NJTV: Poetas do Pajeú emprestam seu talento para o combate à Covid-19
Por Nill Júnior
Artistas do Pajeú em mosaico se uniram contra o coronavirus. O vídeo, que você assiste na NJTV, a TV do Blog, traz grandes nomes da poesia sertaneja reunidos. Em dois minutos e 50 segundos, o vídeo diz tudo o que a ciência vem tentando dizer a dias para enfrentamento da pandemia do novo século.
De uma tacada só, Thyelle Dias, Vinicius Gregório, Francisca Araújo, Elenilda Amaral, Diomedes Mariano, Alexandre Morais, Isabella Ferreira, Zé Adalberto, Pedro Torres Filho, Genildo Santana, Dedé Monteiro, Lenelson Piancó, Dayne Lopes, Lima Júnior, Lucas Rafael, Manoel Cavalcanti e Henrique Brandão emprestam seu talento ao vídeo.
O vídeo é fechado com a mensagem de Mariana Veras, poetiza, mas que atua como enfermeira e está na linha de frente no combate à Covid-19: “se puder fique e, casa”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira, 13 de janeiro, o Projeto de Lei nº 4.932/2024, que restringe a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, nos estabelecimentos públicos e privados de educação básica durante as aulas, recreios e intervalos. A medida visa proteger a saúde mental, física e psíquica […]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira, 13 de janeiro, o Projeto de Lei nº 4.932/2024, que restringe a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, nos estabelecimentos públicos e privados de educação básica durante as aulas, recreios e intervalos. A medida visa proteger a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes.
“Essa sanção que eu vou fazer significa o reconhecimento do trabalho de todas as pessoas sérias que cuidam da educação, de todas as pessoas que querem cuidar das crianças e dos adolescentes deste país. Isso aqui foi um ato de coragem, de cidadania e um ato de respeito ao futuro deste país. Portanto, é com muito orgulho que eu vou sancionar a lei”, ressaltou o presidente, durante a cerimônia.
Lula parabenizou a aprovação do projeto pelo Congresso. Ele lembrou que alguns países já fizeram o mesmo e os resultados foram positivos. “O que vocês fizeram nesse ato de coragem foi falar o seguinte: nós vamos cuidar das nossas crianças, vamos evitar mutilamento, que as crianças possam voltar a brincar, possam voltar a interagir entre si, e eu acho que isso é muito importante”, disse.
A nova legislação permite exceções apenas para fins pedagógicos ou didáticos, desde que acompanhadas por professores, ou para estudantes que necessitem de acessibilidade. O objetivo é garantir que os dispositivos móveis sejam utilizados de forma equilibrada e benéfica para o aprendizado dos estudantes, evitando os riscos associados ao uso indiscriminado.
“Eu e meu Lugar” é o título do segundo livro do Poeta Zé de Mariano, O Zé Sertão, que será lançado hoje ás 19h30 em Tabira. O livro foi organizado por Jeverson Madureira, Filho de Mariano, falecido no dia 2 de janeiro de 2013 em acidente na PE-320 no Cajá de Flores, em acidente que […]
“Eu e meu Lugar” é o título do segundo livro do Poeta Zé de Mariano, O Zé Sertão, que será lançado hoje ás 19h30 em Tabira.
O livro foi organizado por Jeverson Madureira, Filho de Mariano, falecido no dia 2 de janeiro de 2013 em acidente na PE-320 no Cajá de Flores, em acidente que vitimou também sua esposa, a filha e o cunhado.
O evento que será abrilhantado pelas Severinas. Haverá também declamação de poetas da Appta – que ajudam na organização – e Ajupta, além de nomes da região.
O lançamento acontecerá na Rua Jose Vidal na Frente do Mercadinho de Edinho.
Paulo Jucá diz que lotações por Covid em Serra e Afogados justificam decisão drástica. Serra tem todos os leitos de sua UTI ocupados. “Tentamos transferir, mas não conseguimos” O Secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá, disse ao programa Debate do Sábado que é difícil tratar de medidas restritivas, mas que diante […]
Paulo Jucá diz que lotações por Covid em Serra e Afogados justificam decisão drástica. Serra tem todos os leitos de sua UTI ocupados. “Tentamos transferir, mas não conseguimos”
O Secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá, disse ao programa Debate do Sábado que é difícil tratar de medidas restritivas, mas que diante do avanço da pandemia, não há outro caminho.
“É frustrante a gente estar falando em fechamento, mas pelo atraso na chegada das vacinas é necessário. Era pra gente estar falando em retomada econômica. Mas só administramos vacinas em duas mil pessoas em São José do Egito. Isso não dá nem 7%”.
Ele relata o momento como crítico. “Todas as UTIs estão lotadas na região. São José do Egito chegou a 100% e a gente infelizmente precisa tomar uma medida frustrante. Ninguém toma uma decisão dessa feliz e achando bom. Tem um momento que a gente tem que tomar decisão enérgica e corajosa. Não estamos conseguindo transferir porque as unidades estão lotadas. A gente não pode assistis tudo isso de camarote. Claro que os empresários reclamam, mas na economia o mais importante de uma empresa devem ser as pessoas”.
Paulo destacou que não pôde estar na reunião do MP, mas que adere integralmente à decisão colegiada. “Vamos atender”.
Questionado sobre o posicionamento da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, de, mesmo ciente do quadro não aderir às medidas, traz um incomodo.
“A gente está fazendo esse combate e tem um grande inimigo que é o vírus e o outro os negacionistas, que só pensam em eleição e voto como esse grupo que envolve o Presidente da Republica. Esse argumento atinge a base de quem acha que a terra é plana, que cloroquina resolve e a gente sofre isso nos municípios”.
Para Paulo, é um discurso ate mais fácil de ser feito nesse momento econômico. E acrescentou: “esse posicionamento de Serra reforça esses laços do discurso negacionista de que quem for morrer vai morrer mesmo. Ficamos preocupados com esse posicionamento de Serra. Mas ela não é prefeita da região. Vamos manter independente de Serra”.
A candidata à reeleição, Márcia Conrado, acompanhada de seu vice na chapa, Faeca Melo, realizou na sexta-feira (13) mais um “Rolê M13”, desta vez no bairro Bom Jesus. Durante o evento, a prefeita reforçou seu compromisso com a continuidade dos avanços obtidos em Serra Talhada, destacando as ações de infraestrutura e o engajamento da população, […]
A candidata à reeleição, Márcia Conrado, acompanhada de seu vice na chapa, Faeca Melo, realizou na sexta-feira (13) mais um “Rolê M13”, desta vez no bairro Bom Jesus.
Durante o evento, a prefeita reforçou seu compromisso com a continuidade dos avanços obtidos em Serra Talhada, destacando as ações de infraestrutura e o engajamento da população, especialmente das mulheres, na sua campanha.
“Sou imensamente grata às mulheres que estão ao meu lado, lutando pela igualdade e enfrentando o machismo de frente. Nossa união é a chave para vencer qualquer barreira. Juntas, estamos dizendo ‘não’ à violência política, mostrando que não há espaço para retrocessos e provando que a força do nosso trabalho sempre prevalecerá. Seguimos firmes, determinadas a construir um futuro mais justo e igualitário para todas. É 13!”, destacou a prefeita Márcia Conrado em seu discurso.
A gestão de Márcia Conrado pavimentou 11 ruas no bairro Bom Jesus, reformou a Praça da Rua 4 e o anel viário que conecta o Bom Jesus à Vila Bela, melhorando a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores.
Sertânia está com recurso garantido por meio de pagamento do Ministério da Saúde, na ordem de R$ 360 mil. O valor é oriundo de emenda do deputado federal Gonzaga Patriota, e será destinado para Manutenção de Média e Alta complexidade (MAC). Em outubro do corrente ano já foram liberados R$ 140 mil para o Programa […]
Sertânia está com recurso garantido por meio de pagamento do Ministério da Saúde, na ordem de R$ 360 mil.
O valor é oriundo de emenda do deputado federal Gonzaga Patriota, e será destinado para Manutenção de Média e Alta complexidade (MAC).
Em outubro do corrente ano já foram liberados R$ 140 mil para o Programa de Atenção Básica (PAB), perfazendo um total de R$ 500 mil reais, gerados do orçamento de 2017.
De acordo com o deputado, a emenda possibilitará a potencialização nos atendimentos do município: “Uma conquista para toda a população de Sertânia. Conseguimos o recurso no último dia 20, através do Ministério, e a nossa primeira ação foi providenciar a liberação desse valor. Agora, o prefeito Ângelo Ferreira poderá realizar a manutenção da saúde local”.
O gestor recebeu com grande satisfação o anúncio do deputado: “Só podemos agradecer a Gonzaga, por sempre lembrar da sua cidade natal. À partir de agora, poderemos cuidar ainda mais da saúde daqueles que precisam, em Sertânia”, finalizou agradecendo.
Além da verba para a saúde, será empenhado o valor de R$ 250 mil para a reforma e ampliação do cinema EMOIR, emenda ao orçamento da união de 2017, também de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota.
Você precisa fazer login para comentar.