Destaque, Notícias

Raquel Lyra canta no São João de Caruaru

Por Nill Júnior

Empolgada ao lado de Solange Almeida, a governadora Raquel Lyra puxou o coro de “A Capital do Forró”, hino do São João de Caruaru.

A abertura oficial do São João de Caruaru 2026, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, aconteceu neste sábado (30), dando início ao ciclo junino.

A noite de abertura contou com apresentações da tradicional Orquestra de Pífanos e Maestro Mozart Vieira, seguidos pelos shows de Elba Ramalho, Mari Fernandez e Solange Almeida.

Aliados credenciaram o astral da governadora às pesquisas que indicaram seu crescimento nas pesquisas e virada matemática sobre João Campos.

Raquel anunciou ao lado da vice-governadora Priscila Krause, do prefeito do município, Rodrigo Pinheiro, e de diversas outras autoridades o investimento estadual de R$ 5 milhões para o evento.

Na ocasião, a chefe do Executivo estadual ainda lançou a Operação São João Caruaru 2026, da Secretaria de Defesa Social (SDS), que vai garantir 12.742 lançamentos operacionais das forças de segurança e órgãos ligados à pasta durante os dias de festa na cidade.

“Mais do que uma festa, o São João é parte fundamental da cultura pernambucana, é muito emocionante ver o quanto ela nos toca enquanto povo. Mas além disso, essa festividade impulsiona a nossa economia, gera emprego e renda sobretudo no interior, e o Governo de Pernambuco não poderia deixar de incentivar tudo isso. Em 2026 estamos fazendo um investimento histórico nas festas juninas de todo o Estado, tudo para que a gente possa festejar com alegria e segurança em Caruaru e em todos os polos existentes do Litoral ao Sertão”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Outras Notícias

Sertânia: surpresa na eleição da presidência da Câmara

Por André Luis, com informações do Tribuna do Moxotó O blog Tribuna do Moxotó, já havia adiantado que o vereador “Fiapo”, irmão do prefeito eleito Ângelo Ferreira, seria o presidente da Câmara Legislativa de Sertânia. O voto decisivo veio da vereadora Magaly (PR), que segundo o Tribuna até ontem gozava, junto com seu esposo, das […]

f97ac2be907fe5bc2ac21cbb3aacf027_lPor André Luis, com informações do Tribuna do Moxotó

O blog Tribuna do Moxotó, já havia adiantado que o vereador “Fiapo”, irmão do prefeito eleito Ângelo Ferreira, seria o presidente da Câmara Legislativa de Sertânia.

O voto decisivo veio da vereadora Magaly (PR), que segundo o Tribuna até ontem gozava, junto com seu esposo, das benesses do poder municipal e vendo que poderia perder algumas regalias correu para abraçar novamente o poder indo ao encontro do prefeito eleito Ângelo Ferreira, votando em “Fiapo”, que ira presidir a Câmara no próximo biênio 2017/2018.

Ainda segundo o Tribuna, a vereadora Magaly votou no irmão do prefeito para presidente da Câmara traindo seus pares, traindo seu partido, o PR e sobretudo traindo seus eleitores, demonstrando que não da atenção nenhum a ninguém e que faz politica provinciana olhando somente para o seu próprio umbigo e dos seus mais próximos.

“O que dirá agora dos motivos da traição? Dirá que foi traída por que o prefeito Guga colocou seu esposo como secretário municipal por mais de dois anos e que deixou que talvez deixou que ela usasse o hospital de Sertânia para fazer sua política e se eleger, usando até o nome da instituição?”, disse um partidário de Guga se dizendo enojado com a forma de fazer política de alguns políticos sertanienses que fazem da própria política e das instituições uma extensão de suas casas.

Serra: Prefeitura inaugura portal e revitalização da praça de Bernardo Vieira

A Prefeitura de Serra Talhada realizou na manhã do último sábado (17) a solenidade de inauguração do portal de entrada e da revitalização da Praça Wilton Conrado de Sá, localizada no distrito de Bernardo Vieira. A prefeita Márcia Conrado destacou a entrega do importante equipamento para o distrito, que conta com paisagismo, arborização e iluminação […]

A Prefeitura de Serra Talhada realizou na manhã do último sábado (17) a solenidade de inauguração do portal de entrada e da revitalização da Praça Wilton Conrado de Sá, localizada no distrito de Bernardo Vieira.

A prefeita Márcia Conrado destacou a entrega do importante equipamento para o distrito, que conta com paisagismo, arborização e iluminação em LED. “É com muita alegria que estamos trabalhando para proporcionar melhorias para todo o município de Serra Talhada, com o mesmo olhar para a cidade e zona rural. E desta vez a comunidade beneficiada é Bernardo Vieira, que agora tem uma entrada digna e uma praça reformada e requalificada à disposição dos moradores, uma praça toda iluminada com LED, o que traz mais segurança, eficiência e economia”, comentou a gestora.

Na ocasião, a prefeita anunciou ainda a conquista de quadras poliesportivas para os distritos de Bernardo Vieira e Santa Rita, além da implantação de coleta de lixo nos dois distritos para os próximos dois meses, e vistoriou o andamento das obras de reforma da Escola Barão do Pajeú.

Candidaturas de Múcio e Nivaldo oficializadas em Parnamirim

O Partido Progressista (PP) realizou sua convenção partidária neste sábado na Quadra Municipal Carlos Cabral, oficializando as candidaturas de Múcio Angelim a prefeito e Nivaldo Mendes a vice-prefeito. A convenção atraiu a militância vestida de azul, que,  segundo a organização,  lotou o local e transformou o evento em um verdadeiro mar azul de apoio. Entre […]

O Partido Progressista (PP) realizou sua convenção partidária neste sábado na Quadra Municipal Carlos Cabral, oficializando as candidaturas de Múcio Angelim a prefeito e Nivaldo Mendes a vice-prefeito.

A convenção atraiu a militância vestida de azul, que,  segundo a organização,  lotou o local e transformou o evento em um verdadeiro mar azul de apoio.

Entre os destaques estavam as presenças dos Deputados Estaduais Socorro Pimentel e Claudiano Martins, do Deputado Federal Fernando Filho, além de mensagens de apoio enviadas por Miguel Coelho, ex-prefeito de Petrolina, e pelo ex-senador Fernando Bezerra, que foram exibidas em vídeos durante a convenção.

“Estou aqui ao lado de Múcio para fazer a diferença. A nossa cidade merece e precisa de líderes que se importem de verdade”, declarou Nivaldo.

“Parnamirim merece mais, merece uma gestão transparente, dedicada e comprometida com o desenvolvimento da nossa cidade,” afirmou Múcio.

O evento também marcou o lançamento do projeto “Fala Povo!”, uma iniciativa que convida a população a contribuir com sugestões para o plano de governo de Múcio e Nivaldo.

Urna eletrônica completa 30 anos com novas funções de acessibilidade e segurança

A urna eletrônica completa 30 anos em 2026 consolidada como o principal instrumento de votação no Brasil. Utilizado pela primeira vez nas eleições municipais de 1996, o equipamento passou por sucessivas mudanças tecnológicas e, neste ano, chega ao pleito com novos recursos de acessibilidade e orientação ao eleitor. O desenvolvimento do sistema começou em 1995, […]

A urna eletrônica completa 30 anos em 2026 consolidada como o principal instrumento de votação no Brasil. Utilizado pela primeira vez nas eleições municipais de 1996, o equipamento passou por sucessivas mudanças tecnológicas e, neste ano, chega ao pleito com novos recursos de acessibilidade e orientação ao eleitor.

O desenvolvimento do sistema começou em 1995, com a participação de especialistas de diferentes órgãos públicos. Na estreia, em 1996, a votação eletrônica foi adotada parcialmente e o equipamento recebeu oficialmente o nome de Coletor Eletrônico de Votos (CEV).

A utilização foi ampliada nos anos seguintes. A partir das eleições municipais de 2000, todos os eleitores brasileiros passaram a votar eletronicamente.

Ao longo das três décadas, o equipamento incorporou diferentes recursos. Em 1998, passou a apresentar a fotografia dos candidatos. Em 2002, foram instituídos a cerimônia pública de lacração dos sistemas e o teste de integridade. Dois anos depois, os códigos-fonte começaram a ser submetidos a auditorias.

A identificação biométrica começou a ser utilizada em 2006 e posteriormente foi ampliada pelo país. Em 2022, uma nova geração das urnas aumentou em 18 vezes a capacidade de processamento e incorporou tela sensível ao toque no terminal utilizado pelos mesários.

Para as eleições de 2026, o equipamento ganhou novos recursos. A tela apresenta intérprete de Libras para indicar voto nulo, voto em branco e voto de legenda, além de uma barra que mostra o avanço do processo de votação. A urna também informa a quantidade de dígitos esperada para cada cargo.

Segurança e auditoria

Segundo a Justiça Eleitoral, o processo de votação passa por mais de 40 mecanismos de auditoria antes, durante e depois das eleições.

Para o pleito deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu em outubro de 2025 o acesso aos códigos-fonte dos sistemas para instituições autorizadas, entre elas partidos políticos, Polícia Federal e Ministério Público. A inspeção permaneceu disponível até a lacração dos sistemas, realizada em setembro.

Entre os procedimentos de fiscalização estão o Teste Público de Segurança, os testes de integridade, o Registro Digital do Voto (RDV), o Boletim de Urna e a publicação de arquivos relacionados aos resultados.

As urnas não são conectadas à internet nem possuem conexão por Wi-Fi ou Bluetooth. Depois do encerramento da votação, os votos são armazenados em mídia com dados criptografados e protegidos por assinatura digital.

Cada equipamento também imprime o Boletim de Urna, documento que apresenta o resultado daquela seção eleitoral e permite a comparação com os dados posteriormente recebidos pelo sistema de totalização.

De acordo com a Justiça Eleitoral, não houve registro de fraude comprovada envolvendo a urna eletrônica ao longo dos 30 anos de utilização do sistema.

Antes da informatização, a votação era feita por meio de cédulas de papel e a apuração manual podia levar vários dias. Entre as fraudes registradas nesse período estava a chamada “urna grávida”, quando cédulas já preenchidas eram colocadas na urna antes do início da votação.

O Brasil não é o único país que utiliza tecnologia eletrônica nas eleições. Segundo a Agência Brasil, pelo menos 34 países utilizam ou já utilizaram algum tipo de sistema eletrônico para computar votos, e 17 adotam urnas eletrônicas em diferentes graus.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Duque agradece a Raquel Lyra IML de Serra Talhada

No retorno aos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça-feira (5), o deputado estadual Luciano Duque usou a tribuna para agradecer à governadora Raquel Lyra pelo anúncio da instalação do Instituto de Medicina Legal (IML) e do Complexo de Polícia Científica em Serra Talhada. Segundo o parlamentar, a iniciativa representa o atendimento […]

No retorno aos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça-feira (5), o deputado estadual Luciano Duque usou a tribuna para agradecer à governadora Raquel Lyra pelo anúncio da instalação do Instituto de Medicina Legal (IML) e do Complexo de Polícia Científica em Serra Talhada. Segundo o parlamentar, a iniciativa representa o atendimento a uma demanda histórica da população sertaneja, que há anos sofre com a ausência desse serviço fundamental.

“Essa era uma ferida aberta, que começa a cicatrizar. Famílias inteiras foram submetidas à dor da perda somada ao sofrimento da espera por um serviço digno. O anúncio da instalação do IML é mais que uma conquista: é respeito, é estrutura, é humanidade para o nosso povo”, afirmou Duque.

O parlamentar esteve ao lado da governadora no evento que oficializou o compromisso, realizado no município de Sertânia.

Duque também fez um balanço dos investimentos do Governo de Pernambuco em Serra Talhada, destacando obras de infraestrutura hídrica, melhorias na saúde pública, educação, habitação e mobilidade. Entre os avanços, o deputado citou a construção do novo sistema de abastecimento da Compesa, que dobrará a capacidade de fornecimento de água, a recuperação da Barragem do Jazigo e a construção da nova adutora de Varzinha, além da entrega de novos leitos de UTI e equipamentos hospitalares no Hospam e no Hospital Eduardo Campos.

O deputado reforçou seu compromisso com Serra Talhada e com o desenvolvimento do Sertão, evidenciando o alinhamento e a parceria com a governadora Raquel Lyra.

“Temos trabalhado lado a lado, levando as demandas da população e vendo o governo estadual dar respostas concretas, com ações que mudam a vida das pessoas. Isso mostra que, quando há escuta, diálogo, compromisso e vontade política, os resultados aparecem”, concluiu.