Notícias

Mayco e Djalma confirmam apoio a Bruno Marques em Solidão

Por Nill Júnior

O prefeito Mayco da Farmácia e o ex-prefeito Djalma Alves definiram apoio ao pré-candidato a Deputado Bruno Marques, de Petrolândia.

“Nos últimos dias, tivemos conversas importantes sobre os próximos passos do nosso grupo político. Seguimos firmes e unidos por um mesmo propósito: continuar trabalhando por Solidão e pelo Pajeú”, disse o prefeito em sua rede social.

Ele destacou que Adelmo Moura assumirá a missão de coordenar a campanha de João em nossa região. “Com alegria, recebemos o nome de Bruno Marques, médico de Petrolândia, como pré-candidato a deputado estadual — representando a força, a confiança e o compromisso do nosso grupo”.

Segundo Mayco, “Bruno Marques tem uma trajetória que apesar de ainda jovem é marcada pelo cuidado com as pessoas, pela dedicação à saúde e pelo amor por Pernambuco e sobre tudo ao Sertão”. E seguiu:” Um profissional que sempre colocou o bem-estar da população em primeiro lugar e que agora leva essa mesma responsabilidade para a vida pública”.

Com a definição, faltam apenas os vereadores da oposição de São José do Egito que não anunciaram ainda que nome deverão apoiar.

Outras Notícias

Integra Educação PB: Ouro Velho alcança 95,70% no resultado das avaliações

O município de Ouro Velho, na Paraíba, obteve uma boa avaliação nos resultados das provas do programa Integra Educação PB, que foram aplicadas no mês de abril para os estudantes da rede municipal do 1° ao 5° ano, do ensino fundamental I. Ouro Velho alcançou a média geral de 95,70% na taxa de aprendizagem, considerada […]

O município de Ouro Velho, na Paraíba, obteve uma boa avaliação nos resultados das provas do programa Integra Educação PB, que foram aplicadas no mês de abril para os estudantes da rede municipal do 1° ao 5° ano, do ensino fundamental I.

Ouro Velho alcançou a média geral de 95,70% na taxa de aprendizagem, considerada pela equipe de coordenação pedagógica do município e da 5ª gerência regional, uma excelente média, inclusive muito acima da média estadual (75%), regional (75,26%) e das cidades do mesmo porte (74,83%).

Itapetim recebe kits de irrigação do Governo do Estado

A cidade vai receber 45 sistemas de irrigação para uso dos agricultores. Participam da solenidade o secretário executivo de Articulação Social da Seinfra, Tarcísio Ribeiro, e o prefeito Adelmo Moura Em agenda no Sertão do Pajeú na manhã desta quinta-feira (28/11), o secretário executivo de Articulação Social da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do […]

A cidade vai receber 45 sistemas de irrigação para uso dos agricultores. Participam da solenidade o secretário executivo de Articulação Social da Seinfra, Tarcísio Ribeiro, e o prefeito Adelmo Moura

Em agenda no Sertão do Pajeú na manhã desta quinta-feira (28/11), o secretário executivo de Articulação Social da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado (Seinfra), Tarcísio Ribeiro, participa, ao lado do prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, da solenidade de entrega dos kits de irrigação aos agricultores do município. A iniciativa tem como foco ampliar o fornecimento de água e gerar mais renda para as famílias das áreas rurais. Serão entregues para a cidade 45 sistemas de irrigação por gotejamento de baixa pressão para áreas de 500m².

Essa ação integra o Projeto de Apoio à Pequena Produção Agrícola e é realizada em parceria com o Governo Federal. “Ampliar o fornecimento de água nas áreas mais secas de Pernambuco é uma das prioridades do governador Paulo Câmara. A implantação desse sistema de irrigação em Itapetim vai incentivar o desenvolvimento econômico da região e ainda melhorar o padrão alimentar dos pequenos agricultores e suas famílias”, afirma o secretário executivo de Articulação Social da Seinfra, Tarcísio Ribeiro. De acordo com ele, a entrega dos kits acontece após a assinatura de um termo de adesão com a prefeitura.

Kits – Ao todo, serão implantados 1.417 sistemas de irrigação em 32 localidades do Estado. O investimento é de R$ 3.456.000,00, oriundo de convênio com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O sistema já foi entregue, por exemplo, nas cidades de Afogados da Ingazeira, Floresta, Itaíba, Buíque, Águas Belas, São José do Egito, Carnaíba, Bom Jardim, Tupanatinga, Lagoa do Ouro, Paranatama e Jupi. Até o início do primeiro semestre de 2020, os kits serão distribuídos e instalados, nas cidades de Brejão, Lagoa Grande, Araripina, Salgueiro, Custódia, Carnaubeira, Buíque, Petrolina, Dormentes, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista.

Fake News: Câmara lança canal de consulta no WhatsApp

A Câmara dos Deputados lançou nesta quarta-feira (25), durante o Seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, no Auditório Nereu Ramos, o Comprove – um canal para checagem de fatos. Por meio do número de WhatsApp (61) 99660-2003, o usuário poderá consultar a veracidade de informações relacionadas à atividade, estrutura e administração da Casa e aos deputados federais no […]

Foto: pxhere

A Câmara dos Deputados lançou nesta quarta-feira (25), durante o Seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, no Auditório Nereu Ramos, o Comprove – um canal para checagem de fatos. Por meio do número de WhatsApp (61) 99660-2003, o usuário poderá consultar a veracidade de informações relacionadas à atividade, estrutura e administração da Casa e aos deputados federais no desempenho de sua função regimental.

Além de enviar a resposta ao cidadão por WhatsApp, a Câmara também publicará as demandas de maior interesse na página do Comprove, no Portal da Câmara, e nas redes sociais, facilitando o processo de verificação das fake news e promovendo maior transparência. Cada ocorrência levará os selos “É fato”, “É falso” ou “É impreciso”, acompanhado da explicação.

O atendimento será restrito a notícias, ou seja, matérias que possuam características do gênero textual jornalístico. Os interessados deverão enviar links da internet, fotos, capturas de tela, vídeos ou áudios das informações que necessitem de checagem.

Não serão checados atos praticados pelos deputados em âmbito privado, em atividades nos estados de origem ou anteriores ao mandato. Também não serão objetos de checagem conceitos amplos, opiniões e tendências.

O Comprove é um projeto da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais (Semid) para que a Câmara do Deputados reafirme seu papel institucional e se consolide como agência primária de checagem de fake news. Na página do serviço na internet, o usuário ainda encontrará dicas de como não se deixar enganar pelas notícias falsas que circulam amplamente na rede.

Amupe e a Universidade Politécnica de Tulancingo no México, celebram convênio de Cooperação

A Associação Municipalista de Pernambuco- Amupe e a Universidade Politécnica de Tulancingo no México celebraram convênio de cooperação interinstitucional que estabelece programas de estudos conjuntos, intercâmbio acadêmico, cooperação universitária no campo da investigação que contribui para fortalecer as relações acadêmicas, científicas, culturais, desenvolvimento sustentável e saneamento governamental entre as instituições. Segundo o presidente da Amupe […]

A Associação Municipalista de Pernambuco- Amupe e a Universidade Politécnica de Tulancingo no México celebraram convênio de cooperação interinstitucional que estabelece programas de estudos conjuntos, intercâmbio acadêmico, cooperação universitária no campo da investigação que contribui para fortalecer as relações acadêmicas, científicas, culturais, desenvolvimento sustentável e saneamento governamental entre as instituições.

Segundo o presidente da Amupe José Patriota que assinou o convênio junto com o reitor da Universidade, Arturo Gil Borja, a parceria vai estimular e apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de inovação tecnológica entre equipes, corpo acadêmico e individuais, de ambas as partes, além de propiciar o intercâmbio de docentes, participação em conferências, cursos e compartilhar experiências.

O convênio também propicia a estudantes a realização de atividades acadêmicas, culturais e esportivas. Também estabelece um programa anual de intercâmbio de informações, publicações, material audiovisual de índole acadêmico produzido por cada uma das partes, além de intercâmbio de funcionários docentes e administrativos e capacitações dirigidas para uma melhor gestão universitária, entre outros.

Em nota, procurador da Prefeitura de Arcoverde analisa TAC do MP para fim de contratos, mas não comenta nepotismo

O procurador municipal de Arcoverde, Antônio Ribeiro, esteve em uma rádio de Arcoverde apresentando a posição do governo Madalena Brito para o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Pernambuco. Como foi noticiado, o  MP recomendou à prefeitura de Arcoverde, a demissão de 480 contratados temporários e a exoneração da sobrinha da […]

ImageProxy

O procurador municipal de Arcoverde, Antônio Ribeiro, esteve em uma rádio de Arcoverde apresentando a posição do governo Madalena Brito para o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Pernambuco.

Como foi noticiado, o  MP recomendou à prefeitura de Arcoverde, a demissão de 480 contratados temporários e a exoneração da sobrinha da prefeita e do filho do presidente da Câmara de Vereadores, o chamado “nepotismo cruzado”.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi divulgado em 1º de dezembro no Diário Oficial do Estado. Em caso de descumprimento, a administração municipal terá que pagar multa de R$ 1 mil por dia de atraso.

Ribeiro ressaltou, que a prefeitura está cumprindo todas as recomendações não só advindas do Ministério do Público, como também dos órgãos de controle externo (Tribunal Contas do Estado – TCE e Tribunal de Contas da União – TCU).

Quanto à lista de contratados temporários, o documento está sendo examinado dentro do prazo estabelecido – para que seja definido o número real de prestadores que ainda fazem parte da administração, já que lá existe uma lista de 480 nomes desde 2013. “Hoje são 120 contratados temporários, que como o próprio nome diz, exercem o trabalho temporário no lugar dos servidores que estão de licenças médicas ou gestante e, para que os serviços não parem, é preciso ocupar as vagas”, explicou.

Em breve, a administração municipal lançará também edital de seleção pública simplificada para profissionais temporários e, consequentemente, suprir essas vagas das ausências de efetivos por licenças ou readaptações.

Ele disse que, dentro do TAC não está garantido que os aprovados no concurso público, homologado em 2014, assumam imediatamente após a rescisão dos contratados. A Prefeitura alega que  80% dos aprovados no concurso já foram chamados em menos de um ano. “Atualmente só temos 56 pessoas, que ainda não assumiram”. Na nota à imprensa, o procurador não comenta as acusações de nepotismo com a contratação de familiares de Madalena Brito, alvo constante da oposição, nem do chamado nepotismo cruzado, como na contratação do filho do presidente da Câmara de Vereadores, Sargento Siqueira, aliado de Madalena.