Notícias

No Twitter, Cunha diz que anotação de assessor de Delcídio é um absurdo

Por Nill Júnior

cunha_twitterO presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou neste domingo (29), por meio de sua conta no microblog Twitter, que é “um verdadeiro absurdo e parece até armação aparecer uma anotação com uma pessoa que não conheço citando coisas inexistentes”.

Cunha refere-se ao documento que foi encontrado na casa do chefe de gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), Diogo Ferreira, pela Polícia Federal, com uma escrita no verso, indicando o suposto pagamento de R$ 45 milhões do BTG para ele em troca de uma emenda à Medida Provisória 608.

O documento foi citado pela Procuradoria Geral da República (PGR) na conversão da prisão do banqueiro André Esteves e de Diogo Ferreira – que foi acolhido neste domingo pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki.

“Desminto o fato e coloco sob suspeição essa anotação. E incrível transformar uma anotação em acusação contra mim. E mais, citam um suposto encontro com pessoas que não conheço e assim como não conheço esse assessor do Delcidio”, afirmou Eduardo Cunha no Twitter.

“Repito, o fato é falso, assim como estou achando isso uma armação. Por que não esclareceram com o tal assessor essa anotação? Amanhã qualquer um anota qualquer coisa sobre terceiros e vira verdade? Desafio a provarem qualquer emenda minha que tenha sido aprovada nessa MP. Desafio a encontrarem qualquer participação minha em discussão dessa MP”, continuou o deputado.

“Nada mais do que uma anotação encontrada com um assessor de Delcídio que nem sei se é verdadeira. Devem perguntar a esse assessor. Estranho também que no dia 8 de novembro tinha já saído uma nota plantada disso e desmentida por mim. Isso está cheirando a armação. Estou revoltado com essa divulgação absurda de um fato absurdo, é falso”, afirmou Cunha.

“Tinha duas emendas a essa MP que foram rejeitadas. Uma para acabar com exame da OAB. A outra era exatamente o contrário do que estão acusando. Tirar a possibilidade do tal benefício que me acusam de aprovar. Ou seja, uma anotação que não se é verídica me acusa de aprovar emenda ao contrário da emenda que apresentei e que foi rejeitada. Ou seja, propus o contrário do que essa suposta acusação acusa”, escreveu o deputado em uma série de mensagens na rede social. (G1)

Outras Notícias

Público de 50 mil acompanha abertura do São João de Caruaru

Iniciou a festa do Maior e Melhor São João do Mundo. A abertura oficial do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi realizada neste sábado (1º) na Estação Ferroviária e no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. A primeira noite contou com shows da Orquestra de Pífanos de Caruaru e o maestro Mozart Vieira, […]

Iniciou a festa do Maior e Melhor São João do Mundo. A abertura oficial do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi realizada neste sábado (1º) na Estação Ferroviária e no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

A primeira noite contou com shows da Orquestra de Pífanos de Caruaru e o maestro Mozart Vieira, Elba Ramalho e Mano Walter.

A Orquestra de Pífanos e o maestro Mozart Vieira foram as primeiras atrações da festa.

Com cerca de 120 integrantes, os músicos apresentaram um repertório com músicas dos compositores caruaruenses como Carlos Fernando, Lídio Cavalcanti e Onildo Almeida.

Durante a apresentação, a Orquestra homenageou os 100 anos de Sebastião Biano, da Banda de Pífanos de Caruaru, o centenário do Sport Club do Central e a cantora a Elba Ramalho pelos 40 anos de carreira.

Elba Ramalho também se apresentou na abertura do São João. A artista cantou clássicos de Gonzagão e Dominguinhos, e fez uma homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro.

Segundo a paraibana, o amor pela cidade de Caruaru é muito grande. ” Estar e cantar no São João de Caruaru é sempre uma realização pessoal, eu amo essa cidade”, fala.

Com informações do G1 Caruaru

Sileno: PSB trabalha para que João Campos seja candidato a governador de Pernambuco

Presidente estadual do partido reforçou que, em 2026, será apresentado um projeto “muito diferente do que está implantado hoje no estado” O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, confirmou, nesta segunda-feira (13), em entrevista à Rádio Folha, que o partido está trabalhando para que João Campos seja candidato a governador de Pernambuco nas eleições […]

Presidente estadual do partido reforçou que, em 2026, será apresentado um projeto “muito diferente do que está implantado hoje no estado”

O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, confirmou, nesta segunda-feira (13), em entrevista à Rádio Folha, que o partido está trabalhando para que João Campos seja candidato a governador de Pernambuco nas eleições de 2026. Embora tenha enfatizado que o prefeito está focado em seu trabalho no Recife e que o Palácio do Campo das Princesas é que tem antecipado essa discussão, o dirigente garantiu que o PSB vai defender um projeto novo e “muito diferente do que está implantado hoje no estado” e avaliou que João Campos é o melhor nome para representar essas bandeiras.

“Para o partido, e falo como presidente do partido no estado, a gente tem, sim, um desejo muito grande de que o prefeito João Campos venha a assumir o papel de candidato a governador de Pernambuco. E esse desejo, pelo que a gente vê, não é apenas do PSB. É um desejo de uma boa parte da população de Pernambuco, que tem se manifestado através de várias pesquisas de diferentes institutos”, declarou. 

“A nossa intenção é que João Campos seja o nosso candidato a governador. O PSB vai ter candidato a governador. O PSB vai defender um projeto novo para Pernambuco, muito diferente do que está implantado hoje, e a gente torce que esse candidato seja o prefeito João Campos”, complementou Sileno.

O presidente do PSB enalteceu João Campos pela “capacidade de realizar, pela disposição de liderar pautas importantes e pela nova forma de enfrentar velhos problemas”. “Ao longo de seus cinco anos de mandato, tem demonstrado isso não apenas para Pernambuco, mas para o Brasil inteiro. João Campos é um dos principais quadros da centro-esquerda do Brasil, é o presidente nacional do PSB, tem uma interlocução direta com todas as lideranças políticas do nosso campo no país e, do ponto de vista da gestão, tem capacidade de fazer entregas, como vem fazendo ao longo desses anos no Recife”, afirmou.

Sileno declarou ainda que, com um candidato competitivo, o PSB tende a reproduzir essa força também na montagem de chapas e acrescentou que “tem sido procurado por diversas lideranças de todas as regiões do estado buscando um mandato” na Assembleia ou na Câmara “pelo PSB”. 

Em 2022, o partido fez a maior bancada nessas duas casas. Em 2024, além de reeleger o prefeito João Campos com a maior votação da história do Recife e uma das maiores do Brasil, a força da sigla viabilizou a ocupação de 40% das cadeiras da Câmara Municipal por vereadores do PSB.

Por fim, Sileno descartou haver similaridades entre os cenários de 2006 e de 2026 no que concerne a um palanque duplo do presidente Lula (PT) em Pernambuco. “Em 2006, estávamos falando de Eduardo Campos e Humberto Costa. Hoje são bem diferentes os personagens. 

Hoje a gente está falando de João Campos e outro personagem que está muito longe de ser Eduardo Campos ou Humberto Costa na relação política, na dimensão nacional, na lealdade e reconhecimento ao que o presidente Lula vem fazendo aqui no estado nesses anos. Não creio nesse movimento. Acho muito diferente. Os personagens de 2006 são completamente diferentes da personagem de 2026”, finalizou.

Barragem da Transposição: Ministério diz que situação foi controlada

Uma família precisou ser removida, diz nota. Recomendações do MPF da PB serão seguidas, garantem Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional que trabalharam a noite inteira para conter o vazamento no reservatório Barreiro, em Sertânia (PE), atestam as condições de segurança da barragem. É o que diz o Ministério da Integração em nota ao […]

Uma família precisou ser removida, diz nota. Recomendações do MPF da PB serão seguidas, garantem

Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional que trabalharam a noite inteira para conter o vazamento no reservatório Barreiro, em Sertânia (PE), atestam as condições de segurança da barragem. É o que diz o Ministério da Integração em nota ao blog.

A estrutura fica localizada entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O vazamento foi contido durante a madrugada deste sábado (4), diz o Ministério.

“Eliminamos o risco de vazamento. Todo o barramento já foi verificado e não foi atingido. A segurança está mantida”, afirmou o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, em entrevista na tarde deste sábado.

O secretário também confirmou que o Ministério da Integração e o Consórcio seguirão integralmente as recomendações do Ministério Público Federal de Monteiro (PB), na Paraíba.

Pádua destacou, ainda, que algumas medidas já estão sendo tomadas, a exemplo das ações emergenciais. As demais recomendações serão adotadas ao longo da próxima semana. Leia mais.

De

Antônio de Pádua, do Ministério da Integração

acordo com o secretário, há cerca de 50 profissionais habilitados integrando a equipe do Ministério no local para diagnosticar as causas do vazamento.

“Estamos fazendo uma série de testes e preparando um diagnóstico definitivo. A nossa preocupação em primeiro lugar é com a segurança da população e da obra”, disse Antônio de Pádua.

Como as casas não foram afetadas, apenas uma família foi removida, mas já retornou à residência, diz a nota.

TCE disponibiliza hotsite com resultado de auditoria em escolas municipais

O Tribunal de Contas disponibilizou uma página no site da instituição com todas as informações sobre a auditoria realizada nas escolas públicas dos 184 municípios de Pernambuco, que mostrou a infraestrutura das unidades de ensino municipais. Clique aqui para acessar. Na página, o cidadão pode consultar os relatórios feitos pelos auditores sobre cada uma das […]

O Tribunal de Contas disponibilizou uma página no site da instituição com todas as informações sobre a auditoria realizada nas escolas públicas dos 184 municípios de Pernambuco, que mostrou a infraestrutura das unidades de ensino municipais. Clique aqui para acessar.

Na página, o cidadão pode consultar os relatórios feitos pelos auditores sobre cada uma das 800 escolas visitadas, bem como os encaminhamentos a partir de um painel que reúne os principais problemas identificados.

É possível acessar, ainda, o resumo das ações e as legislações atinentes ao assunto.

“A Escola de Contas realizou o apoio necessário para a elaboração da página em que é possível fazer consultas customizadas e de acordo com a busca de informações de interesse do cidadão”, explicou Adriana Arantes, Responsável pela Coordenadoria de Controle Externo do TCE.

O trabalho realizado pela equipe de fiscalização e divulgado em setembro passado apontou problemas estruturais em pelo menos 60% das unidades de ensino municipais inspecionadas. Segundo Adriana, o objetivo central da ação é a promoção da qualidade de vida e das condições de aprendizado dos estudantes, o que vai muito além da responsabilização de gestores.

“Todos os relatórios de auditoria estão acompanhados de fotografias e evidências coletadas pelas equipes. Além disso, é importante destacar que o levantamento foi realizado no primeiro ano de mandato das gestões sendo uma grande oportunidade de construir um plano de ação sólido”, disse Adriana.

Atualmente o TCE vem firmando termos de ajuste de gestão – TAGs, com as prefeituras, definindo ações e prazos para correção dos problemas identificados. Já assinaram acordos as prefeituras de Aliança e Cumaru. Na próxima quarta-feira (17) está prevista a assinatura do termo com a prefeitura de Agrestina. A implementação das ações será acompanhada pelo Tribunal.

Confira alguns dos problemas identificados pela auditoria: 34% das escolas inspecionadas têm banheiros para uso exclusivo dos alunos; em 32% delas há estruturas separadas para meninos e meninas; quase 90% não dispõem de banheiros adaptados para quem precisa de cadeira de rodas; 46% das 800 escolas visitadas têm sabonete para higienização das mãos; cerca de 7% das escolas inspecionadas não têm conexão com a internet; 85% contam com fossas ou sumidouros como sistema de esgotamento sanitário; 53% das escolas não têm espaços de aula acessíveis para cadeirantes; em 5% dos estabelecimentos não há fornecimento de energia elétrica; 79,4% das salas dispõem de ponto de iluminação artificial funcionando; em 45% delas, há material de orientação sobre medidas de proteção contra o novo coronavírus, a exemplo de cartazes e banners; tapetes para sanitização de calçados estão presentes em 32% das unidades e, em 33%, há fornecimento de máscaras aos alunos.

Desembargador decide que campanha de Paulo não pode mais ligar Armando a Temer

A Justiça determinou hoje que a campanha de Paulo Câmara está impedida de associar Armando à imagem de Michel Temer. A informação é da coligação de Armando Monteiro em nota. Desde o começo do atual processo eleitoral que a comunicação da Frente Popular tem feito a ligação entre o palanque de Armando e o presidente. Segundo […]

Cá pra nós, caro leitor, “como é bom ser amado…”

A Justiça determinou hoje que a campanha de Paulo Câmara está impedida de associar Armando à imagem de Michel Temer.

A informação é da coligação de Armando Monteiro em nota. Desde o começo do atual processo eleitoral que a comunicação da Frente Popular tem feito a ligação entre o palanque de Armando e o presidente.

Segundo o texto da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que teve como relator o desembargador Gabriel Cavalcanti, as expressões usadas pela campanha de Paulo são “manifestamente inverídicas”.

“A verdade prevaleceu. Armando sempre foi pautado pela ética e coerência política. Tentaram de todas as formas difamá-lo, mas agora a Justiça apresentou um posicionamento definitivo e as mentiras contra ele estão proibidas”, disse o coordenador jurídico de Armando, Walber Agra.

Na realidade, diz a coligação, o partido de Michel Temer, o MDB, está na coligação de Paulo Câmara, participando inclusive da chapa majoritária.