O Blog e a História: a eleição de Jarbas por mais de um milhão sobre Arraes
A foto é da chegada do então candidato ao governo do estado, Jarbas Vasconcelos, em setembro de 1998 ao Pajeú, onde teria agenda de campanha.
No registro, como quem tira uma selfie, o hoje coordenador da Ciretran, Heleno Mariano. Com ele, seu irmão, o Deputado Estadual Antonio Mariano, o ex-prefeito de Tabira Rosalvo Sampaio, o Mano, e ao fundo, o ex-conselheiro tutelar Hominho.
Essa eleição foi marcada pela vitória acachapante de Jarbas sobre o então governador Miguel Arraes, no primeiro turno, com 1.809.792 votos contra 744.280 do socialista.
Jarbas ganhou em 133 municípios e Arraes, em apenas 52. Naquele ano, Fernando Henrique Cardoso também bateu Lula no primeiro turno.
Antonio Mariano (PFL) foi reeleito àquele ano para a Alepe com 28.132 votos. O Pajeú ainda teve o mandato de Zé Marcos (PFL), que obteve 29.091 votos. Com 20.085 votos, Orisvaldo Inácio (PSB) ficou na suplência.
Augusto César, de Serra Talhada, foi eleito por média, com 15.559 votos. João Duque de Souza Filho, ficou na suplência com 7.161 e Gilberto Rodrigues também, com 6.754 votos.
Registre-se, o Senador tem ficado mais fora dos holofotes por conta de problemas de saúde. Está no seu segundo mandato de Senador por Pernambuco. Tem 78 anos.