Notícias

José Humberto comemora adesão de Zé Marcos à Oposição

Por Nill Júnior

O Deputado Estadual e presidente do PTB, Zé Humberto, comemorou em nota a adesão do ex-prefeito de São José do Egito e ex-deputado José Marcos de Lima à campanha do bloco Pernambuco Quer Mudar. Leia a nota:

O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) formulou um convite para que o amigo ex-deputado José Marcos de Lima assumisse a coordenação da campanha majoritária da Oposição no Sertão do Pajeú.

Eu, na qualidade de Presidente do PTB, Diretório Regional de Pernambuco, sinto-me presenteado pela aceitação do nobre amigo, porquanto Zé Marcos, como é largamente conhecido e reconhecido, é um homem múltiplo que conhece, como poucos, as peculiaridades daquele retalho do Sertão e conhece, também, as demandas do próprio Estado, mercê de sua longa e produtiva experiência como Parlamentar, como Prefeito, como Secretario do Estado e de Recife e muitas outras incursões na atividade pública do nosso Estado, deixando, sempre, um legado de respeito e admiração.

Um cidadão com essa dimensão e com exemplo que carregada no papel de coordenador de um campanha, só fortalece os nossos propósitos de restaurar a credibilidade, a liderança e aforça política do nosso Estado.

Zé Marcos é o homem medido, justo, equilibrado e perfeito para ser veículo de uma mensagem de transformação que a sociedade pernambucana almeja.

Zé Marcos, a despeito de todas as sua atividades próprias de um político tradicional e de empresário, não tergiversou em aceitar o nosso convite, entendendo a importância que o momento exige.

Eu estou feliz, o Sertão muito bem servido e Pernambuco cada vez mais confiante da proximidade do momento de Pernambuco Mudar.

Outras Notícias

Gonzaga Patriota diz que Chesf ainda não honrou compromissos com reassentados de Itaparica

O deputado federal Gonzaga Patriota usou a Tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (30), para pedir socorro em nome de milhares de trabalhadores da fruticultura e da agricultura das margens do São Francisco, expulsos das suas ilhas e margens do Rio há mais de duas décadas, quando da construção da barragem de Itaparica, em Petrolândia – […]

Reassentados fecharam BR semana passada. Foto: Carlos Britto
Reassentados fecharam BR semana passada. Foto: Carlos Britto

O deputado federal Gonzaga Patriota usou a Tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (30), para pedir socorro em nome de milhares de trabalhadores da fruticultura e da agricultura das margens do São Francisco, expulsos das suas ilhas e margens do Rio há mais de duas décadas, quando da construção da barragem de Itaparica, em Petrolândia – PE e Glória, na Bahia.

Patriota destacou que a Chesf – Companhia Hidroelétrica do São Francisco, responsável por essa obra, ainda não cumpriu todos os compromissos assumidos com os reassentados e, dentre esses, repassou para a Codevasf, alguns, que também não estão sendo cumpridos.

Por exemplo: A Codevasf deveria ter assumir as despesas de operação e manutenção dos perímetros irrigados desde junho de 2014; As despesas com fornecimento de energia elétrica para operação do perímetro irrigado seriam de responsabilidade da Chesf até dez/2014, considerando que a Codevasf necessita de um período de transição para estabelecimento do perímetro e assunção das contas de energia. Nesse período, a Codevasf implantará a cobrança de tarifa de água, contemplando o custo de energia; dentre outros.

Essa falta de compromisso dos órgãos acima citados causa sérios prejuízos aos trabalhadores rurais. Em fevereiro deste ano, a Codevasf emitiu ofício no qual informou sobre corte orçamentário que a levou a suspender compromissos associados aos perímetros irrigados em questão.

A Chesf reiterou a sua desoneração quanto à operação e manutenção dos respectivos perímetros irrigados, assim como o custeio da energia elétrica, com isso, a CELPE emitiu carta à Codevasf, informando o débito vencido do perímetro irrigado de Itaparica, em Pernambuco, e apresentando os aspectos legais que admitem o corte de energia pela inadimplência. Em março, a Coelba e Celpe procederam o corte no fornecimento de energia elétrica a todos esses perímetros irrigados, em Pernambuco e na Bahia, por falta de pagamento.

Os irrigantes e trabalhadores dos assentamentos têm conhecimento desse acordo celebrado entre a Chesf e o governo federal, através desses órgãos acima mencionados e, quando tiveram suas energias cortadas, procuraram imediatamente a Codevasf para resolver tal problema que, somente foi atendido em razão do protesto realizado por esses trabalhadores rurais, na manhã dessa última sexta-feira (27), quando bloquearam as BRs 428, 116 e 316, onde os reivindicavam a reativação imediata da energia cortada dos assentamentos, Brígida, Fulgêncio, Apolônio Sales, Icó-Mandantes, Rodelas, Glória, Pedra Branca, Curaçá e Abaré, quando o Ministério da Integração Nacional fez acordos para o pagamento dos débitos da Codevasf com a Celpe e Coelba.

Para Gonzaga Patriota, esse acordo realizado através do Ministério da Integração Nacional, em benefício da Codevasf com a Celpe e Coelba demonstra, enfim, que a Codevasf assumiu definitivamente que é responsável por esse débito de mais de R$ 3 milhões de reais, da conta de energia nos perímetros de irrigação do São Francisco.

Afogados sediou Romaria Diocesana de Pentecostes

Foi realizada neste domingo (28), a Romaria Diocesana de Pentecostes na Diocese de Afogados da Ingazeira. O evento teve início na Paróquia de São Francisco onde foram acolhidas as caravanas das diversas paróquias da diocese. Houve um momento de oração e reflexão e, em seguida, saíram em caminhada até a Catedral do Senhor Bom Jesus […]

Foi realizada neste domingo (28), a Romaria Diocesana de Pentecostes na Diocese de Afogados da Ingazeira.

O evento teve início na Paróquia de São Francisco onde foram acolhidas as caravanas das diversas paróquias da diocese. Houve um momento de oração e reflexão e, em seguida, saíram em caminhada até a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios onde aconteceu a concelebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol.

Para a romaria, o bispo diocesano convocou todos os crismandos e crismados que receberam ou irão receber a confirmação neste ano, totalizando cerca de 4.500, entre jovens e adultos.

“Tem muitos jovens aqui graças a Deus, e eu queria que vocês guardassem o Espírito Santo que recebi ou vão receber na confirmação: vai fazer de mim um discípulo apaixonado de Jesus. E vocês sabem qual a diferença entre um discípulo apulso e um discípulo apaixonado. Discípulos já somos, mas as vezes como em Jerusalém trancados dentro de uma sala com medo”, disse dom Egidio na homilia.

“Vocês jovens da catequese e da crisma e importante que vocês se sintam missionários de Jesus no mundo inteiro e no meio de outros jovens. Precisam sair, se jogar no meio dos outros jovens para testemunharem o Evangelho para mostrar com a sua própria vida que Jesus só não tira nada de sua vida, de sua felicidade, pelo contrário, traz mais felicidade verdadeira”, concluiu. As informações são do Afogados Online.

São José do Egito é a primeira cidade do Brasil a implantar novo módulo do Contrata Mais Brasil

São José do Egito mais uma vez se destaca no cenário nacional. O município foi escolhido para iniciar a implantação do novo módulo do programa Contrata Mais Brasil, voltado à contratação de alimentos, contemplando pequenos negócios e produtores rurais. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, […]

São José do Egito mais uma vez se destaca no cenário nacional. O município foi escolhido para iniciar a implantação do novo módulo do programa Contrata Mais Brasil, voltado à contratação de alimentos, contemplando pequenos negócios e produtores rurais.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o SEBRAE Nacional e o SEBRAE Pernambuco, com acompanhamento direto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Segundo o secretário Pedro Lira, o momento é histórico para o município:

“Iniciamos, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São José do Egito, a implantação do novo módulo do Contrata Mais Brasil, que vai abranger a contratação de alimentos, incluindo tanto os pequenos negócios quanto os produtores rurais. O início dos testes dessa nova funcionalidade está sendo realizado em São José do Egito, que foi a milésima instituição do país a aderir ao programa — e agora será a primeira cidade do Brasil a implantar o Contrata Mais Brasil, já com foco no PAA Compra Institucional.”

O prefeito Fredson Brito comemorou o feito e destacou o protagonismo egipciense em mais uma conquista nacional:

“É um orgulho enorme ver São José do Egito se tornando referência no Brasil. Ser a primeira cidade do país a implantar esse novo módulo mostra o quanto nossa gestão acredita na força do desenvolvimento local, no potencial dos nossos empreendedores e na importância da agricultura familiar. Seguimos firmes, colocando São José do Egito em posição de destaque e gerando oportunidades para o nosso povo.”

O encontro de implantação contou com representantes das pastas federais envolvidas e técnicos do SEBRAE, consolidando São José do Egito como cidade modelo para o avanço do Contrata Mais Brasil, que em breve será expandido para todo o território nacional.

Governo de Pernambuco entrega 77 viaturas para a PMPE

O governador Paulo Câmara entrega, nesta quarta-feira (06.12), mais 77 novos veículos para reforçar o trabalho da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), renovando a frota de batalhões e unidades especializadas na Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste. Ao todo, serão entregues 43 veículos modelo Spacefox (tipo station wagon), 29 caminhonetes L-200 4×4 e 5 […]

Imagem ilustrativa

O governador Paulo Câmara entrega, nesta quarta-feira (06.12), mais 77 novos veículos para reforçar o trabalho da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), renovando a frota de batalhões e unidades especializadas na Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste.

Ao todo, serão entregues 43 veículos modelo Spacefox (tipo station wagon), 29 caminhonetes L-200 4×4 e 5 viaturas do tipo Spin. A solenidade de entrega será realizada às 8h, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

Os veículos serão distribuídos para os batalhões da PMPE de Olinda (1º BPM), Jaboatão dos Guararapes (6º e 25º), Recife (11º, 16º e 19º), Paulista (17º), Cabo de Santo Agostinho (18º) e São Lourenço da Mata (20º). Também serão contempladas as forças policiais que atuam em unidades especializadas da PMPE: Batalhões de Choque, Radiopatrulha e Cavalaria.

No Agreste, os novos veículos equiparão o 4º BPM, sediado em Caruaru, e o batalhão de Belo Jardim (15º). Já a Zona da Mata será contemplada com novas viaturas para a região de Palmares (10º), Vitória de Santo Antão (21º) e Goiana (3ª CIPM).

Assalto e ônibus sem combustível da Progresso lideram repercussão da semana no Blog

A notícia do assalto ao ônibus da Progresso na noite da terça-feira, dia 12, bateu um recorde na página e também na sua Fanpage. Só na página do Facebook, foram mais de 44 mil pessoas alcançadas. A maioria para reclamar das condições de segurança de quem segue pelas estradas sertanejas e entorno, cobrando das autoridades […]

fanpageA notícia do assalto ao ônibus da Progresso na noite da terça-feira, dia 12, bateu um recorde na página e também na sua Fanpage.

Só na página do Facebook, foram mais de 44 mil pessoas alcançadas. A maioria para reclamar das condições de segurança de quem segue pelas estradas sertanejas e entorno, cobrando das autoridades  medidas urgentes para conter a onda de assaltos.

Pouco depois, diante da repercussão estadual do episódio, algumas mudanças no policiamento foram percebidas, como a reativação do Posto da PM na saída de Arcoverde para Pesqueira.

Também houve a informação de rigor nas investigações das ações que se acentuaram nos últimos contra ônibus alvo dessas ações.

progcomb

Neste debate, não há duas verdades: é papel do Estado reforçar a fiscalização e responder com inteligência e investigação rigorosa às ações que amedrontaram os sertanejos nos últimos dias. Às empresas que transportam passageiros, mais notadamente a Progresso, mais investimento em logística e qualidade no transporte. Também esta semana, a notícia de um ônibus parado por falta de combustível revoltou internautas. Nossa gente não merece isso.