Notícias

Mais chuva no Pajeú, Moxotó e Cariri

Por Nill Júnior
Chuva caindo sobre a Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira: esperança renovada
Chuva caindo sobre a Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira: esperança renovada

De quatro dias do mês de fevereiro, dois foram de chuva na região do Pajeú. A tarde e noite foram de chuva em várias em cidades como Carnaíba (38 mm), Tabira e Ingazeira. Em Afogados também choveu bem, registrando 9,5 mm.

Houve registro de chuva também em Caiçara de Ibitiranga, Pé de Ladeira de Quixaba, e em comunidades rurais de Afogados como Caiçara, Cachoeira do Cancão, Serrote Verde e no sitio Manoel Soares de Carnaíba, conforme informaram ouvintes ao programa Rádio Vivo, com Anchieta Santos.

No Alto Pajeú e na Paraíba também choveu bem, assim como em áreas do Moxotó. Em Itapetim foram 20 milímetros registrados. Em São José do Egito, foram 27,6 mm. Deixa a chuva cair!

Outras Notícias

Plenária Popular Pela Democracia acontece nesta terça, no Cine São José

O Grupo Fé e Política, ligado à Diocese de Afogados da Ingazeira e outros setores da opinião pública, realiza nesta terça (23), às nove da manhã, a chamada Plenária Popular Pela Democracia. Segundo o grupo, o evento busca discutir como tema “Ditadura e Autoritarismo: um olhar sobre o passado. Debate sobre um Brasil desconhecido”. O […]

O Grupo Fé e Política, ligado à Diocese de Afogados da Ingazeira e outros setores da opinião pública, realiza nesta terça (23), às nove da manhã, a chamada Plenária Popular Pela Democracia. Segundo o grupo, o evento busca discutir como tema “Ditadura e Autoritarismo: um olhar sobre o passado. Debate sobre um Brasil desconhecido”. O evento é aberto ao público.

De acordo com a organização ao blog, o evento não tem viés partidário e busca alertar para temas que estão sendo desvirtuados historicamente diante do acirramento eleitoral, como a defesa da Ditadura Militar e do fascismo.

Participam do grupo professores, profissionais liberais, representantes de Igrejas e outros segmentos da sociedade. O evento acontece às 9h da manhã no Cine Teatro São José.

De acordo com a história vigente, a Ditadura militar no Brasil foi de 1 de abril de 1964  até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito e acabou quando José Sarney assumiu a presidência, durando 21 anos.

Pôs em prática vários Atos Institucionais, culminando com o Ato Institucional Número Cinco (AI-5) de 1968, que vigorou por dez anos. O regime adotou uma diretriz nacionalista, desenvolvimentista e de oposição ao comunismo. A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o “milagre econômico”, no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país e torturava e exilava dissidentes.

Apesar de o combate aos opositores do regime ter sido notoriamente marcado por torturas e mortes, as Forças Armadas admitiram oficialmente que possa ter havido tortura e assassinatos, pela primeira vez, em setembro de 2014, em resposta à Comissão Nacional da Verdade. O documento, assinado pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim, menciona que “o Estado brasileiro já reconheceu a ocorrência das lamentáveis violações de direitos humanos ocorridas no passado”.

Em maio de 2018, o Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou um memorando datado de 11 de abril de 1974, que havia sido enviado pelo diretor da CIA para Henry Kissinger, o então Secretário de Estado. O documento revelou que a cúpula da ditadura não apenas sabia, como também autorizava as torturas e assassinatos que foram cometidos contra os adversários do regime. Estima-se que houve 434 pessoas entre mortos e desaparecidos durante o regime, além de um genocídio de cerca de 8,3 mil índios.

Serra Talhada abre Natal Iluminado em Família

A abertura do Natal Iluminado em Família de Serra Talhada foi realizada na noite deste domingo (12), com Cantata Natalina, Espetáculo de Natal na Matriz,  queima de fogos luminosos e acendimento das luzes na Praça Sérgio Magalhães, onde foi montada uma árvore de doze metros.  A noite começou com uma Cantata Natalina em frente à […]

A abertura do Natal Iluminado em Família de Serra Talhada foi realizada na noite deste domingo (12), com Cantata Natalina, Espetáculo de Natal na Matriz,  queima de fogos luminosos e acendimento das luzes na Praça Sérgio Magalhães, onde foi montada uma árvore de doze metros. 

A noite começou com uma Cantata Natalina em frente à sede da prefeitura, na Rua Agostinho Nunes Magalhães. Em seguida houve cortejo com a participação de artistas locais, sanfoneiros, Filarmônica Vilabelense e símbolos natalinos até a calçada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, na Praça Barão do Pajeú, onde houve Espetáculo de Natal e a chegada do Papai Noel. 

Após o espetáculo na Matriz, a prefeita Márcia Conrado acendeu as luzes do Natal na Praça Sérgio Magalhães. Ela celebrou o espírito de Natal e agradeceu a presença dos serra-talhadenses. 

“A noite do domingo foi marcada pela abertura do nosso Natal Iluminado em Família, marcado por uma Cantata de Natal na Prefeitura, espetáculo natalino na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha e a iluminação da árvore de natal e da Praça Sérgio Magalhães. Não tem preço ver a felicidade nos olhos de cada pessoa que tirou um pouquinho do seu tempo para acompanhar o espetáculo. Obrigada a todos que trabalharam arduamente para fazer desse momento uma realidade. Obrigada aos serra-talhadenses que prestigiaram esse belíssimo espetáculo de comemoração do nascimento do Menino Jesus”, afirmou. 

A prefeita Márcia Conrado esteve acompanhada do esposo Breno Araújo; das filhas Vitória e Marina; do ex-prefeito Luciano Duque e Karina Rodrigues; do padre Josenildo Nunes; vereadores e secretários municipais.

TCE recomenda aprovação com ressalvas das contas de 2014 de José Vanderley

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou a prestação de contas de 2014 da prefeitura de Brejinho, no Pajeú. Seguindo o voto do Relator Adriano Cisneiros, a Segunda Câmara emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Brejinho a aprovação com ressalvas das contas de governo do ex-prefeito, José Vanderlei da Silva, […]

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou a prestação de contas de 2014 da prefeitura de Brejinho, no Pajeú.

Seguindo o voto do Relator Adriano Cisneiros, a Segunda Câmara emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Brejinho a aprovação com ressalvas das contas de governo do ex-prefeito, José Vanderlei da Silva, relativas ao exercício financeiro de 2014.

O ex-prefeito já havia tido as contas de 2013 aprovadas com ressalvas, em abril de 2015. O relator foi o Conselheiro Carlos Porto. O órgão Julgador foi a 1ª Câmara. O processo teve o número 14700300. Assim, conseguiu aprovação dos primeiros dois anos de seu segundo mandato.

Em janeiro deste ano, Vanderley esteve no TCE pedindo explicações ao órgão sobre o Índice de Consistência e Convergência Contábil dos Municípios pernambucanos. Apesar das contas aprovadas, a Prefeitura de Brejinho apareceu com um nível de transparência apontado como “crítico”.

Zé Marcos vê como “normal” aliança entre PSB e PT

Importante liderança da política de São José do Egito, o ex-prefeito, ex-deputado e atual vice Presidente do PR, José Marcos de Lima, afirmou considerar normal a possível aliança entre PSB e PT para a sucessão do Governador Paulo Câmara. “Há de se estudar, tratando do campo local – São José do Egito – como a sigla vai […]

Zé Marcos e Evandro Valadares podem pedir votos no mesmo palanque em 2018. Ex-Deputado fala em separar processo das questões locais

Importante liderança da política de São José do Egito, o ex-prefeito, ex-deputado e atual vice Presidente do PR, José Marcos de Lima, afirmou considerar normal a possível aliança entre PSB e PT para a sucessão do Governador Paulo Câmara.

“Há de se estudar, tratando do campo local – São José do Egito – como a sigla vai atuar. Vamos conversar com os nossos vereadores e lideranças e estudar os cenários”, disse.

O Grupo de Zé Marcos faz oposição ao Prefeito Evandro Valadares (PSB). Falando à Rádio Gazeta FM, José Marcos reafirmou o voto nos colegas de partido deputado Federal Sebastião Oliveira (PR) e o Estadual Rogério Leão (PR).

“Eu sou uma pessoa de grupo”, diz Edygar Santos sobre possível projeto político em 2024

Presidente da Astur-PE também anunciou que lives irão relembrar carnavais em cidades do Estado.  Por André Luis O presidente da Associação de Secretários de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) e secretário executivo de Administração, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Afogados da Ingazeira, Edygar Santos, falou nesta sexta-feira (12), durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da […]

Presidente da Astur-PE também anunciou que lives irão relembrar carnavais em cidades do Estado. 

Por André Luis

O presidente da Associação de Secretários de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) e secretário executivo de Administração, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Afogados da Ingazeira, Edygar Santos, falou nesta sexta-feira (12), durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, sobre a possibilidade de colocar o seu nome numa disputa eleitoral em 2024.

Provocado, Edygar destacou que é uma pessoa de grupo “o que acharem melhor, estou a disposição. Sou um soldado que estou a disposição para o que me colocar”, afirmou.

Após a sua gestão a frente da pasta da Cultura e Esportes, no último governo de José Patriota ter sido bem avaliada, o nome de Edygar começou a ser ventilado para esta possibilidade, mas segundo ele, ainda é cedo para discutir qualquer projeto político para 2024. “Estamos no início de uma nova gestão. Novos desafios. Agora estamos voltados para fazer um bom trabalho e ajudar o prefeito Sandrinho”, destacou.

Como presidente da Astur-PE, Edygar falou sobre os planos da associação para fortalecer o turismo no Estado. Também detalhou como vai funcionar o projeto durante o carnaval que terá apresentações de lives em várias cidades de Pernambuco com o intuito de relembrar os carnavais passados. “Estaremos promovendo algumas lives em cidades que tem a cultura forte do carnaval. No Pajeú, Afogados e Triunfo serão contempladas”, afirmou Edygar que ainda não soube informar por quais canais as lives serão transmitidas. “Estamos acertando tudo”.

Edygar também comentou sobre o auxílio emergencial anunciado pelo Governo do Estado nesta semana, voltado a ajudar artistas e fornecedores, que foram prejudicados com a suspensão do carnaval deste ano, por conta da pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

Ele comentou sobre sugestões enviadas através de ofício entregue ao secretário de Cultura do Estado Gilberto Freire Neto, buscando a melhor forma para executar o pagamento do auxílio. Também sobre a reunião com o secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes e o presidente da Empetur, Antônio Neves, onde foram tratadas outras demandas e mais alternativas para facilitar este pagamento.