Notícias

Márcia Conrado se filiará ao PT e vai colar imagem de campanha a Lula

Por André Luis

Decisão deve desmobilizar saída de Luciano Duque do partido.

Por André Luis

A presidente do PT em Serra Talhada, Cleonice Maria, confirmou em entrevista ao Farol de Notícias, nesta quinta-feira (23.01), que a pré-candidata do governo e atual secretária de Saúde Márcia Conrado, vai disputar as eleições 2020 pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

O blog já havia ventilado essa possibilidade na Coluna do Domingão do dia 24 de novembro, quando publicamos que uma costura feita pela deputada estadual Tereza Leitão e a deputada federal Marília Arraes levou Márcia Conrado a acompanhar a agenda do ex-presidente Lula, em Recife, quando este participou do Festival Lula Livre.

Tereza inclusive já havia levantado a possibilidade de Luciano continuar no PT e o blog em primeira mão anunciou que o prefeito não havia deixado a legenda. Agora, a filiação de Márcia ao Partido dos Trabalhadores é mais um passo nessa construção que desmobilizou a saída de Luciano do partido.

Tereza Leitão, há época foi clara falando à coluna, quando perguntada sobre sua disposição de brigar para que Duque ficasse no PT.  “Vou manter acesas essas conversas pra ele não sair. Tive oportunidade de conhecer Márcia Conrado naquela viagem (ao Sertão). Gostei muito dela e do admirável trabalho que faz na Secretaria de Saúde. Tive o prazer de indicá-la para recepcionar o nosso presidente Lula no dia do Festival. Vamos continuar nossas conversas, visando fortalecer o PT”, afirmou.

Outras Notícias

Promotor alerta para riscos de cultivo do Nin Indiano no Sertão

Em contato com o blog, o Promotor de Justiça, Aurinilton Leão Sobrinho, que atua no Sertão do Pajeú, alertou para o risco de impacto ao meio ambiente por cidades que continuam plantando Nim Indiano (Azadirachta indica A. Juss). “É uma espécie invasora e, portanto, com enorme potencial destrutivo da flora nativa da Caatinga”, diz. O […]

O promotor Aurinilton Leão

Em contato com o blog, o Promotor de Justiça, Aurinilton Leão Sobrinho, que atua no Sertão do Pajeú, alertou para o risco de impacto ao meio ambiente por cidades que continuam plantando Nim Indiano (Azadirachta indica A. Juss).

“É uma espécie invasora e, portanto, com enorme potencial destrutivo da flora nativa da Caatinga”, diz.

O Promotor já emitiu recomendações em sua área de atuação alertando para o enorme potencial destrutivo da flora nativa da Caatinga, através dessa cultura.

“Além disso, apresenta um grau elevado de toxicidade para abelhas e outros insetos”, acrescenta.

Já há Pactos Ambientais como o da Região dos Inhamuns (Parisc), Microrregião do Estado do Ceará, que vem se mobilizando contra a proliferação do plantio do Nim.

A questão foi abraçada em 2018 por toda a 3a Circunscrição do Ministério Público na região.

Promotores comunicaram aos gestores dos municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Sertânia, Solidão, Tabira e Tuparetama, e às respectivas populações o risco de cultivo da espécie.

Ele alerta que o Nim se alimenta dos microrganismos da terra, é repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e a flora. “Tem poder extraordinário de reprodução que já está sem controle, é árvore invasora, é abortivo natural que já ocasiona danos na região”.

A Promotoria de Justiça sob sua jurisdição em Tabira, por exemplo, publicou Portaria de Instauração de Inquérito Civil, bem como Recomendação para fazer cessar, imediatamente, o plantio da referida árvore em 2015.

Afogados recebe mais 500 doses de vacinas contra a Covid-19

Das 82 mil unidades da farmacêutica AstraZeneca/Universidade de Oxford, desenvolvidas em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzidas pelo Instituto Serum, na Índia, recebidas por Pernambuco, 350 doses foram destinadas ao município de Afogados da Ingazeira – vacina destinada aos idosos.  A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira, informou a produção dos […]

Das 82 mil unidades da farmacêutica AstraZeneca/Universidade de Oxford, desenvolvidas em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzidas pelo Instituto Serum, na Índia, recebidas por Pernambuco, 350 doses foram destinadas ao município de Afogados da Ingazeira – vacina destinada aos idosos. 

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira, informou a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta que nesta sexta-feira (26), conclui a vacinação do grupo acima de 85 anos que falta vacinar. 

Das 48 mil doses da Coronavac também recebidas pelo estado, 150 unidades foram enviadas para Afogados da Ingazeira. A vacina Sinovac/Butantan será utilizada para os trabalhadores da saúde, imunizando 75 uma vez que serão duas doses para cada um.

Serra: Auxiliares de Serviços Gerais em cadastro de reserva cobram nomeação. “Há contratados em nosso lugar”

A chamada Força Tarefa constituída por Auxiliar de Serviços de Gerais classificados no cadastro de reserva do concurso realizado pela Prefeitura de Serra Talhada, emitiu nota repudiando o baixo número de nomeações que foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na última terça feira, 22. Segundo a publicação, somente 53 Auxiliares de Serviços Gerais foram […]

A chamada Força Tarefa constituída por Auxiliar de Serviços de Gerais classificados no cadastro de reserva do concurso realizado pela Prefeitura de Serra Talhada, emitiu nota repudiando o baixo número de nomeações que foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na última terça feira, 22. Segundo a publicação, somente 53 Auxiliares de Serviços Gerais foram chamados, e isso já incluindo os portadores de deficiência.

“Mesmo com a convocação, ressaltamos que este número é insuficiente, pois sabemos da centena de contratos que estão sendo renovados, comprovando assim a existência da vaga. Demonstramos assim nossa indignação.  Nós Auxiliares classificados no cadastro de reserva deveríamos ser prioridade, mas continuamos assistindo aos interesses políticos e as falácias, como argumento logicamente inconsistente, sem fundamento e inválido”.

E seguem: “lamentamos e repudiamos todas as declarações que insinuem o nosso desconhecimento jurídico, ou subestimem a nossa inteligência. Possuímos sim conhecimentos jurídicos e por meio deles, lutaremos para fazer valer os nossos direitos”.

O grupo diz ainda que o candidato classificado no concurso público fora do número de vagas tem supremacia sobre o contratado ocupante da vaga, desde que a mesma não atenda a substituição de servidores efetivos em cargos comissionados ou de questões médica. “Mesmo que exista uma autorização judicial que fortaleça a permanência dos contratos enquanto os convocados não assumem, após a posse, todas essas vagas que continuarem com contratados, ou em vacância, devem ser revistas”.

Ainda reclamam que causam estranheza as constantes mudanças justificadas como os chamados erros de digitação. “Por fim, estamos acompanhando atentamente todo o processo. Não vamos desistir dos nossos direitos, não vamos abrir mão daquilo que lutamos, que empregamos tempo e estudo. Pedimos respeito, pedimos que reconheçam o nosso trabalho, o nosso compromisso como elemento transformador de uma sociedade justa e digna para todos”, concluem.

Vazamento: Moro interferiu nas delações

Ricardo Balthazar, da Folha. Paula Bianchi, do The Intercept Brasil Mensagens privadas trocadas por procuradores da Operação Lava Jato em 2015 mostram que o então juiz federal Sergio Moro interferiu nas negociações das delações de dois executivos da construtora Camargo Corrêa, cruzando limites impostos pela legislação para manter juízes afastados de conversas com colaboradores. As mensagens, obtidas […]

Ricardo Balthazar, da Folha. Paula Bianchi, do The Intercept Brasil

Mensagens privadas trocadas por procuradores da Operação Lava Jato em 2015 mostram que o então juiz federal Sergio Moro interferiu nas negociações das delações de dois executivos da construtora Camargo Corrêa, cruzando limites impostos pela legislação para manter juízes afastados de conversas com colaboradores.

As mensagens, obtidas pelo The Intercept Brasil e examinadas pela Folha e pelo site, revelam que Moro avisou aos procuradores que só homologaria as delações se a pena proposta aos executivos incluísse pelo menos um ano de prisão em regime fechado.

A Lei das Organizações Criminosas, de 2013, que definiu regras para os acordos de colaboração premiada, diz que juízes devem se manter distantes das negociações e têm como obrigação apenas a verificação da legalidade dos acordos após sua assinatura.

O objetivo é garantir que os magistrados tenham a imparcialidade necessária para avaliar as informações fornecidas pelos colaboradores e os benefícios oferecidos em troca no fim do processo judicial, quando cabe aos juízes aplicar as penas negociadas se julgarem os resultados da cooperação efetivos.

As mensagens obtidas pelo Intercept mostram que Moro desprezou esses limites ao impor condições para aceitar as delações num estágio prematuro, em que seus advogados ainda estavam na mesa negociando com a Procuradoria.

Os diálogos revelam também que a interferência do juiz causou incômodo entre os integrantes da força-tarefa à frente do caso em Curitiba, que nessa época divergiam sobre a melhor maneira de usar as delações para dar impulso às investigações.

Leia reportagem na íntegra clicando ao lado:  Mensagens apontam que Moro interferiu em negociação de delações

Rodovias Estaduais com esquema especial durante o Carnaval

Mais uma vez a Secretaria Estadual de Transportes intensificará ações para tornar as estradas mais seguras no período de carnaval. A partir das 22h desta quinta-feira (4), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à pasta, intensificará as fiscalizações nas principais rodovias que levam aos litorais Sul e Norte, aos polos de folia […]

Fiscalização do DER-PE

Mais uma vez a Secretaria Estadual de Transportes intensificará ações para tornar as estradas mais seguras no período de carnaval. A partir das 22h desta quinta-feira (4), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à pasta, intensificará as fiscalizações nas principais rodovias que levam aos litorais Sul e Norte, aos polos de folia e ao Agreste pernambucano. A finalidade é promover mais segurança, utilizando medidas preventivas que reduzam o número de acidentes e condutas irregulares.

A intervenção contará com cerca de 40 agentes de fiscalização do DER, que realizarão abordagens e trabalhos de conscientização em pontos estratégicos das vias. A Operação segue até quarta-feira de cinzas – dia de grande movimentação nas estradas. O objetivo é reforçar a fluidez do trânsito e evitar congestionamentos nos horários com maior intensidade de fluxo.

A Operação Carnaval acontece em conjunto com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), com a integração da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN), do Batalhão de Polícia de Trânsito ( BPTRAN ), da Operação Lei Seca e das autarquias de trânsito municipais da Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o chefe de Fiscalização do DER, Laurent Licari, a finalidade da ação são as abordagens aos veículos de passeio e ciclomotores. “Estaremos atentos para coibir as irregularidades, fazendo com que os motoristas respeitem as leis de trânsito e os limites de velocidade, para que possamos reduzir os acidentes e o número de mortes no trânsito nas nossas rodovias”, ressaltou Licari.

Neste feriadão as principais rodovias deverão ter um aumento de 30% no fluxo de veículos nos dias mais movimentados. Na PE-060, rodovia que leva ao Litoral Sul, a previsão é que este número chegue a 30 mil veículos, no trecho do Cabo. Já na BR-232, com destino ao Agreste, a expectativa é de 40 mil.

Para agilizar o trânsito e evitar os congestionamentos nas rodovias, o DER vai desligar as lombadas eletrônicas nos trechos com maior fluxo de veículos . Os equipamentos deixarão de funcionar a partir das 22h de quinta-feira (4) e serão religados às 5 h da quinta-feira (11/2), proporcionando mais segurança e tranquilidade aos usuários. Os agentes de trânsito e de fiscalização do DER e do BPRv  estarão monitorando o tráfego e orientando os motoristas.