Neste domingo: Maria Dapaz interpreta Amália Rodrigues no Santa Isabel
Por Nill Júnior
Para quem está em Recife este fim de semana a pedida é conferir o show “A Arte de Amália Rodrigues por Maria Dapaz e Mahatma Costa” dentro do 21º Janeiro do Grandes Espetáculos em homenagem aos 95 anos da Diva do fado. Será noTeatro Santa Isabel, neste domingo às 19h com ingressos ao custo de R$ 40 e R$ 20. Venda pelo site www.compreingressos.com ou no teatro das 9h-16h (81) 3355 3322.
Num emocionante recital, Maria Dapaz escolheu Recife para estrear essa homenagem muito especial à Amalia Rodrigues, e seguir pelos palcos de todo o país neste ano de 2015, quando Amalia completaria 95 anos.
Dando uma interpretação personalizada e um sotaque brasileiro ao repertório imortalizado por essa diva da música portuguesa. Num formato acústico, Maria Dapaz (violão e voz) e Mahatma Costa (acordeom) criam arranjos mais suaves, ressaltando as influencias da música cigana e moura, dando uma nova cor e mais leveza a esse gênero musical dramático e teatral na sua origem.
Exclusivo : ouça a música Coimbra (de José Maria Galhardo e Raul Ferrão) com Maria Dapaz (voz e violão) e Mahatma Costa (acordeom), uma mostra do que vão apresentar no show:
O Núcleo de Vigilância Sanitária de Serra Talhada debateu com representantes do Legislativo, imprensa, Tiro de Guerra, Polícia Civil, Bombeiros, Compesa, CDL, Sindicom, XI Geres e das Secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Educação e Planejamento, o Plano de Mobilização para intensificar as ações de vigilância e controle do vetor transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika […]
O Núcleo de Vigilância Sanitária de Serra Talhada debateu com representantes do Legislativo, imprensa, Tiro de Guerra, Polícia Civil, Bombeiros, Compesa, CDL, Sindicom, XI Geres e das Secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Educação e Planejamento, o Plano de Mobilização para intensificar as ações de vigilância e controle do vetor transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Virus.
Em uma apresentação rápida, mas completa, o Secretário Executivo de Saúde, Aron Lourenço, falou da importância do envolvimento de toda a população para o combate do mosquito, e exaltou a gravidade do problema em números.
De acordo com Aron, entre os meses de dezembro e fevereiro, 25. 623 imóveis foram trabalhados pela equipe de saúde da Prefeitura, além de tratarem 20.502 imóveis e eliminarem 30.094 depósitos. Tudo isso consumindo mais de 87 larvicidas, produto de alto custo para o município, mas necessário para o combate ao mosquito.
“As pessoas ainda não se atentaram para o problema e não dispõem de um acolhimento nem receptividade na equipe que trabalha na tentativa de resolver o problema”, alerta. Já o Secretário de Planejamento, Marcondes Osório, mostrou num mapa a área de atuação do mosquito, destacando que toda a cidade está suscetível a contrair a doença.
Ainda de acordo com Marcondes, os maiores problemas são os terrenos baldios e casas abandonadas. Para isso, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Planejamento, vai utilizar drones para mapear, e informar à equipe da vigilância, os focos de mosquito nesses locais.
Na oportunidade, o secretário apresentou, também, mais uma ferramenta da prefeitura para agir contra o Aedes Aegypti. “15,26% dos locais visitados não foram tratados por estarem fechados. Pensando nisso, a equipe de Tecnologia de Informação do município está desenvolvendo um aplicativo para que a população nos ajude a mapear esses locais e a partir daí, buscar soluções para ter acesso ao local denunciado a partir do aplicativo e tratá-lo também”. Dentro de sua fala, Aron falou sobre os cuidados redobrados com idosos e crianças, além do uso do carro fumacê.
O pediatra Assuero Gomes faleceu, aos 65 anos, nesta sexta-feira (25). O médico foi vitimado por um agravamento da Covid-19. Ligado a projetos sociais de dom Helder Câmara, além de médico, Assuero era escritor e artista plástico. Ele era casado e deixa mulher e três filhos. Assuero Gomes se formou pela Universidade Federal de Pernambuco […]
O pediatra Assuero Gomes faleceu, aos 65 anos, nesta sexta-feira (25). O médico foi vitimado por um agravamento da Covid-19. Ligado a projetos sociais de dom Helder Câmara, além de médico, Assuero era escritor e artista plástico. Ele era casado e deixa mulher e três filhos.
Assuero Gomes se formou pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em 1980 se especializou em pediatria. Em sua carreira, trabalhou em hospitais de referência em Pernambuco como Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Ó, Hospital De Ávila, foi conselheiro da Unimed Recife e integrou o Conselho Fiscal da Sicredi.
Foi diretor executivo do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), onde também levou suas obras como artista plástico. No edíficio do sindicato, construiu obras como Tributo a Gaudí e Caminhos da Andaluzia para Maimônides. Em 2019, Assuero lançou um livro de memória intitulado: “Minhas Memórias da Igreja de Olinda e Recife”.
Como escritor, publicou artigos no Jornal do Commercio e chegou a escrever sobre a pandemia. Em um artigo disse: “Como numa nave sem rumo vagueiam nossos sonhos. Quantos foram enterrados nos corpos desse Brasil que chora? E que agora não acordarão mais, para sonhar conosco”.
Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco lamentou a morte. Para o presidente do Cremepe, Mario Fernando Lins, foi a notícia mais difícil de dar e escreveu: “Obrigado amigo e Conselheiro Assuero Gomes, por tudo que você nos ensinou e proporcionou, gratidão e reconhecimento! Aos familiares, nossa reverência e mais profundas condolências! Um momento de muita tristeza para todos nós. Funcionários, Colaboradores e Conselheiros, em luto profundo! Vá em Paz meu amigo!!”, lamentou.
A Secretaria Estadual de Saúde, também lamentou, em nota, o falecimento do pediatra.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) lamenta o falecimento do médico pediatra Assuero Gomes. O profissional, que ocupava o cargo de 3° vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e já esteve à frente do Sindicato dos Médicos (Simepe), também era reconhecido pela escrita, tendo lançado livros como o “Minhas Memórias da Igreja de Olinda e Recife”. Ele ainda era artista plástico.
A SES-PE reconhece o empenho do profissional durante os seus anos de ofício na medicina e solidariza-se com os familiares e amigos neste momento de dor.
Os três governadores do PSB – Paulo Câmara (Pernambuco), Ricardo Coutinho (Paraíba) e Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal) – não vão participar da reunião com todos os governadores do País, nesta quarta-feira (16.09), em Brasília, para discutir as novas medidas de ajuste fiscal anunciadas pelo Governo Federal. Antes de qualquer decisão, os governadores vão analisar as […]
Os três governadores do PSB – Paulo Câmara (Pernambuco), Ricardo Coutinho (Paraíba) e Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal) – não vão participar da reunião com todos os governadores do País, nesta quarta-feira (16.09), em Brasília, para discutir as novas medidas de ajuste fiscal anunciadas pelo Governo Federal.
Antes de qualquer decisão, os governadores vão analisar as medidas, com a participação da bancada federal e da direção nacional do PSB, para deliberação sobre o ajuste pretendido e a decisão só deve ocorrer até o final da próxima semana.
Na avaliação do governador Paulo Câmara, “o momento atual exige muita análise sobre as opções disponíveis, diante da grave crise econômica e política do Brasil”.
A presidente Dilma Rousseff publicou nesta segunda-feira (13) um texto no Facebook no qual diz ser contrária à redução da maioridade penal. “Reduzir a maioridade penal não vai resolver o problema da delinquência juvenil”, diz a nota. Na semana passada, deputados federais começaram a discutir em uma comissão especial a PEC (Proposta de Emenda à […]
A presidente Dilma Rousseff publicou nesta segunda-feira (13) um texto no Facebook no qual diz ser contrária à redução da maioridade penal. “Reduzir a maioridade penal não vai resolver o problema da delinquência juvenil”, diz a nota.
Na semana passada, deputados federais começaram a discutir em uma comissão especial a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe a redução da idade penal para 16 anos.A chamada “bancada da bala” vai ocupar os principais cargos da comissão, cujo relator será definido nesta semana.
“Acredito que é chegada a hora de ampliarmos o debate para alterar a legislação. É preciso endurecer a lei, mas para punir com mais rigor os adultos que aliciam menores para o crime organizado”, afirma Dilma.
A presidente frisou que ser contra a redução da maioridade penal não significa ser favorável à impunidade, já que menores que tenham cometido algum delito já estão sujeitos a medidas socioeducativas que, em casos mais graves, incluem até mesmo a privação de liberdade. “Lugar de meninos e meninas é na escola. Chega de impunidade para aqueles que aliciam crianças e adolescentes para o crime”, completou.
Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, o vice-presidente Michel Temer (PMDB), novo articulador político de governo,defendeu a neutralidade do Palácio do Planalto, diante da polêmica que o tema provoca. Ele disse que “mais da metade da população” apoia a redução da maioridade penal e afirmou que seria arriscado para o governo entrar nesse debate em um momento de instabilidade política como o atual.
Leia a íntegra:
SOU CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
Nas últimas semanas, intensificou-se o debate sobre a redução da maioridade penal no Brasil de 18 anos para 16 anos de idade. Isso seria um grande retrocesso para o nosso País. Há poucos dias, eu reiterei aqui a minha posição contrária a esse tipo de iniciativa. E mantenho minha palavra.
Reduzir a maioridade penal não vai resolver o problema da delinquência juvenil. Isso não significa dizer que eu seja favorável à impunidade. Menores que tenham cometido algum tipo de delito precisam se submeter a medidas socioeducativas, que nos casos mais graves já impõem privação da liberdade. Para isso, o País tem uma legislação avançada: o Estatuto da Criança e do Adolescente, que sempre pode ser aperfeiçoado.
Acredito que é chegada a hora de ampliarmos o debate para alterar a legislação. É preciso endurecer a lei, mas para punir com mais rigor os adultos que aliciam menores para o crime organizado.
Eu já orientei o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a dar início a uma ampla discussão com representantes das entidades e organizações da sociedade brasileira para aprimoramento do Estatuto da Criança e do Adolescente. É uma grande oportunidade para ouvirmos em audiências públicas as vozes do nosso País durante a realização deste debate.
Mas, insisto, não podemos permitir a redução da maioridade penal. Lugar de meninos e meninas é na escola. Chega de impunidade para aqueles que aliciam crianças e adolescentes para o crime.
O Governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) estará em Sertânia nesta sexta-feira (2) a partir das 15h para inaugurar a estrada do Rio da Barra denominada Rodovia Maximiano Campos, pai do ex-governador Eduardo Campos. O governador será recebido pelo deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) e ato deverá acontecer a tarde em horário ainda a ser definido […]
O Governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) estará em Sertânia nesta sexta-feira (2) a partir das 15h para inaugurar a estrada do Rio da Barra denominada Rodovia Maximiano Campos, pai do ex-governador Eduardo Campos.
O governador será recebido pelo deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) e ato deverá acontecer a tarde em horário ainda a ser definido pelo cerimonial do Palácio.
Paulo Câmara aproveita a vinda a Sertânia e vistoria outra grande obra, o Contorno Rodoviário da cidade que teve início há algumas semanas.
Rota alternativa: A via inclusive está sendo utilizada como rota alternativa para quem sai do Pajeú e vai a Recife. Apesar de alongar em pouco mais de dez quilômetros o trajeto, a via está em bom estado e faz ligação da PE 280 com a BR 232.
Ainda se evita a área urbana de Sertânia, desafogando a cidade e a PE 265, entre a cidade e Cruzeiro do Nordeste, que precisa de reparos. Para esta, Ângelo garante que haverá obra de recapeamento ano que vem.
Você precisa fazer login para comentar.