PT) sobre Bolsonaro (PL) nas principais pesquisas eleitorais, sete institutos mostram uma oscilação para cima na distância entre os dois. Além disso, o petista sobe numericamente em seis pesquisas, indicando que isso pode não ser apenas variação dentro da margem de erro. As próximas pesquisas […]

Apesar da divergência sobre o tamanho da vantagem de Lula (PT) sobre Bolsonaro (PL) nas principais pesquisas eleitorais, sete institutos mostram uma oscilação para cima na distância entre os dois.

Além disso, o petista sobe numericamente em seis pesquisas, indicando que isso pode não ser apenas variação dentro da margem de erro.

As próximas pesquisas devem apontar se há uma tendência de alta, o que beneficiaria o ex-presidente, cuja campanha vem pregando o voto útil para decidir a eleição já no primeiro turno, no dia 2 de outubro.

No Ipec, também de terça, Lula oscilou um ponto, de 46% para 47%, em relação à pesquisa de 12 de setembro, enquanto Bolsonaro permaneceu com 31%. Diferença entre ambos: 16 pontos.

Já no último Datafolha, divulgado na quinta (15), Lula se manteve estável em 45% enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para baixo, de 34% para 33%. Diferença entre ambos: 12 pontos.

O presidente Jair Bolsonaro tem enfrentado dificuldades para avançar junto a dois grandes públicos: o eleitorado feminino e aquele com renda familiar mensal de até dois salários mínimos.