Notícias

O Blog e a História: a tragédia com o poeta Zé de Mariano e família

Por Nill Júnior

Com impacto, Siena foi arremessado para tubulação da Adutora do Pajeú. Vítimas morreram com impacto.Ultrapassagem em local proibido causou colisão. Foto cedida ao blog por

Em 2 de janeiro de 2014: um choque entre um caminhão que transportava telhas, placas  OKA- 8436, de Parelhas RN e vinha no sentido Carnaíba-Flores, uma moto guiada por um morador de Flores e um Siena, placas KKG 4121, de Tabira, causou uma tragédia na PE 320 esta manhã.

Informações passadas por Cícero Robson, guarda municipal que reside em Afogados da Ingazeira e estava em uma moto  a poucos metros e testemunhou o acidente, falando à Rádio Pajeú, dão conta de que o Siena, que vinha no sentido Serra-Afogados, tentou ultrapassar a moto placa PFX- 2560, de  Ibupi, guiada por Edinailson Santos 34 anos, de Santana de Almas, município de Flores, cuja identidade foi informada pelo  blogueiro Cauê Rodrigues, também à Rádio Pajeú.

Foto0959

“Deu pra ver o caminhão com placa do Rio Grande do Norte virando. O Siena de Tabira tentou passar na moto numa lombada, bateu na moto e a moto bateu em frente do caminhão. O caminhão dilacerou motorista e a moto. O carro também bateu no caminhão e foi arremessado para o acostamento e chegou a se chocar com tubulação da Adutora do Pajeú”, disse Cícero.  “Quase fui atingido pelas telhas”, afirmou ainda em estado de choque. Com o choque com o caminhão, os ocupantes do Siena  também morreram na hora.

O motorista do caminhão foi levado para Serra Talhada bastante ferido. “No choque com o caminhão a lataria do carro de Tabira se dilacerou”, disse.

Veículo ficou totalmente destruído. Foto : Evandro Lira

Ouça o relato de Cícero Robson, de Afogados da Ingazeira, primeira testemunha do acidente, falando a este blogueiro no Programa Manhã Total (Rádio Pajeú), clicando abaixo :

 

 

As informações de Anchieta Santos na Cidade FM, confirmam as mortes dos quatro integrantes do Siena, que era guiado pelo poeta Zé de Mariano. A Polícia Militar confirmou a identidade de todos que estavam no carro. Morreram :

O poeta Zé de Mariano, a filha Mônica Madureira e a esposa, Lourdes Pereira. Tragédia acaba com família. Foto : Reprodução/Facebook

José Anchieta Pereira Lima, o  Zé de Mariano, 60 anos. Foi homenageado na última Missa do Poeta em Tabira.

Maria de Lourdes Pereira Madureira, 53 anos  : esposa de Zé de Mariano, era professora.

Poeta Zé de Mariano, conhecido por escrever sobre a natureza. Ele guiava o carro. Mulher, filha e cunhado também morreram.

Mônica Pereira Madureira, 23 anos : filha do casal, havia concluído Faculdade em Serra Talhada no fim do ano passado na UFRPE/Uast.

Emanoel Messias Madureira, 64 anos. Irmão de Lourdes e cunhado de Zé de Mariano,  foi jogador do antigo Nacional de Tabira e Atlético de Salgueiro.

Policiais Militares, Corpo de Bombeiros e muitos curiosos estão no local segundo o blogueiro Cauê Rodrigues falando à Rádio Pajeú.

As fotos, cedidas por Cícero Robson ao blog, só foram publicadas quando não representaram constrangimento ainda maior ou choque aos leitores, em respeito também às famílias das vítimas. “Queria alertar para o fato de que dois segundos representam a diferença entre a vida e a morte”, diz Cícero. O Blog recebeu iagens fortíssimas, mas decidiu não publicá-las, respeitando sua linha editorial.

O Secretário do Povo, Evandro Lira, esteve a pouco no local. Ouça os flashes para o programa Comando Geral, da Rádio Pajeú :

Caminhão, com placa do RN, transportava telhas. Motorista nao identificado foi levado para Serra Talhada. Estado seria grave, segundo informações.

A moto guiada por José Enailson Santos 34 anos, de Santana de Almas, município de Flores, cuja identidade foi informada pelo blogueiro Cauê Rodrigues, também à Rádio Pajeú.

IMG_1484

Outras Notícias

Ao responder Geni Pereira, Carlos Evandro diz pela milésima vez que incomoda muito

O ex-prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro (PSB) rebateu em entrevista a Francys Maya na Líder FM as declarações de Geni Pereira (PROS), de que não sobe no palanque do PR e PSB em Serra Talhada, nem aceita Carlos indicando a vice.  “Se ele (Geni) tem alguma coisa contra mim, eu não tenho nada contra […]

maxresdefault
Com reprodução de JÚNIOR CAMPOS

O ex-prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro (PSB) rebateu em entrevista a Francys Maya na Líder FM as declarações de Geni Pereira (PROS), de que não sobe no palanque do PR e PSB em Serra Talhada, nem aceita Carlos indicando a vice.

 “Se ele (Geni) tem alguma coisa contra mim, eu não tenho nada contra ele. Agora, ele é vinculado é a Sebastião, não é a mim não. Eu não tenho nenhuma satisfação a dar a ele não.  Eu sou do partido do governador, sou presidente do PSB e eu não vou me preocupar com fuxico e com futrica. Se ele tem problema pessoal comigo, eu não tenho nenhum contra ele”, disse.

O político socialista ainda disse estar bem nas pesquisas de opinião, mesmo travado para disputar com problemas na Justiça por contas rejeitadas. “Nas pesquisas eu me destaco em todas. Eu incomodo, eu incomodo por conta disso”, ironizou, repetindo a frase que virou um mantra quando quer rebater alguém.

Sobre a insistência de Geni em não apoiar sua participação na chapa, encabeçada pelo PR, Carlos Evandro foi direto. “Ele nunca me apoiou, sempre foi contra mim. Eu não tenho problema com ele pessoal, mas ele tem a posição política dele e eu tenho a minha. Eu não tenho nenhum motivo, pra está morrendo e jogando florzinha nele não. Sou independente de Sebastião Oliveira, só devo Satisfação ao governador, que é meu líder maior”, concluiu.

Iguaraci: projeto “quita débitos” com BNB aprovado pela Câmara

Em um dos primeiros atos como presidente da Câmara de Vereadores de Iguaracy, o vereador Manoel Olímpio colocou em votação o “Projeto Quita Débitos”, que autoriza a prefeitura a quitar junto ao BNB os debitos de 151 agricultores familiares do município. O projeto foi aprovado graças aos votos governistas em plenário. Antes, a anterior Mesa […]

Em um dos primeiros atos como presidente da Câmara de Vereadores de Iguaracy, o vereador Manoel Olímpio colocou em votação o “Projeto Quita Débitos”, que autoriza a prefeitura a quitar junto ao BNB os debitos de 151 agricultores familiares do município.

O projeto foi aprovado graças aos votos governistas em plenário. Antes, a anterior Mesa Diretora, sobre o comando de Francisco de Sales, não colocou o projeto em votação sob alegação de que ele poderia ser mais a aliado e receber emendas. Foi acusado de represália política pela eleição do próprio Manoel com votos da base de Zeinha Torres.

O pagamento dos débitos, segundo o gestor, será condicionado a assessoria técnica para evitar que ao contrair novos empréstimos eles tenham novas dificuldades.

O projeto de lei autoriza o executivo a promover o termo de repactuação e adimplemento de dívidas dos pequenos agricultores do município.

O Gerente do Banco do Nordeste, José Cidrão Torres Neto, esteve reunido com o Secretário de Administração Marcos Henrique e formalizou a parceria.

Marcos confirmou que novas operações de crédito terão orientação técnica e apoio na produção e comercialização dos produtos.

Prefeitura de Afogados inicia debate do novo plano diretor com a sociedade 

A Prefeitura de Afogados promove, de 9 a 11 de março, as reuniões setoriais do plano diretor, no auditório da Câmara de Vereadores. “Essas reuniões são importantes, pois iremos ouvir os diversos segmentos que compõem a nossa sociedade. Vamos ouvir o que cada um pensa a respeito do futuro de nossa cidade”, diz assessoria. A […]

A Prefeitura de Afogados promove, de 9 a 11 de março, as reuniões setoriais do plano diretor, no auditório da Câmara de Vereadores.

“Essas reuniões são importantes, pois iremos ouvir os diversos segmentos que compõem a nossa sociedade. Vamos ouvir o que cada um pensa a respeito do futuro de nossa cidade”, diz assessoria.

A participação é aberta a todos os cidadãos e cidadãs Afogadenses que desejarem contribuir para o futuro da cidade. 

As reuniões tem início nesta quarta (9). Confira a data e horário do seu segmento e participe:

Quarta-feira, 9 de março às 18h30 – Empreendedores da construção, loteadores e imobiliárias.

Quinta-feira, 10 de março às 8h30 – Profissionais da educação, rede pública e privada.

Quinta-feira, 10 de março às 18h30 – Ministério Público, ONGS, Associações rurais, conselhos de bairros, Concessionárias de Serviços Públicos, OAB, CREA, Conselho de Arquitetura e Urbanismo e demais conselhos profissionais.

Sexta-feira, 11 de março às 8h30 – Segmentos da cultura, turismo, esportes e religiões.

Sexta-feira, 11 de março às 18h30 – CDL, SEBRAE, Lojistas, Associações Comerciais e de serviços.

Protesto bolsonarista tem pouca adesão em Serra Talhada

PRF e PM estiveram no local garantindo a trafegabilidade na BR-232.  Por Juliana Lima  A manifestação de bolsonaristas agendada para a manhã desta quarta-feira (02) recebeu pouca adesão em Serra Talhada. Inicialmente marcado para acontecer na entrada do bairro da Malhada, na BR-232, a partir das 10h30, o protesto não vingou. Pouquíssimas pessoas foram ao local. […]

PRF e PM estiveram no local garantindo a trafegabilidade na BR-232. 

Por Juliana Lima 

A manifestação de bolsonaristas agendada para a manhã desta quarta-feira (02) recebeu pouca adesão em Serra Talhada.

Inicialmente marcado para acontecer na entrada do bairro da Malhada, na BR-232, a partir das 10h30, o protesto não vingou. Pouquíssimas pessoas foram ao local.

Desde cedo foi possível ver a presença da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM) no local, garantindo a trafegabilidade na rodovia federal, que corta a cidade de Serra Talhada.

Agora no início da tarde os manifestantes resolveram mudar da entrada da Malhada para a entrada do Residencial Vanete Almeida, também às margens da BR-232.

Cerca de 20 manifestantes se encontram reunidos no local, onde já cantaram o Hino Nacional Brasileiro. Os manifestantes são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro descontentes com o resultado das eleições do último domingo (30), quando Bolsonaro perdeu nas  urnas para o ex-presidente Lula. A diferença entre eles foi de mais de dois milhões de votos, a disputa mais acirrada da história do Brasil.

Até esse momento não há informações concretas sobre as lideranças responsáveis pelo protesto. Também não há informações se eles pretendem tentar bloquear a rodovia, o que é proibido por infringir o direito de ir e vir da população. A PRF tem ordem para desobstruir todas as rodovias do país, podendo contar com o apoio das polícias militares dos estados.

IPTU 2021: cautelar do TCE determina que Recife divulgue dados dos que anteciparem o pagamento

O conselheiro Carlos Porto, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), expediu uma medida cautelar, determinando que a Prefeitura do Recife deve dar “transparência ativa” ao Programa Emergencial que permite a antecipação voluntária do IPTU 2021 e da taxa de lixo. Pela cautelar, deverá ser publicado no Portal da Transparência “o nome completo, CPF/CNPJ e […]

O conselheiro Carlos Porto, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), expediu uma medida cautelar, determinando que a Prefeitura do Recife deve dar “transparência ativa” ao Programa Emergencial que permite a antecipação voluntária do IPTU 2021 e da taxa de lixo.

Pela cautelar, deverá ser publicado no Portal da Transparência “o nome completo, CPF/CNPJ e valor nominal do desconto obtido” dos que aderirem ao Programa Emergencial da Prefeitura. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (7).

O relator das contas da Secretaria de Finanças do Recife atendeu a uma representação do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), assinada pelo procurador Cristiano Pimentel.

Em abril, ao defender a transparência dos beneficiários do Programa Emergencial da Prefeitura, o procurador Cristiano Pimentel chegou a dizer que “o povo do Recife tem direito a saber os nomes dos empresários que estão obtendo um desconto maior de IPTU graças ao coronavírus”.

A cautelar tomou por base declarações do próprio prefeito, em defesa assinada para o TCE, de que o Programa não tinha natureza tributária. O secretário de Finanças do Recife alegou que não poderia divulgar as informações pelo artigo 198 do Código Tributário Nacional.

“O Prefeito do Recife, na defesa no Processo TC 2052540-0 sobre o mesmo Programa Emergencial, asseverou que não se trata de matéria tributária, nem de tributo, afastando a aplicação de normas tributárias e de Direito Financeiro ao referido Programa Emergencial”, diz trecho da decisão.

O relator considerou que não existe qualquer regra de sigilo tributário, no caso.

“Por não se tratar de tributo, nem de matéria tributária, acatando a posição do Prefeito e do Procurador Geral do Município, não se aplica a norma de sigilo fiscal, invocada erroneamente pelo Secretário de Finanças do Recife no Ofício 097/2020 – GSF”, decidiu o relator.

Carlos Porto comparou a questão com o Programa Bolsa-Família, do Governo Federal, que desde 2004 divulga na Internet nome completo, CPF e valores obtidos pelos beneficiários do programa.

“Por exemplo, que a lei federal que criou o Programa Bolsa Família (Lei Federal 10.836, de 9 de janeiro de 2004, art. 13) prevê que deve ser de acesso público a lista dos beneficiários, com os respectivos valores transferidos, que essa divulgação é feita em meios eletrônicos — a relação pode ser vista no site da Caixa Econômica Federal (Caixa) e também no Portal da Transparência, de responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU), não cabendo a Prefeitura do Recife distinguir transparência para programas de pessoas carentes e sigilo para pessoas de alto poder aquisitivo, como neste caso”, decidiu Carlos Porto.

O MPCO também disse que não faria sentido dar “transparência ativa” para os “pobres do Bolsa-Família” e a Prefeitura do Recife “criar um programa em que os nomes dos grandes empresários beneficiados com um desconto 50% maior sejam sigilosos”. O MPCO se baseou, na sua representação, em uma decisão do STF de 2015, que afastava sigilo de empréstimos do BNDES para grandes empresas.

A decisão cautelar terá validade obrigatória até ser apreciada pela Segunda Câmara do TCE, composta por três conselheiros.

Segundo o texto da decisão, foi determinado ao “Secretário de Finanças, José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira, que adote as providências elencadas abaixo, sob pena de multa, nota de improbidade e rejeição de contas”.

O prazo para as informações começarem a ser incluídas no site da Prefeitura será de 5 (cinco) dias úteis, segundo a decisão.