Mesa Diretora da Câmara declara perda do mandato de Chiquinho Brazão
Por André Luis
Decisão foi publicada em edição extra do Diário da Câmara
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou a perda do mandato do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). O Ato da Mesa foi publicado em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (24).
A decisão foi baseada em trecho da Constituição Federal que prevê a perda do mandato para o parlamentar que “deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada”.
Chiquinho Brazão é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes, em 2018, no Rio de Janeiro. O Conselho de Ética tinha aprovado em agosto de 2024 a perda do mandato do parlamentar, mas o Plenário da Câmara ainda não tinha analisado a questão. As informações são da Agência Câmara de Notícias.
O prefeito Gilson Bento cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira (4) para articular o repasse de verbas federais destinadas a obras estruturantes no município em 2026. O gestor percorreu gabinetes parlamentares com projetos técnicos para reforçar pedidos de investimento em áreas consideradas prioritárias pela administração. Durante a série de reuniões, Bento apresentou as demandas ao […]
O prefeito Gilson Bento cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira (4) para articular o repasse de verbas federais destinadas a obras estruturantes no município em 2026. O gestor percorreu gabinetes parlamentares com projetos técnicos para reforçar pedidos de investimento em áreas consideradas prioritárias pela administração.
Durante a série de reuniões, Bento apresentou as demandas ao senador Fernando Dueire e aos deputados federais Carlos Veras e Maria Arraes. A estratégia da gestão foca no diálogo com o Congresso Nacional para tentar viabilizar a execução de propostas de infraestrutura e serviços públicos nos próximos meses.
De acordo com o prefeito, o cronograma da gestão exige celeridade na captação desses recursos. “Já iniciamos 2026 com o pé no acelerador, buscando recursos e parcerias para realizar as obras necessárias e melhorar a vida do nosso povo”, afirmou Bento sobre o ritmo das negociações na capital federal.
A expectativa da prefeitura é que as articulações resultem na liberação de emendas e convênios para ampliar o atendimento em áreas essenciais da cidade ainda no primeiro semestre deste ano.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar as ações do governo e o uso de verbas federais na pandemia de covid-19 se reúne pela primeira vez nesta terça-feira (27), a partir das 10h. Com a instalação oficial, a CPI escolherá seu presidente, seu vice-presidente e seu relator. A reunião […]
A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar as ações do governo e o uso de verbas federais na pandemia de covid-19 se reúne pela primeira vez nesta terça-feira (27), a partir das 10h. Com a instalação oficial, a CPI escolherá seu presidente, seu vice-presidente e seu relator.
A reunião acontecerá no Plenário nº 3, na Ala Senador Alexandre Costa, e será semipresencial, com a possibilidade de participação dos membros da CPI em pessoa ou virtualmente. A eleição do presidente e do vice-presidente, que é secreta, será restrita aos que comparecerem no local.
O único candidato já registrado para a presidência da comissão é o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), autor do requerimento que estendeu o foco de atuação da CPI. O senador Omar Aziz (PSD-AM) também deve concorrer ao cargo.
As inscrições podem ser feitas até a hora da votação. Caberá ao presidente eleito a escolha do relator da CPI, que dará o tom das investigações a partir do seu plano de trabalho. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) tem sido o nome mais lembrado para a função até agora.
Na noite desta segunda (26), um dia antes da data marcada para a primeira sessão, a Justiça Federal do Distrito Federal concedeu uma decisão liminar (provisória) para impedir que Renan seja nomeado relator.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), no entanto, disse que não vai cumprir a decisão, conforme antecipou a coluna Painel, da Folha. “Trata-se de questão interna corporis do Parlamento, que não admite interferência de um juiz”, afirmou.
O senador Otto Alencar (PSD-BA), como membro mais idoso entre os titulares da comissão, presidirá a reunião inaugural.
Por André Luis O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), acompanhou, na manhã deste sábado (11) a visita do deputado federal Pedro Campos (PSB) e do deputado estadual José Patriota (PSB). A visita aconteceu na residência do vereador Manoel Olímpio. O encontro foi uma oportunidade para os deputados dialogarem com sobre o atual momento do […]
O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), acompanhou, na manhã deste sábado (11) a visita do deputado federal Pedro Campos (PSB) e do deputado estadual José Patriota (PSB). A visita aconteceu na residência do vereador Manoel Olímpio.
O encontro foi uma oportunidade para os deputados dialogarem com sobre o atual momento do país, estado e município. Também foram discutidas demandas da cidade, como a pavimentação de ruas, a construção de creches e a segurança pública.
“Foi uma conversa muito produtiva, em que pudemos apresentar as demandas de Iguaracy e buscar apoio para a sua concretização”, afirmou Zeinha Torres.
O deputado Pedro Campos destacou a importância da união de forças entre os poderes Executivo e Legislativo para o desenvolvimento do município. “Iguaracy é uma cidade promissora, com um povo trabalhador e empreendedor. Estamos aqui para contribuir com o seu crescimento”, disse.
O deputado José Patriota também enfatizou o compromisso do PSB com o desenvolvimento de Iguaracy. “Trabalharemos incansavelmente para garantir que a cidade tenha as condições necessárias para avançar”, afirmou.
Afogados da Ingazeira está vivenciando a VI Semana do Bebê. Durante toda a semana, estão sendo promovidas atividades nas Escolas, Creches, equipamentos da assistência social e unidades de saúde do município. Nesta quarta (07), mais de 100 crianças assistidas pelo programa Criança Feliz puderam participar de diversas atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social […]
Afogados da Ingazeira está vivenciando a VI Semana do Bebê. Durante toda a semana, estão sendo promovidas atividades nas Escolas, Creches, equipamentos da assistência social e unidades de saúde do município.
Nesta quarta (07), mais de 100 crianças assistidas pelo programa Criança Feliz puderam participar de diversas atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social na sede do CRAS, Centro de Referência em Assistência Social. Foram realizadas sessões de contação de história, dança, jiu-jitsu, grafite, pintura e muitas brincadeiras.
Enquanto as crianças se divertiam, as mães participaram de uma roda de conversa com a Psicóloga da Secretaria de Saúde, Paloma Araújo, sobre os cuidados e precauções com a primeira infância nesse novos tempos onde predomina a tecnologia digital, com internet e smartphones mais acessíveis.
“Este ano a Semana do Bebê vem com um tema bastante atual que os impactos da era digital na primeira infância. Durante nossas atividades estamos vendo que, mesmo com acesso fácil a aparelhos celulares e internet, as nossas crianças não dispensam uma boa e prazerosa brincadeira, aqui na vida real. Basta oferecermos essa oportunidade,” destacou a Secretária Municipal de Assistência, Joana Darc dos Santos.
No Centro de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, crianças entre 0 e 12 anos tiveram um atendimento todo especial. Além de atividades lúdicas e recreativas, as crianças tiveram consultas especializadas com a médica pediatra Micheline Galdino. Pais e responsáveis também participaram de uma palestra sobre a importância dos cuidados na primeira infância para um desenvolvimento mais saudável.
Veja destaques do Sertão O Governo do Estado com a premiação dos gestores, professores e estudantes da Rede Estadual que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2015. Comandada pelo governador Paulo Câmara, a solenidade – realizada no Palácio do Campo das Princesas – agraciou seis municípios, dez […]
2º Lugar: Gerência Sertão do Alto Pajeú (IDEPE 4,51). cecília também recebeu pelo 2o lugar de ensino médio da Rede Estadual – Dário lima, de Flores
Veja destaques do Sertão
O Governo do Estado com a premiação dos gestores, professores e estudantes da Rede Estadual que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2015.
Comandada pelo governador Paulo Câmara, a solenidade – realizada no Palácio do Campo das Princesas – agraciou seis municípios, dez escolas e três gerências regionais que obtiveram os melhores resultados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A nota média do IDEPE para 2015 foi de 3,9, se igualando ao índice nacional, o IDEB, divulgado pelo Ministério da Educação.
4º Lugar: anos finais do ensino fundamental – Escola Tomé Francisco da Silva – Quixaba (IDEPE 6,25)3º Lugar: Gerência Sertão do Submédio São Francisco (IDEPE 4,43)3º Lugar: anos iniciais ensino Fundamental : Município de Tuparetama (IDEPE 6,08)
Entre os municípios, receberam certificados os três que mais se destacaram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como os três melhores colocados nos anos finais dessa categoria. Já na Rede Estadual, os certificados foram para as cinco escolas com melhores índices nos anos finais do Ensino Fundamental e para as cinco melhores no Ensino Médio. Entre as GREs, foram premiadas as três com melhor colocação no Ensino Médio.
Ao comemorar a primeira colocação entre as melhores GRE do Estado, a gestora da Gerência Vale do Capibaribe, Edjane Ribeiro, dedicou a conquista a todos os colegas que compõem a Rede de Ensino da região. “Um momento como esse é muito gratificante para qualquer gestor. É um trabalho intenso, mas gratificante. E os professores são os maiores merecedores dessa premiação, que, com certeza, vai estimular ainda mais o trabalho eficiente que está sendo realizado”, declarou.
2o lugar da categoria anos finais do ensino fundamental: Brejinho e Triunfo
IDEPE – Realizado anualmente, o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco acompanha o desempenho da educação pública no Estado e considera dois critérios, os mesmos usados para o cálculo do índice nacional (IDEB). São eles: fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.
Confira a lista completa dos premiados do IDEPE 2015:
Rede Municipal
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
1º Lugar:
Município de Jucati (IDEPE 7,22)
2º Lugar:
Município de Jupi (IDEPE 6,57)
3º Lugar:
Município de Tuparetama (IDEPE 6,08)
Anos Finais do Ensino Fundamental
1º Lugar:
Município de Barra de Guabiraba (IDEPE 5,19)
2º Lugar:
Município de Brejinho (IDEPE 4,90)
2º Lugar:
Município de Triunfo (IDEPE 4,90)
Rede Estadual
Anos Finais do Ensino Fundamental
1º Lugar:
Escola de Aplicação do Recife (IDEPE 7,96)
2º Lugar:
Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata (IDEPE 6,55)
3º Lugar:
Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra – Garanhuns (IDEPE 6,37)
4º Lugar:
Escola Tomé Francisco da Silva – Quixaba (IDEPE 6,25)
5º Lugar:
Escola Dario Gomes de Lima – Limoeiro (IDEPE 5,94)
Ensino Médio
1º Lugar:
EREM Abílio de Souza Barbosa – Orobó (IDEPE 7,98)
2º Lugar:
Escola Dario Gomes de Lima – Limoeiro (IDEPE 7,20)
3º Lugar:
Escola Professor Antônio Pedro de Aguiar – Orobó (IDEPE 6,98)
4º Lugar:
Escola de Aplicação do Recife (IDEPE 6,92)
5º Lugar:
Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra – Garanhuns (IDEPE 6,22)
Gerências Regionais de Educação
1º Lugar:
Gerência Vale do Capibaribe (IDEPE 4,80)
2º Lugar:
Gerência Sertão do Alto Pajeú (IDEPE 4,51)
3º Lugar:
Gerência Sertão do Submédio São Francisco (IDEPE 4,43)
Você precisa fazer login para comentar.