Miguel Coelho inaugura duplicação de avenida em Petrolina
Por Nill Júnior
O prefeito Miguel Coelho inaugurou a última etapa da duplicação da Avenida Cardoso de Sá, em Petrolina.
Com R$ 6,4 milhões em investimentos, a última parte da avenida recebeu a pavimentação de duas novas faixas de trânsito. Foram duplicados 4 km de pista, o que garantirá maior fluidez no tráfego e menos acidentes.
“Todo mundo que mora por essa região sabe dos riscos que existiam. Era um lugar de escuridão e trânsito complicado. Agora temos uma avenida larga, segura e bonita”, destacou o prefeito.
Seis avenidas já foram duplicadas nos últimos cinco anos na cidade, e segundo a Prefeitura mais cinco corredores de trânsito devem ser duplicados em 2022.
O presidente da Câmara Municipal de Tuparetama, vereador Valmir Tunu, deixou em nota uma mensagem especial de Feliz Ano Novo para toda a população do município, desejando que 2026 seja um ano marcado por paz, harmonia e saúde. Em sua mensagem, o parlamentar destacou a importância da união e da fé para enfrentar os desafios […]
O presidente da Câmara Municipal de Tuparetama, vereador Valmir Tunu, deixou em nota uma mensagem especial de Feliz Ano Novo para toda a população do município, desejando que 2026 seja um ano marcado por paz, harmonia e saúde.
Em sua mensagem, o parlamentar destacou a importância da união e da fé para enfrentar os desafios do novo ano.
“Meus amigos e amigas de Tuparetama, quero desejar a todos um Feliz Ano Novo. Que 2026 venha repleto de paz, harmonia e muita saúde. Um forte abraço, e que Deus abençoe cada um de nós”, declarou.
Valmir Tunu também fez um balanço do ano de 2025, ressaltando que, apesar dos desafios enfrentados, o período foi marcado por conquistas, avanços e muito trabalho no Legislativo Municipal. Segundo ele, a Câmara “seguiu firme no compromisso de atuar em favor do desenvolvimento do município e do bem-estar da população”.
Entre as principais ações realizadas em 2025, o presidente destacou a aprovação de 24 projetos, 60 requerimentos e 18 indicações, além da aquisição de um veículo 0 km, comprado com recursos próprios da Câmara. Outro marco importante foi a conquista de 100% de transparência pública, alcançada pela primeira vez na história da Casa Legislativa, garantindo o Selo Diamante.
Ainda segundo Valmir, a Câmara passou por uma reforma estrutural no prédio, ampliou o atendimento à população com mais de 300 atendimentos realizados por meio do Orelhão Digital e lançou um novo site institucional, moderno e tecnológico, reforçando o compromisso com a inovação e o acesso à informação.
Por fim, o presidente reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando com responsabilidade, diálogo e dedicação em 2026, buscando sempre atender aos interesses do povo tuparetamense.
Em abril, o mercado de trabalho brasileiro seguiu os mesmos passos do mês anterior. Mais uma vez, a taxa de desemprego subiu, chegando a 6,4%, e a renda média sofreu redução, conforme apontam os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (21). O índice é o maior para meses de […]
Adriana Araújo Beringuy, técnica de trabalho e rendimento do IBGE.
Em abril, o mercado de trabalho brasileiro seguiu os mesmos passos do mês anterior. Mais uma vez, a taxa de desemprego subiu, chegando a 6,4%, e a renda média sofreu redução, conforme apontam os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (21).
O índice é o maior para meses de abril desde 2010, quando ficou em 7,3%. Em abril de 2011, o indicador também havia alcançado esse valor. Em março deste ano, a desocupação havia atingido 6,2%.
De acordo com o IBGE, considerando todos os meses, o desemprego em abril também é o mais alto desde março de 2011, quando atingiu 6,5%.
“Significa uma taxa estável em relação a março. No entanto, 6,4%, estatisticamente, representa crescimento da taxa de desocupação em relação abril do ano passado, que foi 4,9%. (…) Nesse mês de abril, na comparação com 2014, o aumento veio do crescimento daqueles que procuram [por trabalho]”, explicou Adriana Araújo Beringuy, técnica de trabalho e rendimento do IBGE.
A pesquisa é feita nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
A população desocupada chegou a 1,6 milhão de pessoas em abril, praticamente o mesmo valor do mês anterior. Já na comparação com abril de 2014, esse número cresceu 32,7%. Segundo o IBGE, esse é o maior crescimento anual da população desocupada desde março de 2002.
“A gente percebe que, em relação ao ano passado, a gente está com movimento de crescimento e patamares mais altos. O que ocorre de diferente agora é que a gente vem observando desde janeiro para cá um aumento importante e seguido da desocupação, ou seja, aumento da pressão sobre o mercado de trabalho”, afirma a técnica do IBGE.
Na outra ponta, o IBGE estima que a população ocupada tenha somado 22,8 milhões – “refletindo estabilidade nas análises mensal e anual.”
“O que está acontecendo simultaneamente a essa expansão [de pessoas procurando por trabalho] é uma tendência de redução da população ocupada. E além disso, um menor crescimento da chamada população não economicamente ativa”, diz Adriana Beringuy.
O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado bateu 11,5 milhões – valor 1,9% abaixo do resultado de abril do ano passado. Em relação ao mês anterior, não houve variação, de acordo com a pesquisa. (G1)
Era esposa do Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins. Acidente entre Sanharó e Pesqueira causou falecimento. Há outros feridos Foi confirmada a morte da ex-Secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira, Socorro Martins. Era atual coordenadora do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social. Ela era esposa do Secretário de Cultura e Esportes, […]
Era esposa do Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins. Acidente entre Sanharó e Pesqueira causou falecimento. Há outros feridos
Foi confirmada a morte da ex-Secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira, Socorro Martins. Era atual coordenadora do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social.
Ela era esposa do Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins. Tinha dois filhos.
Socorro voltava de um evento com uma equipe da Secretaria de Saúde em Gravatá. Na volta houve o acidente, uma colisão frontal, entre Belo Jardim e Pesqueira.
Informações preliminares indicam que um veículo que vinha no sentido contrário fez uma ultrapassagem indevida. No choque, um passageiro do outro carro, não identificado, e Socorro, morreram na hora.
O evento era a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde e Conferência Estadual de Saúde. Eram Delegados.
A equipe tinha Amara Araújo, Neucimar, irmã de Mery da Oficina e Jorginho. Amara fraturou as duas pernas. Os outros pacientes não tiveram estado de saúde divulgado.
Augusto participava da celebração de domingo, quando foi avisado pelo prefeito Sandrinho Palmeira, também bastante abalado.
Socorro era cunhada do jornalista Magno Martins e foi inclusive madrinha do seu casamento com Nayla Valença.
Veja as notas de pesar pelo falecimento de Socorro Martins:
Foi com profunda tristeza e incomensurável pesar que recebemos a notícia da morte de nossa amiga e colaboradora Socorro Martins. Esposa do nosso secretário de cultura e esportes, Augusto Martins, Socorro foi secretária de assistência de Afogados e atualmente coordenava o CRAS – centro de referência em assistência social. Socorro também exercia, com muita competência, a função de articuladora do Selo Unicef em Afogados da Ingazeira. Trabalho esse que rendeu ao município o selo Unicef nas duas últimas edições da premiação.
A Prefeitura está dando suporte e acompanhando a situação dos demais ocupantes do veículo: Amara Araújo, Jorginho,
William e Neucimar.
Informamos que o Prefeito Sandrinho Palmeira está, nesse momento, ao lado do Secretário Augusto Martins, e já determinou o decreto de luto oficial de três dias no município.
Que Deus em sua infinita misericórdia possa amparar os corações de todos os amigos e familiares, devastados com essa terrível perda.
Prefeitura de Afogados da Ingazeira
A Prefeitura de Iguaracy, na pessoa do Prefeito Dr. Pedro Alves, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Socorro Martins, que teve uma trajetória de dedicação e compromisso, atuando com responsabilidade e carinho na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social deste município.
Neste momento de dor, estendemos nossa solidariedade também à família do motorista vítima fatal deste acidente ocorrido neste domingo 6 de julho, bem como às demais pessoas que se encontram hospitalizadas devido às circunstâncias desse acidente. Que Deus conforte seus corações, conforte suas famílias e conceda força para superar essa perda.
Que a memória de Socorro Martins e a esperança de recuperação de todos aqueles envolvidos nesta tragédia possam servir de conforto neste momento difícil.
Descanse em paz, Socorro Martins. Sua história e sua contribuição ficarão eternamente guardadas em nossa memória.
Iguaracy, 6 de julho de 2025.
Prefeitura de Iguaracy
Prefeito Dr. Pedro Alves
Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Socorro Martins, coordenadora do CRAS de Afogados da Ingazeira. Que Deus, em sua infinita misericórdia, acolha Socorro em sua luz e conceda consolo a Augusto, seus filhos, amigos e a todos os familiares.
Também peço orações pela recuperação de William, Jorginho, Neucimar e Amara, que estavam no acidente. Que o Senhor os fortaleça e lhes conceda plena recuperação.
Que Deus conforte todos os corações neste momento de dor.
Edson Henrique – advogado e nome da União Pelo Povo
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Socorro Martins no dia de hoje.
Neste momento de dor, expressamos os nossos mais sinceros sentimentos ao seu esposo Augusto, aos seus filhos Olga e Luiz Augusto, aos demais familiares e amigos.
Socorro deixa um legado de relevantes serviços prestados ao município de Afogados da Ingazeira, na qualidade de servidora pública e ex-Secretária de Assistência Social.
Que Deus a receba na sua infinita misericórdia e conforte o coração de todos os que tiveram o privilégio fazer parte do seu convívio.
Danilo Simões – Assessor da Casa Civil e presidente do PSD, líder político da União Pelo Povo
Recebi com imenso pesar a notícia do falecimento de Socorro Martins, ex-secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira e atual coordenadora do CRAS. Socorro era uma mulher dedicada à causa social, que construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com os que mais precisam. Sua partida tão repentina e trágica nos deixa profundamente entristecidos.
Neste momento de dor, presto minha solidariedade ao amigo Augusto Martins, secretário de Cultura e Esportes, a seus filhos e demais familiares. Que Deus conforte seus corações e conceda força para enfrentar essa perda irreparável.
Aproveito para manifestar também minha estima de melhoras aos demais envolvidos no acidente: Amara Araújo, que sofreu fraturas nas pernas; Jorge Augusto, que teve fratura de face; Neucimar, que está em observação após pancada na cabeça; e ao motorista William, que felizmente não teve ferimentos graves.
Peço a todos orações por Socorro e por cada um dos atingidos. Que a fé nos ajude a atravessar este momento tão difícil.
Zé Negão – Vereador de Afogados da Ingazeira
A bancada de oposição na Câmara de Vereadores, formada por Nelly de Mano, Estefany de Júnior, Maria Helena da Saúde e Marcos de Judite, expressa pesar pelo falecimento da ex-secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira, onde era atual coordenadora do CRAS, Socorro Martins.
Socorro desempenhou em toda a sua trajetória importantes atividades públicas e também voluntárias, como integrante do Grupo Frente Jovem, Rotary Clube, Grupo Fé e Política e Benvirá, além de sua doação ao serviço público, sempre com zelo e competência.
Ao marido, Augusto Martins, Secretário de Cultura e Esportes do município, bem como aos filhos Olga e Luiz Augusto, nossos mais sinceros votos de pesar e solidariedade.
Nelly de Mano, Estefany de Júnior, Maria Helena da Saúde e Marcos de Judite
O desporto tabirense perdeu mesmo um grande evento esportivo, a Copa Damol. Depois de duas rodadas em sua 10ª edição a competição foi encerrada. Ontem pela primeira vez o Coordenador da Copa, Antônio de Tico, falou com à imprensa sobre a decisão, em entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. “A Copa iniciada em 2008 crescia a […]
O desporto tabirense perdeu mesmo um grande evento esportivo, a Copa Damol. Depois de duas rodadas em sua 10ª edição a competição foi encerrada.
Ontem pela primeira vez o Coordenador da Copa, Antônio de Tico, falou com à imprensa sobre a decisão, em entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.
“A Copa iniciada em 2008 crescia a cada ano. Foram 59 padrões distribuídos com as equipes. O empresário Téa da Damol pagava premiação, padrões, arbitragem, construiu vestiários no Cordeirão, patrocinava a cobertura de rádio e toda organização. Durante muito tempo ele foi incompreendido como se quisesse tirar proveito político, coisa que nunca fez. Na 3ª edição mais de R$ 31 mil reais foram investidos. Este ano já atingia RS 25 mil, tudo pago, e mesmo assim as críticas era m muitas”, disse Antônio.
“Este ano diante de muitas reclamações contra a arbitragem e outros questionamentos, não aguentei mais engolir bucha, completou. Na condição de integrante da Comissão Organizadora da Copa Damol James Dion lamentou o fim de uma competição tão importante para o esporte tabirense.
De São Paulo por telefone, o empresário José de Arimatéia, afirmou que ao longo dos anos encontrou resistência para promover uma competição que visava apenas o bem de Tabira.
“Encontramos resistência. Vários políticos tentaram aniquilar a Copa Damol. Se alguém acha que se perpetua no poder, está enganado. O Campeonato estava começando e já estava tudo pago, mas Tonho resolveu parar e eu respeito a decisão dele. Antes de encerrar ele me falou até em trazer arbitragem de outras cidades e eu disse que pagava, mas ele decidiu e eu não tenho o que fazer. Aliás, tenho: não faço mais nenhum investimento nos esportes de Tabira”, encerrou Téa.
O Governo de Pernambuco, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com a Secretaria de Saúde/Operação Lei Seca – OLS, Departamento de Estrada e Rodagem – DER/Batalhão de Polícia Rodoviário – PBRV, e Polícia Rodoviária Federal – PRF, desenvolveu ações no município de Brejo da Madre de Deus, Agreste […]
O Governo de Pernambuco, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com a Secretaria de Saúde/Operação Lei Seca – OLS, Departamento de Estrada e Rodagem – DER/Batalhão de Polícia Rodoviário – PBRV, e Polícia Rodoviária Federal – PRF, desenvolveu ações no município de Brejo da Madre de Deus, Agreste do Estado.
Agentes de trânsito das Operações Rota de Fuga – ORF, Trânsito Seguro – OTS, e OLS, acompanhados de técnicos da Coordenadoria de Educação de Trânsito, realizaram blitz’s educativas, quando abordaram motoristas, motociclistas, além dos condutores de ônibus de turismo, que receberam orientações sobre os principais cuidados para evitar acidentes, foram distribuídos folders educativos e bafômetros descartáveis.
Técnicos da educação no trânsito abordaram os motoristas dos carros que ficam estacionados próximo ao Teatro, distribuindo materiais educativos produzidos pelo Órgão. Os bares da localidade foram outro ponto de ação, onde o público foi conscientizado a respeito do perigo da mistura do álcool e direção.
Os agentes de trânsito da ORF e OTS estiveram ao longo da Rodovia que dá acesso ao maior teatro ao ar livre do mundo, quando realizaram teste de alcoolemia. Foram designados para a ação, 5 viaturas, entre motos e carros, 10 agentes, além de um guincho com um carro que sofreu sinistro, chamando a atenção dos motoristas sobre a mistura fatal de álcool e direção. Na ação, foram abordados 310 veículos, entre vans e ônibus.
Os agentes do Órgão de trânsito, realizaram o teste de alcoolemia com os motoristas abordados e entregaram aos passageiros, panfletos com dicas de segurança viária, além de realizarem vistoria nos estados dos ônibus, analisando tacógrafos, pneus e sistema de iluminação, tudo para proporcionar segurança aos passageiros e assim evitar acidentes de transito.
De acordo com o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, por determinação do governador Paulo Câmara, o órgão vem investindo na educação de trânsito e atuando de forma preventiva. “Nosso foco é sempre na prevenção de acidentes, principalmente no período de festividades e feriados, atuando com ações de educação de trânsito e operações de fiscalização”, destaca.
Você precisa fazer login para comentar.