Multa de R$ 80 mil foi aplicada em Serra Talhada por retirada ilegal de areia
Uma pessoa cujo nome não foi informado chegou a ser multada por retirada de areia sem licenciamento ambiental em Serra Talhada.
A multa foi aplicada pelo IBAMA há alguns meses e gerou apreensão no setor da construção civil de toda a região. Muitos paralisaram a retirada e houve impacto no setor.
Isso também chegou a encarecer em até 50% a areia. Essa constatação é que está gerando a promoção de encontros promovidos pelo mandato do Deputado José Patriota em três cidades, São José do Egito, Afogados da Ingazeira e Tabira.
A agência reguladora que autoriza a retirada de minérios fica em Brasília .”Ela que cuida desse licenciamento. É uma enorme burocracia. O medo é uma empresa de fora licenciar toda a calha do Rio Pajeú”, disse.
Os encontros acontecem hoje em Tabira às 14h na Sede da CDL, em São José do Egito às 16h no Auditório do Sicoob e em Afogados da Ingazeira, às 19h na Câmara de Vereadores. Em Afogados, a cidade vai realizar a I FECONAF, de 25 a 27 de maio, na Praça Arruda Câmara, com todo o setor. O tema chega em boa hora.