Notícias

Levy diz que queda no PIB reflete dúvida sobre a economia brasileira

Por Nill Júnior

25540_resize_620_380_true_false_null

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, atribuiu a queda de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2015 à “incerteza” sobre a economia brasileira no final do ano passado e no início deste ano. Ele citou como problemas enfrentados pelo país nesse período as crises de abastecimento de água e de energia.

“Muita gente tinha dúvida sobre a economia brasileira, o rumo que ia tomar. Muita coisa mudou desde o começo do ano. Vencemos estes desafios imediatos. O primeiro trimestre é reflexo de uma dinâmica que a gente está trabalhando para mudar”, disse Levy nesta sexta-feira (29) em almoço na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), horas depois da divulgação dos dados da economia pelo IBGE.

A queda no PIB foi puxada pelo desempenho negativo do setor de serviços e da indústria, além do recuo do consumo das famílias e dos investimentos. O que evitou um tombo ainda maior do PIB foi a agropecuária.

Expectativa: Segundo Levy, o segundo trimestre será de transição. Ainda assim, ele aposta em “sinais diferentes” dos indicadores econômicos.

Para Levy, é preciso que o país tome medidas contundentes para mudar o quadro. “Nós temos visto o desemprego aumentar um pouco e nós temos que, portanto, tomar ações enérgicas para evitar que a economia possa entrar em algum processo mais extenso de recessão.”

O ministro afirmou que o foco das ações do governo é fazer a economia voltar a crescer e ressaltou a importância do ajuste fiscal.

“Nós temos que focar toda a nossa energia para voltarmos a crescer, para criamos empregos, e é por isso que o governo tem tido tanto compromisso […] em vencer essas medidas legislativas associadas ao ajuste fiscal para podermos tratar de uma agenda, que é uma agenda de crescimento.” (Do G1)

Outras Notícias

Covid-19: Sertão do Pajeú conta com 6.705 casos positivos, 6.180 curados e 129 óbitos

Serra Talhada e Afogados da Ingazeira registraram novos óbitos. Porcentagem de recuperados chega a 92,17%. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quinta-feira (10.09), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 6.705 casos confirmados de Covid-19.  Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada […]

Serra Talhada e Afogados da Ingazeira registraram novos óbitos.

Porcentagem de recuperados chega a 92,17%.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quinta-feira (10.09), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 6.705 casos confirmados de Covid-19. 

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 3.646 confirmações – Foram cinquenta e um, nas últimas 24 horas. Logo em seguida, com 612 casos confirmados está Afogados da Ingazeira – foram dezessete novos casos nas últimas 24h,  São José do Egito registrou nove novos casos e está com 502, Tabira registrou dezessete novos casos nas últimas 24 horas e conta agora com 467, Triunfo tem 288 – foram 3 novos casos, Carnaíba registrou dois novos casos e está com 182 e  Calumbi não registrou novos casos e permanece com  150 casos.

Itapetim não divulgou boletim até o momento do levantamento. Permanece com 129, Flores registrou três novos casos e está com 126, Quixaba não registrou novos casos e permanece com  101, Solidão continua com 93 – Não divulgou boletim até o fechamento deste levantamento, Iguaracy registrou dois novos casos e está com 84, Santa Cruz da Baixa Verde registrou três novos casos e está 81, Santa Terezinha confirmou dez novos casos e está com 75,  Tuparetama não registrou novos casos e permanece com 72, Brejinho confirmou dois novos casos e também está com 72, e Ingazeira confirmou três novos casos e está com 25 casos confirmados.

Mortes – Com mais uma morte registrada em Serra Talhada e um em Afogados da Ingazeira, a região tem agora no total, 129 óbitos por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 52, Afogados da Ingazeira tem 11, Triunfo e Tabira tem 10 óbitos cada, Carnaíba tem 9, Flores, Itapetim, São José do Egito, Tuparetama e Iguaracy tem 6 óbitos cada, Quixaba e Santa Terezinha têm 3 cada e Calumbi tem 1 óbito.

Recuperados – A região conta agora com 6.180 recuperados. O que corresponde a 92,17% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 9h40 desta sextafeira (11.09), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Vigilância Sanitária interdita parque de vaquejada no Alazão

Após descumprimento do Decreto 042/2021 do Governo Municipal por parte de proprietário do Parque São Jorge e organizadores de evento similar à vaquejada, a Vigilância notificou e interditou o local por prazo determinado. De acordo com o Governo do Estado, as vaquejadas e similares, sendo reconhecidas como esporte coletivo, podem ser realizadas desde que não […]

Após descumprimento do Decreto 042/2021 do Governo Municipal por parte de proprietário do Parque São Jorge e organizadores de evento similar à vaquejada, a Vigilância notificou e interditou o local por prazo determinado.

De acordo com o Governo do Estado, as vaquejadas e similares, sendo reconhecidas como esporte coletivo, podem ser realizadas desde que não tenham a presença de público e seguindo as demais normas sanitárias.

Os organizadores já haviam assinado um termo de responsabilidade emitido pela Vigilância Sanitária.

Após o descumprimento e constatada a aglomeração no evento realizado no último sábado, a Prefeitura Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância esteve no local.

Datafolha: 56% dos brasileiros são contrários ao voto obrigatório

Pesquisa do Instituto Datafolha publicada no site do jornal “Folha de S.Paulo” no final da noite deste sábado (26), aponta que pouco mais da metade dos brasileiros é contra o voto obrigatório em vigor no país. O Datafolha apurou que: São contrários à obrigação de ir às urnas: 56%; São favoráveis: 41%; Não soube responder: […]

Pesquisa do Instituto Datafolha publicada no site do jornal “Folha de S.Paulo” no final da noite deste sábado (26), aponta que pouco mais da metade dos brasileiros é contra o voto obrigatório em vigor no país.

O Datafolha apurou que: São contrários à obrigação de ir às urnas: 56%; São favoráveis: 41%; Não soube responder: 1% e Indiferente: 1%.

Foram ouvidos 2.016 brasileiros adultos que possuem telefone celular de todas as regiões brasileiras, nos dias 8 e 10 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em 2015, no levantamento anterior do Datafolha sobre o tema, 66% dos entrevistados eram contrários. Em 2014, 54% em outubro; 56% em agosto; 59% em julho; e 61% em julho também eram contrários. Em 2010, o resultado foi equilibrado: 48% contrário e 48% favoráveis.

Iguaracy: com 102 anos, morre o Senhor José Miguel Lúcio

Junto com dona Rita Josefa de Jesus, sua esposa, era o casal mais idoso de Pernambuco Em setembro de 2015 o blog publicou matéria que anunciava que o casal mais idoso de Pernambuco vivia em Iguaracy. O Senhor José Miguel Lúcio na época com 101 anos e a senhora Rita Josefa de Jesus, que na […]

Junto com dona Rita Josefa de Jesus, sua esposa, era o casal mais idoso de Pernambuco

Em setembro de 2015 o blog publicou matéria que anunciava que o casal mais idoso de Pernambuco vivia em Iguaracy. O Senhor José Miguel Lúcio na época com 101 anos e a senhora Rita Josefa de Jesus, que na época da reportagem iria completar 100 anos de idade.

Juntos somavam mais de 200 anos de vida e 78 de casados. Para os dias atuais em que vivemos, de relacionamentos descartáveis, isso é um marco. Além de matéria no nosso blog, o casal também foi destaque em matéria da Rede Vida.

Com tristeza, o blog recebeu na manhã deste domingo (22), a notícia de que o senhor Zé Lúcio, como era chamado, faleceu, na altura de seus 102 anos de idade, lucidez e sabedoria.

Relembre aqui a história incrível deste casal na matéria de Mário Viana Filho para o blog em setembro de 2015. E aqui a matéria da Rede Vida.

SJE: gestão convida para visita às obras de nova escola

A Prefeitura de São José do Egito dá continuidade ao Programa Minha Cidade de Cara Nova. Em nota assinada pelo prefeito Evandro Valadares, está convidando a população para visitar o canteiro de obras de mais uma escola que está sendo construída no município. Será nesta sexta(12), às 9h da manhã. A unidade escolar terá 12 […]

A Prefeitura de São José do Egito dá continuidade ao Programa Minha Cidade de Cara Nova.

Em nota assinada pelo prefeito Evandro Valadares, está convidando a população para visitar o canteiro de obras de mais uma escola que está sendo construída no município.

Será nesta sexta(12), às 9h da manhã. A unidade escolar terá 12 salas de aula, além de laboratórios, auditório e setor administrativo. Também contará com uma quadra poliesportiva coberta.

A escola levará o nome da ex-primeira dama da cidade, Graça Valadares e fica ao lado do Ginásio de Esportes Wandelson Barbosa.