Notícias

Lula diz que reunião com Trump foi “ótima”

Por Nill Júnior

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump se reuniram pela primeira vez na tarde deste domingo (26), madrugada no horário de Brasília, na Malásia.

O encontro, que durou cerca de 45 minutos, foi o primeiro entre os dois desde uma rápida conversa durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro.

A reunião bilateral ocorre na esteira da imposição de tarifas de 50% sobre a exportação de produtos brasileiros para os EUA e de sanções a autoridades brasileiras em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, afirmou Lula após o encontro.

Depois da reunião,em um evento com empresários na Malásia, Lula se disse agradecido e afirmou que ele e Trump conseguiram “fazer uma reunião que parecia impossível”.

O que eles discutiram?

Segundo o Planalto, a reunião foi para tratar sobre as taxas impostas a produtos brasileiros.

Trump disse ser uma honra estar com o presidente do Brasil e que provavelmente eles fariam “alguns bons acordos”.

Lula argumentou que a imposição das tarifas ao país não tem base técnica e que, na verdade, os EUA tem superávit na balança comercial com o Brasil.

O petista propôs um cronograma de negociações entre as equipes brasileira e norte-americana para tratar do assunto.

Ficou combinado que representantes do Brasil vão se reunir, ainda neste domingo, com o representante Comercial dos EUA, Howard Lutnick, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o secretário de Estado, Marco Rubio.

Lula também pediu a revogação de sanções a autoridades brasileiras, e disse que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro seguiu o devido processo legal.

Segundo o chanceler brasileiro, Lula e Trump combinaram visitas recíprocas.

Lula também reforçou um pedido para manter a América do Sul como zona de paz, e se propôs a ser interlocutor com a Venezuela.

Outras Notícias

Marconi critica Soraya em entrega de praça

Na programação festiva, houve o ato de liberação da Praça Farmacêutico Otoni Andrada. O gestor do município, Marconi Santana, criticou a gestora anterior, Soraia Murioka, afirmando que a obra foi deixada por ela inacabada. “Este equipamento não teve o olhar de quem deveria fazer o dever de casa, e estava entre um conjunto de obras […]

Na programação festiva, houve o ato de liberação da Praça Farmacêutico Otoni Andrada.

O gestor do município, Marconi Santana, criticou a gestora anterior, Soraia Murioka, afirmando que a obra foi deixada por ela inacabada.

“Este equipamento não teve o olhar de quem deveria fazer o dever de casa, e estava entre um conjunto de obras inacabadas deixadas por quem nos antecedeu e que nossa administração teve a sensibilidade e a capacidade de entregar”, destacou.

Já no final da tarde, o público compareceu e assistiu a apresentação do grupo de capoeira do Centro de treinamento de artes marciais, o desfile de diversas bandas marciais, do município e municípios vizinhos, além do tradicional corte do bolo.

Em disputa com filhos de Juazeiro do Norte, serra-talhadense leva Fersan. Mas vitória mesmo foi da cultura popular

Com fotos de Wallyson Ricardo A 22ª edição do Festival Regional da Sanfona (Fersan), em Afogados da Ingazeira, foi vencida pelo sanfoneiro Deyvson Nogueira, de Serra Talhada. Com 117 pontos, ele superou dois filhos de Juazeiro do Norte, Ceará. Dudu Sales obteve 116,5 pontos e o garoto Cícero Paulo, 111,5. Cícero foi a sensação do […]

FormatFactoryIMG_4166

Com fotos de Wallyson Ricardo

A 22ª edição do Festival Regional da Sanfona (Fersan), em Afogados da Ingazeira, foi vencida pelo sanfoneiro Deyvson Nogueira, de Serra Talhada. Com 117 pontos, ele superou dois filhos de Juazeiro do Norte, Ceará. Dudu Sales obteve 116,5 pontos e o garoto Cícero Paulo, 111,5.

Cícero foi a sensação do Fersan e deu mais um grande show na final, mas foi penalizado por usar um zabumbeiro “emprestado” de outro trio, o que previa retirada de pontos. De qualquer forma, o titulo ficou em boas mãos.

Com apenas treze anos, Cícero Paulo, de Juazeiro, seria o campeão, mas perde pontos por infringir regulamento com sanfoneiro
Com apenas treze anos, Cícero Paulo, de Juazeiro, seria o campeão, mas perde pontos por infringir regulamento com sanfoneiro “emprestado”. Fera, disse que não quer seguir carreira e tocar só por hobby. “Vou ser médico”, afirmou.

FormatFactoryIMG_3939

Chamou a atenção na final a participação de dois sanfoneiros que fizeram carreira ao lado do cantor Assisão. Nogueira Sanfoneiro esteve por quase três décadas com o artista. Perguntado sobre as músicas que mais tocou com o artista, “Peixe Piaba” e um pot-pourri da década de 80, que incluía “Terreiro da Fazenda”. Já Luiz de Dandi disse ter acompanhado Assisão quando não era tão famoso, nas latadas em comunidades rurais de Serra Talhada e região.

Nogueira Sanfoneiro
Nogueira Sanfoneiro
Luiz de Dandi
Luiz de Dandi

Ainda estiveram na final de Serra Talhada Eronildes do Acordeon e Ivaldo Nogueira. De Carnaíba, Foguinho do Acordeon, Manezinho, Robinho e Deley foram classificados. Na categoria Melhor Composição, o título ficou com a compositora e intérprete radicada em Triunfo Joana Darck com a música “Sou Sertanejo”.

Orquestra Sanfônica de Carnaíba
Orquestra Sanfônica de Carnaíba

FormatFactoryIMG_4131

A programação ainda teve o poeta mirim Francisco Quirino, de Iguaracy, além de shows com a Orquestra Sanfônica de Carnaíba, Maria Luiza e seu regional, vencedora do Fersan 2014 e a cantora Irah Caldeira, que fechou com chave de ouro a programação.

FormatFactoryIMG_3927

A chuva que caiu na tarde e noite deste sábado, deu trégua exatamente na hora do festival, organizado pelo Grupo Frente Jovem, formado por nomes como Augusto Martins, Madalena Brito, Socorro Martins, Suely Brasil, Risolene Lima, Cláudio Steno, Elias Mendes e Lúcio Almeida. A apresentação foi deste blogueiro e Michelli Martins, da Rádio Pajeú.

foto 5
Mesmo na madrugada, público não arredou pé para dançar com Irah Caldeira

Escola de sanfona em Afogados: na entrega da premiação, o prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota anunciou que a cidade terá uma escola de música, no bairro Padre Pedro Pereira. Iniciativa similar mudou a dimensão cultural de Carnaíba, que forma anualmente vários músicos na Escola Israel Gomes.

Na categoria Melhor Composição, o título ficou com a compositora e intérprete radicada em Triunfo Joana Darck com a música “Sou Sertanejo”.
Na categoria Melhor Composição, o título ficou com a compositora e intérprete radicada em Triunfo Joana Darck com a música “Sou Sertanejo”.

FormatFactoryIMG_3964

FormatFactoryIMG_4051

FormatFactoryIMG_4045

Grupo Frente Jovem
Grupo Frente Jovem

O apoio do evento foi da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, mais as prefeituras de Carnaíba, Sertânia e Tabira, Fundarpe, Damol, Blog do Magno, MP, BPM Serviços, Aline Mariano, dentre outros parceiros, como a  Rádio Pajeú e o Portal Pajeú Radioweb.

CNH-e oferece mais praticidade aos motoristas pernambucanos

A versão digital do documento de habilitação foi lançada nesta quarta-feira, pelo governador Paulo Câmara. Pernambuco é o primeiro Estado do NE a contar com o serviço Os motoristas pernambucanos vão poder contar, a partir desta quarta-feira (24), com a praticidade do uso da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). O documento digital foi lançado, […]

Foto: Hélia Scheppa/SEI

A versão digital do documento de habilitação foi lançada nesta quarta-feira, pelo governador Paulo Câmara.

Pernambuco é o primeiro Estado do NE a contar com o serviço

Os motoristas pernambucanos vão poder contar, a partir desta quarta-feira (24), com a praticidade do uso da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). O documento digital foi lançado, hoje, pelo governador Paulo Câmara, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, tornando Pernambuco o primeiro Estado do Nordeste a aplicar a medida.

Na ocasião, uma demonstração da nova versão foi realizada no aparelho celular do chefe do Executivo estadual, através do aplicativo CNH Digital. A iniciativa, que evita multas e pontos na carteira dos motoristas que esquecerem a CNH em casa, não anula a utilização do documento de habilitação físico, o qual continuará sendo impresso normalmente.

O serviço gratuito já está disponível para cadastro no site do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, e só será válido para CNHs emitidas a partir de 22 de maio de 2017, com QR code.

“O mundo está totalmente conectado, e Pernambuco, agora, é pioneiro no Nordeste com a carteira de habilitação digital. As pessoas vão ter a opção de contar tanto com o documento físico quanto com o digital, através do celular, e possuir um documento válido em todo o território nacional. Um documento que poderá ser utilizado pelo condutor quando estiver dirigindo, nas blitzes, ou em qualquer lugar que se precise comprovar sua identificação. A CNH em meio digital vai facilitar muito a vida das pessoas”, frisou o governador.

Foto: Hélia Scheppa/SEI

Com a novidade, o documento virtual poderá ser apresentado no lugar da carteira física, e será identificada pela leitura do QRCode ou do Certificado Digital. A CNH-e tem a mesma validade do documento impresso e conta com um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade da nova versão.

O serviço será gratuito até março de 2019. “É preciso ter uma CNH emitida a partir de maio do ano passado, porque esses documentos já possuem os novos códigos de segurança, inclusive o QR Code. Para aqueles que não possuem a CNH atualizada, será possível adquiri-la com a renovação da habilitação, que já será impressa com o QR Code, podendo, assim, o motorista solicitar gratuitamente sua versão digital”, explicou o diretor-presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro.

Passo a passo:

  • Para adquirir a CNH-e, o habilitado deve se cadastrar no site do DENATRAN, através do endereço: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/cadastro.
  • Após finalizar o cadastro, um link de ativação será enviado para o e-mail do usuário, que deve ser acessado e confirmado no aparelho em que a CNH-e será salva.
  • Em seguida, é necessário baixar o aplicativo “CNH Digital”, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, digitar a senha cadastrada no portal, o CPF, o código ativação e informar o PIN (pode ser escolhido qualquer número).
  • Depois desse registro, a CNH-e é exportada para o aparelho.
  • Para garantir a segurança das informações, o código PIN (senha) será exigido todas as vezes em que o acesso ao documento for requisitado. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.

CRLV digital – Na oportunidade, também foi anunciado o lançamento da versão digital do Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV). “Estamos trabalhando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, a versão eletrônica do documento do veículo, o CRLV. Quanto menos papel, quanto menos impressões, quanto menos problemas burocráticos com a perda do documento, melhor será para a população. São problemas a menos que nós teremos no nosso dia a dia. Então, eu fico muito feliz com o avanço de Pernambuco nessa era digital”, declarou o secretário estadual das Cidades, Francisco Papaléo.

Eu não poderia apoiar Bolsonaro de forma oportunista, por cálculo eleitoral, diz Armando Monteiro

Blog de Jamildo O ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB) foi o convidado da edição deste sábado (28) do programa 20 Minutos, da TV Jornal. Na entrevista ao cientista político Antônio Lavareda, Monteiro, que foi ministro do Desenvolvimento do governo Dilma (PT), de 2015 a 2016, falou sobre as expectativas quanto às reformas da Previdência e […]

Foto: Reprodução/TV Jornal

Blog de Jamildo

O ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB) foi o convidado da edição deste sábado (28) do programa 20 Minutos, da TV Jornal. Na entrevista ao cientista político Antônio Lavareda, Monteiro, que foi ministro do Desenvolvimento do governo Dilma (PT), de 2015 a 2016, falou sobre as expectativas quanto às reformas da Previdência e tributária.

Ele também conversou sobre as expectativas do campo de oposição ao governo estadual em relação às eleições municipais de 2020.

Questionado sobre um possível arrependimento de não ter apoiado Bolsonaro (PSL) nas eleições de 2018, onde foi candidato derrotado ao governo de Pernambuco, Monteiro disse que seria oportunismo, na ocasião, se ele tivesse assumido essa postura.

“Não me arrependo e faria de novo. O que eu deveria ter feito era ter dado um sinal mais claro de que no primeiro turno eu teria votado em Geraldo Alckmin (candidato do PSDB)”, disse o ex-senador.

“Bolsonaro não, pois ele significava algo um atraso do ponto de vista civilizatório. Quem faz apologia da tortura, quem investiu contra valores que ao longo da minha vida eu sempre defendi do ponto de vista dos costumes, direitos… Toda a minha matriz política não aceita essas posições extremadas”, continuou Monteiro.

O ex-senador afirmou que “sempre esteve posicionado ao centro no espectro político. “Fui ministro de Dilma… Eu não poderia me colocar de forma oportunista, por mero cálculo eleitoral”, explicou.

Justiça de Pernambuco bloqueia mais de R$ 13 milhões da empresa terceirizada Líber

A 17ª Vara da Justiça do Trabalho do Recife bloqueou R$ 13.008.568,51 repassados pelo Governo do Estado para a empresa Líber Conservação e Serviços Gerais LTDA, umas das empresas responsáveis pelo trabalho terceirizado nos hospitais de Pernambuco. A informação foi repassada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação de Pernambuco (Stealmoaic–PE). A medida é […]

força sindicalA 17ª Vara da Justiça do Trabalho do Recife bloqueou R$ 13.008.568,51 repassados pelo Governo do Estado para a empresa Líber Conservação e Serviços Gerais LTDA, umas das empresas responsáveis pelo trabalho terceirizado nos hospitais de Pernambuco. A informação foi repassada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação de Pernambuco (Stealmoaic–PE).

A medida é para arcar com as verbas rescisórias de mais de 1.900 funcionários que foram demitidos da empresa na semana passada. Desde o começo do ano, os trabalhadores terceirizados vêm recebendo o pagamento dos salários com atraso, além da falta de pagamento de benefícios, como tíquete alimentação e vale transporte.

A Líber alega que o contrato foi cancelado por conta do atraso no repasse das verbas públicas. Na última segunda-feira (14), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego multou em mais de R$ 500 mil nove terceirizadas por atraso nos salários. O presidente da Força Sindical Pernambuco, Rinaldo Júnior, afirmou à Rádio Jornal que o dinheiro das rescisões foi garantido.

A empresa de terceirização prestava serviços à Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. No mês de julho, comunicou ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação de Pernambuco (Stealmoaic–PE) que devido aos atrasos mensais e a falta de repasses dos valores, foi obrigada a finalizar a prestação dos serviços de apoio administrativo (Lotes II e III) e também aos serviços que se refere à limpeza e desinfecção hospitalar (Lote II).

Liber no Pajeú: Funcionários da empresa Liber que trabalham no Hospital Regional Emília Câmara e Hospam, no Pajeú, também reclamaram que não havia previsão de recebimento de sua rescisão.  Foram demitidos sem perspectiva de receber ou voltar a trabalhar. São pessoas da limpeza e cozinha na área de serviços gerais, como denunciou o blog.