Maioria do Pajeú avalia volta das escolas com 100% da capacidade
O governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (11), um novo avanço no plano de convivência com a Covid-19.
O estado autorizou o uso da capacidade total dos espaços das escolas públicas.
Segundo o estado, a partir de terça (16), todas as escolas de Pernambuco poderão funcionar com 100% da capacidade. Não será mais exigido distanciamento de um metro entre as cadeiras dos alunos.
Em São José do Egito, o Secretário de Educação Henrique Marinho informou que a retomada acontece no dia 22. “Algumas escolas com salas maiores e número menor de aluno já voltaram a 100%. Quem optou por ensino remoto, vamos mantê-lo”.
A Secretária de Educação de Afogados da Ingazeira, Wiviane Fonseca informou que uma reunião com os gestores vai definir na terça-feira. “Já tínhamos iniciado o retorno 100% com as turmas de 5 e 9 ano, mas, garantindo o espaçamento mínimo entre as bancas. Como esse critério foi flexibilizado, vamos replanejar”.
Sem a exigência do distanciamento mínimo de um metro entre carteiras escolares, as salas de aula poderão voltar ao padrão. Com isso, não será mais necessário o rodízio de estudantes. Marcelo Barros destacou que o ensino híbrido continuará sendo disponibilizado por meio do Educa PE, com conteúdo alinhado ao currículo.
O secretário de educação destacou que continua a exigência do uso de máscara e de higienização das mãos, nas escolas.
“Quem apresentar qualquer sintoma deve ficar isolado por dez dias. Os protocolos devem ser seguidos por todas as instituições de ensino do Estado, sejam elas estaduais, municipais ou privadas”, destacou.
André Longo afirmou que as escolas, desde que sigam os protocolos, são locais onde a probabilidade de infecção pela Covid-19 é relativamente baixa.