Notícias

No Rádio, Lula diz que quer voltar à PB para “inaugurar” eixo norte da Transposição

Por Nill Júnior
Lula, em reprodução de imagem da entrevista que concedeu de seu gabinete.

Ex-presidente lembrou conversa com Bispo de Afogados sobre questão hídrica e falou sobre 2018. “tô fazendo musculação pra me preparar”

Em entrevista à Rádio Arapuan, retransmitida para uma rede de emissoras, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relembrou a viagem recente a Monteiro e disse desejar estar de novo no Estado para “inauguração popular” do eixo norte da Transposição. “Fiquei que depois de Monteiro a água tenha chegado a Campina Grande. Espero que o governador Coutinho, mais o pessoal do PT, da Igreja, do PSB, do movimento social faça a mesma coisa quando chegar no eixo Norte do Estado da Paraíba”.

Lula fez defesa da Transposição e falou dos desafios enfrentados para destravar a obra. Fez referência às medidas adotadas antes da chegada da água e citou uma conversa que teve com o então Bispo Diocesano Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho.

“Enquanto não fizemos a transposição começamos o programa das cisternas que começou com a Igreja. Lembro de um debate que fazia em Afogados da ingazeira com o Bispo. Nós inauguramos com a então Presidenta Dilma quase um milhão e 400 mil cisternas para diminuir o sofrimento do povo nordestino”, disse. Lula acrescentou que o problema não termina com  a chegada da água da Transposição. “É preciso discutir a administração da água, quem vai utilizar. Não podemos esquecer os pequenos produtores rurais. Ainda há um longo debate”.

O ex-presidente ainda falou sobre vários temas. Sobre a gestão do presidente Temer, disse que o Brasil “não merecia estar passando o que está passado hoje”. E que Deus escreve certo por linhas tortas. “Derrubaram a Dilma e o Temer está na situação que está”.

Lula ainda brincou sobre as eleições de 2018. “Ainda me considero novo. Só tenho 71 anos, tô fazendo ginástica duas hora por dia, ando sete quilômetros, corro, faço musculação , tô me preparando”.  Ele voltou a enfatizar que não acredita em condenação na Lava Jato.

Outras Notícias

PL torna obrigatório hospitais informarem MPPE sobre menores de idade atendidos por alcoolemia

Projeto de Lei é de autoria do deputado estadual João Paulo Costa. Foi aprovada no Plenário da Alepe a proposta que obriga os hospitais, ambulatórios e centros de saúde a comunicar ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e aos pais ou responsáveis quando houver ocorrências com menores de idade em decorrência do uso de álcool […]

Projeto de Lei é de autoria do deputado estadual João Paulo Costa.

Foi aprovada no Plenário da Alepe a proposta que obriga os hospitais, ambulatórios e centros de saúde a comunicar ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e aos pais ou responsáveis quando houver ocorrências com menores de idade em decorrência do uso de álcool ou entorpecentes. O projeto, de autoria do deputado estadual João Paulo Costa (Avante), é fruto de uma preocupação com a saúde dos jovens pernambucanos.

“A adolescência é a fase de transição para a vida adulta, quando as capacidades fisiológicas e cognitivas do jovem ainda estão sendo estabelecidas. Por isso, cada vez mais, precisamos discutir políticas públicas voltadas para a conscientização do jovem sobre os efeitos do álcool na saúde e no convívio social e familiar. Não podemos permitir a banalização do consumo de álcool e entorpecentes por menores de idade. Vender, oferecer ou dar bebidas para menores de idade é crime previsto em Lei Federal”, declarou o parlamentar. 

Em 2020, a pesquisa Álcool e a Saúde dos Brasileiros, realizada pelo Centro de Informações Sobre a Saúde e Álcool, constatou o aumento no consumo no país e os impactos nocivos. Segundo o levantamento, 78,6% da população brasileira já consumiu bebida alcoólica alguma vez na vida. A média de idade que os brasileiros têm ao experimentar a bebida é de 12 anos e meio. Além disso, 55% dos estudantes na faixa de idade entre 13 e 15 anos também já consumiram, sendo que 38,5% já utilizaram em excesso.

Morre itapetinense de 32 anos que contraiu Covid-19 em Recife

O paciente de Itapetim com suspeita de Covid-19 veio a óbito no início da noite desta sexta-feira (17) no Hospital Oswaldo Cruz em Recife, onde estava internado na UTI. A informação foi confirmada pela família ao Blog do Repórter do Sertão. A morte do rapaz de 32 anos chegou a ser anunciada pela Secretaria de Saúde […]

O paciente de Itapetim com suspeita de Covid-19 veio a óbito no início da noite desta sexta-feira (17) no Hospital Oswaldo Cruz em Recife, onde estava internado na UTI.

A informação foi confirmada pela família ao Blog do Repórter do Sertão.

A morte do rapaz de 32 anos chegou a ser anunciada pela Secretaria de Saúde na manhã deste sábado (18). Após o anúncio a informação foi retificada porque ainda faltava a confirmação do hospital.

O paciente deu entrada no Hospital Getúlio Vargas, Recife,   dia 3 de março com quadro de dor abdominal e vômito. Ficou aproximadamente um mês em internamento hospitalar. Após dez dias da alta hospitalar teve piora do quadro e deu entrada novamente na unidade.

De acordo com informações da família,  a maior probabilidade é de que ele tenha contraído o vírus na internação em Recife.  Após ter dado entrada no hospital ele não retornou mais para Itapetim.

Ele fazia tratamento contra outros problemas de saúde. A Secretaria de Saúde monitora familiares que o acompanharam em Recife.

Prefeito Sandrinho celebrou novos leitos de UTI em Afogados 

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, comemorou a chegada de mais dez leitos de UTI no hospital regional Emília Câmara. O Prefeito acompanhou a agenda da governadora Raquel Lyra, que veio ao município fazer a entrega. “A saúde de Afogados tem avançado cada vez mais. Hoje celebramos mais essa conquista, com mais dez […]

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, comemorou a chegada de mais dez leitos de UTI no hospital regional Emília Câmara.

O Prefeito acompanhou a agenda da governadora Raquel Lyra, que veio ao município fazer a entrega. “A saúde de Afogados tem avançado cada vez mais. Hoje celebramos mais essa conquista, com mais dez leitos de UTI, que vai atender o povo de Afogados e da região”, destacou Sandrinho. 

O Prefeito esteve acompanhado do vice-prefeito, Daniel Valadares, vereador César Tenório, e do secretário de saúde, Artur Amorim.

Sandrinho também destacou a importância do trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido pela OS do tricentenário. “Quando lá atrás, Patriota começou a articular a mudança no modelo de gestão do hospital regional, e a vinda da OS, muita gente foi contra. Hoje todos reconhecem a importância dessa ação do então Prefeito Patriota. Hoje o hospital regional é uma referência em todo o Estado,” finalizou Sandrinho. 

Antes da agenda, o Prefeito reuniu-se com a secretária de saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, em um almoço, para discutir melhorias e parcerias com a saúde do município.

Volta da Feira do Gado de Tabira será definida em reunião nesta terça-feira

Numa reunião realizada na última quinta-feira (03.09), envolvendo o Prefeito Sebastião Dias com o Presidente da Adagro, Paulo Lima e ainda com participações do Secretário Municipal de Agricultura Beto Santos e o Deputado Estadual Antônio Morais, ficou definido que a Prefeitura de Tabira assumirá toda coordenação da Feira de Gado, neste momento de pandemia.  Falando […]

Numa reunião realizada na última quinta-feira (03.09), envolvendo o Prefeito Sebastião Dias com o Presidente da Adagro, Paulo Lima e ainda com participações do Secretário Municipal de Agricultura Beto Santos e o Deputado Estadual Antônio Morais, ficou definido que a Prefeitura de Tabira assumirá toda coordenação da Feira de Gado, neste momento de pandemia. 

Falando a Rádio Cidade FM, o secretário Beto Santos informou que para tratar do retorno da Feira de Gado, haverá uma reunião nesta terça-feira (08.09), às 9h, envolvendo o Comitê Gestor de Combate a Covid-19, Prefeitura e Ministério Publico. 

A data para volta da feira será definida e com ela a participação de 15 profissionais por conta da Prefeitura que serão treinados para coordenação dos trabalhos no evento. 

Água, sabão, higienização com álcool em gel, tudo será de responsabilidade da Prefeitura. Um aplicativo será dispensado aos boiadeiros para emissão do GTA. No entendimento de Beto Santos, a feira poderá voltar entre a última feira de setembro e a primeira de outubro. A informação é de Anchieta Santos.

Na política pernambucana, DNA vale mais que currículo

Muito difícil renovar pra valer a política em Pernambuco. Isso foi provado nas novas nomeações do governo Raquel Lyra. Miguel Duque (filho de Luciano), Kaio Maniçoba (filho de Rorró) e Manuca (filho de Zé do Povo) provam o peso do DNA nas indicações. Filho de Waldemar Oliveira,  Virgílio Oliveira vai administrar Fernando de Noronha. Depois, […]

Muito difícil renovar pra valer a política em Pernambuco.

Isso foi provado nas novas nomeações do governo Raquel Lyra.

Miguel Duque (filho de Luciano), Kaio Maniçoba (filho de Rorró) e Manuca (filho de Zé do Povo) provam o peso do DNA nas indicações.

Filho de Waldemar Oliveira,  Virgílio Oliveira vai administrar Fernando de Noronha.

Depois, Michelli Collins, esposa de Cleiton Collins.

E assim caminha a humanidade.  Em Serra, o marido de Márcia Conrado,  Breno Araújo,  é virtual candidato a Estadual. E a relação genética vai do interior à capital. Raquel Lyra,  Priscila Krause,  João Campos,  Marília Arraes…

Acompanhe o comentário para o Sertão Notícias,  da Cultura FM,  sobre o tema: