Afogados : Local de parque em festa tradicional revolta Pároco e população. Prefeitura alega que MP encaminhou decisão.
A definição da localização do Parque de Diversões durante a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus dos Remédios, evento religioso que tem 184 anos, está revoltando a população de Afogados da Ingazeira, se constituindo na polêmica da vez.
O fato é que o parque ficou localizado na área que um dia abrigará um pátio de eventos na cidade, em local sem nenhuma infraestrutura, iluminação, banheiros ou qualquer condição de abrigar sua estrutura.
O local também fica distante do centro, onde acontece toda a movimentação da festa religiosa, na Catedral na Praça Arruda Câmara e do palco armado na Avenida Rio Branco.
Muitas pessoas tem reclamado à Rádio Pajeú do fato de que de um lado houve liberação para o palco se instalar na Avenida Rio Branco nos eventos, não houve liberação para instalação do parque infantil. “Tenho uma filha de 4 anos ela gosta muito de parque. Infelizmente com os parques naquele lugar eu não levo”, diz Ana Paula, em opinião seguida por muitos.
O Padre Josenildo Nunes de Oliveira, Pároco do município, também reclamou muito. “É uma falta muito grande que faz o parque, pela magia que traz, de encantamento à festa. Não sei porque Afogados é diferente”, diz, lembrando que em cidades como Serra Talhada e no centro do Recife, na Festa do Carmo, os parques são colocados no centro em nome da tradição e não há problema. “No Centro do Recife, no período o parque está lá até mudam as linhas de ônibus”.
Secretário de Cultura e Esportes do município, Alessandro Palmeira responsabiliza encaminhamento tirado pelo MP, através da promotora Fabiana Albuquerque, que realizou reunião e encaminhou a mudança com base no ordenamento urbano. “Uma reunião tirou esses encaminhamentos e não tivemos como rever”, disse, com base nas críticas que o governo tem recebido. Segundo ele, em contato com a promotora ela informou que só haveria uma forma de alterar um local : em outra reunião, para 2015.