Notícias

MP recomenda a prefeito de Sertânia não fazer shows enquanto estiver com salários atrasados

Por André Luis

Prefeitura-de-sertaniaDo Moxotó da Gente

O Ministério Público de Pernambuco, por meio do seu Promotor de Justiça na Comarca de Sertânia-PE, Júlio César Cavalcanti Elihimas, emitiu recomendação ao prefeito Guga Lins para a se abstenha imediatamente de contrair despesas com festas, shows e eventos culturais, enquanto a Prefeitura de Sertânia estiver em atraso com salários de servidores públicos comissionados, contratados, concursados e com os benefícios de aposentadoria e pensão. Também foi recomentando o cancelamento imediato de todas as festas, shows e eventos culturais, enquanto o município estiver em atraso com salários de servidores públicos.

Segundo a RECOMENDAÇÃO Nº 06/2016, publicada em caráter de URGÊNCIA, para tomar esta decisão, o Promotor de Justiça, entre outras coisas, considerou  as várias reclamações na sede do Ministério Público dando conta de atraso de pagamento de servidores públicos municipais, bem como aposentados e pensionistas, que a Prefeitura de Sertânia, mesmo estando em atraso com o pagamento de servidores públicos, aposentados e pensionistas,  vem realizando gastos com festas e eventos e que os salários de servidores públicos, benefícios de  aposentados e pensionistas tem natureza alimentar, logo preferência de pagamento.

Júlio César Cavalcanti ressaltou que constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade,  moralidade e lealdade às instituições.

No mesmo documento, foi requisitado que no prazo de 5(cinco) dias a prefeitura de Sertânia  informe quanto ao acatamento ou não da presente recomendação, além de encaminhar ao MP as datas de pagamento dos servidores no período de janeiro de 2016 a julho de 2016, quais categorias estão com atraso de salários e/ou aposentadoria/pensão e em caso de atraso ou alteração nas datas de pagamento, quais os meses em atraso e os meses que tiveram data de pagamento alteradas, bem como os motivos dos atrasos e alterações de data de pagamento.

O prefeito Guga Lins foi informado de que deixar de prestar as informações necessárias requisitadas pelo Ministério Público estará cometendo ato de improbidade administrativa, por infringir os princípios da administração pública e que  o não atendimento da presente Recomendação na sua forma e termos implicará na adoção de todas as medidas necessárias a sua implementação, inclusive com a responsabilização daquele que não lhe der cumprimento.

Outras Notícias

Matadouro interditado pelo MT em Tuparetama

O Matadouro Público de Tuparetama foi interditado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Caruaru. A interdição ocorreu após uma vistoria realizada na terça-feira (21), na qual foram identificadas situações irregulares quanto à segurança dos trabalhadores. O prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa, disse ao G1 que está ciente da situação, mas ainda não recebeu a notificação. […]

novvo_ptonit (1)

O Matadouro Público de Tuparetama foi interditado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Caruaru. A interdição ocorreu após uma vistoria realizada na terça-feira (21), na qual foram identificadas situações irregulares quanto à segurança dos trabalhadores.

O prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa, disse ao G1 que está ciente da situação, mas ainda não recebeu a notificação. “Eu soube informalmente que foram problemas na segurança dos trabalhadores. O próximo passo será contratar uma empresa especializada em consultoria de segurança do trabalho para ver como iremos corrigir os pontos que estavam errados”.

De acordo com o auditor regional do MTE, Francisco Reginaldo, o local estava em uma “situação grave de iminente risco” para os trabalhadores.

Ele informou que as instalações elétricas do matadouro estavam danificadas e não havia equipamentos de segurança adequados para os marchantes que faziam uso da plataforma de abate dos bovinos. “A caldeira do local estava irregular. Também foi identificado que o operador do equipamento não estava apto para realizar o serviço”, contou o auditor.

Conforme o MTE, o matadouro só poderá voltar a funcionar quando o gestor público do município corrigr as irregularidades do local. Quando esta medida for tomada, deverá ser solicitada – por meio de ofício – uma nova vistoria ao Ministério do Trabalho e Emprego, segundo informou Francisco Reginaldo.

Serra Talhada tem a 2ª melhor saúde do Pajeú, atesta Folha de São Paulo e UOL

Serra Talhada foi destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios, elaborado pela Folha de São Paulo e UOL, no qual o município alcançou a 2ª posição no quesito Saúde, na região do Pajeú. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira, 4 de setembro. O índice avalia a eficiência dos municípios em áreas como saúde, educação, saneamento […]

Serra Talhada foi destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios, elaborado pela Folha de São Paulo e UOL, no qual o município alcançou a 2ª posição no quesito Saúde, na região do Pajeú. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira, 4 de setembro.

O índice avalia a eficiência dos municípios em áreas como saúde, educação, saneamento e gestão de receitas, destacando as cidades que conseguem fazer mais com menos recursos.

A prefeita Márcia Conrado comemorou o reconhecimento, reforçando o compromisso de sua gestão com a saúde pública.

“Esse resultado é fruto de um trabalho sério e incansável de toda a nossa equipe. Serra Talhada tem investido continuamente em saúde, mesmo com desafio, e esse destaque é uma prova de que estamos no caminho certo”, afirmou a prefeita.

O levantamento foi elaborado com base em diversos indicadores de saúde pública, comparando-os com a receita de cada município. Segundo a Folha de São Paulo, o objetivo do ranking é identificar os municípios que entregam mais serviços essenciais com menor gasto, promovendo uma gestão pública mais eficiente.

Márcia Conrado apresenta modelo de gestão serra-talhadense ao prefeito de Goiana

Na tarde desta sexta-feira (16), a prefeita Márcia Conrado recebeu a visita de cortesia do prefeito da cidade de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, Eduardo Honório.  Na ocasião houve um intercâmbio de experiências entre os dois gestores, onde a prefeita apresentou o modelo de gestão implantado em Serra Talhada e pôde conhecer um pouco […]

Na tarde desta sexta-feira (16), a prefeita Márcia Conrado recebeu a visita de cortesia do prefeito da cidade de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, Eduardo Honório. 

Na ocasião houve um intercâmbio de experiências entre os dois gestores, onde a prefeita apresentou o modelo de gestão implantado em Serra Talhada e pôde conhecer um pouco sobre a experiência produtiva da cidade de Goiana, polo automobilístico em Pernambuco. 

“Tivemos a alegria de receber o prefeito Eduardo Honório para uma visita de intercâmbio, onde pudemos apresentar as ações realizadas aqui em Serra Talhada, onde buscamos implantar uma gestão inovadora, voltada para o desenvolvimento integrado ao cuidado com as pessoas; modelo que vem atraindo grandes investimentos para a nossa cidade e região, sendo destaque no Estado, uma vez que Serra Talhada se tornou nos últimos anos um polo de desenvolvimento no interior, o que chama atenção para todo o Sertão”, comentou Márcia Conrado. 

A prefeita destacou ainda que a experiência de Goiana na atração de investimentos é modelo para todo o Estado. 

“Além de apresentar a experiência de crescimento implantado em Serra Talhada, foi uma grande oportunidade para debater sobre a expertise da cidade de Goiana, município estratégico no setor automobilístico no Estado, atraindo grandes investimentos, a exemplo do Polo Automotivo Jeep, que é um importante complexo da Fiat, onde são produzidos veículos para abastecer o comércio nacional e a América Latina”, concluiu a prefeita serra-talhadense.

DER vistoria ponte na PE 275

O DER – Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco enviou na manhã desta quinta-feira (19), um técnico para vistoriar a estrutura da ponte que corta o Rio Pajeú na PE 275, dentro da área urbana de Brejinho. A situação, somada à péssima conservação da via foram denunciados pelo blog. Foi constatado que a cratera formada pelas […]

Foto: Marcelo Patriota

O DER – Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco enviou na manhã desta quinta-feira (19), um técnico para vistoriar a estrutura da ponte que corta o Rio Pajeú na PE 275, dentro da área urbana de Brejinho.

A situação, somada à péssima conservação da via foram denunciados pelo blog.

Foi constatado que a cratera formada pelas chuvas pode aumentar, tendo que ser feito um reparo em caráter de emergência.

No que diz respeito a estrutura da ponte o técnico Emanuel Silva afirmou que apenas uma viga está mais avariada, mas que no momento a ponte não corre risco de desabar.  No entanto tem que ser feito um reforço emergencial.

Ele informou à prefeita Tânia Maria que será elaborado um relatório e enviado em caráter emergencial ao DER de Pernambuco, visando a manutenção da pista e o reforço na viga.

A Prefeitura de Brejinho vai tomar providências no sentido de sinalizar melhor o local para que não ocorram acidentes.

Estiveram  a prefeita Tânia Maria e os engenheiros Pedro Guedes e Ozael Brandão. As informações são de Marcelo Patriota para o blog.

Serviço: DER anuncia esquema especial das lombadas eletrônicas para o Réveillon

A partir das 22 horas desta quarta-feira (30), as lombadas eletrônicas das principais rodovias estaduais serão desligadas. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a ação visa facilitar o fluxo de veículos e evitar as retenções nas rotas mais procuradas durante os festejos deste final de ano. Os equipamentos serão religados às […]

Fiscalização Ano Novo

A partir das 22 horas desta quarta-feira (30), as lombadas eletrônicas das principais rodovias estaduais serão desligadas. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a ação visa facilitar o fluxo de veículos e evitar as retenções nas rotas mais procuradas durante os festejos deste final de ano. Os equipamentos serão religados às 5 horas da próxima segunda-feira (04).

As lombadas eletrônicas envolvidas são as seguintes: PE-027 (Aldeia) – km 0,7; PE-035 (Itapissuma) – km 7,3 e 7,9; PE-060 (Cabo) – km 0,1 e 2,5, e (Ipojuca) km16,63. Na BR-232 (Curado) – entre os km 6,2 e 9,2.

Fiscalização – O DER, em parceria com o BPRv, está intensificando as ações de fiscalização nas principais rodovias estaduais, com o objetivo de coibir as imprudências no trânsito. No Agreste e no Sertão, o foco nas abordagens são as motocicletas e ciclomotores, com a finalidade de reduzir os acidentes com este tipo de veículo, ainda com alto índice nessas regiões.