Moraes derruba decisão que permitia acampamento golpista em BH
Por André Luis
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu o pedido da Procuradoria-Geral do Município de Belo Horizonte e cassou a decisão judicial de 1ª instância que autorizou a obstrução da Avenida Raja Gabaglia, onde manifestantes com intenções golpistas se reúnem em frente ao Comando da 4ª Região Militar.
O ministro determinou, neste sábado (7), a “imediata desobstrução” da avenida e das “áreas do seu entorno, especialmente junto a instalações militares”. A decisão não menciona a proibição de reunião de pessoas, e sim a ordem de debloqueio de vias públicas.
Por volta das 16h30, manifestantes ocupavam a Raja Gabaglia nos dois sentidos, prejudicando o trânsito. Às 17h20, a Polícia Militar disse que ainda não tinha sido notificada. Já a prefeitura afirmou que “tomará as providências necessárias para o cumprimento da decisão”.
Alexandre de Moraes ordenou que todos os veículos que persistirem na obstrução sejam identificados e estabeleceu multa de R$ 100 mil por hora aos proprietários e a quem descumprir a decisão “mediante apoio material (logístico e financeiro) às pessoas e veículos que permanecem em locais públicos”.
Além disso, o ministro impôs multa de R$ 100 mil a Esdras Jonatas dos Santos, autor do mandado de segurança que solicitou direito “de manifestação, liberdade de expressão e propriedade” na Avenida Raja Gabaglia. Ele foi identificado em um relatório feito pela Polícia Militar de Minas Gerais em novembro do ano passado como um dos destaques das manifestações antidemocráticas.
A multa também foi aplicada contra Roberto Carlos de Abreu, que seria o proprietário do carro de som usado na obstrução da via nesta sexta-feira (6).
Na decisão, Moraes afirmou que a decisão de 1ª instância, do juiz Wauner Batista Ferreira Machado, “é diretamente contrária aos pronunciamentos do Supremo Tribunal Federal”, que já determinou a “desobstrução de todas as vias públicas que, ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido”.
O ministro intimou o comandante da Polícia Militar e o governador do estado, Romeu Zema (Novo), para o “cumprimento imediato” da decisão, em apoio aos órgãos municipais.
Nas redes sociais, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), agradeceu a Alexandre de Moraes “pela postura firme na defesa da ordem pública”.
“O Estado Democrático de Direito é condição inegociável”, disse.
“Quero prestar minha sincera homenagem ao ex-deputado e ex-prefeito de Afogados da Ingazeira Antônio Mariano, que construiu uma longa e produtiva folha de serviços prestados a Pernambuco e de forma especial a Afogados da Ingazeira e ao Sertão do Pajeú. Minhas condolências e minha solidariedade a dona Aldenice e à nossa amiga Aline, que vem dando […]
“Quero prestar minha sincera homenagem ao ex-deputado e ex-prefeito de Afogados da Ingazeira Antônio Mariano, que construiu uma longa e produtiva folha de serviços prestados a Pernambuco e de forma especial a Afogados da Ingazeira e ao Sertão do Pajeú.
Minhas condolências e minha solidariedade a dona Aldenice e à nossa amiga Aline, que vem dando continuidade ao trabalho de Antônio Mariano”.
Paulo Câmara – Governador de Pernambuco
Antônio Mariano foi meu professor na rede estadual de ensino. Na política, em muitos momentos trilhamos caminhos distintos. O compromisso com Afogados nos uniu e caminhamos juntos nas três últimas eleições.
Foi um aprendizado ter convivido com o homem e o político Antônio Mariano. Deixará saudades e inúmeros serviços prestados à nossa querida Afogados.
Nesse momento de dor e perda irreparável, quero externar a toda família os meus mais profundos e sinceros sentimentos, e colocar-me à disposição para a adoção de todas as providências necessárias que o momento requer. Que Deus o receba em sua infinita morada.
José Patriota – prefeito de Afogados da Ingazeira
A dona Aldenice e demais familiares sinceras condolências pelo falecimento do estimado amigo Antonio Mariano.
Juntos fizemos muitas obras e programas que ajudaram a interiorização e o desenvolvimento de nossa região do Pajeu.
Seu nome ficara gravado como um grande politico que marcou sua época. Que Deus Poderoso Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora lhe de a recompensa eterna.
Inocêncio Oliveira
O falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Antônio Mariano, representa uma grande perda para a política de Pernambuco. O conheci há muitos anos e sempre tivemos uma relação de respeito e cordialidade.
Antônio Mariano foi uma liderança importante e jamais deixou de lutar pelos interesses do Sertão do Pajeú e de Pernambuco.
Neste momento de extrema dor, quero expressar minha solidariedade a vereadora Aline Mariano e toda sua família. Que possam encontrar na fé, o conforto necessário para superar esta hora tão difícil.
Senador Armando Monteiro
“Lamentamos a morte do Deputado Antonio Mariano, que representou o Pajeu e Pernambuco na assembleia legislativa. Aos familiares, nossos sentimentos”.
Anchieta Patriota – Prefeito de Carnaíba
É com enorme tristeza e um grande pesar que o Pajeú recebe a notícia do falecimento do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Antonio Mariano de Brito.
Prestou serviços valorosos não só a Afogados, mais ao povo de Pernambuco.
Mariano, deixa em nossa memória boas lembranças, de alguém que lutou durante toda sua vida para mudar a vida de muitos.
Nesse momento de dor e saudade, nossa solidariedade à família, aos amigos, e aos inúmeros admiradores de Antonio Mariano.
Evandro Perazzo Valadares – Prefeito de São José do Egito
É com muita tristeza e profundo pesar, que recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Antônio Mariano. Como ser humano, foi solidário, amigo e possuidor de carisma natural.
Nós que fazemos o Afogados da Ingazeira FC, manifestamos profundos sentimentos de solidariedade ao seus familiares e amigos, rogando a Deus que na sua infinita bondade e misericórdia, conforte a todos neste momento de profunda dor.
João Nogueira Lima -Presidente, e Diretoria do Afogados Futebol Clube
Foi com profunda emoção e tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito, ex vereador e ex deputado, Antônio Mariano de Brito.
Foi uma grande liderança popular do nosso Estado, onde ocupou um lugar de destaque na política pernambucana. Fez muito por nossa Carnaíba, e a ele somos gratos.
Neste momento triste, quero enviar o meu abraço a toda familia, pois admirei por sua dedicação e grande carinho. Neste momento estamos todos tristes por essa grande perda.
José Francisco Filho – ex Prefeito de Carnaíba
Meu caro amigo Antonio Mariano, eterno paraninfo de minha turma do ginasial. De minhas inúmeras referências: o cidadão, o professor, o político, o filho, o pai, o avô, o amigo, o irmão.
Nestes últimos momentos conosco relembro as lições que aprendi com você: de determinação, de coragem, de humildade, de bravura, de simplicidade, de companheirismo, de amizade.
E, especialmente da vida pública, ficam as lições inspiradoras de como se faz a política sem ódio nem rancores, sempre com equilíbrio e respeito à pessoa. Na luta democrática o exemplo do bom combate.
Sua ausência deixa na política afogadense, e de Pernambuco, uma lacuna enorme. Expresso aqui minha imensa tristeza pela perda precoce e irreparável do meu grande amigo, e rogo a Deus o conforto espiritual para toda sua família.
Fernando Moraes – Jornalista
Antonio Mariano foi além de um político brilhante, um defensor ferrenho do povo do Pajeú, íntegro nas causas da nossa região e de Pernambuco. Deixa um legado aos familiares e amigos com o exemplo de homem público.
Mas acima de tudo, de grande amigo dos poetas cantadores, pois fazia questão de recitar e elogiar nós cantadores, haja vista, ser membro de uma família que sempre prestigiou os profissionais da viola e de outros seguimentos da cultura popular.
Com certeza o nosso querido Antônio irá se encontrar com seu pai Zé Mariano e sua mãe Dona Laura, no lugar que Deus reservou para ambos. Adeus meu querido amigo. Que Deus nos conforte pela grande perda!”
Número de recuperados da doença, mais uma vez superou número de positivados. Serra Talhada confirmou dois novos óbitos. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta segunda-feira (26), nas últimas 72h, foram notificados 58 novos casos positivos, 117 recuperados e 2 novos óbitos. Os […]
Número de recuperados da doença, mais uma vez superou número de positivados. Serra Talhada confirmou dois novos óbitos.
Por André Luis
De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta segunda-feira (26), nas últimas 72h, foram notificados 58 novos casos positivos, 117 recuperados e 2 novos óbitos.
Os óbitos ocorridos foram confirmados em Serra Talhada.
Apesar do avanço na vacinação e dos números animadores, é importante lembrar que a pandemia ainda não acabou. Especialistas alertam para a importância da continuidade do cumprimento dos protocolos de prevenção: usar a máscara sempre, evitar aglomerações e higienizar bem as mãos.
Agora o Sertão do Pajeú conta com 32.614 casos confirmados, 31.720 recuperados (97,25%), 629 óbitos e 265 casos ativos da doença.
Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 72 horas:
Afogados da Ingazeira registrou 3 novos casos positivos e 21 recuperados. O município conta com 5.438 casos confirmados, 5.343 recuperados, 72 óbitos e 23 casos ativos.
Brejinho registrou 1 novo caso positivo e 1 recuperado. O município conta com 754 casos confirmados, 723 recuperados, 21 óbitos e 10 casos ativos.
Calumbi registrou 4 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 712 casos confirmados, 700 recuperados, 5 óbitos e 7 casos ativos da doença.
Carnaíba registrou 7 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 2.163 casos confirmados, 2.085 recuperados, 35 óbitos e 43 casos ativos da doença.
Flores registrou 1 novo caso positivo e 9 recuperados. O município conta com 1.042 casos confirmados, 962 recuperados, 38 óbitos e 42 casos ativos.
Iguaracy registrou 2 casos recuperados. O município conta com 821 casos confirmados, 783 recuperados, 27 óbitos e 11 casos ativos.
Ingazeira registrou 1 novo caso positivo e 3 recuperados. O município conta com 460 casos confirmados, 450 recuperados, 6 óbitos e 4 casos ativos.
Itapetim registrou 7 novos casos positivos e 12 recuperados. O município conta com 1.379 casos confirmados, 1.327 recuperados, 32 óbitos e 20 casos ativos.
Quixaba não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 513 casos confirmados, 497 recuperados, 15 óbitos e 1 caso ativo.
Santa Cruz da Baixa Verde registrou 3 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 621 casos confirmados, 598 recuperados, 19 óbitos e 4 casos ativos.
Santa Terezinha registrou 4 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 1.021 casos confirmados, 987 recuperados, 28 óbitos e 6 casos ativos.
São José do Egito registrou 5 novos casos positivos e 14 recuperados. O município conta com 2.522 casos confirmados, 2.455 recuperados, 56 óbitos e 11 casos ativos.
Serra Talhada registrou 13 novos casos positivos, 25 recuperados e 2 novos óbitos. O município conta com 10.078 casos confirmados, 9.858 recuperados, 171 óbitos e 49 casos ativos da doença.
Óbito 170 – Paciente do sexo masculino, 75 anos, morador do Ipsep. Comorbidades (diabetes, doença cardiovascular crônica e doença de chagas). Faleceu no dia 25/07/21, no Hospital Eduardo Campos – HEC.
Óbito 171 – Paciente do sexo feminino, 40 anos, moradora do bairro Vila Bela. Comorbidades (hipertensão, diabetes e obesidade). Faleceu no dia 25/07/21, no Hospam.
Solidão registrou 1 novo caso positivo e 3 recuperados. O município conta com 677 casos confirmados, 673 recuperados, 3 óbitos e 1 caso ativo.
Tabira registrou 7 novos casos positivos e 10 recuperados. O município conta com 2.883 casos confirmados, 2.815 recuperados, 47 óbitos e 21 casos ativos.
Triunfo registrou 1 novo caso positivo e 11 casos recuperados. O município conta com 948 casos confirmados, 912 recuperados, 28 óbitos e 8 casos ativos.
Tuparetama não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 582 casos confirmados, 552 recuperados, 26 óbitos e 4 casos ativos da doença.
O empresário Anchieta Mascena está confirmado na reunião da próxima sexta-feira do Cimpajeú, o Consórcio de prefeitos da região. Ele apresenta o projeto de constrição de duas Estações de Transbordo de Resíduos Sólidos para atender cidades do Sertão do Pajeú, com potencial para também atender cidades do Moxotó e Sertão Central. A reunião começa às […]
O empresário Anchieta Mascena está confirmado na reunião da próxima sexta-feira do Cimpajeú, o Consórcio de prefeitos da região.
Ele apresenta o projeto de constrição de duas Estações de Transbordo de Resíduos Sólidos para atender cidades do Sertão do Pajeú, com potencial para também atender cidades do Moxotó e Sertão Central.
A reunião começa às 9h da manhã na AABB. Após o lançamento do projeto, feito há uma semana, vários municípios manifestaram interesse em aderir, por se tratar de uma solução para o drama do destino do lixo, com os prazos do Ministério Público e Tribunal de Contas para o início do processo de tratamento e fim dos lixões.
As estações já estão na fase de execução, sediadas em Triunfo e na divisa de Afogados e Iguaracy. A maior vantagem, além da solução definitiva para o fim de um problema ambiental e social, é de economia, pela proximidade com as estações. O projeto prevê ainda uma unidade de tratamento de recicláveis em Afogados, absorvendo a produção dos municípios e barateando a execução.
As estações de transbordo são pontos de transferência de resíduos coletados, criados em função da considerável distância entre a área de coleta e o local de destinação final. É uma fundamental solução para as nossas cidades. Em toda a região, prefeitos tem sido autuados e multados pelos órgãos de controle por falta de tratamento adequado dos resíduos sólidos.
Segundo publicação do blog do Magno do Martins na tarde desta segunda-feira (23), a barragem do Moxotó, do sistema integrado da Transposição do São Francisco em terras do município de Sertânia, a 300 km do Recife, recebeu um grande volume de água nos últimos dias e está correndo risco de romper, segundo informou, ao blog, […]
Segundo publicação do blog do Magno do Martins na tarde desta segunda-feira (23), a barragem do Moxotó, do sistema integrado da Transposição do São Francisco em terras do município de Sertânia, a 300 km do Recife, recebeu um grande volume de água nos últimos dias e está correndo risco de romper, segundo informou, ao blog, há pouco, o prefeito Ângelo Ferreira (PSB).
Ele está reunido, neste momento, com uma equipe técnica e de engenheiros escalados para monitorar o reservatório.
O governador Paulo Câmara e a direção da Compesa já foram informados da situação, que preocupa o prefeito. Sertânia também foi bastante atingida pelas chuvas dos últimos dias e está com alguns bairros ilhados, além de dezenas de estradas vicinais sem a menor condição de acesso a uma centena de comunidades rurais do município.
O advogado e major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Jorge Antônio de Oliveira Francisco é novo Ministro da Justiça. A analista de política da CNN Basília Rodrigues recebeu, com exclusividade, a confirmação do nome do substituto. Segundo Basília, fontes do Planalto revelam que se fez valer a vontade do presidente Jair Bolsonaro (sem […]
O advogado e major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Jorge Antônio de Oliveira Francisco é novo Ministro da Justiça. A analista de política da CNN Basília Rodrigues recebeu, com exclusividade, a confirmação do nome do substituto.
Segundo Basília, fontes do Planalto revelam que se fez valer a vontade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na nomeação de Oliveira – ele é próximo da família Bolsonaro, com quem trabalha há mais de 15 anos.
Inicialmente, Oliveira não queria aceitar o cargo, mas Bolsonaro o convenceu ao dizer que o comando da pasta se tratava de uma missão, disseram as fontes.
Ele assume o lugar de Sergio Moro, que pediu demissão na última sexta-feira (24), após a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo.
No início da tarde deste domingo (26), o novo ministro da Justiça e Segurança usou a conta que mantém no Twitter para publicar uma mensagem de apoio a Bolsonaro.
“Juntos com o PR @jairbolsonaro por um Brasil melhor. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!”, escreveu Oliveira em mensagem acompanhada por uma foto do pronunciamento do presidente na sexta no qual comentou a demissão de Moro.
Você precisa fazer login para comentar.