Notícias

João Batista confirma que não quer ir para a reeleição em Triunfo

Por Nill Júnior
João Batista com Júnior Campos

O prefeito de Triunfo,  João Batista (PR) reafirmou ao blogueiro Júnior Campos que não irá disputar a reeleição no seu município.

O ex-prefeito Luciano Bonfim também foi notícia esta semana dizendo que não está nos seus planos discutar a reeleição. O episódio não deixa de ser curioso. O grupo de Bonfim e Batista é majoritário no município, teria em tese favoritismo para as eleições de 2020, mas seus dois principais nomes estão dizendo que não vão para a disputa.

João Batista defendeu a renovação, oxigenação no processo e justificou que, como advogado não poderia continuar como gestor de Triunfo-PE por mais 4 anos.

“Temos um grupo grande de dez vereadores, temos uma avaliação positiva. Sou pela renovação na política. Eu acho que, daqui para o ano que vem dá para fazer tudo que a gente planejou, ai a gente oxigena, coloca outra pessoa.  A missão de ser gestor hoje é muito difícil. Sou advogado e não posso ficar oito anos sem advogar”, disse.

Outras Notícias

Folha de SP sugere que Gonzaga Patriota tenha cargos no governo Temer

A notícia da Folha de São Paulo ainda não foi rebatida  pelo Federal Gonzaga Patriota: o troco do presidente Michel Temer (PMDB) aos deputados infiéis da base governista não deve demorar, por terem sido contra à reforma trabalhista. Na lista está o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). O pernambucano deve ter aliados seus exonerados de […]

A notícia da Folha de São Paulo ainda não foi rebatida  pelo Federal Gonzaga Patriota: o troco do presidente Michel Temer (PMDB) aos deputados infiéis da base governista não deve demorar, por terem sido contra à reforma trabalhista.

Na lista está o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). O pernambucano deve ter aliados seus exonerados de cargos no governo. Danado é que nem Gonzaga havia revelado nem os seus adversários ou a imprensa tinham conhecimento.

A lista completa atinge 25 parlamentares de partidos como PSB, PP e PMDB (sigla do presidente). A estratégia de Temer é retirar esses cargos e agraciar outros deputados com essas nomeações, em troca de votos para a aprovação da reforma da Previdência.

O Palácio do Planalto considera que foi traído por 70 parlamentares na votação da reforma trabalhista ocorrida esta semana, mas os 25 da lista na qual Gonzaga foi incluído são considerados pelo Governo Temer ‘irrecuperáveis’, para tentar convencê-los a aprovar a reforma previdenciária.

Padre diz que um ano de promessa da Estrada de Ibitiranga será marcado por atos

O Padre Luis Marques Ferreira, o Padre Luisinho, disse hoje ao Debate das Dez da Rádio Pajeú que o dia 5 de agosto será lembrado por um ano da assinatura da ordem de serviço da estrada de Ibitiranga, a PE 380. Recentemente, ouvintes da Rádio Pajeú procuraram a emissora para reclamar de nova paralisação das […]

O Padre Luis Marques Ferreira, o Padre Luisinho, disse hoje ao Debate das Dez da Rádio Pajeú que o dia 5 de agosto será lembrado por um ano da assinatura da ordem de serviço da estrada de Ibitiranga, a PE 380.

Recentemente, ouvintes da Rádio Pajeú procuraram a emissora para reclamar de nova paralisação das obras da PE 380. Segundo relatos, o cenário é de trabalhadores e maquinário parados. “Não há maquinário suficiente. O povo está indignado e quer protestar. Nós como igreja também vamos nos posicionar. Foi dada esperança ao povo  pelo governador de que em praticamente um ano a estrada estaria pronta”, disse.

A PE 380 é um dos maiores imbróglios da gestão Câmara na região. Primeiro, uma empresa sublocada pela ESSE, a Construpav, foi acusada de acumular débitos e não dar celeridade à obra. A Secretária Fernandha Batista informou em março que uma reunião teria zerado os problemas.

Em fevereiro, a promessa foi de mais celeridade à obra. Quando esteve aqui, em março, o governador Paulo Câmara foi cobrado pelo blog sobre a obra. “Fizemos reuniões técnicas com a secretária Fernandha Batista e pelo que ela me passou já foi solucionado. Tá difícil também porque o aumento do preço da pavimentação está sendo muito grande em virtude da questão do petróleo, que é essa questão mundial, mas a gente vai regularizar o andamento da obra. Já conversamos com o prefeito Anchieta Patriota”, informou o governador.

A obra foi anunciada pelo governador Paulo Câmara em 5 de agosto de 2021, quando esteve em Ibitiranga. Na oportunidade, Câmara disse que em um ano queria voltar para inaugurar a obra em setembro.

Semana passada, o Governador Paulo Câmara falou ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.Questionado pela paralisação das obras da PE 380, a Estrada de Ibitiranga, disse que o Estado está acionando a empresa. “Já notificamos empresa responsável para que ela coloque máquinas e funcionários pra trabalhar. Estamos totalmente em dia. Cabe a ela fazer”.

Ilma Valerio e Gleybson Martins revelam bastidores da definição da chapa

Por André Luis Em uma entrevista exclusiva concedida ao programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú, nesta quinta-feira (8), Ilma Valério e Gleybon Martins revelaram os bastidores da definição da chapa da oposição para as eleições municipais de 2024 em Carnaíba. A entrevista, realizada após o anúncio nas redes sociais de Gleybon, buscou aprofundar como se […]

Por André Luis

Em uma entrevista exclusiva concedida ao programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú, nesta quinta-feira (8), Ilma Valério e Gleybon Martins revelaram os bastidores da definição da chapa da oposição para as eleições municipais de 2024 em Carnaíba. A entrevista, realizada após o anúncio nas redes sociais de Gleybon, buscou aprofundar como se deu a escolha e as perspectivas em torno da campanha.

Ilma Valério explicou que a resolução do impasse na oposição ocorreu após uma série de conversas e articulações. Destacou a importância da democracia no processo, ressaltando que a união da oposição foi resultado de um entendimento consolidado em outubro, quando o deputado Álvaro Porto, apoiado pela oposição em Carnaíba e atual presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), esteve na cidade para discutir a possibilidade de uma aliança.

“Álvaro Porto se comprometeu a conduzir esse processo para ficar isento, eu e Gleison. E antes de ontem à noite, por volta das 9 horas, ele ligou. Pedindo que fôssemos a Recife ontem, pois Álvaro queria conversar conosco. Confesso que foi uma surpresa e muito rápido”, informou Ilma

A empresária sublinhou que, juntamente com Gleybon Martins, manteve um diálogo constante, alinhado ao respeito pelo processo democrático. A decisão de escolher o candidato por meio de pesquisa foi tomada para evitar imposições e garantir uma escolha legítima. A pesquisa foi encomendada e conduzida por Álvaro Porto, que se comprometeu a manter a isenção no processo.

Ilma Valério relatou a surpresa ao receber um convite para uma reunião em Recife, onde foram apresentados os resultados da pesquisa. Os números, segundo ela, estavam muito próximos, mas a vitória foi determinada por mínimos pontos. Isso resultou na definição da chapa, com ela como candidata à prefeitura e Gleybon Martins como vice.

Gleybon Martins, ao ser questionado sobre a reação à notícia, esclareceu que a decisão já era esperada e fazia parte de um planejamento iniciado em outubro. Ele reafirmou seu compromisso com o projeto e pediu tranquilidade aos apoiadores, ressaltando que, ao lado de Ilma Valério, está pronto para atender à população e construir um governo que atenda às necessidades do município.

“Quero pedir tranquilidade às pessoas que defendiam meu nome, pois continuo com o mesmo compromisso, agora junto com Ilma Valério. Estamos prontos para atender a população, ouvir as demandas e construir um projeto de governo que atenda às necessidades do povo de Carnaíba”, destacou Gleybson.

A entrevista também abordou a relação da oposição com a governadora Raquel Lyra. Gleybon Martins destacou que ainda não há pronunciamento oficial, mas as conversas estão em andamento, e o grupo de oposição está confiante em construir um projeto forte e coeso.

Com a chapa definida, os próximos passos da campanha incluem intensificar agendas, realizar visitas às comunidades e ouvir atentamente as necessidades da população. Ilma Valério e Gleybon Martins reiteraram o compromisso em construir uma administração que atenda às demandas do povo de Carnaíba e proporcione uma mudança positiva para o município.

Mais respeito à arte e à liberdade

Por Anchieta Mascena* Nesses tempos de pandemia passamos a ter mais tempo para tudo. Para curtir mais nossos filhos e nossas famílias, para rezar mais e até mesmo acessar mais a internet, onde nos deparamos com coisas boas e outras não tão boas. Pois bem, me deparei semana passada com duas postagens equivocadas. Como um […]

Por Anchieta Mascena*

Nesses tempos de pandemia passamos a ter mais tempo para tudo. Para curtir mais nossos filhos e nossas famílias, para rezar mais e até mesmo acessar mais a internet, onde nos deparamos com coisas boas e outras não tão boas.

Pois bem, me deparei semana passada com duas postagens equivocadas. Como um afogadense apaixonado pela nossa terra e pelos seus filhos, nativos e adotivos, senti-me na obrigação de esclarecer alguns mal entendidos.

Vamos lá: o símbolo do comunismo, a foice e o martelo, não é o punho cerrado. Este é o símbolo da luta pela igualdade racial, marca que está rodando o mundo com o slogan em inglês “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam). Colocações equivocadas como essa, desqualificam artistas da nossa terra, no caso o músico, pintor, artista plástico Edierck José.

A obra que o mesmo está fazendo, a partir do tronco de uma árvore que morreu na Praça Arruda Câmara, é o que de melhor pode representar os princípios cristãos. Quem mais lutou pela igualdade entre os homens senão Jesus Cristo? O que representa mais a igreja do que o Divino Espírito Santo? O que simboliza mais o amor, senão o abraço? Tudo isso está na obra de Edierck.

Outro tema: quando se homenageia Tereza Costa Rego, nada mais é do que engrossar o cordão de jornais, telejornais, depoimentos de grandes artistas e pensadores sobre o valor de uma das maiores artistas plásticas da nossa época.

Quem já foi a Recife e não andou na Conde da Boa Vista? Pois bem, Tereza era bisneta do homenageado, e rompeu com toda essa tradição e entregou seu amor a um amante das causas libertárias. Quem daqui da nossa terra não rende homenagens ao Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara? Pois bem, ele era um revolucionário e tio de Diógenes Arruda Câmara. Sim, Aquele lá de cima, Jesus, também foi chamado de revolucionário na época.

Diógenes foi o grande amor de Tereza. Os que falam o que quer hoje, e desqualificam artistas, devem um pouco a Diógenes, pois pessoas como Diógenes, Padre Henrique e outros deram suas vidas e suas liberdades para defender o direito à livre expressão.

Perdão se me faltou amabilidade em algum momento. Se o texto não serviu para abrandar o coração de alguns, que cumpra pelo menos um pouco com o papel didático a que me propus.

*Anchieta Mascena é empresário e cristão católico.

Números de pesquisa de Rádio em Serra geram “desafio” entre Cultura e Lider

Problema, entretanto, pode estar na metodologia equivocada de Institutos. Entenda o rolo: O Diretor e representante do grupo acionário que gerencia a Líder FM, Victor Oliveira, disse ao programa O X da Questão que números de pesquisa do Instituto IMAPE mostram liderança da sua emissora em Serra Talhada. Chama a atenção o fato de que […]

Problema, entretanto, pode estar na metodologia equivocada de Institutos. Entenda o rolo:

O Diretor e representante do grupo acionário que gerencia a Líder FM, Victor Oliveira, disse ao programa O X da Questão que números de pesquisa do Instituto IMAPE mostram liderança da sua emissora em Serra Talhada. Chama a atenção o fato de que os números apresentam disparidade entre os números apresentados em recente pesquisa de opinião do Instituto Múltipla  sobre a audiência das emissoras de rádio em Serra Talhada.

A pesquisa, segundo Victor, aconteceu entre 12 e 15 de maio com 602 entrevistados. A Líder apareceu com  39,45% contra 21,12 da Cultura FM,  12,6% da Vilabella FM,  11,2% da Rede Brasil FM e  5,38% da Serra FM.

No quesito emissora de rádio, a pesquisa Múltipla, feita em abril, apontava a Cultura FM com  36,8% dos ouvintes pesquisados. A  Líder FM, ficou em segundo com  33,7%, seguida de Villabela FM (12,8%), Nova Gospel (8,0%), Serra FM (0,8%) e Rede Brasil (0,8%). Não sabe ou não opinaram 7,2%. ​

“As pesquisas que faziam de rádio eram de política e aproveitavam para fazer pesquisa de rádio. Já houveram vários resultados de pesquisa inclusive eleitoral e a gente acaba sendo traído. Quando a gente sai na rua e pergunta que rádio você ouve você escuta um resultado diferente”, questionou.

Uma das primeiras reações, antes mesmo dos números serem divulgados, foi do Diretor da Cultura FM, Anderson Tennens. “Eu Anderson Tennens, tô dizendo que está aceito o desafio de Victor, de contratar um instituto de pesquisa como Ibope. Ele não quer fazer pesquisa seria junto com as rádios? Diga que o desafio está aceito. Eu já estou dizendo que topo”, afirmou.

Metodologia de todos institutos pode estar errada : um fato que tem sido alertado é de que os institutos, em via de regra no Sertão, não estariam atendendo o padrão correto de pesquisa de Rádio. O IBOPE por exemplo, hoje Kantar IBOPE Media mensura a audiência do rádio considerando audiência real nas últimas 48 horas. Não pergnta por exemplo “que rádio você escuta”, mas afere com precisão estatística a audiência real, com base no cruzamento de dados.

“Além da medição regular de audiência, a empresa também realiza estudos especiais sobre o rádio em mais de 40 cidades brasileiras, auxiliando agências, veículos e anunciantes no entendimento profundo do comportamento do ouvinte, na identificação de oportunidades de negócio e planejamento de suas ações no meio”, diz em seu site.

Com a entrega de bancos de dados consolidados, a Kantar IBOPE Media traz informações, como audiência, share de frequência, tempo médio e alcance das emissoras de rádio, permitindo a avaliação em targets de ouvintes, faixas horárias e dias da semana, muito além do que fazem os institutos com atuação no Sertão. Pesquisas Ibope são “rachadas” em praças como Caruaru e Recife.