O blog e a história: a construção de Brotas
O registro é do coordenador da Ciretran, Heleno Mariano e foi entregue ao blog.
Mostra ele e o hoje Secretário de Infraestrutura, Silvano Brito, acompanhando a construção da Barragem de Brotas, nosso grande símbolo hídrico e responsável pela cidade e parte da região do Pajeú que temos hoje.
Chama a atenção o estágio da obra, ainda sem o sangradouro, com um grande vão entre as estruturas laterais. Na época em que a foto foi tirada, o irmão de Heleno, Antônio Mariano de Brito, já tinha protagonismo político como ex-prefeito e liderança do município.
Já Silvano, o Bombinha, viu o irmão, Silvério Brito ser o prefeito a entregar a Barragem juntamente com governador Eraldo Gueiros Leite.
Mesmo sendo menor que a Barragem da Ingazeira, Serrinha e algumas outras, é uma espécie de símbolo hídrico da região. Porque se ela sangrar é sinal de que o inverno foi bom. Ela também já simbolizou as secas, como quando perdeu todo seu volume no fim de 2017.
A barragem é tida como uma das obras hídricas mais importantes do Pajeú e Sertão do Estado, abastecendo dois dos municípios com maior população urbana da região, Afogados e Tabira.
Foram determinantes para sua construção o governador Eraldo Gueiros Leite, o engenheiro Mário Antonino e o tuparetamense Francisco Perazzo, então Secretário daquele governo. A construção da Barragem teve início em 1974 e o seu término ocorreu no ano de 1976.