Notícias

Nill Júnior Podcast: “o dia em que a terra parou” em Serra Talhada

Por Nill Júnior

No dia em que Luciano Duque oficializou sua pré-candidatura, Marília Arraes disse não abonar a iniciativa do Deputado Estadual do Solidariedade.

Na mesma data, em um movimento sincronizado, vazou um áudio de Paulinho da Força declarando que qualquer decisão sobre Pernambuco passava pela vice-presidente da legenda. Um dia de muitas consequências para o futuro da Capital do Xaxado.

Ouça as impressões desse jornalista sobre o tema no Nill Júnior Podcast , analisando os fatos da política pernambucana, regional e do cotidiano. o episódio foi ao ar no Sertão Notícias,  da Cultura FM.

Siga, ouça, compartilhe! É só seguir o Nill Júnior Podcast no Spotify e demais plataformas de áudio, como Google Podcast e Amazon Music.  Ouça o episódio desta sexta, data em que Serra Talhada parou:

Outras Notícias

Gonzaga Patriota é diplomado para nono mandato

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) foi diplomado, pela nona vez consecutiva, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Com isso, a partir de janeiro de 2019 será decano da Câmara dos Deputados. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (06), no Classic Hall, em Olinda, onde receberam o diploma todos os 25 deputados federais eleitos por Pernambuco, além […]

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) foi diplomado, pela nona vez consecutiva, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Com isso, a partir de janeiro de 2019 será decano da Câmara dos Deputados. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (06), no Classic Hall, em Olinda, onde receberam o diploma todos os 25 deputados federais eleitos por Pernambuco, além dos senadores, vice-governador, governador e os 49 deputados estaduais eleitos em 07 de outubro.

Patriota ressaltou que a emoção de conquistar o nono mandato consecutivo e viver novamente o momento da diplomação é a mesma de quando foi eleito pela primeira vez. O socialista ainda destacou a importância do trabalho que tem realizado e que o credenciou à reeleição. “Nosso trabalho é realizado para todos, mas continuamos mantendo o foco em causas que considero vitais pelo perfil de nosso eleitorado. Respeito as decisões dos colegas da Casa, do meu partido, do qual estou há mais de 27 anos, mas meu principal objetivo é representar os interesses do povo de Pernambuco e do Brasil. Minha linha continuará a mesma, defendendo minhas pautas e meus projetos sempre em prol da sociedade”, disse.

A diplomação dos eleitos é a cerimônia de entrega dos diplomas emitidos pela Justiça Eleitoral que declara que um candidato foi eleito. É a última fase do processo eleitoral e a entrega do certificado permite que o candidato tome posse no cargo. Os diplomas têm o nome completo do candidato, o cargo que foi eleito e o nome da legenda pela qual concorreu. Alguns podem apresentar a quantidade de votos que o candidato recebeu ou outras informações, se o juiz eleitoral ou o Tribunal decidirem que é necessário.

 

Volta à Pajeú no Dia Mundial do Rádio

Depois das férias, hora de voltar ao batente, e em um dia especial: o Dia Mundial do Rádio. Não havia momento mais simbólico. Na volta ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú debatemos a importância de prevenir depressão e ansiedade, com a psiquiatra Vaubéria Macêdo e a psicóloga Carlla Costa. Falamos do aumento de casos e […]

Depois das férias, hora de voltar ao batente, e em um dia especial: o Dia Mundial do Rádio. Não havia momento mais simbólico.

Na volta ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú debatemos a importância de prevenir depressão e ansiedade, com a psiquiatra Vaubéria Macêdo e a psicóloga Carlla Costa. Falamos do aumento de casos e como perceber essas manifestações.

O debate teve a participação de vários ouvintes relatando situações de depressão e ansiedade, e chamando atenção para evitar discriminação com quem sofre dos males da mente. Ou seja, o rádio cumprindo seu papel em estado puro.

O rádio é meu grande alicerce profissional. E continua muito determinante para a nossa sociedade. Prova disso é a última pesquisa Kantar IBOPE Media, no o estudo Inside Radio 2022, mostrando que o veículo é ouvido por 83% da população, um aumento de 3% em comparação ao ano anterior.

Em média, cada ouvinte gasta 3h58 com o rádio por dia. A evolução de como o conteúdo é consumido também chama a atenção: 80% ouvem pelo rádio comum, 26% pelo celular, 4% em outros equipamentos e 3% pelo computador.

A aferição da credibilidade é outro destaque: 56% dos entrevistados dizem que confiam no veículo para se manterem informados. Essa confiança pode ser determinante para a manutenção ou chegada de novos anunciantes.

Segundo o Inside Radio 2022, 82% dos ouvintes se lembram de ter ouvido propagandas no rádio e quase 40% já converteram o anúncio escutado em compras ou pesquisas. Em números consolidados, 6.677 anunciantes e 7.065 marcas investiram em rádio no 1º semestre de 2022, um aumento de 31% e 38%, respectivamente, em comparação a 2021.

À tarde, falei muito sobre isso com Berg Santos, em entrevista na Rádio Jornal Caruaru, bem como à dupla Almir Vilanova e Moisés Rouche na CBN Caruaru. O rádio é o grande camaleão da comunicação, se reinventando, sendo histórico e moderno, passado, presente e futuro. Viva o rádio!

As cidades beneficiadas pela decisão de João Campos

Como o blog noticiou, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), revelou nesta quarta-feira (13) que a cidade abrirá mão dos recursos provenientes do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o Recife. A intenção é auxiliar municípios menores que não foram contemplados com o aumento desse imposto. Por meio de […]

Como o blog noticiou, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), revelou nesta quarta-feira (13) que a cidade abrirá mão dos recursos provenientes do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o Recife.

A intenção é auxiliar municípios menores que não foram contemplados com o aumento desse imposto.

Por meio de suas redes sociais, João Campos comunicou que o Recife não receberá os R$ 7,5 milhões que teria direito no repasse de recursos do ICMS destinado aos municípios de Pernambuco. O prefeito indicou que a ideia partiu do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB).

A proposta consiste em redistribuir os recursos destinados ao Recife em favor de 23 municípios de menor porte, que enfrentam dificuldades para manter o equilíbrio em seus orçamentos devido a alterações nas alíquotas recebidas.

A contribuição para auxiliar as 23 cidades com menos de 30 mil habitantes, que não foram beneficiadas com a redistribuição do ICMS, não se restringiu apenas à cidade do Recife, embora seja seu principal contribuinte. Outras 11 cidades também participarão da redistribuição.

As cidades beneficiadas pela contribuição do Recife e outras 11 cidades previstas na redistribuição dos recursos do ICMS são: Barra de Guabiraba, Brejão, Calumbi, Camutanga, Carnaubeira da Penha, Custódia, Flores, Glória do Goitá, Ingazeira, Ipubi, Jucati, Lagoa Grande, Machados, Orobó, Paranatama, Petrolândia, Pombos, Primavera, Quixaba, Rio Formoso, Saloá, Solidão e Venturosa.

Procuradoria propõe aumento de pena para o crime de corrupção

Do Uol A Procuradoria-Geral da República apresentou nesta sexta-feira (20) um pacote com dez propostas para ampliar o combate à corrupção no país. Entre as medidas sugeridas pelos procuradores há o aumento de pena e celeridade nos processos sobre corrupção. As propostas serão enviadas para o Congresso Nacional e propõem alterações nos códigos de processos […]

20mar2015---o-procurador-geral-da-republica-rodrigo-janot-em-anuncio-do-pacote-com-10-sugestoes-para-combate-a-corrupcao-nesta-sexta-feira-20-1426875017095_615x300

Do Uol

A Procuradoria-Geral da República apresentou nesta sexta-feira (20) um pacote com dez propostas para ampliar o combate à corrupção no país. Entre as medidas sugeridas pelos procuradores há o aumento de pena e celeridade nos processos sobre corrupção. As propostas serão enviadas para o Congresso Nacional e propõem alterações nos códigos de processos penal e civil.

Pela proposta, a pena seria calculada de acordo com o valor desviado dos cofres públicos. O crime de peculato (desvio de dinheiro público) hoje tem pena prevista de 2 a 12 anos, mas a Procuradoria sugere que a pena passe a ser de 4 a 25 anos.

Para a Procuradoria, isso garantiria que o criminoso condenado começasse a cumprir a pena em regime semiaberto e não tenha sua pena substituída por pena restritiva de direitos. Na avaliação do Ministério Público, corrupção é um “crime de baixo risco” atualmente e condenados  por ela cumprem apenas o “mínimo legal” e isso reforça a sensação de impunidade e não previne atos corrupção.

O Ministério Público também sugere que o crime de corrupção passe a ser hediondo para casos em que o valor desviado supere cem salários mínimos (R$ 78,8 mil, segundo o valor atual). A pena prevista para este caso poderia variar entre 7 e 15 anos.

A Procuradoria quer ainda reduzir o número de recursos possíveis em processo penal e agilizar ações de improbidade administrativa.

Os procuradores sugerem ainda criminalizar o caixa dois, que é uso de recursos não declarados à Justiça Eleitoral em campanhas, a medida também pede punição para o candidato e partido que forem beneficiários pelo esquema.

O Ministério Público quer instituir o teste de integridade e criminalizar o enriquecimento ilícito de agentes públicos; revisar o sistema recursal e as chances de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição de crimes; e instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado como os acordos de leniência nas ações civis.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, participou do lançamento do pacote e defendeu que as medidas sejam aprovadas no Congresso para eliminar a “chaga da sociedade, que é a corrupção”.

Silvio Costa Filho acompanha agenda do governador Paulo Câmara no Sertão

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) acompanhou, nessa quinta e sexta-feira (05 e 06/08), a agenda do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, no Sertão. Durante o giro pela região do Pajeú, o governador anunciou R$ 200 milhões em obras de infraestrutura, entre estradas e abastecimento de água, e visitou outras ações em andamento. Em […]

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) acompanhou, nessa quinta e sexta-feira (05 e 06/08), a agenda do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, no Sertão. Durante o giro pela região do Pajeú, o governador anunciou R$ 200 milhões em obras de infraestrutura, entre estradas e abastecimento de água, e visitou outras ações em andamento.

Em sua fala, Silvio Costa Filho fez questão de ressaltar o trabalho do Governo do Estado no combate à pandemia e o Plano Retomada, lançado pelo Governo de Pernambuco esta semana, que prevê o investimento de R$ 5 bilhões, até o final de 2022, em projetos estruturadores e na geração de mais de 130 mil novos empregos no Estado.

“Dois fatores que Pernambuco sai na frente dos demais estados na retomada da economia, um é o avanço da campanha de vacinação, que o Governo do Estado vem fazendo um excelente trabalho. O segundo é o Plano de Retomada, um instrumento de geração de emprego e renda para a população pernambucana”, ressaltou Silvio, que vem se fortalecendo como alternativa para disputar o senado pela Frente Popular.

Na cidade de Carnaíba, Costa Filho também fez uma menção ao ex-presidente Lula e foi ovacionado por centenas de pessoas que estavam presentes ao local. “Alguns podem não gostar, mas, para mim, Lula foi o melhor presidente e o que mais trouxe investimentos para Pernambuco. Deixou muitas saudades”, relembrou.