Notícias

NJTV: chuva cria Piscinão em via de Afogados

Por Nill Júnior

Uma chuva torrencial que caiu na tarde deste sábado (8), em Afogados da Ingazeira causou pontos de alagamento na cidade e deu dor de cabeça para quem precisou circular por alguns bairros. O problema voltou a ser registrado.

A intensidade da chuva deixou motoristas ilhados ou com dificuldade de circulação em vias como a Rua Henrique Dias no trecho que liga o centro ao Bairro Cohab/Sobreira.

Na Avenida Manoel Borba, principal centro comercial as cidade, motoristas e comerciantes tiveram problemas. Alguns fecharam as portas em virtude do grande volume de água vindo de áreas como a Manoel Mariano.

Na Rua Diomedes Gomes,  também houve muito acúmulo de água. no vídeo da NJTV, um morador chega a chamar a via de “Piscinão”. Motociclistas e motoristas tiveram trabalho para atravessar o cruzamento. Alguns tiveram que aguardar.

Outras Notícias

Em encontro socialista, João Campos e Diogo Morais criticam redução de recursos para educação

O Partido Socialista Brasileiro, através do segmento da Juventude, realizou, na tarde deste sábado (01), um debate sobre os cortes na educação no Brasil, os impactos na vida dos jovens e a conjuntura nacional. O evento, que contou com a participação de mais de 70 pessoas, foi realizado na sede do PSB, no bairro da […]

O Partido Socialista Brasileiro, através do segmento da Juventude, realizou, na tarde deste sábado (01), um debate sobre os cortes na educação no Brasil, os impactos na vida dos jovens e a conjuntura nacional.

O evento, que contou com a participação de mais de 70 pessoas, foi realizado na sede do PSB, no bairro da Boa Vista, com a presença do deputado federal João Campos, do estadual Diogo Moraes, além dos presidentes nacional e estadual da JSB, Tony Sechi e Tyago Bianch, respectivamente. O debate também atraiu vereadores e lideranças políticas de cidades vizinhas.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da JSB Pernambuco, Tyago Bianch, que reforçou a importância do engajamento dos segmentos sociais organizados do PSB na discussão de temas importantes para o País. Em seguida, o deputado federal João Campos fez uma explanação sobre as principais pautas em discussão em Brasília.

João Campos iniciou sua apresentação falando sobre os impactos que a redução de 30% do orçamento das universidades vai provocar na Educação no Brasil. O deputado destacou que não é cortando verbas dessa área que o país vai melhorar. Ele lembrou que, quando o ex-governador Eduardo Campos assumiu o Governo de Pernambuco, a educação estava em 21º lugar, mas saltou para a 1º colocação após uma série de investimentos.

“Esse corte foi a ponta do iceberg. Se é corte ou contingenciamento, não importa. É menos dinheiro pra educação. O problema da educação é a Escola Sem Partido? É o ensino no âmbito familiar? Não. O problema é o déficit de creches no nosso País, são os 10 milhões de analfabetos. E o governo faz o que para enfrentar isso? Nada!”, pontuou João Campos.

Membro da Comissão de Educação, João Campos também comentou uma emenda de sua autoria que destina 20% do que for economizado com a Reforma da Previdência – o Governo Federal defende uma redução de R$ 1,2 trilhões nos cofres públicos – para o sistema educacional. “Acredito que a gente tem na Educação um único instrumento de transformação real. Não é hora de ter medo. É hora de ter coragem e fazer o que é certo e o povo nos confiou”, completou.

Em seguida, o deputado Diogo Moraes reforçou o discurso de João Campos, fazendo um paralelo entre o que está sendo retirado em plano nacional e os avanços em Pernambuco. “Nosso Estado vai na contramão quando anunciou aumento de 26% no orçamento da Universidade de Pernambuco, vai na contramão garantindo o acesso dos jovens ao Ganhe o Mundo todos os anos, mudando a vida de milhares de famílias com a ida de jovens estudantes para estudar língua estrangeira fora do País, e vai na contramão com a sua rede de educação integrada”, destacou o parlamentar, lembrando ainda de investimentos feitos na Assistência Social.

Já o dirigente da JSB, Tony Sechi, considerou o engajamento da Juventude na discussão da temática, que movimentou o sábado dos representantes do PSB Estadual. “Se tem uma coisa positiva no atual governo é que os movimentos sociais voltaram a se unir, voltaram às ruas para lutar por melhorias”, pontuou.

Prefeitura diz que é Fake áudio sobre “Serra Talhada sitiada”

O Governo Municipal de Serra Talhada esclareceu em mota que é fake news o áudio que circula através do WhatsApp com a informação de que a Vigilância Sanitária do município proibiria a entrada ou saída de veículos na cidade a partir do próximo domingo (19.04). O áudio correu as redes sociais no dia de hoje […]

O Governo Municipal de Serra Talhada esclareceu em mota que é fake news o áudio que circula através do WhatsApp com a informação de que a Vigilância Sanitária do município proibiria a entrada ou saída de veículos na cidade a partir do próximo domingo (19.04).

O áudio correu as redes sociais no dia de hoje em várias cidades.

“Conforme a Assessoria de Comunicação da PMST já havia informado anteriormente, serão montadas a partir da semana que vem barreiras sanitárias nos principais acessos da cidade, com o objetivo de informar a população sobre as medidas necessárias contra o Coronavírus e monitorar a circulação de visitantes, conforme o Decreto Nº 3.154, de 13 de abril de 2020”.

A Secretaria de Saúde reforça que as barreiras sanitárias são importantes nesse momento de circulação do vírus, porque possibilitam que as equipes de Vigilância em Saúde realizem investigação ativa de eventuais estados de saúde que apontem para quadro suspeito da COVID-19, com tomada de temperatura e averiguação de histórico de contato suspeito, efetuando o devido encaminhamento à rede de saúde e aplicando medida de isolamento, se for o caso, dentro dos protocolos estabelecidos para o acompanhamento da doença.

“Pedimos que a população evite disseminar informações que não sejam oficiais, e que busque acompanhar as redes sociais e o site da Prefeitura Municipal, onde nós postamos todas as ações realizadas, atualizamos os boletins sobre a COVID-19 e informamos os encaminhamentos a serem tomados, dessa forma a gente evita que as pessoas entrem em pânico com as fake news, que em nada ajudam nesse momento de crise”, alertou o Prefeito Luciano Duque.

Sala do Empreendedor de Serra Talhada conquista Selo Diamante Nacional do Sebrae

A Sala do Empreendedor de Serra Talhada foi reconhecida com o Selo Diamante Nacional do Sebrae de Referência em Atendimento, a mais alta classificação concedida a instituições que se destacam no suporte aos pequenos negócios no Brasil.  O selo avalia critérios como prontidão e qualidade do atendimento, ambiente físico, presença digital e articulação com o […]

A Sala do Empreendedor de Serra Talhada foi reconhecida com o Selo Diamante Nacional do Sebrae de Referência em Atendimento, a mais alta classificação concedida a instituições que se destacam no suporte aos pequenos negócios no Brasil. 

O selo avalia critérios como prontidão e qualidade do atendimento, ambiente físico, presença digital e articulação com o poder público municipal para o fomento ao empreendedorismo.

“Esse reconhecimento é resultado do trabalho integrado entre a gestão municipal, o Sebrae e demais parceiros locais que atuam no fortalecimento da economia de Serra Talhada. A Sala do Empreendedor tem sido um ponto estratégico para quem busca abrir ou formalizar um negócio, receber orientações técnicas e acessar linhas de crédito e capacitações”, afirmou a assessoria de comunicação.

A prefeita Márcia Conrado comemorou a conquista destacando o papel do empreendedorismo no desenvolvimento local. “Nosso compromisso é cuidar das pessoas e isso também significa criar oportunidades para que elas possam empreender e crescer. O Selo Diamante do Sebrae mostra que Serra Talhada está no caminho certo, incentivando os pequenos negócios e promovendo uma economia mais forte e inclusiva”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elyzandro Nogueira, também celebrou o reconhecimento. “Esse selo é fruto de um trabalho sério e contínuo que busca oferecer um atendimento de excelência aos nossos empreendedores. Estamos construindo um ambiente cada vez mais favorável para quem deseja investir e prosperar em Serra Talhada”, destacou.

Arcoverde e Tabira estão com FPM travado por nome no SIAFI, diz site

Ao todo, 60 prefeituras estão impedidas de receber recursos do governo federal, inclusive do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por constarem na lista do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). A plataforma que funciona como um grande banco de dados mostra diariamente a situação de prefeituras, estados e órgãos administrativos. Isso inclui informações […]

Ao todo, 60 prefeituras estão impedidas de receber recursos do governo federal, inclusive do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por constarem na lista do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).

A plataforma que funciona como um grande banco de dados mostra diariamente a situação de prefeituras, estados e órgãos administrativos. Isso inclui informações públicas referentes a execuções orçamentárias, patrimoniais e financeiras da União.

Constam na lista prefeituras da BA, RN, PE, PI, SE, PB, MA, MG, SP, RJ, GO, RS e PR. Rio Grande do Sul e Sergipe são as Unidades da Federação com os maiores números de municípios bloqueados: são 26 gaúchos e 9 sergipanos.

Vale ressaltar que nem sempre a restrição ao nome do município se deve a atrasos, inadimplências e falta de pagamento de tributos. O bloqueio também pode acontecer por questões burocráticas, como o não fornecimento de algum tipo de documento que a prefeitura, por exemplo, tenha se comprometido a encaminhar aos órgãos federais ou por não ter respeitado os prazos.

Segundo o consultor de Orçamento César Lima, os representantes das prefeituras que estão nesta situação devem procurar a Receita Federal ou a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) de sua região para resolver o problema e continuar recebendo os repasses.

“O que eu indico é que esses municípios procurem a Receita Federal ou a PGFN para negociar essas dívidas. Após a negociação, pagando a primeira parcela, o desbloqueio já é automático”, aconselhou o consultor, nos casos em que houver débitos.

Municípios bloqueados: em Pernambuco, estão relacionados os municípios de Arcoverde (PE) e Tabira (PE), ambos no Sertão. Na Paraíba, apenas a cidade de Pilar.

A informação foi confirmada e enviada pelo Brasil 61, em conteúdo compartilhado com esse blog. A redação manteve contato com as prefeituras e irá se posicionar tão logo obtenha resposta.

Rádio Cultura informa problema técnico e adia debate em Serra

A rádio Cultura FM 92,9 informou em nota que em virtude de um problema técnico, adiará o debate com os candidatos à Prefeitura de Serra Talhada. O encontro iria acontecer nesta segunda-feira dia (9), às dez horas, na Câmara Municipal de Vereadores da cidade. “Uma nova data será comunicada em breve”, disse a emissora em […]

A rádio Cultura FM 92,9 informou em nota que em virtude de um problema técnico, adiará o debate com os candidatos à Prefeitura de Serra Talhada.

O encontro iria acontecer nesta segunda-feira dia (9), às dez horas, na Câmara Municipal de Vereadores da cidade.

“Uma nova data será comunicada em breve”, disse a emissora em nota.

“Aproveitamos para informar que uma comunicação formal será enviada para as assessorias dos candidatos relatando o adiantamento”, concluiu a emissora.