Notícias

Líderes de ‘operação padrão’ da PM de Pernambuco são expulsos da corporação

Por Nill Júnior

G1PE

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Alberisson Carlos, e o vice da associação, Nadelson Leite, foram expulsos da Polícia Militar.

Os dois estavam entre os líderes do movimento da categoria no final do ano, quando policiais abandonaram o Programa de Jornadas Extras (PJEs) e iniciaram a operação padrão. A portaria, assinada pelo secretário de Defesa Social Angelo Gioia, foi publicada no Diário Oficial deste sábado (17).

Os dois chegaram a ser presos durante uma assembleia da categoria, na Praça do Derby, em dezembro. Na época, as associações de classe reivindicavam aumento salarial e melhorias nas condições de trabalho. Devido a operação desencadeada pelos policiais, as Forças Armadas foram acionadas e reforçaram a segurança do estado até o começo deste ano.

A portaria de exclusão aponta que os Alberisson Carlos e Nadelson Leite respondiam a inquérito militar por “tecerem críticas ao Secretário de Defesa Social e comentários desonrosos ao Governador do Estado, em vídeos divulgados nas redes sociais”. Eles foram denunciados pelo artigo 166 do Código Penal Militar, por publicação ou crítica indevida.

O texto aponta ainda que o relatório concluiu que ambos, “com seus comentários falaciosos e inconsequentes, aproveitando-se de um momento acirrado de negociações salariais, buscaram tão somente fragilizar a hierarquia e disciplina, pilares básicos da instituição militar, fomentando a insubordinação dos seus membros contra superiores”.

Procurada pelo G1, a ACS-PE informou que “recebeu sem surpresa a decisão” e que “adotará todas as medidas administrativas e judiciais para sanar essa ilegalidade”.

Outras Notícias

CCJ do Senado aprova união estável e casamento entre pessoas do mesmo sexo

Proposta altera o Código Civil e dá forma de lei para decisões já tomadas pelo Judiciário. Após turno suplementar de votação na própria comissão, projeto seguirá para a Câmara dos Deputados. Do G1 A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (8), por 17 votos a favor e uma abstenção, um projeto […]

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Proposta altera o Código Civil e dá forma de lei para decisões já tomadas pelo Judiciário. Após turno suplementar de votação na própria comissão, projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Do G1

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (8), por 17 votos a favor e uma abstenção, um projeto para permitir a união estável entre pessoas do mesmo sexo e posterior conversão dessa união em casamento.

De autoria da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) e relatado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), o projeto altera pontos do Código Civil, que atualmente classifica como entidade familiar “a união estável entre o homem e a mulher”.

Pelo projeto, essa definição fica alterada para “união estável entre duas pessoas”. Trechos da lei que se referem a “marido e mulher” são alterados para “duas pessoas” ou “cônjuges”.

O projeto foi aprovado em caráter terminativo (sem necessidade de ir ao plenário, a não ser que algum senador recorra), mas ainda passará por um turno suplementar de votação na própria comissão – provavelmente na sessão seguinte da CCJ, na próxima semana – antes de ser encaminhado para a Câmara dos Deputados.

No turno suplementar, a comissão deve confirmar a aprovação, mas há possibilidade de a proposta sofrer alteração.

O projeto dá forma de lei para decisões já tomadas pelo Judiciário. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceram a união estável em pessoas do mesmo sexo. Em 2013, resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) obrigou os cartórios a converter essa união estável em casamento.

Para a senadora Marta Suplicy, a aprovação do projeto representa “um enorme avanço”. “Apesar das decisões judiciais, estava faltando colocar isso na lei para que não possa mais ser mexido”, disse ao G1.

Sobre uma eventual resistência ao projeto na Câmara dos Deputados, considerada de perfil mais conservador, a senadora espera que o texto passe sem dificuldade.

Ela lembra que chegou a propor um projeto em 1995 quando ainda era deputada federal e que conseguiu aprová-lo na comissão especial que o analisou. No entanto, até hoje a proposta aguarda para ser incluída na pauta do plenário da Câmara.

“A partir dessa vitória expressiva no Senado, não acho que vá ficar parado como outro. Os grupos favoráveis à proposta vão se movimentar porque o projeto vem com uma força do Senado. Essa unanimidade na comissão mostra que a sociedade mudou”, afirmou a peemedebista.

Lula e Flávio vão faltar a debates: essa é a melhor estratégia?

Da Itapuama FM No comentário desta terça-feira (18/08), o jornalista Nill Júnior analisa a decisão de Lula e Flávio Bolsonaro de não comparecerem ao primeiro debate presencial na Band. O anúncio das ausências de Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) no debate presidencial movimentou os bastidores políticos e acendeu discussões sobre as táticas de campanha. […]

Da Itapuama FM

No comentário desta terça-feira (18/08), o jornalista Nill Júnior analisa a decisão de Lula e Flávio Bolsonaro de não comparecerem ao primeiro debate presencial na Band.

O anúncio das ausências de Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) no debate presidencial movimentou os bastidores políticos e acendeu discussões sobre as táticas de campanha.

Nill Júnior destaca que ambas as decisões partem de um cálculo de contenção de danos:

Lula: Alega falta de equilíbrio no formato por ser o principal alvo de todos os opositores, buscando evitar exposição a polêmicas como investigações envolvendo seus familiares.

Flávio Bolsonaro: Sem a presença de Lula para dividir as atenções e críticas, viraria o alvo único dos demais candidatos no palco (como Caiado, Zema e Renan Santos).

O jornalista avalia que a ausência dos líderes das pesquisas esvazia o debate nacional, mas contrapõe a situação com o cenário em Pernambuco. No estado, a expectativa é alta para o confronto direto entre João Campos e Raquel Lyra no primeiro turno, com ambos já sinalizando presença.

José Humberto comemora adesão de Zé Marcos à Oposição

O Deputado Estadual e presidente do PTB, Zé Humberto, comemorou em nota a adesão do ex-prefeito de São José do Egito e ex-deputado José Marcos de Lima à campanha do bloco Pernambuco Quer Mudar. Leia a nota: O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) formulou um convite para que o amigo ex-deputado José Marcos de […]

O Deputado Estadual e presidente do PTB, Zé Humberto, comemorou em nota a adesão do ex-prefeito de São José do Egito e ex-deputado José Marcos de Lima à campanha do bloco Pernambuco Quer Mudar. Leia a nota:

O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) formulou um convite para que o amigo ex-deputado José Marcos de Lima assumisse a coordenação da campanha majoritária da Oposição no Sertão do Pajeú.

Eu, na qualidade de Presidente do PTB, Diretório Regional de Pernambuco, sinto-me presenteado pela aceitação do nobre amigo, porquanto Zé Marcos, como é largamente conhecido e reconhecido, é um homem múltiplo que conhece, como poucos, as peculiaridades daquele retalho do Sertão e conhece, também, as demandas do próprio Estado, mercê de sua longa e produtiva experiência como Parlamentar, como Prefeito, como Secretario do Estado e de Recife e muitas outras incursões na atividade pública do nosso Estado, deixando, sempre, um legado de respeito e admiração.

Um cidadão com essa dimensão e com exemplo que carregada no papel de coordenador de um campanha, só fortalece os nossos propósitos de restaurar a credibilidade, a liderança e aforça política do nosso Estado.

Zé Marcos é o homem medido, justo, equilibrado e perfeito para ser veículo de uma mensagem de transformação que a sociedade pernambucana almeja.

Zé Marcos, a despeito de todas as sua atividades próprias de um político tradicional e de empresário, não tergiversou em aceitar o nosso convite, entendendo a importância que o momento exige.

Eu estou feliz, o Sertão muito bem servido e Pernambuco cada vez mais confiante da proximidade do momento de Pernambuco Mudar.

João Campos critica atuação de Raquel na Saúde e defende regionalização

No Sertão de Itaparica, onde cumpriu agenda, o candidato João Campos criticou a governadora Raquel Lyra, afirmando que ela abriu mão de adquirir junto ao Governo Lula equipamentos chamados de aceleradores lineares. O acelerador linear (ou LINAC) é uma máquina de alta tecnologia usada principalmente na Sociedade Brasileira de Radioterapia para gerar feixes de raios-X […]

No Sertão de Itaparica, onde cumpriu agenda, o candidato João Campos criticou a governadora Raquel Lyra, afirmando que ela abriu mão de adquirir junto ao Governo Lula equipamentos chamados de aceleradores lineares.

O acelerador linear (ou LINAC) é uma máquina de alta tecnologia usada principalmente na Sociedade Brasileira de Radioterapia para gerar feixes de raios-X ou elétrons de alta energia. Ele destrói células de tumores com precisão milimétrica, protegendo os tecidos sadios ao redor.

“O presidente Lula comprou 60 aceleradores lineares. Um equipamento desse deve custar cerca de U$ 5 milhões, ou R$ 30 milhões, falando em reais. É caro. Aí ele pegou e disse aos Estados, ‘quem precisar eu dou’. Aí o Estado de Pernambuco não fez nada”, criticou.

Campos voltou a defender um Hospital Regional e investimentos no Sertão de Itaparica. Também que os serviços de alta complexidade fiquem em Serra Talhada, como quimio e Radioterapia, evitando deslocamentos para o Recife, descentralizando os serviços.

Ex-prefeito de Triunfo desiste da candidatura

O médico e ex-prefeito de Triunfo, Eduardo Melo revelou ao blogueiro Evandro Lira que não disputará o mandato de Prefeito em Triunfo neste ano de 2020. Importante figura política no cenário municipal, Melo está fora da sucessão.  Eduardo Melo declarou ter dado a sua contribuição ao povo de Triunfo, deixando um legado de ações que […]

O médico e ex-prefeito de Triunfo, Eduardo Melo revelou ao blogueiro Evandro Lira que não disputará o mandato de Prefeito em Triunfo neste ano de 2020.

Importante figura política no cenário municipal, Melo está fora da sucessão. 

Eduardo Melo declarou ter dado a sua contribuição ao povo de Triunfo, deixando um legado de ações que fizeram a diferença na vida das pessoas do município.