Notícias

Jones Manoel participa de debates em Sertânia e Serra Talhada nesta terça

Por Nill Júnior

O historiador, comunicador e pré-candidato a deputado federal por Pernambuco, Jones Manoel, do PSOL, cumpre agenda no Sertão pernambucano nesta terça-feira (2), participando de dois debates voltados à discussão da realidade política e social da região.

A primeira atividade acontece às 14h, no Centro Acadêmico do Sertão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Sertânia. O tema do encontro será “Coronelismo e municipalismo na Nova República”, abordando a influência das estruturas políticas locais e seus impactos sobre a democracia brasileira.

À noite, às 19h, Jones Manoel participa de um segundo debate no Museu do Cangaço, em Serra Talhada. A discussão terá como tema “O papel do Sertão na Revolução Brasileira”, propondo uma reflexão sobre a contribuição histórica e contemporânea da região para as transformações sociais e políticas do país.

Os debates têm como objetivo estimular a reflexão sobre os desafios enfrentados pelo Sertão, fortalecer a organização popular e discutir alternativas para o desenvolvimento regional e nacional.

A participação é aberta ao público, com foco em estudantes, trabalhadores e demais interessados a acompanharem as discussões, consideradas importantes para ampliar o debate político sobre o futuro do Sertão e do Brasil.

Jones Manoel se define como “historiador,  escritor,  comunicador popular e comunista”. É tido como uma das vozes mais ativas no combate aos movimentos de extrema direita, conhecido por sua interação nas redes sociais e em podcasts na defesa de seus posicionamentos.

Também têm apontado incoerências dos principais blocos políticos do estado. Diz por exemplo que Raquel Lyra e João Campos tem a mesma filosofia “privatista e entreguista”.

Outras Notícias

Novos conselheiros tutelares tomam posse em Serra Talhada

Os novos conselheiros tutelares de Serra Talhada tomaram posse na tarde da última sexta-feira (10.01), em cerimônia realizada no Centro Administrativo Municipal pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Serra Talhada – COMDICAST e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. Os cinco novos conselheiros foram eleitos em 06 de outubro […]

Os novos conselheiros tutelares de Serra Talhada tomaram posse na tarde da última sexta-feira (10.01), em cerimônia realizada no Centro Administrativo Municipal pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Serra Talhada – COMDICAST e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Os cinco novos conselheiros foram eleitos em 06 de outubro de 2019, sendo empossados Edvan Lima, eleito com 617 votos; Ericélia Leite, com 564 votos; Antonio Alves, com 471 votos; Cida Nascimento, com 446 votos; e Jayane Lima, com 339 votos. Ficaram na suplência: Alexandre Lopes (Ratinho), que obteve 231 votos, e Vanessa Souza, com 141 votos.

“São cinco pessoas da sociedade que foram eleitas em seis de outubro do ano passado, e que atuarão na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Serra Talhada entre dois mil e vinte e dois mil e vinte e quatro”, comentou Josenildo Barbosa, secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O trabalho do Conselho Tutelar é atender, acompanhar, fiscalizar e agir em situações em que os direitos de crianças e adolescentes estejam sendo ameaçados ou violados — seja pela sociedade ou pelo Estado, pela família ou pelo responsável (em casos de violência, abuso ou negligência), ou em razão de sua própria conduta (quando trata-se de um jovem infrator ou de usuários de drogas ou álcool). Os direitos são previstos de acordo com o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Superintendência encaminha mais de 1,7 mil pessoas com deficiência a vagas de emprego

Ação para incluir PcDs no mercado de trabalho foi intensificada durante cinco meses e contou com a participação de 126 empresas Nos últimos cinco meses, a Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (SRT-PE) encaminhou 1.767 pessoas com deficiência (PcDs) para vagas de emprego. As ações de inclusão vêm sendo intensificadas desde setembro de 2017 e […]

Ação para incluir PcDs no mercado de trabalho foi intensificada durante cinco meses e contou com a participação de 126 empresas

Nos últimos cinco meses, a Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (SRT-PE) encaminhou 1.767 pessoas com deficiência (PcDs) para vagas de emprego. As ações de inclusão vêm sendo intensificadas desde setembro de 2017 e já contam com a participação de 126 empresas com sede em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Igarassu.

Segundo o coordenador do Projeto de Inserção de PcDs no Mercado de Trabalho da SRT-PE, auditor-fiscal Fernando Sampaio, a ação vem registrando bons resultados, com o encaminhamento médio de duas pessoas para cada vaga de emprego. “Avaliamos que os esforços conjuntos e a articulação multiprofissional e multi-institucional foram exitosos”, disse.

Bom resultado – Em consulta ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), para confirmação das informações prestadas pelas empresas, constatou-se um total de 217 contratações de candidatos participantes na ação realizada pela SRT-PE, o equivalente a 25,89% do total dos candidatos que procuraram a Superintendência em busca de um emprego. Isso quer dizer que, mesmo com as dificuldades inerentes à inclusão, um em cada quatro participantes conseguiu emprego por meio da ação da SRT-PE, índice considerado excelente.

A ação teve como foco principal o jovem aprendiz com deficiência e foi realizada em parceria com as prefeituras de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda, Paulista e Igarassu. Ainda participaram da ação da SRT-PE diversas entidades do Sistema S – Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – e outros parceiros como o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e a Superintendência de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Sead).

Morre Marlene Brito, ex-funcionária da Rádio Pajeú

Faleceu hoje em sua casa, em Afogados da Ingazeira, a ex-funcionária da Rádio Pajeú, Marlene Brito. Ela já estava enferma há dias e estava acompanhada dos seus filhos e amigos. Marlene Brito atuou na Rádio Pajeú por vários anos, a maioria no ciclo do Diretor Rogério Oliveira. Foi por exemplo assistente de estúdio do Programa […]

Acima, foto de Novembro de 1987: Marlene Brito, Tony Medeiros e Solange. Ao microfone, Sônia Ricardo e Cleide Siqueira. Abaixo, Marlene Brito, Abilio Barbosa, Anchieta Santos, Cleide Siqueira, Rogério Oliveira, Lúcia Queiroz e Abílio Júnior.

Faleceu hoje em sua casa, em Afogados da Ingazeira, a ex-funcionária da Rádio Pajeú, Marlene Brito. Ela já estava enferma há dias e estava acompanhada dos seus filhos e amigos.

Marlene Brito atuou na Rádio Pajeú por vários anos, a maioria no ciclo do Diretor Rogério Oliveira. Foi por exemplo assistente de estúdio do Programa Anchieta Santos por anos na década de 90. No início dos anos 2000, ainda integrou o primeiro ciclo de gestão da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios.

Deixa três filhos, Adriana, Eduardo e Hugo Brito. Em nota, a Rádio Pajeú emitiu pesar por seu falecimento a agradeceu à contribuição de Marlene Brito para a emissora. “A Rádio Pajeú se solidariza com os familiares, especialmente os três filhos, por sua contribuição à história da emissora”.

O corpo está sendo velado na Rua Antonio Oliveira, 18. Um carro veio com familiares de Dois Riachos, sua comunidade. O Sepultamento está confirmado para as 17h no Cemitério São Judas Tadeu.

 

 

TCE-PE julga regulares as contas de 2021 da Câmara Municipal de Quixaba

Primeira mão Em sessão realizada nesta quinta-feira (6), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou regulares as contas da Câmara Municipal de Quixaba, referentes ao exercício financeiro de 2021. O processo, registrado sob o número 221003204, teve como relator o Conselheiro Substituto Marcos Nóbrega. As contas apresentadas foram de […]

Primeira mão

Em sessão realizada nesta quinta-feira (6), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou regulares as contas da Câmara Municipal de Quixaba, referentes ao exercício financeiro de 2021. O processo, registrado sob o número 221003204, teve como relator o Conselheiro Substituto Marcos Nóbrega.

As contas apresentadas foram de responsabilidade do presidente do Legislativo de Quixaba, Neudiran Rodrigues de Medeiros. Após análise detalhada, o colegiado concluiu, por unanimidade, pela regularidade da gestão financeira durante o referido período.

O julgamento positivo das contas reflete a conformidade das práticas administrativas e financeiras adotadas pela Câmara Municipal de Quixaba sob a presidência de Neudiran Rodrigues de Medeiros, garantindo a transparência e a legalidade dos atos públicos.

Dom Egídio cobra agilidade de obras hídricas no Sertão

O Bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol disse em entrevista à Rádio Pajeú que saiu com avaliação positiva da 53ª Assembleia da CNBB a partir da escolha do seu presidente, o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, de Brasília. “Foi uma escolha acertada e consensuada. Ele foi eleito já na primeira […]

4694466fa19a2debe301d370d6f8776d

O Bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol disse em entrevista à Rádio Pajeú que saiu com avaliação positiva da 53ª Assembleia da CNBB a partir da escolha do seu presidente, o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, de Brasília. “Foi uma escolha acertada e consensuada. Ele foi eleito já na primeira votação. Ele já tinham importante atuação na CNBB”.

Dentre os temas abordados na Assembleia, Dom Egídio destacou a discussão sobre mais espaço para os leigos, com mais protagonismo. Também as discussões sobre a necessidade de reforma política com proibição de doação de empresas em campanhas, de mais harmonia e menos briga entre os poderes contra a Lei da Terceirização e PEC 200/2015 (que afronta os povos indígenas) e contra mudanças no Estatuto do Desarmamento e a PEC da redução da maioridade penal.

“Não é a redução que vai reduzir a violência. Só vai reforçar a política de encarceramento e as universidades do crime. O Estatuto já responsabiliza adolescentes a partir dos 12 anos e onde é bem aplicado a reincidência é baixíssima”.

Dom Egídio comentou a situação hídrica na região. Recentemente a Compesa anunciou a contratação de carros pipa. Mas no Pajeú, os reservatórios para captação estão ficando cada vez mais escassos, como Rosário.

“O quadro não melhorou do ano passado pra cá. Serrinha (Serra Talhada) talvez possa fornecer mais água a Serra Talhada aumentado a vazão da Adutora para outras cidades mais acima. Do jeito que está, se chegar a água a Itapetim, Taperoá, aqui  Afogados poderá ter menos água. Esperamos que os órgãos responsáveis encontrem uma solução. Uma alternativa seria de mais poços para a zona rural. Mas esta seca no ensinou que não temos água sobrando , temos que economizar”.

Sobre a ação de denúncia do Grupo Fé e Política Dom Francisco questionado a falta de ação das autoridades no combate à exploração ilegal de madeira e bens naturais da região, o Bispo avaliou como positiva a repercussão do trabalho. “Não se falava sobre o assunto. O Estado tem que fazer algo, mesmo sabendo que os recursos humanos são poucos. Agora, vamos reforçar o aspecto educativo”, afirmou.

Em parceria com a Universidade Federal Rural de Serra Talhada, será elaborada uma cartilha com informações sobre manejo sustentável da caatinga. “Essa cartilha será distribuída para conscientização. Vamos realizar uma reunião com prefeitos e secretários de Agricultura e Educação para discutir a distribuição desse material.”, informou.