Notícias

Márcia autoriza pavimentação da Avenida Waldemar de Oliveira

Por André Luis

A programação de ações e entregas em comemoração aos 173 anos de emancipação política de Serra Talhada continua. Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, nesta terça-feira, 14 de maio, a prefeita Márcia Conrado assinou a ordem de serviço para a pavimentação da Avenida Waldemar de Oliveira.

“A assinatura desta ordem de serviço é mais um marco em nossa administração e mais um presente para nossa cidade no seu aniversário de 173 anos. Esta obra é um exemplo do nosso compromisso em trabalhar para proporcionar infraestrutura de qualidade e melhorias significativas para todos os serra-talhadenses”, afirmou a prefeita Márcia Conrado.

Localizada em uma das entradas mais movimentadas para o centro da cidade, a avenida abriga importantes estabelecimentos como o Assaí, o SENAC e o Shopping, tornando-se essencial para a mobilidade urbana. A obra visa proporcionar maior conforto e mobilidade aos cidadãos de Serra Talhada e toda a região circunvizinha.

Outras Notícias

Gestores de Arcoverde, Serra Talhada, Tuparetama e Buíque se encontram

O prefeito de Arcoverde, Wellington da LW, recebeu em sua residência no sábado os gestores Sávio Torres (Tuparetama), Márcia Conrado (Serra Talhada) e Arquimedes Valença (Buíque), juntamente com o deputado federal Fernando Monteiro. “Na oportunidade, discutimos melhorias para a região, visando promover mais desenvolvimentos em conjunto, além de outras resoluções para demandas existentes nestes municípios”, […]

O prefeito de Arcoverde, Wellington da LW, recebeu em sua residência no sábado os gestores Sávio Torres (Tuparetama), Márcia Conrado (Serra Talhada) e Arquimedes Valença (Buíque), juntamente com o deputado federal Fernando Monteiro.

“Na oportunidade, discutimos melhorias para a região, visando promover mais desenvolvimentos em conjunto, além de outras resoluções para demandas existentes nestes municípios”, disse o gestor arcoverdense.

Nomes como o vereador Luciano Pacheco e o ex-prefeito e pré-candidato a Deputado Estadual Luciano Duque também participaram do encontro.

Nos discursos, a pauta foi eminentemente administrativa, mas obviamente também houve espaço para o diálogo informal sobre os temas da política em Pernambuco e nas cidades geridas pelo quarteto.

Em 120 horas Serra Talhada confirma 77 novos casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa no boletim epidemiológico desta segunda-feira (28) que o município atingiu a marca dos 5.533 pacientes recuperados da Covid-19.  Nas últimas 120 horas foram confirmados 77 novos casos positivos da doença, diagnosticados através de 33 testes rápidos, 28 resultados de Swab e 16 exames particulares, sendo 34 pacientes […]

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa no boletim epidemiológico desta segunda-feira (28) que o município atingiu a marca dos 5.533 pacientes recuperados da Covid-19. 

Nas últimas 120 horas foram confirmados 77 novos casos positivos da doença, diagnosticados através de 33 testes rápidos, 28 resultados de Swab e 16 exames particulares, sendo 34 pacientes do sexo masculino e 43 do sexo feminino, com idades entre 2 e 74 anos.

O município tem 5.640 casos confirmados, 137 em investigação, 25.049 descartados, 19 em isolamento domiciliar, 15 em internamento hospitalar, 34 casos ativos e 73 óbitos.

Pernambuco busca modelos de concessão para aeroporto de Serra Talhada

Edital lançado determina prazos e exigências dos estudos a serem inscritos no processo de concessão dos aeródromos de Caruaru, Serra Talhada e Noronha JC Online Em forma de edital para chamamento público para apresentação de projetos, o governo do Estado está buscando informações sobre modelos de concessão para expansão, exploração e manutenção dos aeródromos de […]

Edital lançado determina prazos e exigências dos estudos a serem inscritos no processo de concessão dos aeródromos de Caruaru, Serra Talhada e Noronha

JC Online

Em forma de edital para chamamento público para apresentação de projetos, o governo do Estado está buscando informações sobre modelos de concessão para expansão, exploração e manutenção dos aeródromos de Caruaru, no Agreste, Serra Talhada, no Sertão, e Fernando de Noronha. O processo foi iniciado na última sexta-feira, quando o edital foi lançado e disponibilizado no site parcerias.pe.gov.br. A ideia é receber propostas, que serão analisadas por uma comissão.

Os interessados em participar do processo têm até o dia 29 de outubro para se inscrever. Após esse passo, os autores terão 120 dias para elaborar e encaminhar os estudos. Atualmente, desses, apenas o aeroporto de Noronha recebe voos comerciais. A concessão de lá, inclusive, termina em 2022. Já os aeródromos de Caruaru e Serra Talhada estão em fase de obras para receber melhorias que permitam a movimentação de voos comerciais regulares.

Previsões

Todo processo está sendo encabeçado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra). A estimativa é de que o fim dos trâmites, com a contratação da empresa administradora, só termine no início de 2022.

Para o secretário executivo da Seduh, Marcelo Sandes, os estudos devem apresentar estudos de mercado, de engenharia, ambientais e avaliação econômico-financeira. “Nada impede que nesse período o Estado assuma o papel de operador, mas o que estamos fazendo é casar cronogramas para não perder tempo”, resumiu.

Vicente de Vevéi assume neutralidade em São José do Egito

Depois de entregar a liderança da situação na Câmara Municipal, o Vereador Vicente de Vevéi assumiu uma posição política de neutralidade, ou seja, nem está mais na base governista e nem foi para a oposição. O parlamentar disse ao Blog do Erbi, que está em momento de análise. “O momento é de neutralidade, de analisar […]

Depois de entregar a liderança da situação na Câmara Municipal, o Vereador Vicente de Vevéi assumiu uma posição política de neutralidade, ou seja, nem está mais na base governista e nem foi para a oposição.

O parlamentar disse ao Blog do Erbi, que está em momento de análise. “O momento é de neutralidade, de analisar tudo que for ser feito com olhar de independência. Nem tudo da gestão está errado e nem tudo que a oposição fala está correto.” Disse Vicente em contato com este jornalista.

Vicente ficou na primeira suplência em 2020, quando obteve 613 votos, assumiu a vereança temporária com a saída de Henrique Marinho, vereador eleitor para ser secretário municipal, e em definitivo com a morte de Flávio Jucá, no fim de 2022.

Diante dessa nova posição de Vicente, a base do governo municipal agora tem seis vereadores e a oposição, também seis.

Arquimedes: “plenário do TCE aprovará minhas contas ao julgar recurso”

Prezado Nill Júnior, Com relação a notícia veiculada neste Blog sobre o julgamento pelo TCE da Prestação de Contas da Prefeitura de Itapetim relativas ao exercício de 2016, de minha responsabilidade, esclareço: a) como é sabido, o exercício do ano de 2016 foi o último da minha Gestão como Prefeito de Itapetim, relativo ao mandato […]

Prezado Nill Júnior,

Com relação a notícia veiculada neste Blog sobre o julgamento pelo TCE da Prestação de Contas da Prefeitura de Itapetim relativas ao exercício de 2016, de minha responsabilidade, esclareço:

a) como é sabido, o exercício do ano de 2016 foi o último da minha Gestão como Prefeito de Itapetim, relativo ao mandato de 2013/2016;

b) assim, em razão desta circunstância objetiva eu estive submetido a regra de final de mandato prevista no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, a qual impede o gestor de assumir despesas novas no último quadrimestre do ano e deixa-la para a gestão seguinte;

c) jamais isso aconteceu;

d) como certamente será reconhecido pelo Plenário do TCE quando do julgamento do recurso que apresentaremos, o que de fato aconteceu foi que contratamos e ordenamos despesas no valor aproximado de R$ 230 mil para financiamento das tradicionais Festas de São Vicente e Piedade, ocorridas, exatamente em datas inseridas nos últimos oito meses de meu mandato. Jamais poderíamos ter deixado de realizar tais eventos tradicionais;

e) entretanto, como o Município de Itapetim possui uma histórica dívida com o INSS e com a PREVITA (débitos previdenciários), originados de exercícios anteriores a 2005 mas contabilmente registrados, a qual vem sendo pago de modo parcelado, a Segunda Câmara do TCE entendeu que ao invés de se efetuar despesas com tais festividades deveria ter ocorrido o abatimento desta dívida;

f) vale ressaltar, como lealmente fez expresso o Conselheiro Dirceu Rodolfo, esta é a única irregularidade que fundamenta a deliberação do TCE, inexistindo danos ou prejuízo a ser suportado pelos cofres do Município. Vejamos que sequer multa foi aplicada;

g) infelizmente a Segunda Câmara do TCE não levou em consideração o caráter tradicional das duas festas mencionadas, nem que as mesmas possuíam programação orçamentária específica, como nos orçamentos elaborados e executados desde o exercício de 2009;

h) por estas razões, tenho a firme convicção de que o Plenário do TCE irá aprovar as minhas Contas de 2016, quando do julgamento do recurso que será apresentado, certificando a retidão legal e moral da nossa Gestão a frente da Prefeitura de Itapetim.

Cordialmente,

Arquimedes Machado