Notícias

Juiz diz que tinha ‘suspeitas substanciais’ para prender Ribeiro e pastores

Por André Luis

Depois que o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1), em Brasília, mandou soltar o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, preso na Operação Acesso Pago, o juiz Renato Borelli, da 15.ª Vara Federal do Distrito Federal, que havia determinado a prisão preventiva, disse que tomou a decisão com base em “suspeitas substanciais”. A reportagem é de Fausto Macedo, Rayssa Motta, Júlia Affonso e Pepita Ortega/Estadão Conteúdo. 

“Todas as decisões foram proferidas com base em indicativos cabais que haveria ma sequência de condutas suspeitas no Ministério da Educação (chamado de gabinete paralelo*) e que poderiam amoldar-se aos tipos penais acima especificados; é dizer, as decisões não foram proferidas sem o respaldo legal justificador”, diz um trecho da manifestação enviada ao gabinete do desembargador.

O magistrado contrapõe os argumentos usados por Ney Bello para dar o habeas corpus que colocou o ex-ministro em liberdade. A decisão do desembargador, que desfez a ordem do juiz Renato Borelli, teve dois fundamentos principais: o de que Milton Ribeiro não está mais no Ministério da Educação (MEC) e o de que os fatos investigados não têm “contemporaneidade”.

Em resposta, o juiz federal de primeiro grau reitera que, mesmo fora do governo, o ex-ministro “ainda pode interferir na produção de provas sobre eventual conduta criminosa pretérita”.

“O fato de o investigado não mais pertencer aos quadros da Administração Pública não o exime de responder pelos atos porventura típicos que em outra época tenha sido autor, nem tampouco se atualmente ele pode ou não continuar praticando”, argumenta.

Borelli diz ainda que não dá para cravar se há ou não “contemporaneidade” nos fatos investigados, o que segundo ele demandaria um aprofundamento das investigações.

“Com efeito, em um Estado Democrático de Direito, a ninguém é dado permanecer inerte, muito menos às autoridades estatais, diante de situações que podem configurar lesão a qualquer bem jurídico tutelado pelo Direito Penal, mormente quando o bem lesado pertence a toda sociedade”, escreveu.

O juiz também nega que tenha impedido as defesas de tomarem conhecimento do processo. Ele afirma, no entanto, que a ordem de prisão não poderia ter sido comunicada antes do cumprimento, “sob pena de torná-la ineficaz pelo conhecimento prévio”. “Tão logo as cautelares foram todas cumpridas, franqueou-se às defesas dos investigados acesso às informações processuais”, explica.

A manifestação foi enviada ao desembargador Ney Bello horas após ele mandar soltar o ex-ministro. A decisão também beneficiou os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, que também são investigados no inquérito sobre o gabinete paralelo no MEC.

Outras Notícias

Para Evaldo Costa, Eduardo deve ter avaliado chances de sobreviver até último momento.

O ex-secretário de Imprensa na gestão Eduardo amigo pessoal do ex-governador Evaldo Costa, deu uma entrevista emocionada hoje à Rádio Jornal, com o comunicador Aroldo Costa. Este blogueiro acompanhou e descreve trechos importantes da conversa. “Vai demorar muito para que Pernambuco se acostume com essa ausência”. Ele destacou que a maior perda é para o […]

eduardo-e-evaldo

O ex-secretário de Imprensa na gestão Eduardo amigo pessoal do ex-governador Evaldo Costa, deu uma entrevista emocionada hoje à Rádio Jornal, com o comunicador Aroldo Costa. Este blogueiro acompanhou e descreve trechos importantes da conversa.

“Vai demorar muito para que Pernambuco se acostume com essa ausência”. Ele destacou que a maior perda é para o país, por perder uma opção que se colocava entre a polarização histórica de PSDB e PT, acreditando que Eduardo certamente seria eleito pelo curso da campanha.

Outro ponto importante foi a avaliação de Evaldo sobre as reações que, acredita, Eduardo deve ter tido antes do acidente quarta-feira passada. “Eduardo era daquelas pessoas que sabia de tudo sobre tudo. Era profundo conhecedor de aviação. Costumava surpreender dizendo a quem viajava com ele ‘olha o piloto agora vai usar a mão esquerda e acionar aquele comando, vai fazer isso, depois aquilo”. Costa disse ter viajado com Eduardo “em todo tipo de aeronave”.

“Viajei com ele desde viagens internacionais até aquelas em que as pernas ficavam imprensadas no avião de tão pequeno. Quando eu achava que alguma coisa não ía bem, olhava pra ele. Se ele estivesse tranquilo, eu sabia que estava tudo bem”.

Ele tentou descrever o que, acredita, foi a reação de Eduardo pouco antes do choque da aeronave com o solo. “O conhecendo como conhecia, acredito que até o último momento na cabeça de Eduardo estavam as possibilidades de como sair vivo dali, de como escapar da tragédia, com a coragem e inteligência que tinha”.

Evaldo foi secretário de imprensa na gestão Arraes, nos anos 90, e durante os dois mandatos de Eduardo Campos à frente do governo de Pernambuco (2007-2014). Segundo Evaldo, Eduardo era uma pessoa “muito viva”, cativante e que contagiava a todos. Ele falou da grande falta que o socialista fará ao estado e a todo país e lembrou de momentos importantes da trajetória política do líder.

Evaldo Costa também da relação praticamente fraternal que tinha com o jornalista Carlos Percol, que também foi uma das vítimas do trágico acidente. Percol era tido como substituto de Costa no comando da comunicação do estado. “Ele era como um irmão mais novo para mim”, declarou. Para ouvir a entrevista, clique aqui.

Sistema de abastecimento para Santa Terezinha está em fase de testes, diz COMPESA

Um novo sistema de abastecimento foi construído pela  Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para  garantir a sustentabilidade hídrica  da  cidade de Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú, beneficiando 10 mil pessoas. A  ação, que já está em fase de testes, foi  autorizada pelo governador Paulo Câmara, que solicitou à Companhia a realização da obra  de […]

Um novo sistema de abastecimento foi construído pela  Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para  garantir a sustentabilidade hídrica  da  cidade de Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú, beneficiando 10 mil pessoas.

A  ação, que já está em fase de testes, foi  autorizada pelo governador Paulo Câmara, que solicitou à Companhia a realização da obra  de interligação do Sistema Adutor do Pajeú ao Sistema do Tigre, para que o município pudesse receber  água diretamente do Rio São Francisco, segundo nota.

Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a iniciativa, um investimento de R$ 900 mil, vai retirar a cidade de Santa Terezinha do mapa de risco de  colapso do abastecimento de água, mesmo com a falta de chuvas na região.

Para interligar os dois sistemas, a Compesa  construiu  uma adutora de  11 km de extensão  ligando  o Sistema Adutor do Pajeú, na localidade de Riacho do Meio, até a Estação de Bombeamento do Tigre, em Santa Terezinha.

“Com essa obra , iremos  garantir água com regularidade para a população., independente da escassez de chuvas no próximo inverno”, observou Tavares. Santa Terezinha passou  quase um ano e meio e colapso até a recuperação dos mananciais José Antônio e Tigre, após as  chuvas  registradas  neste  ano, reservatórios responsáveis pelo abastecimento do município.

Governador Paulo Câmara inaugura nova sede da UPE em Serra Talhada

Nesta sexta-feira (16/08), às 16h, o governador Paulo Câmara inaugura a sede definitiva da Universidade de Pernambuco (UPE) no município de Serra Talhada. A ação faz parte da programação da 4ª edição do Seminário Todos por Pernambuco, que tem o objetivo de prestar contas à população do que foi feito nos últimos dois anos e […]

Nesta sexta-feira (16/08), às 16h, o governador Paulo Câmara inaugura a sede definitiva da Universidade de Pernambuco (UPE) no município de Serra Talhada. A ação faz parte da programação da 4ª edição do Seminário Todos por Pernambuco, que tem o objetivo de prestar contas à população do que foi feito nos últimos dois anos e do que ainda será feito ao longo da atual gestão. O evento contará com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluisio Lessa e o reitor da UPE, Pedro Falcão.

Com uma área de 3.324,23 m², contemplando biblioteca, auditório, espaço de convivência, almoxarifado, secretaria/escolaridade, laboratórios, salas de aula, de professor, de coordenação e de tutorias, o novo equipamento vai atender ao curso de Bacharelado em Medicina, beneficiando mais de 100 alunos, nos 23 municípios que compõem o Sertão do Pajeú. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 5.269.928,36 e o prédio foi doado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

“Com a inauguração do prédio definitivo do campus, a UPE terá condições de abrir novos cursos, em especial na área de saúde, e transformar a região num polo médico”, destaca o Reitor da instituição, Prof. Pedro Falcão. “Esse é o esforço da gestão de Pernambuco para qualificar e interiorizar o ensino em todo o Estado”, reforça o secretário Aluisio Lessa.

E para fechar a programação do Seminário Todos por Pernambuco em Serra Talhada, o governador Paulo Câmara participa, às 19h, da solenidade de colação de grau da primeira turma de medicina do campus da UPE.

Estrutura do equipamento – São quatro pavimentos com elevador, com estacionamento de veículos capacidade para 70 veículos, área 1910,00m², e estacionamento de motos capacidade 78 motos, com área total de 285,00m²:

Pavimento Térreo: Biblioteca, Auditório capacidade para 250 pessoas, área de convivência, secretaria/escolaridade, almoxarifado, bateria de WC masculino/feminino e sala técnica;

Primeiro Pavimento: Laboratório de Microparasitologia, Laboratório de Microscopia, Laboratório de Bioquímica, Laboratório de Anatomia e Laboratório de habilidades contendo: consultórios, enfermaria, sala de operação, sala de emergência, camarim dos simuladores, sala de comunicação,  sala do professor e bateria de WC masculino/feminino e sala técnica;

Segundo Pavimento: oito salas de aulas, com bateria de WC masculino/feminino e sala técnica;

Terceiro Pavimento: 13 salas de professores, três salas de coordenação, nove salas tutorias, uma sala de aula e um laboratório de informática e bateria de WC masculino/feminino e sala técnica.

Serra Talhada registra primeiro paciente recuperado do coronavírus

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa, neste sábado (25), a confirmação de recuperação do primeiro caso de coronavírus no município. Trata-se  da profissional da área da saúde, que trabalha em uma clínica particular na cidade. A paciente tem 37 anos, testou positivo para a COVID-19 no dia 9.  Estava em isolamento domiciliar. A confirmação da […]

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa, neste sábado (25), a confirmação de recuperação do primeiro caso de coronavírus no município.

Trata-se  da profissional da área da saúde, que trabalha em uma clínica particular na cidade. A paciente tem 37 anos, testou positivo para a COVID-19 no dia 9.  Estava em isolamento domiciliar.

A confirmação da recuperação veio após realização de um novo teste feito pela Secretaria Municipal de Saúde.

Serra Talhada tem neste momento oito casos em investigação, 23 casos descartados e seis casos confirmados de COVID-19.

 

Saúde de Carnaíba recebe honraria pelas ações de Vigilância em Saúde

A Secretaria de Saúde de Carnaíba foi selecionada para receber o Certificado de Honra ao Mérito do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde. No Estado de Pernambuco, apenas cinco municípios fizeram jus à honraria. A entrega da premiação será por ocasião da 17ª EXPOEPI (Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção […]

A Secretaria de Saúde de Carnaíba foi selecionada para receber o Certificado de Honra ao Mérito do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde. No Estado de Pernambuco, apenas cinco municípios fizeram jus à honraria.

A entrega da premiação será por ocasião da 17ª EXPOEPI (Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças) que acontece de 07 a 10 de novembro, em Brasília. A mostra visa divulgar e premiar os serviços de saúde do país que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a Saúde Pública.

O Certificado será entregue aos municípios que tiveram desempenho extraordinário no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, no período de 2014 a 2021. A secretária de Saúde Alessandra Noé irá representar o município na entrega da premiação.

“Essa certificação define nosso compromisso e a responsabilidade na busca pela melhoria das ações de vigilância em saúde, e consequentemente pela melhoria das condições de saúde da população e para a promoção da qualidade de vida dos carnaibanos. Nossas equipes de Vigilância (epidemiológica, sanitária e ambiental) e Atenção Primária têm realizado um trabalho articulado com muita dedicação e afinco no território”, afirmou a secretária Alessandra Noé.