Notícias

Na corrida para 2026, não há espaços para erros

Por Nill Júnior

A semana foi marcada por um erro que uniu adversários e aliados da governadora Raquel Lyra. O da ausência de cotas raciais no concurso unificado do Governo de Pernambuco.

Depois da repercussão, Raquel encaminhou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei (PL) que altera a Lei nº 18.202, de 12 de junho de 2023, que institui o Estatuto da Igualdade Racial do Estado de Pernambuco.

A proposta visa assegurar, no total, aos pretos e pardos, indígenas e quilombolas a reserva de 30% das vagas oferecidas nos concursos públicos e nos processos seletivos simplificados para o provimento de cargos efetivos, de empregos públicos e de funções públicas decorrentes de contratos por tempo determinado no Poder Executivo do Estado de Pernambuco.

Em paralelo, a gestão estadual suspendeu temporariamente as inscrições do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE). Ou seja, a revisão já vale para o certame.

A pergunta que fica é: como uma medida tão óbvia passou sem a atenção do staff do governo? Porque no fim das contas, o que seria uma agenda com repercussão positiva, virou demonstração de confusão estatal, passando sensação de desorganização, bate cabeças, com efeito contrário. Quando Raquel veio a público remendar, o estrago já estava feito.

O caminho rumo à eleição do ano que vem não admite erros, e Raquel segue sendo alvo de questionamentos administrativos e políticos, somados à má vontade de sua oposição na ALEPE, de alguns nomes no TCE. Resumindo, ela já tem adversários suficientes pra se preocupar. Não pode admitir que os problemas surjam “dentro de casa”.

Claro, o mesmo se aplica a João Campos, que viu uma onda de críticas nas redes ao voto do irmão, João Campos, pela PEC da Blindagem. Pedro se penitenciou, João criticou a proposta, a vida seguiu e, aparentemente, Campos não teve respingos significativos em sua intenção de votos.

O processo eleitoral de 2026 pra muitos não será desequilibrado como se vê hoje, com folga do socialista. Se for assim, considerando a primeira eleição 4.0 no país, com a presença de redes sociais, Inteligência Artificial e um escambau de ferramentas que vão explorar as pisadas em casca de banana, Raquel e João precisam liderar seus espaços de poder e políticos com atenção redobrada. O caminho até a eleição é um verdadeiro campo minado.

Outras Notícias

Festival de Repentistas movimenta Petrolina

Repentistas e cantadores de viola consagrados nacionalmente, a exemplo de Ivanildo Vila Nova, Valdir Téles e Zé Viola, vão se reunir nesta quarta-feira (12) no Sertão de Pernambuco. O 35º Festival de Violeiros de Petrolina começa às 19h na Concha Acústica, gratuitamente, e promete movimentar o público com o talento do improviso, a literatura de […]

Evento terá nomes como Zé Carlos do Pajeú, Sebastião Dias e Ivanildo Vilanova

Repentistas e cantadores de viola consagrados nacionalmente, a exemplo de Ivanildo Vila Nova, Valdir Téles e Zé Viola, vão se reunir nesta quarta-feira (12) no Sertão de Pernambuco.

O 35º Festival de Violeiros de Petrolina começa às 19h na Concha Acústica, gratuitamente, e promete movimentar o público com o talento do improviso, a literatura de cordel e o dedilhar da viola.

Tradicional evento que já faz parte do calendário junino do município, o festival traz também nesta edição nomes como Moacir Laurentino, Raulino Silva, Rogério Menezes, Fracinaldo Oliveira, Máximo Bezerra, Antonio José, Bê Caboclo, Dimas Fernandes, Rinaldo Aleixo, Paulo Maia, Damião Enésio e Cícero de Souza.

Realizada pela Associação dos Cantadores e Poetas do Vale do São Francisco em parceria com a Prefeitura de Petrolina, Bonusclube, Rádio Grande Rio AM e comércio local, a competição vai premiar as melhores duplas com troféus e valores em dinheiro.

Segundo o coordenador do evento e poeta, Natanael Cordeiro, uma comissão julgadora formada pelos poetas Romeu Honório, Pereira e Antonio Severo se encarregará de avaliar a métrica, rima e oração da arte repentista dos cantadores. A programação, apresentada por Isnaldo Nogueira e Teones Batista, será transmitida pela Rádio Sertão Online.

O Festival de Violeiros de Petrolina nasceu em 1981 como parte das comemorações do aniversário da Rádio Emissora Rural a Voz do São Francisco. Na época, o jornalista Juarez Farias elaborou a programação juntamente com o poeta Zé Moura, o radialista Vinícius de Santana, o padre Gonçalo e o empresário Joaquim Florêncio.

Em 1990, com a morte de Juarez Farias, o festival deixou de ser realizado por 4 anos. Foi retomado em 1995 pelos radialistas Zé Cachoeira (já falecido) e Teones Batista. Com a criação da Associação dos Cantadores e Poetas do Vale do São Francisco, em 2006, o festival passou então a ser coordenado por Natanael Cordeiro.

Artigo: Reeducação alimentar já!

Por Mayhara Pires* Está cansado de seguir “dietas” que te garante resultados milagrosos e viver nessa vida do vai e volta? Do reganho de peso constante que te aflige e angustia? do efeito “sanfona? Vem que vou te ajudar a entender novas Estratégias Nutricionais com técnicas e ferramentas do Coaching, desmistificando crenças limitantes e transformando […]

Por Mayhara Pires*

Está cansado de seguir “dietas” que te garante resultados milagrosos e viver nessa vida do vai e volta? Do reganho de peso constante que te aflige e angustia? do efeito “sanfona? Vem que vou te ajudar a entender novas Estratégias Nutricionais com técnicas e ferramentas do Coaching, desmistificando crenças limitantes e transformando vidas.

Confira até o final desta matéria o real motivo que você sempre andou de galho em galho e ainda não encontrou a chave para o sucesso ou a resposta para seus questionamentos.

Ainda não encontrou o segredo para o emagrecimento, hipertrofia muscular ou até mesmo para manter a constância em uma alimentação saudável e equilibrada. Sempre acontece as recaídas, os altos e baixos e aquele sentimento de culpa ao comer? Precisamos resgatar primeiramente os sinais interiorizados com técnicas do autoconhecimento e da autoaceitação para podermos olhar os alimentos com uma visão direcionada aos sentimentos e ao controle emocional que eles podem nos trazer em beneficio ao tratamento, mostrando ao paciente que comida não está associada à repressão e sim liberdade de escolhas inteligentes e prazerosas.

Dietas da “Moda” não funcionam! O que trabalhamos são comportamentos alimentares e emocionais com hábitos alimentares saudáveis e um novo estilo de vida partido da sua autoaceitação, chegando ao objetivo desejado sem provocar danos à saúde fisiológica e emocional. A perda de peso é apenas uma consequência dos seus atos desenvolvidos em todo o processo da reeducação alimentar. Hoje em dia as pessoas querem ser emagrecidas e não emagrecer.

Muitas vezes os desejos são incontroláveis e eles vem à cabeça para nos provocar e nos tentar. Se nós não formos fortes o suficiente acabamos cedendo a ele, e talvez nos frutando também. Iniciar uma dieta, por exemplo, não é uma das melhores coisas na primeira semana, mas entendendo que aquilo é necessário e ir quebrando os seus limites pouco a pouco é o começo que muita gente larga pra trás, sobretudo porque requer mudança de hábitos alimentares e é aí que o trabalho do Coaching entra em ação, através da estruturação processual que ajudará a alcançar objetivos a longo prazo. O coaching é uma alternativa para quem quer, verdadeiramente, fazer uma jornada de autoconhecimento, focada no positivismo, no presente e no futuro, na solução e, principalmente, na ação. É uma excelente oportunidade para aprender uma real e plena transformação de comprometimento chegando ao objetivo desejado.

Tentar uma dieta radical na sua vida não é o caminho certo para uma mudança real. A mudança tem que ser profunda e deve ser algo que esteja ao seu alcance fazendo-o enxergar que embora haja “fugidinhas” no início, o objetivo se manterá forte e é totalmente alcançável, isso se chama de reeducação alimentar por toda uma vida, onde seus neurônios estão sendo disparado o tempo todo em sua mente e os pensamentos vão moldando quem você se tornará durante todo o processo das estratégias nutricionais aplicada para uma reeducação alimentar aliada a técnicas e ferramentas do Coaching.

Atingir o melhor resultado no tratamento nutricional de um paciente é uma meta contínua a ser trabalhada por um nutricionista. Hoje em dia a diversidade de informações no mundo da “Pseudociência” como sites, blogs, Facebook, Instagram, em vez de esclarecer pode confundir as pessoas. Leigos divulgam no seu cotidiano diários alimentares, dietas, dicas sem fundamentos científicos, gerando a esses leitores angústias, desmotivações, pois prometem resultados milagrosos. Portanto, saber lidar, escutar, gerenciar as motivações do paciente, distinguir as aprendizagens, são competências que precisam ser agregadas dentro das consultas e estratégias nutricionais atualmente. O Coaching pode ajudar no sentido de saber como impulsionar as pessoas para renovar os comportamentos, mudanças de pensamentos e comportamento do paciente, otimizando os resultados de uma consulta e adesão significativa ao tratamento nutricional. O processo de Coach é essencialmente uma conversa, um diálogo num contexto produtivo e orientado a resultados reais, visando a desenvolver competências encorajadoras que enxergue as situações por novos ângulos e por meios de definições de metas. Para tanto usar técnicas e perguntas, provocando novos pensamentos, desafios e descobertas.
O Coach aplicado a Nutrição é um processo que atua nas causas para transformar comportamentos, gerando maior equilíbrio alimentar com técnicas aplicadas para aqueles pacientes que em busca do bem-estar físico e emocional pretende ter uma melhor relação com a comida. Sabemos que hoje a questão alimentar envolve muitos fatores que vão além do simples ato de comer, envolve vida social, relacionamentos e diversão, o que torna a mudança do comportamento alimentar muito desafiador. O Coach nutricional entra como forte aliado nesse processo utilizando fortes técnicas e ferramentas poderosas que geram no paciente um profundo autoconhecimento, oportunizando a ele identificar bloqueios que impedem a transformação do comportamento alimentar, onde muitas vezes confunde os sentimentos e acaba descontando suas emoções na alimentação, sendo possível identificar essas emoções e fortalecer a capacidade de lidar com elas. O paciente em tratamento nutricional aliado ao processo de Coaching ganha foco, atitude, resultados e poder. Mesmo sabendo que devem se alimentar bem, o que é e o que não é correto e saudável, muitas vezes, o difícil é saber como fazer, como mudar o hábito, como manter a constância, com clareza do que deve ser feito para se chegar aonde quer.

*Mayhara Pires é nutricionista, especialista nas áreas clínica e esportiva. É Nutri Coach em emagrecimento, Saúde da Família, professora em nutrição e dietética. Instagram: @mayharapires

“O que vocês estão fazendo aí?” – alerta médica à multidão em fila da CEF em ST

View this post on Instagram O vídeo que circula em rede social do blog mostra profissionais alertando uma grande quantidade de desavisados sobre os risco que correm em frente à CEF de Serra Talhada. “Não é férias, é um problema real. O que vocês estão fazendo acumulados aí na frente da Caixa?” – questiona a […]

O vídeo que circula em rede social do blog mostra profissionais alertando uma grande quantidade de desavisados sobre os risco que correm em frente à CEF de Serra Talhada. “Não é férias, é um problema real. O que vocês estão fazendo acumulados aí na frente da Caixa?” – questiona a médica Clevia Ferraz na Praça Sérgio Magalhães.

Muitos tem questionado o fato de que boa parte das pessoas não tem se atentado para a gravidade do problema, enfrentando a orientação de isolamento. Parte tem falta de conhecimento e ainda tem obrigação de ir às agências, por não ter acesso ao atendimento eletrônico.

“O estado é de guerra”, alerta  o promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto. Prova disso é que o  governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) determinou, nesta sexta-feira (20), o fechamento do comércio, dos serviços e das obras de construção civil em todo o estado. A medida começa a valer no domingo (22) e tem o objetivo de enfrentar a epidemia do novo coronavírus, que tem 28 casos confirmados no estado.

Assinadas ordens de serviço em Tabira

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), na recepção da Prefeitura de Tabira, a assinatura de mais três ordens de serviço. As obras serão executadas pela empresa JC Serviços. A rua Raimundo Ferreira, onde se localiza o hospital de Tabira, receberá um calçadão que irá da ponte até a Escola Andrea Pires. Com,  valor de R$ […]

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), na recepção da Prefeitura de Tabira, a assinatura de mais três ordens de serviço. As obras serão executadas pela empresa JC Serviços.

A rua Raimundo Ferreira, onde se localiza o hospital de Tabira, receberá um calçadão que irá da ponte até a Escola Andrea Pires. Com,  valor de R$ 209 mil,  é fruto de emenda do deputado Antônio Moraes.

Será construída uma praça na avenida Alberto Cordeiro, na saída para São José do Egito, no valor de R$ 55 mil. A emenda parlamentar é do deputado estadual Augusto César.

E com recursos próprios do município, será feita a construção do piso externo do pátio do açougue público, obra orçada em R$ 122 mil.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura, o deputado Antônio Moraes, o prefeito Sebastião Dias, o vice Zé Amaral, vereadores e membros da equipe de governo.

Lula nega queda de repasses a municípios, trata como chiadeira e diz que se tiver direito e projeto, vai ter recurso

Respondendo a uma pergunta desse jornalista na rede formada pelas rádios CBN Recifee Caruaru, representando a Rádio Pajeú e demais rádios da rede sertanejas, Gazeta FM (São José do Egito), Vilabella FM (Serra Talhada) , Salgueiro FM (Salgueiro) , Sertânia FM (Sertânia), Lagoa Grande FM e Custódia FM , o presidente Lula se defendeu de eventuais […]

Respondendo a uma pergunta desse jornalista na rede formada pelas rádios CBN Recifee Caruaru, representando a Rádio Pajeú e demais rádios da rede sertanejas, Gazeta FM (São José do Egito), Vilabella FM (Serra Talhada) , Salgueiro FM (Salgueiro) , Sertânia FM (Sertânia), Lagoa Grande FM e Custódia FM , o presidente Lula se defendeu de eventuais questionamentos sobre a queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios em 2023, se comparado com 2022.

Ao contrário, disse Lula, os repasses aumentaram. “Nunca antes na história do Brasil um presidente tratou os prefeitos como eu tratei de 2003 a 2010, e de todos os partidos políticos. A mesma coisa eu vou fazer agora. Todo mundo sabe o que o governo passado fez para ganhar as eleições. Diminuiu o ICMS dos estados e quando diminui, diminui o dinheiro da prefeitura. O que eu garanti em 2023? Que nenhum prefeito receberia em 2023 menos que recebeu em 2022. E vou dizer mais: nenhum município de Pernambuco teve queda de FPM em 2023. Ao contrário: os municípios de Pernambuco receberam R$ 7,4 bilhões em transferências de FPM em 2023. Foram R$ 345 milhões a mais que em 2022”.

Os prefeitos costumam se contrapor a essa fala dizendo que esse valor a mais foi carcomido pelos pisos, combustíveis e inflação. Mas Lula rebateu. “o prefeito que tiver chiando é que ele quer chiar. Que presidente da República chamou prefeitos para discutir projetos? Só em Pernambuco 90% se inscreveram para participar do projeto de escola em tempo integral. A gente quer fazer política junto com o prefeito, porque tem uma coisa que eu aprendi na campanha de 1985: uma cidade parece pequena se comparada a um país. Mas é na cidade que a gente é feliz. Porque é na cidade que o povo reclama, na cidade o povo quer escola, na cidade o povo quer saúde, porque eu não iria tratar bem os prefeitos?”

E concluiu: “Nós trataremos bem todos os prefeitos brasileiros. Eles sabem. Se quiser fazer política façam, se quiserem falar mal, falem. Se quiserem falar bem, falem. Mas o dado concreto é o seguinte: ninguém do governo Federal faltará com respeito a nenhum prefeito desse país independente do partido que ele for, do discurso que ele tiver. se tiver direito e tiver projeto, vai ter recurso”.