Notícias

Na corrida pelo Senado, presença de Lula no Galo da Madrugada é celebrada por pré-candidatos

Por André Luis

Comitiva do presidente da República incluiu diversos aliados pernambucanos

Do Blog da Folha

Com a corrida pelo Senado Federal cada vez mais quente em Pernambuco, nomes cotados para disputar uma vaga na Casa Alta celebraram e fizeram gestos para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o Galo da Madrugada, neste sábado (14).

Nome prioritário do PT nas eleições deste ano em Pernambuco, o senador Humberto Costa (PT) comemorou a presença do petista na festa.

“O maior presidente da história desse país marca presença no maior bloco de Carnaval do Brasil: o Galo da Madrugada. Viva o povo, viva a democracia, viva a cultura pernambucana!”, postou, nas suas redes sociais.

O ministro Silvio Costa Filho também esteve na comitiva do presidente Lula, no tradicional desfile do Galo da Madrugada.

“Presidente Lula e primeira-dama Janja, que alegria receber vocês no Carnaval de Pernambuco, essa festa gigante que traduz a alma do nosso povo. Viva o Galo da Madrugada, símbolo da nossa cultura. Viva o Brasil”, ressaltou o gestor.

Já a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) defendeu a unidade do “time de Lula” em Pernambuco.

“É muito gratificante receber tanto carinho e essa confiança dos pernambucanos. A alegria é imensa, e a responsabilidade é proporcional. E estar aqui, na maior festa popular de nosso estado, ao lado do presidente Lula e do prefeito João Campos, tem um significado muito forte. O time de Lula em Pernambuco está unido e vai resgatar nosso estado”, destacou Marília.

Outras Notícias

Caravana da Saúde Bucal faz parada em Afogados da Ingazeira

Nova edição do evento levará cursos de atualização ao Sertão do Pajeú Os profissionais da Odontologia de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, terão a oportunidade de atualizar seus conhecimentos, esclarecer dúvidas a respeito de suas profissões e descobrir como otimizar o atendimento à população nesta quarta-feira (dia 23/07). A I Caravana da Saúde […]

Caravana tem percorrido estado
Caravana tem percorrido estado
Nova edição do evento levará cursos de atualização ao Sertão do Pajeú
Os profissionais da Odontologia de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, terão a oportunidade de atualizar seus conhecimentos, esclarecer dúvidas a respeito de suas profissões e descobrir como otimizar o atendimento à população nesta quarta-feira (dia 23/07).
A I Caravana da Saúde Bucal, promovida pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco, irá levar cursos de educação continuada a Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares em Saúde Bucal e demais profissionais da Odontologia que atuam na X Gerência Regional de Saúde (Geres), divisão administrativa da Secretaria Estadual de Saúde que compreende 12 municípios.
O encontro com Cirurgiões-Dentistas, pela manhã, aconteceu no Centro Tecnológico e Inclusão Digital Vicente de Sousa Veras (antiga CAGEPE), na Vila Bom Jesus dos Remédios, s/n – São Francisco. Houve palestra sobre Manejo de Pacientes de Risco,  ministrada pelo Dr. Adelmo Aragão. A autarquia também irá oferecer serviços do setor de inscrição, como entrega e requerimento de carteiras através de preenchimento de formulários.
Os profissionais auxiliares terão encontro com o tema Legislação para TSBs e ASBs, com palestra ministrada pelo Dr. Breno Mello no Centro Paroquial, na Rua Senador Paulo Guerra, no Centro. À tarde, os Cirurgiões-Dentistas terão encontro com as lideranças políticas da região para discutir questões como Plano de Cargos e Carreiras. Além disso, será feito um debate sobre a captação de recursos do Ministério da Saúde, a ser mediado pelo Dr. Petrônio Martelli, conselheiro do CRO-PE. Esse encontro irá acontecer na Câmara Municipal, na Rua Roberto Nogueira, ao lado do Mandacaru.
Conselho – Responsável por supervisionar o exercício da Odontologia no Estado de Pernambuco, cabendo-lhe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da profissão e também pelo prestígio e bom conceito dos que a exercem legalmente, o CRO-PE busca ser reconhecido como uma instituição de qualidade por suas práticas organizacionais, bem como pela defesa do direito à saúde da população e do exercício ético dos profissionais da Odontologia.

 

Serra chega a marca de 28 homicídios no ano

Por Juliana Lima A violência cresce a cada dia na cidade de Serra Talhada, no Sertão. Nesta quinta-feira (26), a população da cidade sertaneja ficou estarrecida com mais dois homicídios registrados em um intervalo de poucas horas. O primeiro homicídio do dia aconteceu por volta do horário de almoço, quando um suspeito em um carro […]

Por Juliana Lima

A violência cresce a cada dia na cidade de Serra Talhada, no Sertão. Nesta quinta-feira (26), a população da cidade sertaneja ficou estarrecida com mais dois homicídios registrados em um intervalo de poucas horas.

O primeiro homicídio do dia aconteceu por volta do horário de almoço, quando um suspeito em um carro disparou contra Joaquim Pereira Diniz Filho, 38 anos, usando espingarda calibre 12 e pistola ponto 40.

O crime ocorreu na Rua Manoel Pereira Lins, na altura do Abrigo Ana Ribeiro. A vitima foi alvejada no peito e morreu ainda encima da motocicleta de placa PEA 7234, de Serra Talhada. Os criminosos fugiram em veículo modelo Corolla de placa não anotada.

O segundo crime ocorreu por volta das 17h30, quando Edson Batista Gaia, 35 anos, mais conhecido como ‘Branco Gaia’ foi alvejado em uma calçada defronte a UBS Bom Jesus II enquanto jogava dominó com um amigo.

Segundo informações de populares, uma dupla parou em uma motocicleta na esquina da rua, o garupa desceu armado e se aproximou de Edson Batista efetuando disparos na cabeça, abdômen e costas. A vítima ainda tentou fugir do atentado, porém caiu pouco metros depois.

Afogados: Nova Câmara de Vereadores inicia com batata quente nas mãos, promete presidente da APMAI

APMAI E SISMAP prometem continuar luta por direitos dos servidores. Por André Luis A presidente da Associação dos Professores de Afogados da Ingazeira (APMAI), Leila Albuquerque e o diretor do Sindicato dos Servidores Municipais (Sismap), José Barbosa, foram os convidados do programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú desta quinta-feira (19). Eles participaram da série […]

APMAI E SISMAP prometem continuar luta por direitos dos servidores.

Por André Luis

A presidente da Associação dos Professores de Afogados da Ingazeira (APMAI), Leila Albuquerque e o diretor do Sindicato dos Servidores Municipais (Sismap), José Barbosa, foram os convidados do programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú desta quinta-feira (19).

Eles participaram da série de entrevistas que o programa tem promovido, escutando entidades de classe, sindicatos, sociedade civil organizada e órgãos, que avaliam o pleito eleitoral de 2020 e contam quais as expectativas, tanto para a gestão de Sandrinho Palmeira no comando da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, como da nova Câmara de Vereadores.

Os dois garantiram que continuarão lutando pelos direitos de suas classes. Leila, por exemplo, avisou aos vereadores eleitos que eles já assumem com uma batata quente nas mãos, que o caso da votação do reajuste dos professores.

Na primeira sessão do próximo ano, vamos lotar a Câmara e não vamos permitir que se vote nenhum projeto antes do nosso, que está naquela casa desde março deste ano”, prometeu.

Leila também disse esperar que a gestão de Sandrinho seja democrática. “Ele sempre ouviu a gente, mas não podia fazer algo, eu acho, porque não era o prefeito, era um mediador e agora ele será a pessoa que vai tomar as decisões”, disse Leila.

Ela também revelou que votou em Sandrinho e que foi muito criticada por isso e até humilhada. “Eu votei porque resolvi dar mais uma chance. Eu acredito que ele vai fazer, que vai ter um olhar diferenciado para as questões dos professores municipais. Mas pode ter certeza que vou cobrar e tendo votado, vou poder cobrar ainda mais”, revelou Leila.  

Já Barbosa, lembou que pessoas que fazem a luta em defesa dos servidores, costumas ser esperançosas acima do comum, das demais pessoas.

“Então, independentemente de ter sido eleito Sandrinho, Zé Negão ou Capitão Sidney, nós do sindicato temos o dever de discutir com os servidores e trazer as propostas para o prefeito. Temos esperança de que consigamos resolver as demandas dos servidores já a partir do próximo ano. Sabemos serem muitas questões, sabemos das dificuldades que existem em todos os gestores, mas queremos que ele decida, porque ele vai ser o prefeito”, destacou Barbosa. 

Ele disse esperar que o plano de governo divulgado por Sandrinho seja cumprido. Principalmente no tocante a Guarda Civil Municipal. Ele também disse confiar que o secretariado deva ser renovado em torno de 50% e pediu para que o novo prefeito coloque pessoas, que além de técnicas sejam humanas e saibam tratar as pessoas com respeito.

“Pode ter certeza de que quando vamos cobrar um direito, já falamos previamente com o nosso jurídico. Não vamos cobrar o que não nos cabe. Se cobramos é porque é direito nosso”, afirmou.

“Eu acredito que a Câmara de Vereadores que vai assumir a partir de janeiro de 2021 tem uma mesclagem de vereadores mais experientes, mas está chegando com uma força jovem, com uma mulher, com pessoas que vem da periferia, que já tem seu trabalho com as comunidades e as pessoas mais simples do nosso município, então isso aí de certa forma valoriza. Agora a gente sabe da limitação da Câmara de Vereadores, porque nesse governo Patriota aí, a quantidade de vereadores da base do governo que fez 50, 70, 80 sei lá quantos requerimentos que nem sequer foi respondido… a gente sabe que o poder maior é do executivo”, pontuou Barbosa.

Nesta sexta-feira (20), a série de entrevistas continua com a presidente da OAB, Laudicéia Rocha e representantes dos alunos da FASP, Erinaldo Nogueira e Tamara Cristiane. As entrevistas têm início às 14h10, no programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú.

Público prestigia o Festival Nacional da Seresta

Blog do Magno Apesar de o Governo do Estado ter se negado a dar apoio, o 27° Festival Nacional da Seresta manteve a tradição ao receber um público superior a 30 mil pessoas nas três noites de festa na aconchegante Praça do Arsenal, no Recife Antigo. A Prefeitura do Recife, através de sua Secretaria de […]

Blog do Magno

Apesar de o Governo do Estado ter se negado a dar apoio, o 27° Festival Nacional da Seresta manteve a tradição ao receber um público superior a 30 mil pessoas nas três noites de festa na aconchegante Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

A Prefeitura do Recife, através de sua Secretaria de Cultura, assumiu os custos praticamente sozinha (a Alepe deu uma colaboração), por saber que o evento não poderia ser cancelado, pois há muito tempo faz parte do calendário cultural do estado e se destina primordialmente ao público de mais idade, em especial as mães.

Na quinta-feira (11), Jura, The Rossi, Adilson Ramos e Almir Bezerra fizeram milhares de pessoas se emocionarem com sucessos eternos, o que se repetiu na noite seguinte com os shows do tenor Igor Alves, Cristina Amaral, Biafra e Altemar Jr. Seresta pura, música de qualidade.

Já no sábado (13), a apoteose ficou por conta de Rosy Aguilar (uma bela surpresa), Josenaldo do The Voice, Leonardo Sullivan e Gilliard, cantando especialmente para as mães. Os ídolos da música romântica levaram a multidão ao delírio.

O Festival da Seresta é sempre assim: uma festa familiar, uma reunião de amigos, um lugar de flertes e reencontros, um baile a céu aberto, um evento simpático, carismático, e que já se prepara para comemorar em 2024 seus 30 anos de criação.

MPPE recomenda à prefeito de Tabira que corrija salários dos servidores

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Tabira, Sebastião Dias, que envie, imediatamente, Projeto de Lei à Câmara Municipal, corrigindo o vencimento básico dos servidores públicos municipais de Tabira. O valor não pode ser inferior ao salário mínimo nacional, e deverão ser respeitadas as remunerações dos cargos que sejam superiores a esse […]

mppeO Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Tabira, Sebastião Dias, que envie, imediatamente, Projeto de Lei à Câmara Municipal, corrigindo o vencimento básico dos servidores públicos municipais de Tabira.

O valor não pode ser inferior ao salário mínimo nacional, e deverão ser respeitadas as remunerações dos cargos que sejam superiores a esse patamar, além de preservadas as verbas de caráter pessoal de cada servidor.

De acordo com a promotora de Justiça Manoela Eleutério, o MPPE recebeu notícias de fato, informando que servidores municipais vinculados à Prefeitura de Tabira possuem salário base menor que o mínimo nacional, com valores variando entre R$ 260 e R$ 622.

A remuneração dos profissionais é complementada com outras verbas, inclusive algumas de caráter pessoal, para que se atinja o valor do salário mínimo nacional. Conforme explica a promotora de Justiça, tal prática burla o previsto na Constituição Federal.

O prefeito Sebastião Dias tem 15 dias para responder ao MPPE se acata ou não à recomendação, devendo encaminhar justificativa para não fazê-lo. Em caso de acolhimento, deverá ser enviada a minuta do projeto de Lei.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial do dia 14 de janeiro.