O registro é do coordenador da Ciretran, Heleno Mariano e foi entregue ao blog.
Mostra ele e o hoje Secretário de Infraestrutura, Silvano Brito, acompanhando a construção da Barragem de Brotas, nosso grande símbolo hídrico e responsável pela cidade e parte da região do Pajeú que temos hoje.
Chama a atenção o estágio da obra, ainda sem o sangradouro, com um grande vão entre as estruturas laterais. Na época em que a foto foi tirada, o irmão de Heleno, Antônio Mariano de Brito, já tinha protagonismo político como ex-prefeito e liderança do município.
Já Silvano, o Bombinha, viu o irmão, Silvério Brito ser o prefeito a entregar a Barragem juntamente com governador Eraldo Gueiros Leite.
Mesmo sendo menor que a Barragem da Ingazeira, Serrinha e algumas outras, é uma espécie de símbolo hídrico da região. Porque se ela sangrar é sinal de que o inverno foi bom. Ela também já simbolizou as secas, como quando perdeu todo seu volume no fim de 2017.
A barragem é tida como uma das obras hídricas mais importantes do Pajeú e Sertão do Estado, abastecendo dois dos municípios com maior população urbana da região, Afogados e Tabira.
Foram determinantes para sua construção o governador Eraldo Gueiros Leite, o engenheiro Mário Antonino e o tuparetamense Francisco Perazzo, então Secretário daquele governo. A construção da Barragem teve início em 1974 e o seu término ocorreu no ano de 1976.
O empresário Paulo Manu comentou ontem falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM a perda de R$ 250 mil reais pelo Governo Sebastião Dias (PTB), recurso conquistado por uma das emendas do deputado Gonzaga Patriota, para a reforma da Praça Gonçalo Gomes. “A perda foi por incompetência e proposital. Meu nome estava sendo lembrado […]
O empresário Paulo Manu comentou ontem falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM a perda de R$ 250 mil reais pelo Governo Sebastião Dias (PTB), recurso conquistado por uma das emendas do deputado Gonzaga Patriota, para a reforma da Praça Gonçalo Gomes.
“A perda foi por incompetência e proposital. Meu nome estava sendo lembrado para ser candidato contra ele. Pensando em me prejudicar, o prefeito não se interessou em enviar a documentação, prejudicando a população”, disse Paulo, que completou dizendo que a emenda que ficou não será suficiente para reformar a principal Praça da cidade.
A vice-prefeita Genedy Brito disse que antes de se pronunciar, iria procurar o deputado Gonzaga Patriota. O Presidente da Câmara Marcos Crente criticou o Prefeito Sebastião Dias pela perda dos recursos.
Ele ainda juntou o poeta ao ex-prefeito Dinca, este por se negar a assinar recibos de pagamento pela perfuração de poços, prejudicando o município de receber recursos do FEM. “Está provado, nem Dinca nem Sebastião tem condições mais de governar nosso município”, afirmou Marcos Crente.
As pontes do centro do Recife amanheceram nesta segunda-feira (22) com faixas alertando a população para o risco da reabertura das escolas sem vacina. O sindicato dos profissionais da educação municipal, o Simpere, realizou este ato simbólico reivindicando escolas fechadas até que os professores e administrativos sejam vacinados, e auxílio emergencial para a comunidade escolar […]
As pontes do centro do Recife amanheceram nesta segunda-feira (22) com faixas alertando a população para o risco da reabertura das escolas sem vacina.
O sindicato dos profissionais da educação municipal, o Simpere, realizou este ato simbólico reivindicando escolas fechadas até que os professores e administrativos sejam vacinados, e auxílio emergencial para a comunidade escolar atendida pela rede municipal.
A campanha está nas ruas desde o dia 15 de fevereiro, com outdoors, anúncios no rádio e nos canais de televisão, e carros de som pedindo para que os pais, mães e responsáveis não levem seus filhos para as escolas. Foi pensando nas famílias que necessitam deixar os filhos na escola para trabalhar que o sindicato passou a reivindicar a volta do auxílio emergencial.
ESCOLAS ABERTAS, SÓ COM VACINA
Para os trabalhadores em educação, a possibilidade de volta às atividades presenciais neste momento gera insegurança.
“É uma política genocida de Paulo Câmara e de João Campos. Abrir as escolas agora é condenar os trabalhadores, o porteiro, a merendeira, as professoras, administração, gestão e a comunidade escolar a um verdadeiro matadouro”, denuncia a Coordenadora Geral do Simpere, Claudia Ribeiro.
Fevereiro começou com a marca de 3 mil vítimas fatais da covid-19 no Recife, aceleração em 20% de novos contágios e a ameaça da variante P1 de Manaus, ainda mais violenta e contagiosa.
Festa de Momo terá inúmeras atrações. Trabalho será acompanhar tudo. Veja programação A Prefeitura de Afogados da Ingazeira fechou ontem os últimos detalhes para a realização de um dos maiores e mais animados carnavais do interior do Estado. Serão seis dias de festa, com descida de trios, blocos, troças, mela-mela e orquestra de frevo. E, […]
Festa de Momo terá inúmeras atrações. Trabalho será acompanhar tudo. Veja programação
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira fechou ontem os últimos detalhes para a realização de um dos maiores e mais animados carnavais do interior do Estado. Serão seis dias de festa, com descida de trios, blocos, troças, mela-mela e orquestra de frevo.
E, mais uma vez, apostando na valorização do personagem maior da nossa folia: o Tabaqueiro. “Essa foi uma aposta que se mostrou acertada, desde 2013. Evoluímos ano a ano, nosso carnaval ganhou ainda mais força, e hoje, podemos comemorar a divulgação do tabaqueiro para todo o Estado, com a inclusão do nosso carnaval na programação oficial da folia em Pernambuco,” destacou o Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira, que foi Secretário de Cultura no início desse processo de valorização e fortalecimento da tradição dos tabaqueiros.
“O nosso carnaval cresceu tanto, que apenas um trio não daria mais conta do grande número de blocos que sairá este ano. Serão dois trios, o Xavante e o Naja, para atender a demanda desse que será, tenho certeza, um carnaval para entrar na história de nossa cidade e do Pajeú, avaliou Edygar Santos, Secretário Municipal de Cultura. Turismo e Esportes. Segundo Edygar, há a previsão de uma grande ocupação de leitos em hotéis e pousadas por foliões que virão de outras cidades do Pajeú, de Pernambuco, e até de cidades vizinhas na Paraíba.
Confira a programação completa:
Quinta-feira, 20 de Fevereiro
19h – Bloco Leão do Norte (Rua Henrique Dias, em frente ao mercado público). Atrações: Orquestra Show de Frevo e DJ W.Rocha
Sexta-feira, 21 de Fevereiro
14h – Bloco do Povão (Pólo campo do nascente)
16h – Bloco cozinhando o galo. Concentração no polo dos tabaqueiros (Rua Professor Vera Cruz), saindo em direção à Avenida Rio Branco, acompanhando a abertura oficial do Carnaval de Afogados.
16h – Abertura Oficial do carnaval Tradição dos Tabaqueiros:
Concentração em frente à coletoria (Avenida Rio Branco). Descida com o Trio elétrico Naja. Participação de blocos, troças, tabaqueiros e escolas, além das majestades do Carnaval 2020. Animação da Orquestra Show de Frevo.
20h – Bloco Bando de Loucos. Concentração no primeiro canteiro da Avenida Rio Branco, com descida no Trio Naja. Atrações: Júnior Barão e DJ W.Rocha.
Orquestra Show de Frevo
Sábado, 22 de Fevereiro
8h – Bloco Quero a “Véa”. Concentração na Rua Décio Amaral Padilha (nº 253). Descida às 10h, pelas principais ruas da cidade.
11h – Bloco Asa no Frevo, na AABB. Atrações: Marcos e Pavão e Orquestra Show de Frevo.
14h – Bloco do Povão, no polo do campo do nascente.
14h – Bloco das Virgens. Concentração no ateliê de Luciano Pires (Rua Pedro Pires). Atração: WF e Banda. Concurso de virgens, a partir das 15h.
16h – Bloco Giza Simões. Concentração na Rua José de Sá Maranhão. Desfile pela Rua Sete de Setembro, no Bairro São Francisco.
17h – Arrastão das Virgens até a Avenida Rio Branco para descida com o Trio Naja.
18h – Bloco O Bicho. Concentração na Avenida Rio Branco (nº 144). Descida às 20h, com Trio Naja na Avenida e a animação de Márcio Dhuka.
21h – Orquestra Show de Frevo, no Polo do Frevo (Praça de Alimentação).
22h – Bloco A Onda, saída do Polo do campo do nascente. Atração: Papazzoni.
Domingo, 23 de Fevereiro
09h – Bloco do Sal. Concentração na Rua Décio Campos (ao lado da Secretaria de Administração), com banho de bica e mela-mela. Atração: Paulo Márcio.
09h – Bloco Gava Folia, no Clube Campestre. Atração: Carla Alves.
09h – Bloco da Vila Pitombeira. Concentração na Rua Cândida de Andrade Lima, com banho de bica. Atração: Quarteto do Samba.
09h – Bloco O Bicho. Concentração na Avenida Rio Branco (nº 144). Descida às 10h, com Harry Estigado.
10h – Tradicional futebol das Virgens. Concentração na Rua Berta Celi, às 7hs, e em seguida desfile pelas ruas do Bairro Sobreira/COHAB até o campo do COHABÃO.
Atração: WF e Banda
10h – Bloco Enchendo e Derramando. Concentração na Rua Sete de Setembro, Bairo São Francisco, com desfile pelas principais ruas do bairro.
11h – Bloco Nem Com Uma Flor, na comunidade de Serra Vermelha, zona rural de Afogados.
11h – Bloco A turma da Mônica, na AABB, com Marcos & Pavão.
12h – Bloco Jegue Elétrico. Concentração na Rua Gustavo Fittipaldi (em frente à Igreja do São Sebastião). Saída às 15hs pelas principais ruas do centro. Atração: DJ W. Rocha.
12h – Polo Clube Campestre, com a cantora Carla Alves.
14h – Bloco do Povão, no polo campo do nascente.
14h – Concentração dos Tabaqueiros, no Polo dos tabaqueiros (Rua Professor Vera Cruz). Animação: Gustavo Pinheiro.
14h – Bloco Cazá, Cazá. Concentração no Polo dos Tabaqueiros. Descida às 17h, pela Avenida Rio Branco. Atração: Paulo Márcio.
15h – Bloco Uni-duni-tê. Concentração em frente à coletoria, na Avenida Rio Branco. Desfile até a praça de alimentação.
16h – Bloco Uz Aglutinados. Concentração na Rua Senador Paulo Guerra. Desfile pela Avenida Rio Branco.
18h – Descida do Trio Naja com o Bloco dos Tabaqueiros e outros blocos.
Atração: WF e Banda
19h- Concurso dos Tabaqueiros. Polo dos Tabaqueiros, na Rua Professor Vera Cruz. 21h – Orquestra Show de Frevo (Polo do Frevo, na Praça de Alimentação).
22h – Bloco A Onda. Saída do Polo campo do nascente. Atração: Eric Land.
Bloco A Onda
Segunda-feira, 24 de Fevereiro
11h – Bloco Os Grilados. Concentração no Bar de Grilinho, na Rua Décio Amaral Padilha. Atração: Orquestra Show de Frevo.
11h – Genival Versátil, no Polo AABB.
12h – Bloco Mela-Mela. Concentração na Farmácia São Luiz, no Bairro São Francisco. Desfile pelas principais ruas do bairro, com trio Naja. Atrações: DJ Pedro Beckman e Banda Vizzu.
12h – Quarteto do Samba, no Polo Campestre.
14h – Bloco Tô na Folia. Concentração no Bar de Dona Diná, com descida às 17h até a Avenida Rio Branco. Atrações: Harry Estigado e Tuca Barros.
14h – Bloco do Povão, no Polo Campo do Nascente.
18h – Bloco O Bicho. Concentração na Av. Rio Branco (nº 144). Descida às 20h com Trio Naja. Atração: NathyBlue
19h – Concurso de Fantasias Infantis, no Polo do Frevo (Praça de Alimentação)
20h – Orquestra Show de Frevo, no Polo do Frevo (Praça de Alimentação)
22h – Bloco A Onda. Saída do Polo campo do nascente. Atração: Aldair Playboy.
Terça-feira, 25 de Fevereiro
09h – Bloco do Povão, no Polo do campo do nascente.
10h – Bloco A Onda. Saída do Polo do campo do nascimento.
Atração: Avine Vinny
11h – Carla Alves, no Polo AABB.
12h30 – Genival Versátil, no Polo Campestre.
15h – Bloco A cobra vai subir. Concentração no bar de Diná, com descida às 17h. Descida com o Trio Naja. Atrações: Orquestra Show de Frevo e Banda Vizzu.
20h – Bloco Bora Pra Frente. Descida pela Avenida Rio Branco com o Trio Xavante. Atração: Fulô de Mandacaru.
22h- Orquestra Show de Frevo, no Polo do Frevo (Praça de Alimentação)
País passou da 4ª para a 9ª colocação entre os maiores destinos de recursos produtivos; fluxo global caiu ao nível mais baixo desde a crise financeira de 2008. O Investimento Estrangeiro Direto (IED) no Brasil caiu 12% em 2018, mostraram dados do Monitor de Tendências de Investimentos Globais, divulgados pela Conferência das Nações Unidas sobre […]
País passou da 4ª para a 9ª colocação entre os maiores destinos de recursos produtivos; fluxo global caiu ao nível mais baixo desde a crise financeira de 2008.
O Investimento Estrangeiro Direto (IED) no Brasil caiu 12% em 2018, mostraram dados do Monitor de Tendências de Investimentos Globais, divulgados pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
O IED mede o capital investido por estrangeiros em um país. Ele é considerado por economistas como o “bom investimento”, já que os recursos vão para o capital produtivo (construção de fábricas, infraestrutura, empréstimos e fusões e aquisições).
O fluxo de recursos no Brasil passou de US$ 68 bilhões, em 2017, para US$ 59 bilhões no ano passado. Este montante ficou bem abaixo das expectativas de economistas do mercado, que previam que o país iria atrair US$ 75 bilhões no período.
Com a queda, o Brasil passou da quarta para a nona colocação entre os principais destinos de IED no mundo – atrás da Austrália, Holanda e Espanha, segundo o ranking preliminar da Unctad (veja o ranking completo).
O Tradicional Bloco do Zé Pereira atraiu, neste sábado, em Flores, no Sertão do Pajeú, milhares de foliões que não se intimidaram com a forte chuva que molhou o solo sertanejo durante o trajeto do casal de bonecos, mais aguardado pelos amantes do tradicional bloco carnavalesco da cidade que, aguardavam ansiosos no centro da cidade, […]
O Tradicional Bloco do Zé Pereira atraiu, neste sábado, em Flores, no Sertão do Pajeú, milhares de foliões que não se intimidaram com a forte chuva que molhou o solo sertanejo durante o trajeto do casal de bonecos, mais aguardado pelos amantes do tradicional bloco carnavalesco da cidade que, aguardavam ansiosos no centro da cidade, para entrar na brincadeira de descobrir quem estavam por trás das máscaras gigantes de Zé Pereira e Juvenal.
Tudo começou, por volta das 18h30, com a concentração que, reuniu grupos da terceira idade de várias localidades do município, além de crianças, jovens e adultos que aguardavam o início da festa, ao som da orquestra de frevo formada por músicos da filarmônica local.
“Flores este ano está resgatando o verdadeiro carnaval de rua. O frevo, as marchinhas de carnaval… isso é importante, por que estava se apagando da memória da juventude. Você viu a participação de jovens, adultos e idosos”, destacou o servidor federal e folião, Damião Santana.
O desfile de Zé Pereira e Juvenal foi abrilhantado pelo carro alegórico que levava o rei e a rainha do Carnaval 2018, intitulado pela prefeitura de ‘Carnaval Socializando’. “Um Carnaval feito de forma muito carinhosa e especial, para as famílias florenses”, destacou Lucila Santana, Secretária de Turismo e Eventos.
Após o percurso, Zé Pereira e Juvenal, o rei e a rainha subiram ao palco montado no centro da cidade, para saudar o público que lotou o espaço reservado pela organização, para receber a multidão de foliões, que ‘brigavam’ pelo lugar mais perto do casal. O objetivo era descobrir, quem estava por trás das máscaras gigantes de Zé Pereira e Juvenal.
O momento no palco, ainda foi marcado pelo desfile das virgens. As mais belas receberam premiação em dinheiro. Foi uma linda festa! Revelada a identidade de Zé Pereira e Juvenal, a festa carnavalesca ficou por conta da Orquestra de Frevo Edição Extra, que manteve o som do frevo até a madrugada deste domingo.
Você precisa fazer login para comentar.