Notícias

Janot manda investigar se delatores da JBS omitiram informações

Por Nill Júnior
G1

Benefícios do acordo podem ser cancelados

O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, anunciou nesta segunda-feira (4) que determinou a abertura de investigação para apurar indícios de omissão de informações de práticas de crimes no acordo de delação premiada dos executivos do grupo J&F, controlador do frigorífico JBS. Segundo Janot, dependendo do resultado da investigação, os benefícios oferecidos no acordo de colaboração dos irmãos Joesley e Wesley Batista poderão ser cancelados.

Em um pronunciamento na sede da Procuradoria Geral da República (PGR), o chefe do Ministério Público informou a jornalista que os investigadores obtiveram na última quinta-feira (31) áudios com conteúdo que ele classificou de “gravíssimo”.

“Determinei hoje [segunda] a abertura de investigação para apurar indícios de omissão de informações sobre práticas de crime no processo de negociação para assinatura do acordo de delação no caso JBS. Áudios com conteúdo grave, eu diria gravíssimo, foram obtidos pelo Ministério Público Federal na semana passada, precisamente, na quinta-feira, às 19h”, afirmou Janot na entrevista concedida no auditório da PGR, em Brasília.

Ainda de acordo com o procurador-geral, a análise da gravação revelou diálogo entre dois colaboradores “com referências indevidas à Procuradoria Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal”. Janot não revelou o nome dos dois delatores que, na conversa, revelam fatos que podem ser indícios de crimes praticados.

Na gravação, informou o procurador, há relato de conduta criminosa por parte do ex-procurador da República Marcelo Müller, que chegou a ser preso pela Lava Jato por conta dos depoimentos dos donos da J&F.

“Ao longo de três anos, Marcelo foi auxiliar do procurador-geral, procurado por suas qualidades técnicas. Se descumpriu a lei no exercício das funções, deverá pagar por isso”, enfatizou.

Outras Notícias

IFPE abre Inscrições para especialização gratuita em Docência na Educação Profissional

São ofertadas 200 vagas voltadas para professores da Educação Profissional e Tecnológica O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abre, na próxima segunda-feira (26), as inscrições do processo seletivo para o curso gratuito de especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica na modalidade a distância.  São ofertadas 200 vagas voltadas para professores que atuam […]

São ofertadas 200 vagas voltadas para professores da Educação Profissional e Tecnológica

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abre, na próxima segunda-feira (26), as inscrições do processo seletivo para o curso gratuito de especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica na modalidade a distância. 

São ofertadas 200 vagas voltadas para professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, em disciplinas da educação profissional. As vagas estão distribuídas pelos cinco polos de apoio presencial da educação a distância do IFPE, presentes nas cidades de Carpina, Gravatá, Limoeiro, Palmares e Santa Cruz do Capibaribe. 

Os docentes interessados devem realizar inscrição de 26 de outubro a 9 de novembro, através do  Site de seleções DEaD. Para realizar a inscrição os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição e anexar toda a documentação exigida no Edital. A pontuação classificatória será obtida por meio da análise curricular. 

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 16 de novembro. Já o resultado final tem previsão de divulgação para o dia 20 de novembro. O curso está dividido em quatro módulos, com carga horária total de 440 horas. Leia aqui o edital.

Oposição usa o rádio para questionar gestão Evandro

O grupo de oposição ligado ao empresário e pré-candidato Fredson Brito ligou o que se pode chamar de modo ataque e usou para isso a força do rádio. O bloco esteve na Gazeta FM, em programa apresentado pelo radialista Fabrício Ferreira. no primeiro programa, além de Fredson, os vereadores Maurício do São João, Vicente de […]

O grupo de oposição ligado ao empresário e pré-candidato Fredson Brito ligou o que se pode chamar de modo ataque e usou para isso a força do rádio.

O bloco esteve na Gazeta FM, em programa apresentado pelo radialista Fabrício Ferreira. no primeiro programa, além de Fredson, os vereadores Maurício do São João, Vicente de Vevéi, Albérico Thiago,  Damião de Carminha e Aldo da Clipsi, o advogado Gilberto Costa e o psicólogo Pedro Aragão.

No programa, críticas à gestão Evandro Valadares. Dentre elas, a de haveria pouca efetividade na área da saúde, com uso inadequado de investimentos, uso de transporte escolar para TFD, mais queixas de não valorização de professores e profissionais da educação.

Em boa parte do tempo, Fredson se colocou como uma opção para resolver esses problemas.

Modo ataque também na Câmara: na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São José do Egito realizada nesta sexta (23) a discussão do Requerimento n° 004/2024, de autoria do parlamentar Maurício do São João, impactou os trabalhos legislativos e tornou os debates acalorados.

A matéria propunha a criação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar um post do jornalista Cláudio Soares. Ele acusou o grupo do prefeito Evandro Valadares de condicionar a candidatura de Augusto Valadares sobre espaços políticos em pastas do governo e até uma mesada. No texto do requerimento o vereador ainda pedia o afastamento do gestor até a conclusão dos trabalhos da comissão.

Após ampla discussão entre vereadores de oposição e situação, a matéria foi à votação sendo, consequentemente, rejeitada. O placar foi de seis votos contrários e cinco favoráveis.

Na sessão, o líder do governo Alberto de Zé Loló e o vereador Beto de Marreco informaram que o gestor ingressou na Justiça com uma queixa-crime contra o autor das denúncias.

Na votação foram favoráveis à criação da Comissão Especial de Inquérito os vereadores Albérico Tiago, Aldo da Clipsi, Damião Gomes, Maurício do São João e Vicente de Vevéi. Os contrários foram Alberto de Zé Loló, Beto de Marreco, David Teixeira, Doido de Zé Vicente, Prato de Papa e Tadeu do Hospital. O presidente João de Maria se absteve e o parlamentar Jota Ferreira estava ausente.

Para a próxima reunião Maurício Mendes está requerendo que o jornalista seja convidado para prestar esclarecimentos na tribuna e responder questionamentos dos parlamentares.

São Pedro de Itapetim começa dia 22

O São Pedro de Itapetim está chegando, do dia 22 ao dia 28 de junho serão várias atrações. De 22 a 25 de junho,  o II Arraial Cultural na cidade com valores da terra, com apresentações culturais e shows de atrações da terra. No dia 22 haverá apresentação do SCFV, final do show de calouros, […]

O São Pedro de Itapetim está chegando, do dia 22 ao dia 28 de junho serão várias atrações.

De 22 a 25 de junho,  o II Arraial Cultural na cidade com valores da terra, com apresentações culturais e shows de atrações da terra.

No dia 22 haverá apresentação do SCFV, final do show de calouros, Pompom do Acordeon e Forró Superação. Já no dia 23 haverá o Itarrasta, Bodegas do Forró, apresentações da Educação, Pedro do Brega, Netinho do Forró e Alex do Acordeon.

No dia 24, a população contará com a quadrilha Mandacaru do Sertão, Banda Eclipson, Vicente de Paula, Júlio Farra e Aldinho do Acordeon. E no dia 25 terá apresentação dos Pajeuzitas, Fusquinha de Luxo, Negão do Forró e Cassianos do Forró.

No dia 27, Banda Pinga Fogo, Fulô de Madacaru e Dorgival Dantas.

Por último, no dia 28, Itapetim contará, a partir das 16h, com Expresso Roedeira, e durante a noite com Forró da Nanah, Bedeu Quirino e Vicente Nery.

O Governo Municipal também inaugurou a decoração São João. A cidade está toda no clima junino. O secretário de Cultura, Ailson Alves parabenizou toda a equipe da Secretaria de Cultura pelo trabalho.

Arcoverde registra mais quatro casos suspeitos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que no boletim de  27 de abril, houve um erro na contagem dos casos suspeitos do Covid-19. Por isso, o número que deveria ter sido divulgado era seis suspeitos e não oito. Nesta terça-feira, 28 de abril, foram encaminhados mais quatro casos para investigação. O boletim diário, portanto, […]

A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que no boletim de  27 de abril, houve um erro na contagem dos casos suspeitos do Covid-19. Por isso, o número que deveria ter sido divulgado era seis suspeitos e não oito.

Nesta terça-feira, 28 de abril, foram encaminhados mais quatro casos para investigação. O boletim diário, portanto, fica com dez (10) suspeitos, vinte e nove (29) descartados, dezessete (17) confirmados, quatro (04) óbitos e dois (02) recuperados.

A boa notícia é que dois pacientes tiveram alta do Hospital Regional Ruy de Barros Correia com melhoras clínicas e aguardam alguns dias para confirmação da cura.

Nas Barreiras Sanitárias das entradas de Arcoverde, foram abordados 3.600 veículos da cidade e da região. Na ocasião, estão sendo reforçadas as instruções em relação a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Paulo Câmara anuncia início da Estrada de Ibitiranga

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, teve agenda com o governador Paulo Câmara nesta sexta (9) no Palácio do Campo das Princesas, em Recife. O principal assunto da pauta, a estrada de Ibitiranga. Participaram do encontro a Secretária de Infraestrutura e recursos Hídricos, Fernandha Batista e o Deputado Federal Danilo Cabral. O governador deu sinal […]

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, teve agenda com o governador Paulo Câmara nesta sexta (9) no Palácio do Campo das Princesas, em Recife. O principal assunto da pauta, a estrada de Ibitiranga. Participaram do encontro a Secretária de Infraestrutura e recursos Hídricos, Fernandha Batista e o Deputado Federal Danilo Cabral.

O governador deu sinal verde para o pleito da estrada, chamada PE 380, que liga a PE 320 à Ibitiranga, indo até próximo a Novo Pernambuco, divisa com a Paraíba, numa extensão de pouco mais de 21 quilômetros.

Em números atualizados, a obra está orçada em cerca de R$ 20 milhões e é um sonho antigo da população carnaibana. O primeiro orçamento foi de 2017. Na reunião, o prefeito recebeu a informação que o governo está com a rodovia no cronograma. O governador Paulo Câmara confirmou o anúncio falando à Rádio Pajeú.

“Temos trabalhado para recuperar uma série de estradas do Pajeú como as PEs 265, 275, estamos em Flores e outras regiões e combinamos de dar inicio a obra da PE 380. Já está licitada, é obra de R$ 21 milhões. Devemos iniciar na primeira semana de agosto a pavimentação. Essas estradas novas estão dentro de uma integração importante. Anchieta sempre nos pediu. E toda a região deve ser beneficiada”.

Perguntado sobre investimentos para o estado no programa Caminhos de Pernambuco, Paulo Câmara informou que todas as obras iniciadas já tem recurso garantido. “Nesse atual cenário de instabilidade, não tem nenhuma possibilidade de iniciar nada sem recurso. Nosso planejamento é fazer todas as recuperações e estamos selecionando as novas. Queremos nesse ano e meio fazer a recuperação de toda a malha do Estado”.