Lojas de atendimento da Compesa estarão fechadas nos dia 14 e 15 em todo Estado
Por André Luis
Em virtude do feriado do Dia do Servidor Público, comemorado no último dia 28 de outubro, que foi transferido para o dia 14 e do dia 15, feriado da Proclamação da República, as 156 Lojas de Atendimento da Compesa, inclusive as que funcionam nas unidades do Expresso Cidadão, estarão fechadas nos dias 14 e 15.
O retorno do atendimento acontecerá na quarta-feira(16), quando todas as lojas estarão abertas para atendimento ao público.
A Compesa lembra que os serviços essenciais serão mantidos, assim como as equipes de plantão para atuar também em situações emergenciais.
Apesar do feriadão, os clientes da Compesa continuarão contando com os serviços que poderão ser solicitados através de vários canais de atendimento: 0800 081 0195, na Loja Virtual (www.compesa.com.br), o aplicativo Compesa Mobile e pelo Whatsapp 81 9488 2336.
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o poder das Guardas Municipais para aplicar multas sobre qualquer tipo de infração de trânsito cometida nas cidades. A decisão foi proferida numa ação envolvendo a cidade de Belo Horizonte, mas o entendimento valerá para qualquer outro município cuja guarda esteja impedida de multar pela Justiça. Hoje não existe […]
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o poder das Guardas Municipais para aplicar multas sobre qualquer tipo de infração de trânsito cometida nas cidades. A decisão foi proferida numa ação envolvendo a cidade de Belo Horizonte, mas o entendimento valerá para qualquer outro município cuja guarda esteja impedida de multar pela Justiça.
Hoje não existe uma proibição na lei para que as guardas municipais apliquem as multas, mas algumas ações no STF contestavam a prática.valerá para qualquer outro município cuja guarda esteja impedida de multar pela Justiça.
Na ação analisada nesta quinta, o Ministério Público de Minas Gerais, contrário ao poder de fiscalização de trânsito da Guarda Municipal, argumentava que o órgão, vinculado ao município, não poderia “usurpar” atribuições da Polícia Militar, ligada ao governo estadual.
O julgamento no STF foi iniciado em maio e, na ocasião, o relator, ministro Marco Aurélio Mello, votou no sentido de permitir a aplicação das multas pelas guardas, mas desde que limitadas a infrações que poderiam afetar a proteção de bens, serviços e instalações municipais.
Assim, o órgão poderia fiscalizar condutas como excesso de velocidade, estacionamento em locais proibidos, tráfego de veículos com peso acima do permitido para determinada via ou a realização de obras ou eventos sem autorização que atrapalhem a circulação de veículos ou pedestres.
“A regulamentação legal alusiva às atribuições da guarda apenas se mostra válida se mantiver alguma relação com a proteção dos bens, serviços e instalações do município”, afirmou à época.
Na mesma sessão, o ministro Luís Roberto Barroso divergiu, de modo a permitir que a Guarda Municipal aplicasse qualquer tipo de multa. Para ele, a Guarda Municipal também pode acumular poder de polícia para fiscalizar o trânsito.
A controvérsia dividiu os ministros: ao lado de Marco Aurélio, se posicionaram Teori Zavascki, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Cámen Lúcia, para restringir a atuação das guardas. Foram vencidos, no entanto, por Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Celso de Mello, Edson Fachin e Gilmar Mendes.
Conforme dados do STF, a decisão deverá orientar ao menos outros 23 processos envolvendo a mesma questão em outros tribunais.
A Auto Viação Progresso passa a oferecer a partir desta quinta-feira, 10 de maio, um novo serviço para seus clientes do Sertão do Pajeú. A empresa não mais atuará na região com ônibus na categoria Executivo. De acordo com a direção, o Pajeú passará a ser atendido nas modalidades semi leito e leito. Segundo Aurino […]
A Auto Viação Progresso passa a oferecer a partir desta quinta-feira, 10 de maio, um novo serviço para seus clientes do Sertão do Pajeú.
A empresa não mais atuará na região com ônibus na categoria Executivo. De acordo com a direção, o Pajeú passará a ser atendido nas modalidades semi leito e leito. Segundo Aurino Caetano, Gerente da empresa, houve investimento em ônibus zero quilômetro para atender essa demanda.
A primeira linha já está a caminho, já que a rota Recife-São José do Egito tem os horários das 12h30 e 23h50. Já a rota São José do Egito-Recife tem ônibus às 11h50 e 21h50.
Os ônibus semi-leito são equipados com poltronas que possuem como diferencial um descanso para as penas, além de reclinarem até 145 graus.
Os ônibus leito (também chamados de leito-leito) oferecem poltronas que descem completamente num ângulo de 180 graus.
A Progresso também anunciou que vai reforçar o serviço de bordo nessas linhas a partir do novo serviço.
O Governo Municipal de Itapetim iniciou a segunda etapa do serviço de pavimentação asfáltica em ruas da cidade. Segundo nota, serão contempladas as ruas Pedro Batista, Juvino Leite, Antônio Félix, Pedro Pereira do Nascimento, Leocardio Rocha e a Rua Luiz Soares. Na Pedro Batista e na Luiz Soares o asfalto já foi concluído e também […]
O Governo Municipal de Itapetim iniciou a segunda etapa do serviço de pavimentação asfáltica em ruas da cidade.
Segundo nota, serão contempladas as ruas Pedro Batista, Juvino Leite, Antônio Félix, Pedro Pereira do Nascimento, Leocardio Rocha e a Rua Luiz Soares. Na Pedro Batista e na Luiz Soares o asfalto já foi concluído e também começou na Rua Juvino Leite.
Na primeira etapa foram asfaltadas as ruas José Correia, Francisco Santos, Serafim Piancó e a Padre José Guerel, da ponte de Otácio até a saída para São Vicente.
“Essa é uma ação com a marca do ex-governador Paulo Câmara, a quem sou imensamente grato pelo volume de obras que realizou em Itapetim”, destacou o prefeito Adelmo Moura, que esteve acompanhando o início dos trabalhos na Rua Luiz Soares.
João Campos começa a trilhar caminho para 2026 pelo Pajeú O prefeito do Recife, João Campos, do PSB, participa de entrevista com este jornalista na Rádio Pajeú, às 8h30, antes da sua agenda política, neste domingo (30) pela manhã, na Associação Atlética do Banco do Brasil. A respeitada jornalista Betânia Santana, da Folha de Pernambuco, […]
João Campos começa a trilhar caminho para 2026 pelo Pajeú
O prefeito do Recife, João Campos, do PSB, participa de entrevista com este jornalista na Rádio Pajeú, às 8h30, antes da sua agenda política, neste domingo (30) pela manhã, na Associação Atlética do Banco do Brasil.
A respeitada jornalista Betânia Santana, da Folha de Pernambuco, também participa do encontro. Largar nessa pré-candidatura – mesmo que Campos não assuma – pela região, tem uma simbologia.
Poucas cidades no Sertão significaram mais para Eduardo, assim como foi para Arraes, que Afogados da Ingazeira e o Pajeú. Tida como terra politizada, terra de Dom Francisco, que ambos visitaram tantas vezes, era essa simpática cidade que atraía tanto a atenção deles. Virou uma espécie de referência política do socialismo no Sertão.
O PSB aqui sempre foi tratado como uma extensão dos ideais socialistas de Eduardo e Arraes. Eles, sempre que podiam, incluíam Afogados e o Pajeú no roteiro.
A rota fez discípulos no modo de pensar. O maior deles nos últimos 50 anos, indiscutivelmente José Patriota, que foi prefeito e deputado estadual, morto em setembro do ano passado. A vinda de João e do staff socialista reforça o caráter da justa homenagem que será prestada ao socialista.
Aliás, o legado de Patriota e a possibilidade de manutenção de uma cadeira na Assembleia com DNA do Médio e Alto Pajeú, também estará em jogo. Depois da morte de Patriota, há um movimento que defende uma candidatura única do PSB com a cara da região. O favorito é o ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura. Aparentemente, tem a benção do prefeito do Recife.
Mas não é um alinhamento fácil, dada a disposição de alguns socialistas pelo nome de Diogo Moraes, que tem todo alinhamento com nomes como Anchieta Patriota e Luciano Torres. A vinda de João também será o pontapé para, quem sabe, desatar o nó.
8h30
A entrevista de João Campos à Rádio Pajeú vai gerar repercussão em todo o Estado. Isso porque ocorre em um momento movimentado do ano pré-eleitoral em Pernambuco e também porque, dada a agenda atribulada, João não tem parado tanto para momentos como esse.
Simultâneos
A ida de Sebastião Oliveira para visitar a prefeita Márcia Conrado teve de tudo, menos timing. Em paralelo, um movimento orquestrado por Leirson Magalhães com vários secretários da gestão e vereadores, fazia a hashtag #breno2026.
Tese
A possibilidade de Márcia Conrado e Sebastião Oliveira estarem em palanques diferentes para muitos também será usado como álibi para que a gestora não siga o candidato do AVANTE. No fundo, Márcia não quer deixar Luciano Duque ganhar terreno em 2026 pensando em 2028. E muitos acham Breno mais leve em Serra que Sebá.
Recado
“Pernambuco se levanta e anda pra frente”. Foi com esse mote que a militância do PSB se reuniu, na manhã deste sábado (29), no Congresso Regional do partido em São Lourenço da Mata. O evento contou com a participação do prefeito do Recife e vice-presidente nacional do PSB, João Campos. “Assim como foi o maior partido nas eleições de 2024 em Pernambuco, o PSB continuará sendo o maior partido do nosso estado, inclusive nas eleições de 2026. Vamos trazer novos quadros Brasil afora, crescer em tamanho, mantendo a nossa qualidade e a nossa firmeza política. Tenham certeza de que a caminhada vai ser bonita. Vamos reunir muita gente pelo caminho e fortalecer esse conjunto que está aqui, porque não adianta você crescer se seus amigos não acompanham esse crescimento.”, declarou.
Destino: Arcoverde
O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, detalhou na noite da sexta-feira (28) como será o São João de Arcoverde em 2025. O repórter deste blog, André Luis, participou do evento que também anunciou as atrações do Palco Multicultural. O gestor confirmou a mudança do palco principal do evento da Praça da Bandeira para a rua Padre Roma, a partir do largo da antiga Estação Ferroviária (hoje Estação da Cultura), sentido Parque Verde, entre o Centro da cidade e o bairro São Geraldo. De acordo com o prefeito Zeca, o novo espaço triplica a capacidade de público para até 30 mil pessoas – um salto em relação aos 12 mil do local anterior. No evento, entre os dias 14 e 28 de junho, Zeca quer turistas de estados como Bahia e Paraíba. “Queremos que Arcoverde seja destino certo para quem busca o autêntico São João nordestino”.
Cachimbo da paz
Durante a sua fala no lançamento da programação do São João 2025, o prefeito Zeca Cavalcanti fez questão de abraçar o seu vice-prefeito, Siqueirinha, e dizer que entre eles não houve nenhum tipo de conflito. “Estão querendo que a gente brigue, mas a gente não briga de jeito nenhum. Estamos mais unidos do que nunca para fazer Arcoverde ainda mais forte”, enfatizou o prefeito de Arcoverde.
Passarinho voou…
Tido como homem de confiança de Zeca Cavalcanti, o jornalista José Manoel Torres, o Passarinho, foi exonerado do cargo de Secretário de Comunicação da gestão na terça-feira (25). O anúncio, feito aqui no blog com exclusividade, gerou muitas especulações. Uma delas foi a de que havia um atrito entre o jornalista e os demais integrantes da equipe de comunicação do prefeito. Outra, que ele estaria rompendo a amizade com o vice-prefeito Siqueirinha ou mesmo com a primeira dama, Neryanne Cavalcanti. Em nota, o jornalista disse que a decisão de sair foi dele mesmo “por questões profissionais e pessoais”. Ah, tá…
Gabrielle ficou!
Quem assumiu a pasta, interinamente, foi a publicitária e social media, Gabrielle Almeida, que é a Secretária executiva de Comunicação desde o início da gestão. De cara, já ficou nas mãos dela a convocação da imprensa e a estratégia geral da comunicação para o lançamento do São João do município.
Desfecho trágico
Ontem (29) a tarde, policiais do BEPI prenderam o homem que havia sequestrado a menina Ingrid Vitória, de 13 anos na última terça-feira (25), em Santa Maria da Boa Vista. De acordo com a polícia, ele trocou tiros com os policiais, foi baleado e morreu ao dar entrada no hospital Monsenhor Ângelo Sampaio. Horas depois, a menina foi encontrada morta, amarrada e com sinais de violência sexual, no povoado Caraíbas, Zona Rural do município. A notícia gerou comoção e repercute em veículos de comunicação de todo o Estado.
Governadora lamentou morte da adolescente
Raquel Lyra expressou a sua dor, através de nota oficial, “como mãe e governadora”, diante da violência que chocou o estado. A governadora também reforçou que as investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do crime e estendeu sua solidariedade à família da vítima e à população local. Raquel encerrou sua nota com um apelo por justiça e reforçou o compromisso do estado com a segurança pública: “Seguiremos trabalhando para que crimes como este não se repitam em nosso território”.
Prêmio Excelência 2024
Em entrevista do blog de Júnior Campos, durante a entrega do prêmio promovido pela MV4, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, falou sobre a importância de receber mais um prêmio. “Fiquei muito feliz com esse reconhecimento da população. Uma prova de que o nosso trabalho vem dando certo. Que esse trabalho de escuta qualificada da população, para diagnosticar problemas e buscar soluções da melhor forma possível, traz o reconhecimento do nosso trabalho”, comemorou o prefeito.
Descascou
João de Maria, atual secretário de Assistência Social de São José do Egito, não perde oportunidade de atacar o ciclo Evandro Valadares nem em evento social. Ontem, ao receber o Prêmio Excelência da Agência MV4 – como vereador, referente a 2024 – disse que não havia ninguém agraciado da gestão anterior porque só entregou caos e desmantelo ao município.
Não abre
Quem ouviu Daniel Valadares ontem no Prêmio Excelência teve a certeza de que ele não vai baixar a guarda para quem tenta reduzir seu espaço político ou minimizar sua candidatura em 2028. No discurso, prestou contas dos milhões conhecidos em emendas, apontando o dedo para Carlos Veras. Daniel diz que nenhum vice conseguiu o que ele trouxe de emendas para o município.
A multa de Arquimedes
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) analisou, na quinta-feira (27), um Auto de Infração contra o ex-prefeito de Buíque, Arquimedes Guedes Valença, devido ao descumprimento de normas relacionadas à transparência na gestão pública. O processo destacou falhas na disponibilização de documentos e informações essenciais para o controle administrativo. Arquimedes foi multado.
Olho no olho
O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, passou por uma cirurgia de retirada de pterígio na cidade do Recife. “Graças a Deus, tudo ocorreu bem, e agora sigo as recomendações médicas para alguns dias de repouso”. Pterígio é uma lesão benigna no olho, indolor e não infecciosa. “Em breve, estarei de volta para, juntos, continuarmos trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município. Agradeço a todos pelo carinho e pelas orações”, disse.
Frase da semana:
“Na medida que o Trump toma a decisão de discutir a paz entre Rússia e Ucrânia, que o [ex-presidente Joe] Biden deveria ter tomado, sou obrigado a dizer que está no caminho certo.
Do presidente Lula elogiando pela primeira vez o presidente americano Donald Trump.
Afogados da Ingazeira e Carnaíba registraram novos óbitos. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios da região nesta quarta-feira (25.11), o Pajeú totaliza 11.229 casos confirmados de Covid-19. Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na […]
Afogados da Ingazeira e Carnaíba registraram novos óbitos.
Por André Luis
De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios da região nesta quarta-feira (25.11), o Pajeú totaliza 11.229 casos confirmados de Covid-19.
Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.885 confirmações. Logo em seguida, com 1.409 casos confirmados está Afogados da Ingazeira, Tabira conta com 1.053, São José do Egito está com 921, Santa Terezinha tem 455, Carnaíba está com 416 e Triunfo tem 364.
Itapetim tem 286, Flores está com 262, Brejinho está com 207, Calumbi tem 195 casos, Iguaracy tem 175, Quixaba tem 153, Solidão tem 150, Tuparetama tem 124, Santa Cruz da Baixa Verde está com97 e Ingazeira está com 77 casos confirmados.
Mortes – Com mais um óbito confirmado em Afogados da Ingazeira e um em Carnaíba, a região tem no total, 196 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada tem 66, Afogados da Ingazeira tem 19, Carnaíba tem 15 óbitos, Triunfo, Tabira, São José do Egito e Flores tem 12 cada, Santa Terezinha tem 11, Iguaracy tem 10, Tuparetama tem 8, Itapetim tem 6, Quixaba tem 4, Brejinho tem 3, Calumbi e Santa Cruz da Baixa Verde tem 2 cada e Ingazeira tem 1 óbito.
O óbito de Afogados da Ingazeira foi o de Marcos Taxista, ocorrido na terça-feira (24), mas devido o horário, só entrou no boletim epidemiológico desta quarta (25); o de Carnaíba não temos detalhes.
Recuperados – A região conta agora com 10.516 recuperados. O que corresponde a 93,65% dos casos confirmados.
Você precisa fazer login para comentar.